domingo, 8 de junho de 2025

Uma questão na Fórmula 1.

Confira no site tudo sobre Fórmula 1. https://www.tudosobreformula1.com.br/c%C3%B3pia-alain-prost-o-professor.

Um gênio (português brasileiro) ou génio (português europeu) é uma pessoa com grande capacidade mental. Ela pode se manifestar por um intelecto de primeira grandeza, ou um talento criativo fora do comum. Na primeira escala de classificação para níveis cognitivos, proposta por Lewis Madison Terman, em 1916, eram classificados como "gênios" as pessoas que obtivessem pontuação acima de 150, e "quase gênio" (near genius) entre 140 e 150, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Posteriormente, em 1928, essas classificações foram modificadas e passou-se a considerar "gênio" somente quem obtivesse pontuação acima de 180, também numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Para David Wechsler, o termo "gênio" poderia ser aplicado a quem obtivesse escore acima de 127, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 15. Mais tarde, passou a classificar como "gênio" quem obtivesse pontuação acima de 150. Pela classificação mais recente do Stanford-Binet V (2003), o termo gênio é aplicado a quem obtém escore acima de 160, sendo reservado o termo "superdotado" para quem obtém pontuação entre 145 e 160

O termo "gênio" também se aplica a alguém que seja um polímata ou alguém habilidoso em muitas áreas intelectuais. O termo se aplica com precisão a habilidades mentais, mais que físicas, embora seja também usado coloquialmente para indicar a posse de um talento superior em qualquer campo.

O estudo da inteligência apresenta grande relevância não só no campo da Psicologia, mas

também na área da educação, sendo de grande interesse para os professores em função de sua

relação com o sucesso escolar (Faria, 2003; 2007; Silva, Ribeiro-Filho & Santos, 2012). Apesar

de inteligência ser uma palavra muito utilizada no ambiente escolar, o seu entendimento varia

de acordo com o referencial teórico utilizado. Quando os profissionais da educação fazem uso

do termo inteligência, podem não ter clareza do seu real significado ou compreensão de suas

determinantes, pois ela é, muitas vezes, entendida como algo imutável, responsável totalmente

pelo sucesso ou fracasso do aluno.

Sabe-se que a concepção de inteligência mudou ao longo da história, e que não existe

consenso sobre a sua definição, mensuração e determinantes. Assim, o presente trabalho

justifica-se no sentido em que pretende discutir as diferentes concepções de inteligência,

apresentando os pontos de divergência e concordância entre as teorias psicológicas que

abordam o tema, podendo contribuir para compreensão, por parte dos educadores, de como ela

influencia o desempenho dos alunos. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo geral

discutir a percepção de inteligência apresentada pelos profissionais da educação do ensino

fundamental, anos iniciais, das escolas públicas de um município da região norte do estado do

Paraná, Brasil, analisando a percepção desses professores quanto a importância da inteligência

no processo de ensino-aprendizagem e sua utilização em seu trabalho com os alunos.

A metodologia utilizada foi a de pesquisa exploratória, da qual participaram professores das

primeiras séries dos anos iniciais de escolas públicas do município, por meio de um

questionário, e o estudo foi organizado em duas seções. Inicialmente são apresentados

aspectos gerais e conceituais acerca da inteligência; além de abordar as principais teorias

psicológicas que tratam o tema inteligência. Na segunda seção é explicada a metodologia

utilizada, bem como são apresentados os resultados e discussão, sendo as respostas analisadas

a partir da análise textual discursiva.

1.1. Inteligência: aspectos gerais e conceituais

De acordo com Passos e Ferreira (2016), o termo “inteligência” se originou do latim

intelligentia, derivado das palavras inter que significa “entre” e eligere que quer dizer

“escolher”, explicando que a inteligência pode ser considerada como a capacidade de fazer uma

escolha que seja julgada a melhor ou mais correta. No dicionário de Psicologia (Associação

Psicológica Americana, 2010, p. 521), pode-se encontrar a definição de inteligência como sendo

a “capacidade de extrair informações, aprender com a experiência, adaptar-se ao ambiente,

compreender e utilizar corretamente o pensamento e a razão”. Segundo a Revista Espacios.

Os gênios no esporte são dotados de excepcional brilhantismo. Os genios no esporte podem se manifestar na primeira infância (prodígio) ou mais tarde na vida; de qualquer forma, os gênios eventualmente se diferenciam do restante através de grande originalidade. Gênios intelectuais geralmente tem visões nítidas e concisas de uma dada situação, na qual a interpretação é desnecessária - os factos simplesmente os impactam e eles constroem ou agem de acordo com estes factos, geralmente com tremenda energia. Aqui também, gênios consumados em campos intelectuais começam em muitos casos como prodígios, privilegiados com memória superior, reconhecimento de padrões ou apenas percepção. Segundo a Revista Espacios .

Os gênios são dotados de um brilhantismo excepcional, sendo insensíveis às limitações da mediocridade e emocionalmente muito sensíveis, seu intelectos  prevalece sobre a vontade muito mais do que pessoas medianas ou normais

Um gênio é definido como uma pessoa que tem uma função intelectual ou criativa notável, ou outra habilidade natural. Existem certas figuras históricas e públicas que são reconhecidas como gênios, incluindo Albert Einstein, que contribuiu muito para o campo da física. Segundo a Revista Espacios 

Acompanho Fórmula 1 desde 1983. Dos que pilotos que ei vi. São gênios.  Nelson Piquet, Alain Prost, Michael Schumacher, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Marx Verstappen.

Ayrton Senna. Seria um Super Gênio. Mas não o melhor de todos. Pois os Gênios e os Super Gênios. Tem níveis técnicos e intelectuais propícios para as suas respectivas épocas.  

Não havendo comparações entre  Gênio e Super Gênios. Em épocas distintas. 

São pilotos bons ou muito bons . Damon Hill  , Jaques Villeneuve ,  Jaques Laffite ,  Ricardo Patrese , Élio de Angelis ,  Michelle Alboreto Marin Brundle , Stefan Beloff ,  Gerhard Berger  , Jean Alesi ,  Roberto Moreno ,  Rubens Barrichello , Eddie Irvine ,  David Couthard ,  Jarno Trulli , Giancarlo Fisichella ,  Mark Webber , Felipe Massa , Cristiano da Matta ,  Valtteri Bottas ,  Sérgio Perez e  Carlos Sainz Junior . São excelentes pilotos .  Nigel Mansell , Mika Hakkinen , Kimi Raikkonen , Keke Rosberg , Nico Rosberg , Jenson Button , Juan Pablo Montoya ,  Daniel Ricardo ,  Sebastian Vettel ,  Charles Leclerc ,  Lando Norris  e George Russell  .

Os craques são aqueles esportistas que se distinguem  por uma inteligência excepcional ou por um talento criativo fora do comum


A inteligência física é definitivamente necessária, assim como a de qualquer atleta. Acho que os maiores campeões  de Fórmula 1 também tem suas  formas de inteligência que os qualificariam para serem considerados muito inteligentes. 

A inteligência física Capacidade de identificar as próprias emoções, de nomeá-las e gerenciá-las. E gerenciar as emoções significa abraçá-las, reconhecer que estão ali e, então, decidir, conscientemente, quais ações podem ser tomadas com base naquilo que se está sentindo.

O tetracampeão Sebastian Vettel. por exemplo, sempre se mostrou um piloto que entende profundamente dos carros nos detalhes, ele é muito inteligente e um piloto  completo.

Sim, é amplamente reconhecido que a chegada de Michael Schumacher à Ferrari em 1996 mudou a mentalidade e o ambiente da equipe, levando a uma transformação que culminou com a conquista de cinco títulos mundiais. 

Como Schumacher mudou a mentalidade na Ferrari:

Mudança de abordagem:

Schumacher trouxe uma mentalidade de "vivenciar a Ferrari", não apenas trabalhar para ela, o que envolveu uma dedicação extrema e uma busca incessante por melhorar o carro e a performance. 

Engajamento com a equipe:

Ele se envolvia diretamente com os engenheiros e técnicos, buscando entender e explorar ao máximo o potencial do carro, mostrando uma postura proativa e participativa. 

Foco no desenvolvimento:

Schumacher não se contentava com o que tinha e sempre buscou o desenvolvimento contínuo, buscando soluções para melhorar a performance e o carro, segundo o antigo chefe da Ferrari. 

Mudança cultural:

A chegada de Schumacher e a sua mentalidade de trabalho influenciaram positivamente a cultura da equipe, que se tornou mais voltada para o desempenho e a busca pela vitória. 

Inspiração e motivação:

Sua determinação e paixão pelo esporte inspiraram e motivaram a equipe a trabalhar com mais dedicação e a alcançar seus objetivos. 

Liderança e exemplo:

Schumacher foi um líder por exemplo, demonstrando a importância do trabalho em equipe, da dedicação e da busca incessante pela perfeição. 

Efeitos positivos:

A mudança de mentalidade e a liderança de Schumacher resultaram em uma Ferrari mais forte, mais competitiva e, por fim, campeã do mundo. 


Em níveis de formação intelectual e técnica distinta para cada época. Acho que os pilotos mais inteligentes ou mais talentosos. Sempre irão prevalecer.

Confira as estatísticas dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/statistiques/pilote.aspx


Imagem ; Sire reddit.





  


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