domingo, 11 de maio de 2025

Flamengo vence Bahia e assume liderança provisória no Campeonato Brasileiro.

 

O Flamengo venceu o Bahia por 1 a 0 na noite de ontem , no Maracanã, pelo  Campeonato Brasileiro. Com gol de Arrascaeta, o Rubro-Negro assumiu provisoriamente a liderança da competição nacional.

Antes da bola rolar, a torcida fez cobranças ao time após dois tropeços recentes: a derrota para o Cruzeiro no Brasileirão e o empate com o Central Córdoba na Libertadores. Os gritos de protesto vieram das arquibancadas com "Não é mole, não, para jogar no Mengo tem que ter disposição."

Com o jogo acontecendo, o gol logo no começo mudou o clima nas arquibancadas. E a torcida rubro negra empurrou o time.

Com a derrota, o Bahia aparece na sexta posição , de forma momentânea, com 12 pontos conquistados, com três vitórias, três empates e duas derrotas.

O Mengão volta a campo na próxima quinta-feira, quando recebe a LDU no Maracanã, em duelo pela Libertadores, buscando melhorar sua posição no grupo. Um dia antes, o Esquadrão de Aço encara o Atlético Nacional, fora de casa, também pela competição continental.

                    E o jogo ?


A pressão rubro negra nos primeiros vinte minutos surtiu efeito. O gol no começo animou a torcida e o rubroi negro pressionou a defesa baiana com marcação alta nos primeiros vinte minutos do primeiro tempo.

O Bahia teve muita dificuldade para passar pela boa marcação do Flamengo. Que controlou as ações nos primeiros 45 minutos. 

O Flamengo sofreu duas perdas importantes  ainda no primeiro tempo. Allan e Erick Pulgar deixaram o campo com dores musculares na posterior da coxa direita e serão reavaliados pelo departamento médico rubro-negro no domingo. As lesões forçaram o técnico Filipe Luís a mexer na forma do time jogar , promovendo as entradas de Luiz Araújo e Evertton Araújo.

O segundo tempo teve mais equilíbrio. A entrada de Everton Ribeiro deu maior poder ofensivo ao Bahia. Que passou a pressionar a defesa do Flamengo na etapa final. O Bahia vinha pressionando mais no segundo tempo. Quando Gerson foi expulso após entrada dura em Erick Pulga. O  árbitro Anderson Daronco inicialmente deu  cartão amarelo, mas, rever o lance  no  VAR,  expulsou o volante rubro negro.

O Bahia tentou pressionar com um jogador a mais em campo. Mas os rubro negros se posicionaram bem e seguraram a vitória.

                                                                           Conclusão.

Em sua ainda curta carreira de treinador, Filipe Luís soma 37 jogos com 26 vitórias, nove derrotas e dois empates, além de 77 gols marcados e 34 sofridos. Em entrevista ao quadro Abre Aspas do Portal Globo Esporte  em maio, Filipe Luís disse que gosta de um estilo ofensivo: Segundo o Portal Globo Esporte.

Sempre pensei que o treinador tem que falar o menos possível, dar menos pistas possíveis. Mas o meu modelo de jogo é de propor sempre, sair jogando com a bola, posse no campo ofensivo e ataque ao espaço. É um jogo mais vertical neste ponto e baseado muito no último conceito, que é a pressão. A cada adversário que eu jogo, eu quero pressionar sempre para ter a bola, mas isso é muito difícil. Acredito ter a capacidade de fazer isso, por mais que às vezes erre ou acerte. Mas é um modelo baseado principalmente em pressionar e depois um jogo muito agressivo e em direção ao gol. Segundo o Portal Globo Esporte.

Todos os times que Rogério Ceni treinou - São Paulo, Fortaleza, Cruzeiro e Flamengo- tinham o mesmo desenho no campo ofensivo.. A equipe se desenhava de uma forma bem posicional com a posse de bola. Dois laterais bem abertos para abrir o campo, quatro atacantes (entre eles um centroavante de mais presença de área) bem perto dos zagueiros e volantes dos adversários e um volante com muita qualidade técnica  vindo de trás para  bola entre os dois zagueiros.

Os time de Rogério Ceni. Sempre procuram uma saída de bola mais curta com zagueiros, uma saída de jogo com tabelas em alta velocidade, chegada com os meias e os atacantes na área adversária e chegada pelas laterais do campo para criar chances reais de gol. 

Na necessidade de um jogo mais objetivo. Os pivôs acabam sendo fundamentais para prender a defesa e abrir espaço para os meias e os atacantes. Ou então. Os passes diretos para os alas. Que na verdade são pontas. Em uma organização de um time mais agressivo.

Para chegar ao gol adversário. Os time de Rogério Ceni sempre procuram uma saída pelos flancos com os alas mais avançados e um jogo mais vertical. Rogério Ceni. Sempre prioriza zagueiros e volantes com muita qualidade técnica. Pois Ceni não deseja fiquem girando contra a defesa adversária. Ceni prioriza jogadores bem abertos. Enquanto tres ou quatro jogadores ficam em zonas centrais.

Ceni procura se defender com uma linha de bloco alto no campo adversário. Aonde visa recuperar o controle da posse de bola rapidamente. Os atacantes pressionam a defesa adversária, visando reduzir os erros de passe. Os alas pressionam os laterais do time adversário Enquanto os zagueiros. Podem em algum momento. Ter apenas um único jogador na sobra. Ou até mesmo os time de Rogério Ceni, podem não ter nenhum jogador na sobra. A depender da eficiência na linha de bloco alto.

A qualidade técnica no futebol refere-se à habilidade individual de um jogador em executar com precisão e eficiência os fundamentos do jogo, como passe, chute, drible e domínio de bola. É a capacidade de utilizar o corpo (principalmente os pés) para resolver problemas do jogo, como superar um adversário ou criar uma oportunidade de gol. 

Elaboração:

Definição:

A técnica no futebol é a capacidade do jogador de aplicar os fundamentos do jogo de forma eficaz, seja em situações ofensivas (driblar, chutar, passar) ou defensivas (defender, interceptar, desarmar). 

Fundamentos:

Os principais fundamentos técnicos incluem:

Passe: A capacidade de transferir a bola para um companheiro com precisão e força. 

Chute: A habilidade de chutar a bola com força e precisão para marcar um gol ou lançar a bola para um companheiro. 

Drible: A capacidade de driblar um adversário com agilidade e criatividade para avançar com a bola. 

Domínio de bola: A habilidade de controlar a bola com os pés, seja para receber um passe, conduzi-la ou chutar. 

Cabeceio: A capacidade de utilizar a cabeça para tocar ou chutar a bola. 

Importância:

A qualidade técnica é fundamental para o sucesso de um jogador, pois permite que ele execute os movimentos com precisão e eficiência, criando oportunidades de gol, defendendo com eficácia e contribuindo para o jogo da equipe. 

Confira o Arquivo de Competições do Futebol no Brasil de Nível Nacional e Regional . No Site Campeões do Futebol. https://www.campeoesdofutebol.com.br/fut_brasil.html

Confira a História de Clubes de Futebol no Brasil. NO Site Campeões do Futebol.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem ; Portal Globo Esporte.




 





                                         



Nenhum comentário:

Postar um comentário