sexta-feira, 26 de outubro de 2018

A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio do Japão em 1993


A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio do Japão em 1993


Ayrton Senna e Nelson Piquet foram dois dos maiores gênios da história do automobilismo. Eu comecei a acompanhar a Fórmula 1 em 1983 e pude vê-los na pista ao mesmo tempo.Foram títulos e vitórias inesquecíveis de parte a parte.Entretanto os dois tiveram uma rivalidade,que por algumas vezes passaram dos limites.

 Piquet já era bicampeão quando Senna explodiu logo de cara na Fórmula 1 em 1984.Um dos primeiros maus entendidos na época foram os boatos (jamais comprovados) de que Nelson teria vetado a contratação de Ayrton na Brabham naquele ano.No entanto,eu me lembro que no começo os dois tiveram até uma relação normal,mas com o passar do tempo ambos começaram a disputar posições na pista e o tom das declarações ficou menos amistoso.

 Nelson Piquet estava no auge da carreira e era uma estrela no automobilismo. Mas Ayrton explodia a cada ano e mostrava ser tão talentoso quanto e a Fórmula 1 começou a ficar pequena demais para os dois.

 Em 1988,a relação entre ambos atingiu seu ponto mais critico com ataques a vida pessoal de cada um após uma brincadeira de Ayrton que disse que sumiu para Nelson aparecer. Já sendo tricampeão na época Piquet não perdoou e respondeu que Senna sumiu para não ter que explicar por que não gostava de mulher. Para mim ficava bem claro que dois velocistas desse patamar não cabiam no mesmo período e após uma ameaça de processo, começou uma divisão entre os fãs dos dois pilotos que passaram a se digladiar nas rodas de discussão.

 Entretanto o tempo como o senhor da razão tratou de botar água fria em tamanha fervura, embora caiba ressaltar que Ayrton estava no auge da carreira no começo dos anos 1990 tendo vencido dois campeonatos seguidos enquanto Nelson estava mais próximo do final da sua carreira e ambos ficaram mais distantes das brigas na pista. Mas, no entanto sempre tive a impressão de que ambos se respeitavam como pilotos. Em 1992 Senna foi solidário a Piquet quando este sofreu um grava acidente na Formula Indy.

 Segundo o que eu li na época, Nelson teria sentido muito a partida de Ayrton em 1994 no Grande Premio de San Marino. Pra ser honesto eu sempre imaginei comigo mesmo que se Senna não tivesse ido e ambos tivessem parado de correr eles poderiam ter uma relação mais normal.

 Sim leitor (a) porque Senna e Piquet eram extremamente inteligentes dentro e fora da pista e sabiam reconhecer um talento nato quando viam um. Apesar do debate intenso entre os fãs dos tricampeões nas redes sociais, um respeitava muito o talento do outro. O que aconteceu na verdade foi que dois pilotos excepcionais da mesma nacionalidade estavam disputando espaço no coração dos torcedores na mesma época. O automobilismo brasileiro acabou se tornando pequeno demais para dois velocistas  desse patamar.

 E assim caminha a humanidade, Senna e Piquet são ídolos que despertam muita paixão e assim o debate nas redes sociais tende a se tornar cada vez mais agudo. Mas se Ayrton não tivesse partido em Imola eu acredito que os dois teriam uma relação mais normal hoje em dia.

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

A evolução de Lewis Hamilton na Formula 1.

A evolução de Lewis Hamilton na Formula 1.

