quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Retrospecto e títulos entre ABC e Ceará.


Retrospecto e títulos entre ABC e Ceará.



ABC e Ceará são dois dos mais tradicionais clubes do futebol do nordeste. Segundo o blog do clube cearense, em 61 jogos no total, são 29 triunfos do Ceará, contra 16 triunfos do ABC e 16 empates. Já no retrospecto de títulos entre os clubes, o ABC tem 55 triunfos estaduais contra 45 do Ceará. O Ceará tem os troféus do Torneio-Norte Nordeste em 1969 e da Copa do Nordeste em 2015, enquanto o ABC tem o troféu do campeonato nacional da Série C em 2010.
Entretanto no retrospecto geral, o alvinegro potiguar tem 107 troféus contra 60 do alvinegro cearense.

Agora, confira no site campeões do futebol, no link á seguir, o guia completo, sobre a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram títulos na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Retrospecto e títulos entre Bahia e Fortaleza.


Retrospecto e títulos entre Bahia e Fortaleza.



Bahia e Fortaleza são dois dos clubes mais tradicionais da região nordeste. Além das conquistas de grandes títulos, os clubes protagonizam um dos clássicos interestaduais mais conhecidos do futebol brasileiro. No retrospecto de títulos entre os dois clubes, o tricolor baiano tem 47 títulos estaduais contra 41 do tricolor cearense.
 Em campeonatos nacionais a vantagem também é do Bahia,o clube baiano conquistou dois campeonatos nacionais,a Taça Brasil em 1959 e o Campeonato Brasileiro em 1988.Já o Fortaleza conquistou o campeonato brasileiro da série b em 2018.Na Copa do Nordeste,o Bahia tem três conquistas,enquanto o Fortaleza jamais conquistou o título.O Bahia tem o troféu do Torneio dos Campeões do Nordeste em 1948,enquanto o Fortaleza tem o troféu do Torneio-Norte Nordeste em 1970.Já na somatória total a vantagem é do Bahia,o tricolor tem 65 troféus contra 58 do Fortaleza.
De acordo com os dados do blog jogos do Bahia, são 47 jogos no total,com 22 vitórias do tricolor baiano contra 11 triunfos do tricolor cearense e 14 empates.O Bahia marcou 86 gols e o Fortaleza anotou 59.


Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

domingo, 25 de novembro de 2018

Retrospecto e títulos entre Sport x ABC.

Retrospecto e títulos entre Sport x ABC.

Sport x ABC são dois dos mais tradicionais clubes do nordeste, embora não tenham um histórico tão rico em confrontos, ambos estão entre os clubes mais vencedores do futebol nordestino.
No retrospecto geral de títulos entre os clubes, o ABC tem 55 títulos estaduais contra 41 do Sport. Já na copa do nordeste, o rubro negro pernambucano tem três troféus enquanto o alvinegro potiguar não conquistou a competição. Em campeonatos nacionais o Sport também leva vantagem, o clube pernambucano conquistou o campeonato nacional em 1987, a copa do Brasil em 2008 e o campeonato nacional da série b em 1990. Já o clube potiguar conquistou apenas o título do campeonato brasileiro da série c em 2010.
 No entanto no retrospecto geral entre os dois clubes, o ABC tem 107 troféus contra 70 do Sport. No entanto segundos os dados do clube potiguar, a vantagem é do clube pernambucano no confronto direto. De acordo com o blog, em 20 jogos, são 11 vitórias do Sport contra 05 triunfos do ABC e 04 empates.O clube pernambucano marcou 33 gols e sofreu 21.



Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

sábado, 24 de novembro de 2018

Retrospecto e títulos em Bahia x Ceará.

Retrospecto e títulos em Bahia x Ceará.


Bahia e Ceará são dois dos clubes mais tradicionais da região nordeste. No retrospecto geral dos troféus, o tricolor baiano tem 47 títulos estaduais contra 45 do alvinegro cearense. Na copa do nordeste, a vantagem também é do Bahia que tem três troféus contra um do Ceará. Em campeonatos nacionais, a vantagem também é do tricolor baiano. O clube baiano tem dois campeonatos nacionais, enquanto o clube cearense tem apenas o vice-campeonato da copa do Brasil em 1994.
No retrospecto geral a vantagem também é do Bahia, o clube baiano tem o total de 65 troféus contra 60 do clube cearense. De acordo com dados do site do clube cearense, os dois clubes se enfrentaram em 66 jogos e vantagem é do Bahia. Em 66 jogos, são 24 vitórias do Bahia contra 19 vitórias do Ceará e 23 empates. 

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Retrospecto e títulos entre Bahia x ABC.


Retrospecto e títulos entre Bahia x ABC.


Bahia x ABC são dois clubes mais tradicionais da região nordeste, nas minhas pesquisas sobre dados futebolísticos, pesquisei sobre o histórico dos confrontos entre os dois clubes.
De acordo com os dados do blog jogos do Bahia, foram 21 jogos no total. O confronto entre os clubes é dos mais equilibrados segundo o blog, são oito vitórias clube baiano contra sete triunfos do clube potiguar e sete empates. O Bahia anotou 36 gols e o ABC 31. No retrospecto de troféus entre os clubes, o ABC tem 55 títulos potiguares contra 47 títulos baianos do Bahia. Em contrapartida o tricolor baiano tem três triunfos na copa do nordeste enquanto o clube potiguar não venceu essa competição.
Em campeonatos nacionais,o Bahia venceu dois campeonatos nacionais, Taça Brasil em 1959 e o campeonato brasileiro em 1988,enquanto o ABC venceu apenas o campeonato brasileiro da série c em 2010. No entanto na somatória geral dos troféus entre as duas agremiações, a vantagem é do clube potiguar. O ABC tem ao todo 107 troféus contra 65 do Bahia.

Agora relembre uma postagem no blog. Link: https://arquivodomeublog.blogspot.com/2021/04/clubes-de-futebol-e-suas-estatisticas.html

Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Relembrando o título paulista do São Paulo em 1991.


Relembrando o título paulista do São Paulo em 1991.


No dia 15 de Dezembro fazem 17 anos do título paulista do São Paulo em 1991, como torcedor eu não aguentei esperar e resolvi fazer essa retrospectiva. No entanto cabe esclarecer um ponto, o São Paulo não foi rebaixado no campeonato paulista em 1990, pois naquele ano o regulamento não previa rebaixamento.
Devido a má campanha no campeonato estadual do ano anterior, o São Paulo estava no grupo amarelo com times teoricamente mais fracos, esse era o chamado grupo amarelo. Já no grupo verde estavam Corinthians, Palmeiras e Santos.
No grupo amarelo, o clube do Morumbi fez o dever de casa e se classificou a fase seguinte na primeira colocação. Com uma campanha de dezessete vitórias, oito empates e uma derrota o time comandado por Tele Santana terminou com 42 pontos ganhos contra 34 pontos da Internacional de Limeira.
Já no grupo verde que era considerado o mais forte, o Corinthians que era comandado por Cilinho terminou em primeiro com 32 pontos, contra 31 pontos de Palmeiras e Botafogo de Ribeirão Preto e 30 da Portuguesa de Desportos. Já na segunda fase, tivemos dois grupos com quatro times.
No grupo 1 havia Corinthians,Portuguesa de desportos,Internacional de limeira e Santo André. Já o grupo 2 era composto por São Paulo,Palmeiras,Guarani e Botafogo. Se no grupo 1 o Corinthians não teve dificuldades e se classificou para as finais do campeonato com 12 pontos ganhos,no grupo 2, o São Paulo teve uma forte disputa com o Palmeiras.Os clubes se enfrentaram na primeira rodada,com a vitória tricolor por 4 a 2.Na ultima rodada,um empate sem gols garantiu o clube do Morumbi nas finais. Os dois times terminaram empatados com nove pontos ganhos, entretanto o tricolor paulista se classificou por ter melhor campanha.
Nas finais do estadual o tricolor enfrentou o Corinthians, no primeiro jogo com três gols de Raí, o São Paulo venceu por 3 a 0 e garantiu a vantagem para a decisão. No dia 15 de dezembro o empate por 0 a 0 garantiu o título ao São Paulo.
De quebra o time do Morumbi se vingava da derrota na decisão do campeonato brasileiro do ano anterior, o tricolor chegava a marca de 17 títulos paulistas e encostava nos rivais na briga pela hegemonia  no estado.Com 17 triunfos estaduais,o tricolor se aproximava do Palmeiras que tinha 18 conquistas e do Corinthians que era o recordista com 20 triunfos até então.

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio da Austrália.


A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio da Austrália.



Hoje faz sete anos que Ayrton Senna conquistou sua ultima vitória no Grande Premio da Austrália em 1993. Aquele mundial foi marcante na carreira do brasileiro, sem ter o melhor carro do grid e com um motor Ford com 60 cavalos a menos que a Benneton,Senna fazia talvez a melhor temporada de sua carreira.
 Alain Prost já havia conquistado o tetracampeonato no Grande Premio de Portugal,ainda assim Ayrton brigava pelo vice campeonato com o britânico Damon Hill.Nos treinos, Senna foi o mais veloz e fez a pole com Prost ao seu lado na primeira fila.Já na segunda fila largaram Damon Hill e o alemão Michael Schumacher.Na terceira fila tivemos o finlandês Mika Hakkinen e o austríaco Gerhard Berger.
 Na largada Senna parte bem e vai abrindo nas primeiras voltas, o tricampeão parecia ter uma boa vantagem, mas, no entanto perde a liderança para Prost na volta 24. No entanto, Senna retoma o primeiro lugar após Prost fazer seu pit stop na volta 28. A partir daí, Ayrton não foi mais incomodado e foi fazendo uma corrida consistente e sem cometer erros.
 Assim Senna venceu e chegou a marca de 41 triunfos na sua carreira, sendo até então o segundo maior vencedor de corridas na Formula 1,ficando atrás apenas de Alain Prost que era o recordista com 51 vitórias. No pódio Senna puxou Prost para o primeiro lugar, isso prova que apesar da rivalidade, um respeitava muito o talento do outro.
O tricampeão se despedia da Mc Laren em grande estilo pois no ano seguinte iria para a Williams,aonde teria uma trágica partida.

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

A marca histórica de Ayrton Senna no Grande Premio do Brasil.

A marca histórica de Ayrton Senna no Grande Premio do Brasil.


 Neste domingo, tem o Grande premio do Brasil de Formula 1.O que traz me traz a lembrança a dramática vitória de Ayrton Senna no Grande Premio do Brasil em 1991.
No mundial de Formula 1, em 1991,a Williams apresentava o seu modelo FW14,que era um carro totalmente inovador com o cambio semiautomático.Senna havia vencido com certa facilidade o Grande Premio dos Estados Unidos,mas a partir da segunda corrida, em Interlagos, a Williams começaria a mostrar a força que a faria vencer os mundiais em 1992 e 1993.
A disputa nos treinos comprovou esse equilíbrio. O italiano Ricardo Patrese o inglês Nigel Mansell,fizeram o primeiro e o segundo tempos respectivamente e vinham conseguindo a primeira fila.Mas entretanto,Senna tirou uma volta voadora nos instantes finais e conseguiu uma pole milagrosa com o tempo de 1:16.392 contra 1:16.775 de Patrese que largaria ao seu lado na primeira fila.
 Na segunda fila, tivemos Nigel Mansell e o companheiro de Senna na Mc Laren,o austríaco Gerhard Berger.Já na terceira fila estavam os dois franceses da Ferrari Jean Alesi e Alain Prost.Na quarta fila vinham os brasileiros Nelson Piquet e Mauricio Gugelmin.
Na largada, Senna parte bem e mantém o primeiro lugar.No entanto,Mansell larga ainda melhor e ultrapassa Patrese logo na largada pulando para segundo.Senna e Mansell iam abrindo vantagem e ditavam o ritmo da corrida.As paradas nos boxes seriam decisivas e poderiam determinar o vencedor.A Mc Larem vai bem nos pit stops,assim como a Williams,entretanto,Mansell fura o pneu e é forçado a fazer uma segunda parada.Assim,Senna ganhava fôlego na liderança.
Então começaram os problemas mecânicos no carro do brasileiro.Primeiro Senna perdeu a quarta marcha tendo que passar de terceira direto para a quinta.Entretanto,poucos instantes depois Mansell tem problemas com o cambio semiautomático da sua Williams e abandona após uma rodada.Senna tinha 40 segundos de vantagem para Patrese, mas ia perdendo aos poucos a marcha de sua Mc Laren.A sete voltas do final restou apenas a sexta marcha engatada e a diferença ia diminuindo.
Senna tinha que segurar a alavanca do cambio com mão direita e pilotar com a mão esquerda,ainda assim o tricampeão venceu a corrida de ponta a ponta chegando a marca de 28 vitórias na sua carreira,superando o também tricampeão Jackie Stwart que tinha 27 triunfos.Ricardo Patrese chegou em segundo e Gerhard Berger completou o pódio em terceiro.
O brasileiro se firmava como o segundo maior vencedor de corridas na Formula 1,ficando atrás apenas de Alain Prost que era o recordista com 44 triunfos.