segunda-feira, 25 de maio de 2020

A vitória de Nigel Masnsell no Grande Premio da Bélgica em 1986.

Alain Prost havia vencido os Grandes Prêmios de San Marino e Mônaco, contudo, a Williams tinha o melhor carro da temporada. O Grande Premio da Bélgica era a quinta corrida no campeonato mundial em 1986.

Nos treinos, o brasileiro Nelson Piquet fez a pole,com o austríaco Gerhard Berger ao seu lado na primeira fila.Na segunda fila,tivemos Alain Prost e Ayrton Senna.Já na terceira fila,tivemos o inglês Nigel Mansell e o italiano Téo Fabi.

Na largada, Berger e Prost batem. Piquet larga bem e vai abrindo vantagem na primeira posição. Na terceira volta, Mansell ultrapassou Senna e assumiu a segunda posição. A MC Larem fez os reparos no carro e Prost voltou na mesma volta do líder Piquet.

Piquet ia abrindo vantagem na liderança da corrida, tanto que na quarta volta já a tinha a volta mais rápida da corrida. Senna economizava ao máximo o combustível do seu Lótus e optava por uma corrida sem erros.

Mansell errou na quinta volta e perdeu posições para Senna e Johansson. Contudo, Mansell inicia uma recuperação perante Senna e Johansson. Piquet já tinha nove segundos á frente de Senna.

Mansell consegue ultrapassar Johansson e pula para o terceiro lugar. Mansell tentava se aproximar de Senna,que não cometia erros na segunda posição.Piquet sobrava na liderança até o turbo do seu carro falhar na volta 16,e assim abandonando a corrida.

Senna assumiu o primeiro lugar, mas Mansell estava no seu encalço. Prost começava a fazer uma corrida de recuperação e já estava em décimo terceiro lugar.

Senna ia fazendo uma corrida sem erros, mesmo tendo um carro inferior a Williams de Mansell, e assim ia sustentando a ponta. Prost ia escalando o pelotão e já era o nono colocado.

Senna e Mansell param nos boxes, contando que suas escuderias façam um bom trabalho de troca. Contudo, Mansell volta à pista em segundo e Senna em terceiro. Johansson vai para os boxes e volta na quarta colocação.

Mansell tentava abrir vantagem na liderança, porém, Senna tirava de leite de pedra e fazia voltas rápidas em sequencia. Senna tentava brigar pela vitória, estando a menos de três segundos de Mansell.

Contudo, os pilotos tiveram que economizar combustível nas voltas seguintes. E assim, Mansell seguiu para vencer a corrida, sua primeira no ano e a terceira na sua carreira. Ayrton Senna chegou em segundo e Stefan Jonhansson completou o pódio em terceiro.Contudo,o grande destaque foi Alain Prost,que chegou em quinto após estar na décima terceira posição.


Credito da Imagem : Portal Terceiro Tempo.

Nigel Mansell - Que fim levou? - Terceiro Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário