quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Retrospecto e títulos no clássico Nacional x Penarol.


Retrospecto e títulos no clássico  Nacional x Penarol.
Fonte :Wikipédia : A enciclopédia livre.

O clássico Nacional e Penarol é o clássico da cidade de Montevidéu e o grande clássico do futebol do Uruguai. Há controversas sobre qual de fato o primeiro confronto nessa disputa, uma corrente defende que o primeiro clássico teria sido disputado em 15 de Julho de 2000 (com a vitória do CURCC,que seria o nome anterior do Penarol sobre o Nacional por 2 a 0).Já a segunda corrente alega que o primeiro jogo foi disputado em 14 de dezembro de 1913 com um empate em 2 a 2.
Se tomarmos por base a primeira versão (a fundação do Penarol como CURCC EM 1891,tendo sido feita apenas a troca de nome em 1913 como alega o clube),esse clássico seria o clássico mais antigo do continente americano e do futebol mundial,com excessão ao clássicos da Grã-Bretanha.
No entanto a segunda versão também é defendida(fundação do atual Penarol em 1913.como um clube independente do CURCC,que teria encerrado as atividades apenas em 1915),isso gera uma acalorada discussão no futebol uruguaio até hoje.
No campeonato uruguaio, o Penarol tem 51 troféus contra 46 do Nacional.Na liga pré libertadores da América,a vantagem  também é do Penarol que tem doze canecos contra oito do Nacional.
Na copa competência, no entanto, a vantagem é do Nacional que tem dez títulos contra oito  do Penarol.No torneio competência há uma ligeira vantagem do Penarol que tem onze  troféus contra dez do Nacional.Em competições internacionais ambos os clubes estão empatados com nove conquistas cada um,na Copa Libertadores o Penarol tem cinco títulos contra três do Nacional,já na Copa Intercontinental que é reconhecida pela FIFA  como um Mundial Interclubes,ambos os clubes estão empatados com três troféus cada um.
Já na Copa interamericana o Nacional tem dois troféus enquanto o Penarol não conquistou a taça, o Nacional tem o título da Recopa Sul Americana em 1989 enquanto o Penarol tem o troféu da Recopa Intercontinental em 1969.No retrospecto geral entre os clubes,o Penarol tem 112 troféus contra 109 do Nacional.
Nas estatísticas do clássico em todas elas o Penarol leva vantagem,em uma delas em 531 jogos são  187 vitórias do Penarol como CURCC contra 174 do Nacional com 170 empates.O Penarol havia marcado 676 gols e o Nacional 638.
Já na segunda estatística do confronto em 474 jogos, são 164 vitórias do Penarol (que não estaria como CURCC),contra 154 do Nacional com 156 empates.Aqui o Penarol havia marcado 596 gols e o Nacional 571.
Em outra estatística como o Penarol como CURCC,são 56 jogos com 24 vitórias do Penarol,contra 20 do Nacional com 12 empates.O Penarol havia marcado 81 gols e o Nacional 65.

Nenhum comentário:

Postar um comentário