quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Retrospecto e títulos no clássico Nacional x Penarol.


Retrospecto e títulos no clássico  Nacional x Penarol.
Fonte :Wikipédia : A enciclopédia livre.

O clássico Nacional e Penarol é o clássico da cidade de Montevidéu e o grande clássico do futebol do Uruguai. Há controversas sobre qual de fato o primeiro confronto nessa disputa, uma corrente defende que o primeiro clássico teria sido disputado em 15 de Julho de 2000 (com a vitória do CURCC,que seria o nome anterior do Penarol sobre o Nacional por 2 a 0).Já a segunda corrente alega que o primeiro jogo foi disputado em 14 de dezembro de 1913 com um empate em 2 a 2.
Se tomarmos por base a primeira versão (a fundação do Penarol como CURCC EM 1891,tendo sido feita apenas a troca de nome em 1913 como alega o clube),esse clássico seria o clássico mais antigo do continente americano e do futebol mundial,com excessão ao clássicos da Grã-Bretanha.
No entanto a segunda versão também é defendida(fundação do atual Penarol em 1913.como um clube independente do CURCC,que teria encerrado as atividades apenas em 1915),isso gera uma acalorada discussão no futebol uruguaio até hoje.
No campeonato uruguaio, o Penarol tem 51 troféus contra 46 do Nacional.Na liga pré libertadores da América,a vantagem  também é do Penarol que tem doze canecos contra oito do Nacional.
Na copa competência, no entanto, a vantagem é do Nacional que tem dez títulos contra oito  do Penarol.No torneio competência há uma ligeira vantagem do Penarol que tem onze  troféus contra dez do Nacional.Em competições internacionais ambos os clubes estão empatados com nove conquistas cada um,na Copa Libertadores o Penarol tem cinco títulos contra três do Nacional,já na Copa Intercontinental que é reconhecida pela FIFA  como um Mundial Interclubes,ambos os clubes estão empatados com três troféus cada um.
Já na Copa interamericana o Nacional tem dois troféus enquanto o Penarol não conquistou a taça, o Nacional tem o título da Recopa Sul Americana em 1989 enquanto o Penarol tem o troféu da Recopa Intercontinental em 1969.No retrospecto geral entre os clubes,o Penarol tem 112 troféus contra 109 do Nacional.
Nas estatísticas do clássico em todas elas o Penarol leva vantagem,em uma delas em 531 jogos são  187 vitórias do Penarol como CURCC contra 174 do Nacional com 170 empates.O Penarol havia marcado 676 gols e o Nacional 638.
Já na segunda estatística do confronto em 474 jogos, são 164 vitórias do Penarol (que não estaria como CURCC),contra 154 do Nacional com 156 empates.Aqui o Penarol havia marcado 596 gols e o Nacional 571.
Em outra estatística como o Penarol como CURCC,são 56 jogos com 24 vitórias do Penarol,contra 20 do Nacional com 12 empates.O Penarol havia marcado 81 gols e o Nacional 65.

domingo, 26 de agosto de 2018

Sebastian Vettel atinge marca histórica no Grande Premio da Bélgica.


Sebastian Vettel atinge marca histórica no Grande Premio da Bélgica.



O alemão Sebastian Vettel venceu de ponta a ponta o Grande Premio da Bélgica e atingiu uma marca histórica na carreira, o piloto da Ferrari chegou a 52 vitórias na carreira e superou os 51 triunfos de Alain Prost se tornando o terceiro maior vencedor de corridas da Formula 1,a sua frente estão apenas  o britânico Lewis Hamilton com 67 e o também alemão Michael Schumacher que é o recordista com 91 triunfos.
 Vettel que largou em segundo ultrapassou Hamilton logo no começo e não foi mais ameaçado na liderança, o ferrarista fazia voltas mais rápidas em sequencia e ia abrindo vantagem na liderança. Com uma boa vantagem Vettel fez os pit stpos e voltou na liderança,correndo com inteligência o alemão se manteve na ponta mesmo com saffety car na pista.
  Assim Vettel venceu de ponta a ponta com dez segundos de vantagem para Hamilton que chegou em segundo e mais de vinte segundos para o holandês Marx Verstappen que completou o pódio em terceiro,a Formula 1 volta a se reunir já no próximo domingo no Grande Premio da Itália no circuito de Monza.

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Em um jogo fraco Corinthians passa as semifinais da Copa do Brasil.


Em um jogo fraco Corinthians passa as semifinais da Copa do Brasil.



Em um jogo fraco tecnicamente, o Corinthians venceu a Chapecoense por 1 a 0 em Chapecó e passou as semifinais da Copa do Brasil. O primeiro tempo do confronto foi fraco, precisando vencer pelo menos um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis, a Chape não conseguiu criar nada embora tenha tido mais posse de bola, o alvinegro paulista bem postado na defesa também criava muito pouco, em resumo o primeiro tempo favoreceu quem tinha somente a obrigação de destruir.
  No segundo tempo, o time de Chapecó até tentou sair um pouco mais,mas não conseguia passar pela defesa do Corinthians,que por sua vez também não criava absolutamente nada.Assim como já havia sido no primeiro tempo,o andamento do jogo continuava favorecendo aquele que só precisava destruir.
Sendo competente na sua proposta, o Corinthians acabou premiado com gol do meia Jadson aos 38 minutos da etapa final,agora o time de Osmar Loss pega o Flamengo nas semifinais da competição.

domingo, 12 de agosto de 2018

São Paulo faz jogo convincente e vence o Sport no Recife.


São Paulo faz jogo convincente e vence o Sport no Recife.


O time comandado por Diego Aguirre fez um jogo perfeito fora de casa e venceu o Sport por 3 a 1 na Ilha do Retiro, no primeiro tempo o tricolor começou no campo de ataque com variações de jogada, o time paulista envolvia o Sport com facilidade e criava chances de gol.
Aos 30 minutos do primeiro tempo em um erro de passe de Gabriel, o tricolor paulista abriu o placar com Diego Sousa, então o São Paulo tomou conta do jogo e poderia tem feito o segundo gol no primeiro tempo. Na segunda etapa, o treinador rubro negro mexeu no time e veio com uma proposta mais agressiva, mas o tricolor estava bem postado na defesa e mantinha a frente no placar.
Aos oito minutos Nenê em uma contra golpe fez o segundo do São Paulo, bem postado em campo com duas linhas bem compactadas o time paulista tomou conta do jogo, o Sport partiu para o desespero e o tricolor ia criando chances nos contra golpes. No entanto o gol de Marlone diminuindo para o Sport no final do jogo deu esperanças ao  time da casa,mas aos 45 da etapa final Tréllez definiu a vitória do São Paulo na ilha do retiro,no meio de semana o time de Diego Aguirre joga fora de casa contra o Colón da Argentina pela Copa Sul Americana,no jogo de ida no estádio do Morumbi o tricolor perdeu por 1 a 0,pelo campeonato brasileiro o São Paulo volta a campo contra a Chapecoense no estádio do Morumbi.Já o Sport joga fora de casa contra o Santos no jogo do desespero.

Retrospecto e títulos no clássico das multidões

Retrospecto e títulos no clássico das multidões.


O clássico das multidões é o nome dado ao jogo entre os dois maiores clubes de Maceió no estado de Alagoas, esse é o clássico entre o Clube de Regatas Brasil (CRB) e o Centro esportivo alagoano (CSA). O primeiro clássico entre os clubes foi disputado em 1916 e já teve um total 495 jogos até hoje.
O curioso é o que o CRB e o CSA possuem nos seus distintivos as cores da bandeira do estado de Alagoas, cabe ressaltar que as cores dos dois clubes também são tradicionais de um dos folguedos culturais mais populares do estado. A final mais polemica aconteceu em 1975 quando o CSA se sagrou campeão com erros de arbitragem, na época a final foi disputada em jogo único e o CSA tinha a vantagem do empate para levantar a taça.
No retrospecto de títulos oficiais entre os clubes, o CSA tem 38 troféus estaduais contra 30 do CRB, na somatória geral o CSA tem 66 troféus oficiais contra 57 do CRB. No retrospecto geral do confronto, em 495 jogos foram 182 vitórias do CRB contra 152 do CSA e 161 empates, entretanto o CSA marcou 624 gols e o CRB 605.


Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.


Retrospecto e títulos no Derby do Cerrado.


Retrospecto e títulos no Derby do Cerrado.


O derby do cerrado é o considerado o maior clássico da região centro oeste do Brasil, esse o apelido do clássico disputado entre Goiás e Vila Nova, que são clubes de futebol situados na cidade de Goiânia que é a capital do estado de Goiás.
O Goiás foi fundado em no dia 06 de Abril de 1943 e o Vila Nova no dia 29 de Julho de 1943, alem da proximidade entre os dois clubes, o Goiás era um clube de origem pequena e burguesa, enquanto o Vila nova era um clube de origem operário, formado por migrantes que haviam ido participar da construção da cidade de Goiânia, a diferença social daquela época fez com que a rivalidade entre esses dois clubes superasse a rivalidade entre Atlético e Goiânia que até então era considerada a maior disputa futebolística do estado.
No retrospecto geral de troféus oficiais entre os dois clubes, o Goiás tem 28 títulos estaduais contra  15 do Vila Nova,na somatória geral o Goiás tem 53 troféus oficiais contra 40 do Vila Nova. No retrospecto geral do clássico, em 298 jogos foram 148 vitórias do Goiás contra 70 do Vila Nova e 80 empates,o Goiás marcou 447 gols e o Vila Nova 305.


Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Retrospecto e títulos no clássico mineiro.

Retrospecto e títulos no clássico mineiro.



O Clássico mineiro é o clássico disputado entre Cruzeiro e Atlético Mineiro que são os dois maiores clubes da cidade de Belo Horizonte. O clássico é disputado desde 1921, enquanto o primeiro confronto realizado no estádio do Mineirão foi realizado em 1965. No retrospecto de títulos entre os dois clubes, o Cruzeiro tem nove títulos nacionais contra apenas dois do Atlético. No campeonato brasileiro, o Cruzeiro tem quatro títulos contra apenas um do Atlético, já na Copa do Brasil o Cruzeiro tem cinco troféus contra apenas um do Atlético.
 No campeonato mineiro, no entanto,a vantagem é do Galo, o Atlético Mineiro tem 44 títulos contra 37 do Cruzeiro. Na Taça Minas Gerais ambos estão empatados com cinco troféus,o Galo tem três títulos da Taça Belo Horizonte enquanto a Raposa tem dois títulos da Copa dos Campeões Mineiros.O Atlético tem três títulos da Taça Belo Horizonte,enquanto o Cruzeiro tem o supercampeonato mineiro em 2002.No torneio inicio,o Cruzeiro tem 10 troféus contra oito do Atlético Mineiro.
Em Campeonatos Internacionais a vantagem é cruzeirense, o Cruzeiro tem sete troféus internacionais contra quatro do Atlético. Na Copa Libertadores da América são dois títulos cruzeirenses contra um atleticano. O Cruzeiro tem dois troféus na supercopa dos campeões da libertadores enquanto o Atlético tem dois títulos da Copa Conmebol,na Recopa sul americana ambos tem um título cada um.No entanto o Cruzeiro tem os títulos da Copa de Ouro Nicolás Leoz e da Copa Máster da Supercopa,que são títulos que o Atlético jamais conquistou.
Na somatória geral,de troféus oficiais entre os clubes, o Atlético tem 82 troféus  tem 77 do Cruzeiro. No entanto os clubes divergem no retrospecto geral do clássico, na versão atleticana são 505 jogos com 204 vitórias do Atlético contra 169 do Cruzeiro e 133 empates. O Atlético marcou 718 gols e o Cruzeiro 641.
Já na versão cruzeirense são 486 jogos, com 186 vitórias do Atlético contra 168 do Cruzeiro com 132 empates.O Atlético marcou 670 gols e o Cruzeiro 624.


Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

Retrospecto e títulos no Coelho versus Raposa.


Retrospecto e títulos no Coelho versus Raposa.

Coelho versus Raposa é o nome dado ao clássico entre América e Cruzeiro, os dois clubes são sediados em Belo Horizonte na capital de Minas Gerais. Coelho é o apelido do América e Raposa é o apelido do Cruzeiro.

O primeiro confronto entre os dois aconteceu no dia 10 de Julho de 1921 em jogo valido pelo campeonato mineiro, no estádio do prado em belo horizonte o América venceu por 2 a 0. Desde o começo o América sempre foi vinculado a elite mineira, enquanto o Cruzeiro sempre foi vinculado a colônia italiana no estado,entretanto a torcida cruzeirense se espalhou entre todas as classes sociais.
Os dois times sempre fizeram confrontos marcados pelo futebol bem jogado, no entanto o Cruzeiro cresceu muito após a construção do estádio do Mineirão e rompeu os limites estaduais,no entanto no âmbito estadual ainda faz com o América um dos clássicos mais tradicionais de Minas Gerais.
No campeonato mineiro o América tem a história sequencia de dez títulos consecutivos entre 1916 a 1925, já o Cruzeiro tem como maior sequencia de títulos o pentacampeonato entre 1965 a 1969.Já no retrospecto de títulos oficiais entre os dois clubes,no campeonato mineiro o Cruzeiro tem 37 troféus contra 16 do América,no retrospecto geral,a raposa tem 77 troféus oficiais contra 54 do coelho.
No retrospecto geral do clássico a vantagem também é cruzeirense, em 365 jogos são 151 vitórias do Cruzeiro contra 105 do América e 109 empates, a raposa marcou 615 gols e o coelho 498.


Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Retrospecto e títulos no clássico das multidões.


Retrospecto e títulos no clássico das multidões.


O clássico das multidões é são chamados  os jogos entre Atlético Mineiro  (apelidado de Galo) e América (apelidado de Coelho) , ambos são clubes da cidade de Belo Horizonte na capital de Minas Gerais. O clássico é disputado desde 15 de Novembro de 1913 em um amistoso que teve a igualdade em 1 a 1.
 A final mais polemica foi a do campeonato mineiro em 1948, o América venceu por 3 a 1 com o chamado “gol do guarda”, na ocasião o Atlético tinha a vantagem do empate, o América já vencia a partida por 2 a 1 quando em uma finalização do atacante Murilinho, a bola bateu no guarda municipal e entrou,o gol foi confirmado pela arbitragem e sacramentou o título americano.
Durante algumas décadas esse clássico foi considerado o maior do estado de Minas e por isso foi apelidado de clássico das multidões, no entanto com a construção do estádio do Mineirão o confronto perdeu espaço para o clássico Atlético x Cruzeiro. O clássico entre o Galo e o Coelho sempre representou de certa forma lados opostos, o Atlético sempre ligado ao proletariado e a classe média, enquanto o América sendo vinculado a elite mineira tendo políticos e empresários como seus adeptos.
Os dois clubes já decidiram seis vezes o campeonato estadual, o Atlético triunfou em 1958,1999 e 2012, enquanto o América triunfou em 1948,2001 e 2016. O América teve a histórica sequencia de dez títulos consecutivos no campeonato mineiro no período entre 1916 a 1925, sendo o único entre os grandes de Minas a conseguir tal feito. Já o Atlético teve a sua maior sequencia de troféus no hexacampeonato estadual  entre 1978 a 1983.
No retrospecto de troféus oficiais entre os dois clubes, o Atlético tem 44 troféus no campeonato mineiro contra 16 do América. Na somatória geral entra as duas agremiações, o Atlético tem 82 troféus oficiais contra 54 do América, já na somatória geral do confronto, em 405 jogos são 201 vitórias do Galo contra 104 do Coelho com 100 empates. O Atlético marcou 709 gols e o América 503.


Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Retrospecto e títulos no clássico da rivalidade.


Retrospecto e títulos no clássico da rivalidade.



O clássico da rivalidade é o nome dado ao jogo entre Botafogo e Flamengo que são clubes da capital  do Rio de Janeiro, o primeiro jogo entre os clubes aconteceu no dia 13 de Maio de 1913 no campo rua general Severiano, o jogo foi valido pelo campeonato carioca daquele ano e o Botafogo venceu por 1 a 0.
Já a primeira vitória do Flamengo sobre o Botafogo, aconteceu no quinto jogo entre as equipes na data de 30 de maio de 1915 pelo campeonato estadual, o rubro negro venceu o clássico por 2 a 1. Heleno de Freitas é o maior artilheiro alvinegro no clássico com 22 gols, Zico é o maior goleador rubro negro no confronto com 16 gols.
Esse é considerado um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, já que decidiu um campeonato brasileiro e quatro finais consecutivas no campeonato carioca entre 2007 a 2010.No retrospecto de títulos oficiais entre os clubes,no campeonato carioca o Flamengo tem 34 troféus contra 21 do Botafogo,na Taça Guanabara o rubro negro tem 21 troféus contra oito do alvinegro.
No retrospecto geral, o Flamengo tem 98 troféus oficiais contra 60 do Botafogo. Já no retrospecto geral do clássico, em 365 jogos são 132 vitórias flamenguistas contra 110 botafoguenses com 123 empates. O rubro negro da gávea marcou 558 gols e o alvinegro de general Severiano 510.


Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Retrospecto e títulos no clássico Benfica e Porto.

Retrospecto e títulos no clássico Benfica e Porto.


O clássico entre Benfica e Porto envolve os dois clubes mais populares da história do futebol português, os dois clubes são os que possuem maior história em nível de títulos nacionais e principalmente internacionais no país.
O jogo é conhecido como “O clássico”, a disputa deve ser interpretada não apenas como uma disputa futebolística, a rivalidade entre os clubes ultrapassa os limites esportivos. A rivalidade desenvolvida entre as agremiações envolve a partir da primeira metade do século XX a rivalidade entre as duas maiores cidades de Portugal.
A expansão cultural e o desenvolvimento político da cidade do Porto passaram para os clubes de futebol muito bem sucedidos, por isso está enraizado na história cultural, política e desportiva do país. Apesar de historicamente apenas o FC Porto tenha assumido uma relevância política na sua cidade natal, os dois clubes possuem hoje uma elevada dimensão nacional entre seus adeptos e suas sedes representativas em praticamente todas as regiões de Portugal e também nas comunidades estrangeiras.
  No retrospecto de troféus oficiais entre os clubes, ambos estão empatados com duas conquistas na  Liga dos Campeões, entretanto o Porto duas taças na Liga Europa da UEFA,a supertaça da UEFA e dois troféus da Copa Intercontinental que são taças que o Benfica não conquistou.
 No campeonato nacional o Benfica conquistou 36 troféus contra 28 do Porto, no entanto o Porto conquistou quatro títulos no campeonato de Portugal contra três do Benfica. Na taça de Portugal, entretanto o Benfica conquistou 26 troféus contra 16 do Porto, no entanto na supertaça Cândido de Oliveira, o Porto conquistou 21 troféus contra 7 do Benfica.
Entretanto o Benfica conquistou 18 troféus da Taça de Honra de Lisboa e 10 troféus do campeonato de Lisboa, que são troféus que o Porto jamais venceu no retrospecto geral entre os dois clubes, o Benfica possui 109 troféus oficiais contra 75 do Porto.
 No entanto o Porto leva vantagem no retrospecto geral do confronto, em 237 jogos são 92 vitórias do Porto contra 86 do Benfica com 59 empates, no entanto o Benfica marcou 375 gols e o Porto 343.


Agora relembre uma postagem no blog. Link: https://arquivodomeublog.blogspot.com/2021/04/clubes-de-futebol-e-suas-estatisticas.html

Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

domingo, 5 de agosto de 2018

Retrospecto e títulos no clássico das emoções.


Retrospecto e títulos no clássico das emoções.