Desde sua estreia o britânico Lewis Hamilton explodiu logo de cara na principal categoria do automobilismo mundial, a genialidade de Lewis era visível, pois o bicampeão mundial  Fernando Alonso não conseguia supera-lo pilotando o mesmo carro, ainda cabe ressaltar que o espanhol é considerado por muitos o melhor piloto do grid e um dos maiores talentos naturais da história da Formula 1.
 Entretanto embora lhe sobrasse talento faltava a Hamilton ser um piloto mais completo, tecnicamente o britânico era menos evoluído em relação a Alonso. O príncipe das Astúrias alem  de muito talento tinha um refinamento técnico elevado, o jovem Hamilton cometia muitos erros e desperdiçava pontuações garantidas e assim o título mundial em 2007 foi parar nas mãos de Kimi Raikkonen.
 Apesar da genialidade precoce Hamilton era alvo de criticas pelos erros excessivos, sim leitor (a) apesar do talento lhe faltava de fato refinamento técnico. Campeões da minha geração como Ayrton Senna, Alain Prost, Michael Schumacher e Nelson Piquet alem do talento natural tinham um elevado refinamento técnico e por isso foram os pilotos que foram.
 Apesar da sua diferença de patamar em relação ao brasileiro Felipe Massa em 2008,Hamilton cometia muitos erros e dava chance ao piloto da Ferrari.Ainda assim Hamilton aos 23 anos conquistava o seu primeiro titulo mundial já no seu segundo ano na Formula 1,ficaram provadas duas coisas. Sobrava talento ao jovem piloto, mas, no entanto lhe faltava refinamento técnico.
 Em 2009 outro piloto de um talento elevado se firmava nas pistas pilotando a Red Bull, o jovem alemão Sebastian Vettel mostrava ter um refinamento técnico melhor que o de Hamilton e obtinha melhores resultados no volante. A partir da temporada 2009 Hamilton começou sua adolescência na Formula 1 quando a Mc Laren já não tinha o melhor carro,ainda assim venceu de ponta a ponta o Grande Premio de Singapura.
Em 2010 Hamilton venceu três corridas e brigou pelo título apesar da superioridade da Red Bull,mas entretanto a falta de refinamento técnico em relação a Fernando Alonso prejudicou Hamilton na briga pela taça. Em 2011 Vettel e a Red Bull dominavam a Formula 1,mas Hamilton venceu três corridas e mostrava que poderia triunfar sem o melhor carro do grid. Em 2012 a Mc Laren ficou atrás da Red Bull e da Ferrari no campeonato mundial dos construtores, ainda assim o britânico venceu quatro grandes prêmios e mostrava brilhantismo em sua adolescência na Formula 1,no final da temporada Lewis assina com a Mercedes e teria uma grande virada na carreira.
 A partir de 2013 ,Lewis passou a evoluir muito  tecnicamente e isso foi preponderante para se tornar uma maquina de quebrar recordes nos anos seguintes, se nos tempos de Mc Laren era criticado pela falta de refinamento técnico, já no seu primeiro ano de Mercedes começou a participar do desenvolvimento dos carros e entender o funcionamento técnico das equipes.
Lewis passou a ser capaz de transmitir com perfeição tudo sobre o desempenho de um carro em um treino ou em uma corrida. Nos anos seguintes Hamilton começou a aliar seu talento natural á um elevado refinamento técnico, assim se aproximava do patamar dos grandes nomes do automobilismo em todos os tempos se tornando um piloto muito mais completo.
Em 2017 a Ferrari alcançou a Mercedes e ainda assim Lewis continuou deixando todos para trás, Hamilton adquiriu estratégias de corridas e sem cometer erros se tornou difícil de ser superado,mesmo quando a Mercedes não sobrava no grid de largada.
 No mundial desse ano Lewis subiu no pódio em todas as corridas em todas as corridas, embora a Mercedes não fosse superior a Ferrari. Hamilton já superou marcas históricas do heptacampeão Michael Schumacher, não se chega ao nível que ele está chegando hoje se não houver uma mistura de muito talento e força mental para evoluir tecnicamente em tão pouco tempo , ainda vale lembrar que hoje Lewis tem a concorrência direta de um tetracampeão mundial  como Sebastian Vettel,alem de pilotos talentosos como o holandês Marx Verstappen por exemplo.
  Esse ano é questão de tempo para o britânico se igualar ao argentino Juan Manuel Fangio com cinco títulos mundiais, sem a menor sombra de duvida uma mistura de muito talento e esforço pois não se chega ao nivel em que ele está chegando hoje sem ser com talento e comprometimento .Uma combinação somente ao alcance dos eleitos no esporte.

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Relembre a vitória de Michael Schumacher no Grande Premio dos Estados Unidos em 2003


Relembre a vitória de Michael Schumacher no Grande Premio dos Estados Unidos em 2003


Em relação às temporadas em 2001 e 2002 o alemão Michael Schumacher estava tendo mais dificuldades em 2003,alem do novo sistema de pontuação adotado no mundial daquele ano,Williams e Mc Laren também evoluíram bastante  e haviam se nivelado na parte técnica  com a Ferrari.
  No entanto Schumacher continuava competitivo como sempre e já havia vencido cinco corridas no ano, incluindo a corrida anterior no circuito de Monza no Grande Premio da Itália, no entanto o finlandês Kimi Raikkonen roubou a cena e fez a pole position com o brasileiro Rubens Barrichello ao seu lado na primeira fila do grid.
  Na segunda fila tivemos o frances Oliver Panis com a Toyota e colombiano Juan Pablo Montoya com a Williams BMW.Já na terceira fila tivemos o também alemão Ralf Schumacher com a outra Williams e o espanhol Fernando Alonso com a Renault.Michael Schumacher fez apenas o sétimo tempo largando ao lado  na quarta fila ao lado do inglês David Couthard que largou em oitavo.
  Mesmo largando atrás Schumacher larga bem e vai escalando o pelotão, seu companheiro Rubens Barrichello abandona logo na segunda volta com problemas técnicos, após a bandeira amarela Kimi Raikkonen ia abrindo vantagem na liderança sendo seguido por Ralf Schumacher.
 Michael Schumacher estava na quarta colocação até a quinta volta quando começa a chover na pista, assim o piloto da Ferrari é superado por Couthard e Montoya caindo para o sexto lugar. Entretanto a chuva passa na décima volta, Kimi Raikkonen era o líder da corrida enquanto Schumacher era apenas o sexto colocado.
  A chuva, no entanto chegaria com mais intensidade algumas voltas depois, a maioria dos pilotos vão aos boxes imediatamente para a troca de pneus, e no momento em que Juan Pablo Montoya se dirigia aos boxes é avisado pela Williams que havia sido punido pelo incidente com Barrichello, assim a corrida do colombiano ia literalmente por água abaixo.
  Enquanto isso Schumacher mostrava mais uma  por que tinha já cinco títulos no currículo e voltava a escalar o pelotão outra vez , na vigésima oitava volta o alemão que já estava em segundo  ultrapassa Raikkonen e assume o primeiro lugar.Jenson Button até chegou a ficar em primeiro por algumas voltas,mas entretanto seu motor explodiu e ele teve que desistir,Schumacher então não cometeu erros e foi administrando a liderança da corrida até a bandeirada final,Kimi Raikkonen chegou em segundo após boa disputa com os carros da Sauber,aliás em terceiro para completar o pódio chegou o também alemão Heinz Harald Frentzen com a própria Sauber.
 Assim Schumacher chegava a 70 vitórias na carreira e caminhava firme para superar os cinco títulos mundiais do argentino Juan Manuel Fangio,assim o ferrarista seguia batendo mais e mais recordes e ia escrevendo seu nome na história da Formula 1.


