Marx Verstappen mosrou muita inteligencia para vencer o GP do Canadá em 2024. Após a derrota para a Ferrari em Monaco, o então tricampeão neutralizou a concorrência de Lando Norris, da McLaren, além de superar o pole position George Russell, da Mercedes - que competou o pódio em terceiro.
O primeiro safety car, veio na volta 25 causado por Logan Sargeant, : foi aí que Verstappen saltou para a liderança, antecipando Norris na parada nos boxes. O então tricampeão chegou a ser ultrapassado pelo britanico no inicio da corrida na metade final da disputa, também teve ultrapassar Norris na pista uma segunda vez, depois do nova parada nos boxes.
Largando na pole, Russell tentou segurar Verstappen, mas não conseguiu impedir o avanço da MC Laren ele quase foi superado por Oscar Piastri, mas soube guiar com a faca nos dentes - com direito a uma briga intensa com o heptacampeão Lewis Hamilton. O jovem de 26 anos conquistou o primeiro pódio da Merces no Mundial de Pilotos em 2024.
Classificação segundo o Globo Esporte.
Max Verstappen (RBR)
Lando Norris (McLaren) +3s879
George Russell (Mercedes) +4s317
Lewis Hamilton (Mercedes) +4s915
Oscar Piastri (McLaren) +10s199
Fernando Alonso (Aston Martin) +17s510
Lance Stroll (Aston Martin) +23s625
Daniel Ricciardo (RB) +28s672
Pierre Gasly (Alpine) - +30s021
Esteban Ocon (Alpine) +30s313
Nico Hulkenberg (Haas) +30s824
Kevin Magnussen (Haas) +31s253
Valtteri Bottas (Sauber) +40s487
Yuki Tsunoda (RB) +52s694
Guanyu Zhou (RB) - 1 volta.
Carlos Sainz (Ferrari) - ABANDONOU
Alexander Albon (Williams) - ABANDONOU
Sergio Pérez (RBR) - ABANDONOU
Charles Leclerc (Ferrari) - ABANDONOU
Logan Sargeant (Williams) - ABANDONOU.
Controle de pista", no automobilismo refere-se a um conjunto de sistemas eletrônicos que auxiliam o piloto a aplicar a inteligência na pista e a controlar a sua trajetória em situações de risco, como derrapagens ou perda de aderência.
Um gênio (português brasileiro) ou génio (português europeu) é uma pessoa com grande capacidade mental. Ela pode se manifestar por um intelecto de primeira grandeza, ou um talento criativo fora do comum. Na primeira escala de classificação para níveis cognitivos, proposta por Lewis Madison Terman, em 1916, eram classificados como "gênios" as pessoas que obtivessem pontuação acima de 150, e "quase gênio" (near genius) entre 140 e 150, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Posteriormente, em 1928, essas classificações foram modificadas e passou-se a considerar "gênio" somente quem obtivesse pontuação acima de 180, também numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Para David Wechsler, o termo "gênio" poderia ser aplicado a quem obtivesse escore acima de 127, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 15. Mais tarde, passou a classificar como "gênio" quem obtivesse pontuação acima de 150. Pela classificação mais recente do Stanford-Binet V (2003), o termo gênio é aplicado a quem obtém escore acima de 160, sendo reservado o termo "superdotado" para quem obtém pontuação entre 145 e 160
O termo "gênio" também se aplica a alguém que seja um polímata ou alguém habilidoso em muitas áreas intelectuais. O termo se aplica com precisão a habilidades mentais, mais que físicas, embora seja também usado coloquialmente para indicar a posse de um talento superior em qualquer campo.
O estudo da inteligência apresenta grande relevância não só no campo da Psicologia, mas
também na área da educação, sendo de grande interesse para os professores em função de sua
relação com o sucesso escolar (Faria, 2003; 2007; Silva, Ribeiro-Filho & Santos, 2012). Apesar
de inteligência ser uma palavra muito utilizada no ambiente escolar, o seu entendimento varia
de acordo com o referencial teórico utilizado. Quando os profissionais da educação fazem uso
do termo inteligência, podem não ter clareza do seu real significado ou compreensão de suas
determinantes, pois ela é, muitas vezes, entendida como algo imutável, responsável totalmente
pelo sucesso ou fracasso do aluno.
Sabe-se que a concepção de inteligência mudou ao longo da história, e que não existe
consenso sobre a sua definição, mensuração e determinantes. Assim, o presente trabalho
justifica-se no sentido em que pretende discutir as diferentes concepções de inteligência,
apresentando os pontos de divergência e concordância entre as teorias psicológicas que
abordam o tema, podendo contribuir para compreensão, por parte dos educadores, de como ela
influencia o desempenho dos alunos. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo geral
discutir a percepção de inteligência apresentada pelos profissionais da educação do ensino
fundamental, anos iniciais, das escolas públicas de um município da região norte do estado do
Paraná, Brasil, analisando a percepção desses professores quanto a importância da inteligência
no processo de ensino-aprendizagem e sua utilização em seu trabalho com os alunos.
A metodologia utilizada foi a de pesquisa exploratória, da qual participaram professores das
primeiras séries dos anos iniciais de escolas públicas do município, por meio de um
questionário, e o estudo foi organizado em duas seções. Inicialmente são apresentados
aspectos gerais e conceituais acerca da inteligência; além de abordar as principais teorias
psicológicas que tratam o tema inteligência. Na segunda seção é explicada a metodologia
utilizada, bem como são apresentados os resultados e discussão, sendo as respostas analisadas
a partir da análise textual discursiva.
1.1. Inteligência: aspectos gerais e conceituais
De acordo com Passos e Ferreira (2016), o termo “inteligência” se originou do latim
intelligentia, derivado das palavras inter que significa “entre” e eligere que quer dizer
“escolher”, explicando que a inteligência pode ser considerada como a capacidade de fazer uma
escolha que seja julgada a melhor ou mais correta. No dicionário de Psicologia (Associação
Psicológica Americana, 2010, p. 521), pode-se encontrar a definição de inteligência como sendo
a “capacidade de extrair informações, aprender com a experiência, adaptar-se ao ambiente,
compreender e utilizar corretamente o pensamento e a razão”. Segundo a Revista Espacios.
Os gênios no esporte são dotados de excepcional brilhantismo. Os genios no esporte podem se manifestar na primeira infância (prodígio) ou mais tarde na vida; de qualquer forma, os gênios eventualmente se diferenciam do restante através de grande originalidade. Gênios intelectuais geralmente tem visões nítidas e concisas de uma dada situação, na qual a interpretação é desnecessária - os factos simplesmente os impactam e eles constroem ou agem de acordo com estes factos, geralmente com tremenda energia. Aqui também, gênios consumados em campos intelectuais começam em muitos casos como prodígios, privilegiados com memória superior, reconhecimento de padrões ou apenas percepção. Segundo a Revista Espacios .
Os gênios são dotados de um brilhantismo excepcional, sendo insensíveis às limitações da mediocridade e emocionalmente muito sensíveis, seu intelectos prevalece sobre a vontade muito mais do que pessoas medianas ou normais.
O fenômeno esportivo é uma manifestação cultural e social que se caracteriza por ser complexo e diversificado. Ele se modifica e se desenvolve de acordo com a sociedade, transmitindo valores e influindo em hábitos e comportamentos.
Características do fenômeno esportivo
É um fenômeno sócio-cultural
É um fenômeno econômico e político
É um fenômeno heterogêneo, com diferentes formas de manifestação
Reflete os valores, as perspectivas e as lutas da sociedade
Pode influenciar a sociedade
Exemplos de fenômenos no esporte
Especialização, que define os papéis a serem executados pelos atletas
Estratégias, que são táticas de jogos cada vez mais formais, rígidas e calculistas
Quantificação, que pode ser marca de desempenho ótimo
Uso de aparelhos tecnológicos, que confere mais racionalidade e precisão nos movimentos
Importância do esporte
O esporte pode ter significação para o desenvolvimento do ser humano se gerar programas e projetos que garantam a transformação social e a formação dos segmentos mais carentes da população.
Os craques são aqueles esportistas que se distinguem por uma inteligência excepcional ou por um talento criativo fora do comum.
Os gênios no esporte são aqueles que com uma excepcional capacidade mental Ela pode se manifestar por um intelecto de primeira grandeza, ou um talento criativo fora do comum. Na primeira escala de classificação para níveis cognitivos, proposta por Lewis Madison Terman, em 1916, eram classificados como "gênios" as pessoas que obtivessem pontuação acima de 150, e "quase gênio" (near genius) entre 140 e 150, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Posteriormente, em 1928, essas classificações foram modificadas e passou-se a considerar "gênio" somente quem obtivesse pontuação acima de 180, também numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Para David Wechsler, o termo "gênio" poderia ser aplicado a quem obtivesse escore acima de 127, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 15. Mais tarde, passou a classificar como "gênio" quem obtivesse pontuação acima de 150. Pela classificação mais recente do Stanford-Binet V (2003), o termo gênio é aplicado a quem obtém escore acima de 160, sendo reservado o termo "superdotado" para quem obtém pontuação entre 145 e 160.
Os gênios no esporte são dotados de excepcional brilhantismo. Os genios no esporte podem se manifestar na primeira infância (prodígio) ou mais tarde na vida; de qualquer forma, os gênios eventualmente se diferenciam do restante através de grande originalidade. Gênios intelectuais geralmente tem visões nítidas e concisas de uma dada situação, na qual a interpretação é desnecessária - os factos simplesmente os impactam e eles constroem ou agem de acordo com estes factos, geralmente com tremenda energia. Aqui também, gênios consumados em campos intelectuais começam em muitos casos como prodígios, privilegiados com memória superior, reconhecimento de padrões ou apenas percepção. Segundo a Revista Espacios .
Talento esportivo é a inclinação e habilidade natural ou desenvolvida de uma pessoa para realizar determinada atividade, algo que facilita o sucesso pessoal numa determinada atividade ou ocupação. Também refere-se a pessoa com competências fora da média para realizar uma determinada atividade esportiva.
Talentos no esporte são as inclinações e habilidades naturais ou desenvolvida de um esportista para realizar determinada atividade, algo que facilita o sucesso pessoal numa determinada atividade ou ocupação. Também refere-se a pessoa com competências individuais excelentes para realizar uma determinada modalidade esportiva
No dicionário de Psicologia (Associação Psicológica Americana, 2010, p. 521), pode-se encontrar a definição de inteligência como sendo a “capacidade de extrair informações, aprender com a experiência, adaptar-se ao ambiente, compreender e utilizar corretamente o pensamento e a razão”. Segundo a Revista Espacios .
Um gênio é definido como uma pessoa que tem uma função intelectual ou criativa notável, ou outra habilidade natural. Existem certas figuras históricas e públicas que são reconhecidas como gênios, incluindo Albert Einstein, que contribuiu muito para o campo da física. Segundo a Revista Espacios .
São pilotos bons ou muito bons . Damon Hill , Jaques Villeneuve , Jaques Laffite , Ricardo Patrese , Élio de Angelis , Michelle Alboreto Marin Brundle , Stefan Beloff , Gerhard Berger , Jean Alesi , Roberto Moreno , Rubens Barrichello , Eddie Irvine , David Couthard , Jarno Trulli , Giancarlo Fisichella , Mark Webber , Felipe Massa , Cristiano da Matta , Valtteri Bottas , Sérgio Perez e Carlos Sainz Junior . São excelentes pilotos . Nigel Mansell , Mika Hakkinen , Kimi Raikkonen , Keke Rosberg , Nico Rosberg , Jenson Button , Juan Pablo Montoya , Daniel Ricardo , Sebastian Vettel , Charles Leclerc , Lando Norris e George Russell .
São gênios. Alain Prost, Nelson Piquet, Michael Schumacher, Lewis Hamilton , Fernando Alonso e Marx Vesstappen. Acompanho Fórmula 1 há 42 anos. Os gênios e super gênios. Tem a excepcional qualidade em aplicarem a inteligência em corrida. Algo que Marx Verstappen tem seu DNA.
Ayrton Senna. Seria um Super Gênio. Mas não o melhor de todos. Pois os Gênios e os Super Gênios. Tem níveis técnicos e intelectuais propícios para as suas respectivas épocas. Gênios e Super Gênios . São geniais no controle de pista . E nesse sentido . O GP de Portugal em 1985 . Me impressionou mais do que o GP da Europa em 1993. Sendo a melhor corrida na carreira do tricampeão.
Os gênios e super gênios. Tem performances brilhantes no controle de pista. Por isso Marx Verstappen entre nesse seleto grupo.
Confira as estatísticas dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/
Imagens ; Portal Globo Esporte.
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