O clássico das emoções é como é chamado o clássico entre Náutico e Santa Cruz,que são dois clubes da cidade de Recife no estado de Pernambuco. O primeiro jogo entre as duas equipes foi disputado no dia 29 de Junho de 1917 com a vitória do Santa Cruz por 3 a 0,em 1974 o Santa Cruz tentou a conquista do hexacampeonato estadual mas foi impedido pelo próprio Náutico,assim o alvirrubro segue sendo o único clube no estado a conquistar o hexacampeonato pernambucano.
Os alvirrubros venceram nove decisões do campeonato pernambucano contra o Santa Cruz e uma decisão na Copa Pernambuco em 2011, já os tricolores venceram os alvirrubros em sete decisões do campeonato estadual. Entretanto apesar de ter uma história muito vasta, o clássico das emoções tem uma repercussão menor do que os confrontos do Santa Cruz contra o Sport, segundo um levantamento com os torcedores do Santa Cruz.
 No retrospecto de troféus oficiais entre os dois clubes, o Santa Cruz tem 29 títulos pernambucanos contra 22 do Náutico, no entanto os alvirrubros levam vantagem no torneio inicio de Pernambuco com 14 troféus contra 12 dos tricolores. Na somatória total, no entanto,o tricolor tem 57 troféus oficiais contra 49 do alvirrubro, no retrospecto geral do clássico são 201 vitórias do Santa Cruz com 170 do Náutico e 149 empates.Os tricolores marcaram 715 gols e os alvirrubros 674.

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Retrospecto e títulos no clássico das multidões.

Retrospecto e títulos no clássico das multidões.



O clássico das multidões é o nome dado ao jogo entre Sport e Santa Cruz, que são os dois clubes mais populares da cidade do Recife no estado de Pernambuco. O primeiro clássico entre os dois clubes foi disputado em 6 de Maio de 1916,em jogo amistoso a vitória foi do Sport por 2 a 0.Os dois clube  também se enfrentaram em 24 oportunidades na final do campeonato pernambucano e em mais duas oportunidades na final da copa Pernambuco.
 Os rubro negros triunfaram 14 vezes enquanto os tricolores triunfaram em 13 oportunidades,na copa Pernambuco,o Sport venceu o Santa Cruz em 1998 e o Santa Cruz venceu o Sport em 2010.No campeonato pernambucano ambos se enfrentaram em 399 jogos,com 166 vitórias rubro negras contra 117 vitórias tricolores com 115 empates.No entanto se compararmos aos confrontos desde 2001 até os dias de hoje, a vantagem é do Santa Cruz.Foram 50 jogos entre os clubes, com 17 vitórias tricolores contra 16 vitórias rubro negras com 17 empates.


No campeonato pernambucano o Sport tem 41 troféus contra 29 do Santa Cruz,no retrospecto geral o rubro negro tem 69 troféus oficiais contra 57 do tricolor. No retrospecto geral,são 558 jogos com 232 vitórias do Sport contra 167 do Santa Cruz com 159 empates.O rubro negro marcou 760 gols e o tricolor 678.


Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

Retrospecto e títulos no clássico dos clássicos.


Retrospecto e títulos no clássico dos clássicos.



Clássico dos clássicos é o nome dado ao confronto do estado de Pernambuco entre Náutico e Sport, esse é o terceiro clássico mais antigo no futebol brasileiro, ficando atrás do clássico vovó no Rio de Janeiro e do Grenal em Porto Alegre. A história dos dois clubes está ligadas desde as suas respectivas origens, já que o Sport foi fundado por Guilherme de Aquino,uma vez que os dirigentes do Náutico recusaram uma oferta de introduzir uma equipe de futebol no clube.
Esse é o clássico mais antigo no Nordeste e também um dos mais importantes na região,inclusive cabe ressaltar que o clássico já inspirou até um livro, os dois clubes já se enfrentaram em 411 jogos no campeonato pernambucano com vantagem para o Sport,são 157 vitórias rubro negras com 135 alvirrubras com 110 empates. Nas 17 finais que disputaram no campeonato estadual, o Sport teve 11 triunfos contra 6 triunfos do Náutico. No campeonato pernambucano, o Sport tem 41 títulos contra 22 do Náutico, na somatória total o Sport tem 69 troféus oficiais contra 49 do Náutico.
No retrospecto total são 545 partidas, com 208 vitórias do Sport contra 185 do Náutico com 154 empates. O Sport marcou 717 gols e o Náutico 670.