quarta-feira, 3 de outubro de 2018

A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio do Japão em 1993


A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio do Japão em 1993


Nesse domingo temos o grande premio do Japão de Formula 1,isso traz a lembrança a penúltima vitória da carreira do brasileiro Ayrton Senna no grande premio do Japão em 1993.
Alain Prost já havia conquistado o tetracampeonato mundial no grande premio de Portugal, ainda assim havia a luta pelo vice-campeonato entre Ayrton Senna e o britânico Damon Hill da Williams,quando o circo da formula 1 chegou ao circuito de Suzuka,Hill tinha 62 pontos no campeonato contra 53 de Senna.
Nos treinos como de costume naquela temporada Alain Prost fez a pole com sua Williams, com Ayrton Senna ao seu lado na primeira fila do grid.Na segunda fila tivemos o finlandês Mika Hakkinen companheiro de Senna na Mc Laren e o alemão Michael Schumacher com a Benneton.Na terceira fila tivemos os britânicos Damon Hill e Derek Warwick.
Na largada Senna vai bem e toma a primeira posição, o tricampeão tenta se esforçar ao máximo para fazer voltas rápidas no inicio da corrida para voltar na frente após parar nos boxes,contudo Senna perde a liderança após parar nos boxes na décima terceira volta.Prost assumiu a liderança mais rodou na vigésima volta quando já chovia na pista,então o brasileiro deu um show sob chuva com pneus de pista seca e descontou os quinze segundos que Prost tinha de vantagem.
Então ambos pararam nos boxes e Senna voltou na frente mesmo com uma parada a mais, então Ayrton manteve a concentração e começou a abrir vantagem na liderança da corrida. A chuva parou na volta 35, mas ainda assim Senna se manteve constante e manteve a ponta, assim o tricampeão venceu em Suzuka e chegou a marca de 40 vitórias na sua carreira e se firmava até então como o segundo maior vencedor de corridas na Formula 1,Alain Prost chegou em segundo e Mika Hakkinem completou o pódio em terceiro.Damon Hill chegou em quarto e Senna descontava para apenas dois pontos a vantagem do inglês na briga pelo vice campeonato.

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

A comparação entre Lewis Hamilton e Michael Schumacher


A comparação entre Lewis Hamilton e Michael Schumacher


Superdotado ou sobredotado é uma pessoa que possui capacidade mental significativamente acima da média. Como um talento, a superdotação é a aptidão para atividades intelectuais, artísticas ou esportivas que parecem ser inatas, uma vez que a pessoa superdotada parece apresentar tais habilidades sem que se possa explicar como aprenderam. Contudo, tais aptidões ou habilidades também são desenvolvidas através de esforço pessoal e é um erro pensar que pessoas superdotadas não precisam ser ensinadas, elas apenas precisam de uma educação diferenciada que atenda a sua demanda de conhecimento. As principais características de uma pessoa superdotada são, segundo Joseph Renzulli: as altas habilidades, a criatividade e o comprometimento com a tarefa. Este diz respeito à capacidade de se envolver profundamente com atividades relativas à sua área de interesse, seja ela artística, acadêmica ou esportiva.
Estratégia designava o comandante militar à época da democracia ateniense. O idioma grego apresenta diversas variações, como estratégicos, ou próprio do general chefe; estratégia, ou estratagema, ardil de guerra; stratiá, ou expedição militar; stratema, ou exército em campanha; strategion, ou tenda do general, dentre outras.
A Estratégia capacita uma pessoa a liderar suas equipes rumo ao sucesso e as grandes vitórias, tendo grande inteligência e astucia.
A ascensão do britânico Lewis Hamilton, faz com que muitos dos fãs da velocidade, o comparem ao heptacampeão Michael Schumacher.
Michael Schumacher, segue a mesma escola dos grandes estrategistas do automobilismo. Com um brilhante estrategista, Schumacher liderou a Ferrari entre 1996 e 1999, comandando com brilhantismo, uma equipe que não vencia o mundial de pilotos desde 1979.
Sendo um brilhante estrategista, Michael Schumacher conquistou cinco campeonatos consecutivos com a Ferrari, entre 2000 e 2004, obtendo diversos recordes.
Lewis Hamilton, assim como Ayrton Senna, é um dos superdotados no automobilismo, superdotados que surgem, no mínimo, a cada dez ou vinte anos no automobilismo mundial.
O britânico Lewis Hamilton, como um superdotado, é um dos raros talentos, que surgem, no mínimo, a cada dez ou vinte anos no automobilismo.
Michael Schumacher foi um brilhante estrategista, uma estrategista que reconduziu a Ferrari novamente ao caminho dos títulos mundiais. Lewis Hamilton é um superdotado, um dos raros talentos do automobilismo.
E ambos são absolutamente gigantes, excepcionais em suas respectivas especificações.

Imagem: Site Vila Vella. .