segunda-feira, 5 de novembro de 2018

A marca histórica de Ayrton Senna no Grande Premio do Brasil.

A marca histórica de Ayrton Senna no Grande Premio do Brasil.


 Neste domingo, tem o Grande premio do Brasil de Formula 1.O que traz me traz a lembrança a dramática vitória de Ayrton Senna no Grande Premio do Brasil em 1991.
No mundial de Formula 1, em 1991,a Williams apresentava o seu modelo FW14,que era um carro totalmente inovador com o cambio semiautomático.Senna havia vencido com certa facilidade o Grande Premio dos Estados Unidos,mas a partir da segunda corrida, em Interlagos, a Williams começaria a mostrar a força que a faria vencer os mundiais em 1992 e 1993.
A disputa nos treinos comprovou esse equilíbrio. O italiano Ricardo Patrese o inglês Nigel Mansell,fizeram o primeiro e o segundo tempos respectivamente e vinham conseguindo a primeira fila.Mas entretanto,Senna tirou uma volta voadora nos instantes finais e conseguiu uma pole milagrosa com o tempo de 1:16.392 contra 1:16.775 de Patrese que largaria ao seu lado na primeira fila.
 Na segunda fila, tivemos Nigel Mansell e o companheiro de Senna na Mc Laren,o austríaco Gerhard Berger.Já na terceira fila estavam os dois franceses da Ferrari Jean Alesi e Alain Prost.Na quarta fila vinham os brasileiros Nelson Piquet e Mauricio Gugelmin.
Na largada, Senna parte bem e mantém o primeiro lugar.No entanto,Mansell larga ainda melhor e ultrapassa Patrese logo na largada pulando para segundo.Senna e Mansell iam abrindo vantagem e ditavam o ritmo da corrida.As paradas nos boxes seriam decisivas e poderiam determinar o vencedor.A Mc Larem vai bem nos pit stops,assim como a Williams,entretanto,Mansell fura o pneu e é forçado a fazer uma segunda parada.Assim,Senna ganhava fôlego na liderança.
Então começaram os problemas mecânicos no carro do brasileiro.Primeiro Senna perdeu a quarta marcha tendo que passar de terceira direto para a quinta.Entretanto,poucos instantes depois Mansell tem problemas com o cambio semiautomático da sua Williams e abandona após uma rodada.Senna tinha 40 segundos de vantagem para Patrese, mas ia perdendo aos poucos a marcha de sua Mc Laren.A sete voltas do final restou apenas a sexta marcha engatada e a diferença ia diminuindo.
Senna tinha que segurar a alavanca do cambio com mão direita e pilotar com a mão esquerda,ainda assim o tricampeão venceu a corrida de ponta a ponta chegando a marca de 28 vitórias na sua carreira,superando o também tricampeão Jackie Stwart que tinha 27 triunfos.Ricardo Patrese chegou em segundo e Gerhard Berger completou o pódio em terceiro.
O brasileiro se firmava como o segundo maior vencedor de corridas na Formula 1,ficando atrás apenas de Alain Prost que era o recordista com 44 triunfos.

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