Confira no Site Tudo sobre Fórmula 1. https://www.tudosobreformula1.
Os "gênios" da Fórmula 1 podem ser divididos entre pilotos e projetistas, cada um com suas caracteristicas marcantes. Entre os pilotos, destacam-se nomes como Michael Schumacher e Ayrton Senna, conhecidos pela competitividade e habilidade em momentos cruciais. Já entre os projetistas, figuras como John Barnard revolucionaram a aerodinâmica e a tecnologia dos carros.
Pilotos:
Michael Schumacher:
Sete títulos mundiais, recordista de vitórias e poles, conhecido pela sua determinação e foco.
Ayrton Senna:
Três títulos mundiais, habilidade notável em pista molhada e rivalidade lendária com Alain Prost.
Lewis Hamilton:
Sete títulos mundiais (empatado com Schumacher), recordista de vitórias e poles, e figura influente na cultura pop.
Max Verstappen:
Quatro títulos mundiais, conhecido pela sua agressividade e ousadia ao volante.
Juan Manuel Fangio:
Cinco títulos mundiais na década de 1950, considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos.
Alain Prost:
Quatro títulos mundiais, conhecido pela sua inteligência e estratégia nas corridas.
Fernando Alonso:
Duas vezes campeão mundial, conhecido pela sua experiência e longevidade na categoria.
Niki Lauda:
Três títulos mundiais, piloto que sobreviveu a um grave acidente e retornou às pistas, conhecido pela sua perseverança e determinação.
Jim Clark:
Conhecido pela sua velocidade e precisão, considerado um dos maiores pilotos da história.
Projetistas:
John Barnard:
Introduziu a fibra de carbono na produção dos carros, criou o conceito "garrafa de Coca-Cola" que melhorou a aerodinâmica, trabalhou com McLaren, Ferrari e Benetton.
Rory Byrne:
Projetou carros vencedores para a Benetton e Ferrari, com destaque para o sucesso de Michael Schumacher.
Bernie Ecclestone: O "pai" da Fórmula 1, responsável pela profissionalização e expansão da categoria, transformando-a em um fenômeno global.
Os gênios são dotados de um brilhantismo excepcional, sendo insensíveis às limitações da mediocridade e emocionalmente muito sensíveis, seu intelectos prevalece sobre a vontade muito mais do que pessoas medianas ou normais.
O fenômeno esportivo é uma manifestação cultural e social que se caracteriza por ser complexo e diversificado. Ele se modifica e se desenvolve de acordo com a sociedade, transmitindo valores e influindo em hábitos e comportamentos.
Características do fenômeno esportivo
É um fenômeno sócio-cultural
É um fenômeno econômico e político
É um fenômeno heterogêneo, com diferentes formas de manifestação
Reflete os valores, as perspectivas e as lutas da sociedade
Pode influenciar a sociedade
Exemplos de fenômenos no esporte
Especialização, que define os papéis a serem executados pelos atletas
Estratégias, que são táticas de jogos cada vez mais formais, rígidas e calculistas
Quantificação, que pode ser marca de desempenho ótimo
Uso de aparelhos tecnológicos, que confere mais racionalidade e precisão nos movimentos
Importância do esporte
O esporte pode ter significação para o desenvolvimento do ser humano se gerar programas e projetos que garantam a transformação social e a formação dos segmentos mais carentes da população.
Os craques são aqueles esportistas que se distinguem por uma inteligência excepcional ou por um talento criativo fora do comum.
Os gênios no esporte são aqueles que com uma excepcional capacidade mental Ela pode se manifestar por um intelecto de primeira grandeza, ou um talento criativo fora do comum. Na primeira escala de classificação para níveis cognitivos, proposta por Lewis Madison Terman, em 1916, eram classificados como "gênios" as pessoas que obtivessem pontuação acima de 150, e "quase gênio" (near genius) entre 140 e 150, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Posteriormente, em 1928, essas classificações foram modificadas e passou-se a considerar "gênio" somente quem obtivesse pontuação acima de 180, também numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Para David Wechsler, o termo "gênio" poderia ser aplicado a quem obtivesse escore acima de 127, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 15. Mais tarde, passou a classificar como "gênio" quem obtivesse pontuação acima de 150. Pela classificação mais recente do Stanford-Binet V (2003), o termo gênio é aplicado a quem obtém escore acima de 160, sendo reservado o termo "superdotado" para quem obtém pontuação entre 145 e 160.
Os gênios no esporte são dotados de excepcional brilhantismo. Os genios no esporte podem se manifestar na primeira infância (prodígio) ou mais tarde na vida; de qualquer forma, os gênios eventualmente se diferenciam do restante através de grande originalidade. Gênios intelectuais geralmente tem visões nítidas e concisas de uma dada situação, na qual a interpretação é desnecessária - os factos simplesmente os impactam e eles constroem ou agem de acordo com estes factos, geralmente com tremenda energia. Aqui também, gênios consumados em campos intelectuais começam em muitos casos como prodígios, privilegiados com memória superior, reconhecimento de padrões ou apenas percepção. Segundo a Revista Espacios .
Talento esportivo é a inclinação e habilidade natural ou desenvolvida de uma pessoa para realizar determinada atividade, algo que facilita o sucesso pessoal numa determinada atividade ou ocupação. Também refere-se a pessoa com competências fora da média para realizar uma determinada atividade esportiva.
Confira as estatísticas dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário