Exatos 595 dias. Esse foi o tempo que a Mercedes precisou esperar para voltar a vencer na Fórmula 1, vencendo o GP da Áustria em 2024, com George Russell. O britânico, porém, somente conseguiu a vitória a cinco voltas do fim, graças a uma batida que tirou Lando Norris e Max Verstappen da disputa. Oscar Piastri e Carlos Sainz completam o pódio.
A Mercedes não vencia uma corrida desde o triunfo do mesmo Russell no GP de São Paulo de 2022, em novembro. O time alemão havia inciado temporada em baixa, mas vinha se recuperando desde o GP do Canadá chegando á três pódios consecutivos. O britânico de 26 anos chegava a segunda na carreira e a Mercedes somava 126 triunfos na Fórmula 1.
A colisão entre Norris e Verstappen foi o resultatdo 20 voltas de uma disputa muito acirrada pela liderança iniciado com o segundo pit stop da dupla na volta 52, o holandês parou primeiro e foi seguido pelo rival. Comprometido com um erro da Red Bull na troca da pneus , ele levou 6s5 nos boxes contra 2s9 do piloto da McLaren.
Verstappen acabou travando os pneus na saída dos boxes e, de 2s9, viu sua vantagem na ponta despencar para 1s8. Depois de obter a aproximação necessária para usar a asa traseira móvel, Norris tentava a ultrpassagem e não conseguia . Na última tentativa a cinco voltas para o fim, veio a colisão que tirou Norris da prova. Max recebeu uma punição de 10 segundos pelo ocorrido.
Houveram outras colisões durante a corrida. que teve dois confrontos entre a dupla da Alpine, Esteban Ocon e Pierre Gasly; um verdadeiro festival de punições e mais um erro de estratégia da Ferrari com Charles Leclerc - que largou em sexto lugar e terminou em décimo terceiro, enquanto seu colega de equipe, Sainz, conseguiu o ultimo lugar no pódio.
Confira as estatísticas dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário