Uma semana após de Keke Rosberg vencer em mónaco, fazendo dele o quinto vencedor em cinco Grandes Prémios naquee mundial , máquinas e pilotos iriam voltar para outro circuto clássico e veloz , totalmente reformado para a Formula 1 moderna: Spa-Francochamps.
Após 13 anos , a lendária pista de Spa-Francorchamps enfim voltava a fazer parte do Mundial de Fórmula 1 em 1983 . Com os antigos 14,1 km reduzidos para 6,949 km após grande reforma, a pista encravada na Floresta das Ardenas continuava repleta de desafios e seria um ótimo teste para os pilotos
Os treinos confirmaram a supewrioridade do motor Turbo, que ocupava as oito primeiras posições no grid. . Mas havia algumas surpresas... Alain Prost fez a "pole-position" no seu Renault, batendo por pouco mais de um centésimo de segundo o seu compatriota Patrick Tambay, no Ferrari numero 27.
Na terceira posição , surge a primeira surpresa: o Alfa Romeo de Andrea de Cesaris porta-se bem e consegue supreender r, batendo o Brabham-BMW de Nelson Piquet, o quarto colocado. Na terceira fila, ficaram René Arnoux, no outro Ferrari, e o segundo Brabham de Riccardo Patrese. Na quarta fila, o ATS do alemão Manfred Winkelhock era outra surpresa, ao colocar o seu carro na sétima posição , seguido pelo Renault de Eddie Cheever. Somente na nona posição. é que aparecia o primeiro carro de motor aspirado, o Williams-Ford de Keke Rosberg, ficando à frente do suíço Marc Surer, num Arrows-Cosworth.
Niki Lauda vinha apenas em décimo quinto , enquanto que John Watson viunha em vigésimo . Tempos difíceis para a McLaren, que não tinha potencia com motores aspirados... quanto a boutsen, o estreante vinha em déimi oitavo. E ainda havia dois não-qualificados: o RAM de Eliseo Salazar e o Osella-Alfa Romeo de Piercarlo Ghinzani. Para o piloto chileno, esta seria a última vez que participaria numa corrida de Formula 1.
No dia da corrida, houve muita confusão . No novo ponto de largada , antes da Eau Rouge, o organizador decidiu abortar a largada devido ... à má posição dos carros na grelha. Só que nem todos assim entenderam, e arrancaram como se fosse uma corrida normal. No final, uma nova largada , e alguns mecânicos começaram a fazer o reabastecimento nos carros, o que o regulamento não permitia . A confusão estava instalada, mas pouco depois se resolveu.
Na relargada , Prost e Tambay partem bem, mas não contavam como brilhantismo de De Cesaris , que na saída de Eau Rouge, já estava em primeiro , seguido de Prost, Tambay, Piquet e Winkelhock. Quem já ficava pelo caminho era Patrese, com explosão no motor.
O italiano tentou ir até o meio da corrida, até os reabastecimentos. Só que o reabastecimento não foi bom , e a retornar a corrida, estava atrás de Prost. Patrese tentou atrás do francês, mas pouco depois, o motor explodiu . Assim, Tambay vinha em segundo e tentava alcançar o francês, mas naquele dia, Prost foi brilhante , e venceu a corrida.
Patrick Tambay chega em segundo e Eddie Cheever completa o pódio em terceiro. Nelson Piquet marcou pontos chegando em quarto.
O controle de pista na Fórmula 1 refere-se as estratégias que os pilotos utilizam para otimizar o desempenho do carro e a experiência de condução na pista. Isso inclui sistemas de assistência como o DRS (Drag Reduction System), que auxilia em ultrapassagens, e a gestão do carro, que envolve a escolha de marchas, o uso dos freios e a direção, especialmente em curvas e retas. Além disso, a aerodinâmica do carro, o efeito de solo e a suspensão também desempenham um papel crucial no controle da pista.
O uso preciso dos freios e da aceleração é crucial para manter o controle do carro em curvas e retas, evitando derrapagens e otimizando a velocidade.
A direção, juntamente com a suspensão, permite que o piloto contorne curvas e ajuste a trajetória do carro na pista.
Nesse ano. Alain Prost já mostrava ser brilhante em controle de pista. Sem tão genial quanto Piquet nesse aspecto.
Confira as estatísticas dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/
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