segunda-feira, 9 de junho de 2025

A inteligência de Marx Verstappen no GP do Canadá em 2024.

 Marx Verstappen mosrou muita inteligencia para vencer o GP do Canadá em 2024. Após a derrota para a Ferrari em Monaco, o então  tricampeão neutralizou a concorrência de Lando Norris, da McLaren, além de superar o pole position George Russell, da Mercedes - que competou o pódio em terceiro.

O primeiro  safety car, veio  na volta 25 causado por Logan Sargeant, : foi aí que Verstappen saltou para a liderança, antecipando  Norris na parada  nos  boxes. O então  tricampeão chegou a ser ultrapassado pelo britanico  no inicio  da corrida  na metade final da disputa, também teve ultrapassar Norris  na pista uma segunda vez, depois do nova parada nos boxes.

Largando na pole, Russell tentou segurar Verstappen, mas não conseguiu impedir o avanço da MC Laren ele quase foi superado por  Oscar Piastri,  mas soube guiar com a faca nos dentes - com direito a uma briga intensa com o heptacampeão  Lewis Hamilton. O jovem de 26 anos conquistou o primeiro pódio da Merces no Mundial de Pilotos  em 2024.

Classificação segundo o Globo Esporte.

Max Verstappen (RBR)

Lando Norris (McLaren) +3s879

George Russell (Mercedes) +4s317

Lewis Hamilton (Mercedes) +4s915

Oscar Piastri (McLaren) +10s199

Fernando Alonso (Aston Martin) +17s510

Lance Stroll (Aston Martin) +23s625

Daniel Ricciardo (RB) +28s672

Pierre Gasly (Alpine) - +30s021

Esteban Ocon (Alpine) +30s313

Nico Hulkenberg (Haas) +30s824

Kevin Magnussen (Haas) +31s253

Valtteri Bottas (Sauber) +40s487

Yuki Tsunoda (RB) +52s694

Guanyu Zhou (RB) - 1 volta.

Carlos Sainz (Ferrari) - ABANDONOU

Alexander Albon (Williams) - ABANDONOU

Sergio Pérez (RBR) - ABANDONOU

Charles Leclerc (Ferrari) - ABANDONOU

Logan Sargeant (Williams) - ABANDONOU.

Conclusão. 

 Controle de pista", no automobilismo refere-se a um conjunto de sistemas eletrônicos que auxiliam o piloto a aplicar a inteligência na pista e a controlar a sua trajetória em situações de risco, como derrapagens ou perda de aderência. 

Um gênio (português brasileiro) ou génio (português europeu) é uma pessoa com grande capacidade mental. Ela pode se manifestar por um intelecto de primeira grandeza, ou um talento criativo fora do comum. Na primeira escala de classificação para níveis cognitivos, proposta por Lewis Madison Terman, em 1916, eram classificados como "gênios" as pessoas que obtivessem pontuação acima de 150, e "quase gênio" (near genius) entre 140 e 150, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Posteriormente, em 1928, essas classificações foram modificadas e passou-se a considerar "gênio" somente quem obtivesse pontuação acima de 180, também numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Para David Wechsler, o termo "gênio" poderia ser aplicado a quem obtivesse escore acima de 127, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 15. Mais tarde, passou a classificar como "gênio" quem obtivesse pontuação acima de 150. Pela classificação mais recente do Stanford-Binet V (2003), o termo gênio é aplicado a quem obtém escore acima de 160, sendo reservado o termo "superdotado" para quem obtém pontuação entre 145 e 160

O termo "gênio" também se aplica a alguém que seja um polímata ou alguém habilidoso em muitas áreas intelectuais. O termo se aplica com precisão a habilidades mentais, mais que físicas, embora seja também usado coloquialmente para indicar a posse de um talento superior em qualquer campo.

O estudo da inteligência apresenta grande relevância não só no campo da Psicologia, mas

também na área da educação, sendo de grande interesse para os professores em função de sua

relação com o sucesso escolar (Faria, 2003; 2007; Silva, Ribeiro-Filho & Santos, 2012). Apesar

de inteligência ser uma palavra muito utilizada no ambiente escolar, o seu entendimento varia

de acordo com o referencial teórico utilizado. Quando os profissionais da educação fazem uso

do termo inteligência, podem não ter clareza do seu real significado ou compreensão de suas

determinantes, pois ela é, muitas vezes, entendida como algo imutável, responsável totalmente

pelo sucesso ou fracasso do aluno.

Sabe-se que a concepção de inteligência mudou ao longo da história, e que não existe

consenso sobre a sua definição, mensuração e determinantes. Assim, o presente trabalho

justifica-se no sentido em que pretende discutir as diferentes concepções de inteligência,

apresentando os pontos de divergência e concordância entre as teorias psicológicas que

abordam o tema, podendo contribuir para compreensão, por parte dos educadores, de como ela

influencia o desempenho dos alunos. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo geral

discutir a percepção de inteligência apresentada pelos profissionais da educação do ensino

fundamental, anos iniciais, das escolas públicas de um município da região norte do estado do

Paraná, Brasil, analisando a percepção desses professores quanto a importância da inteligência

no processo de ensino-aprendizagem e sua utilização em seu trabalho com os alunos.

A metodologia utilizada foi a de pesquisa exploratória, da qual participaram professores das

primeiras séries dos anos iniciais de escolas públicas do município, por meio de um

questionário, e o estudo foi organizado em duas seções. Inicialmente são apresentados

aspectos gerais e conceituais acerca da inteligência; além de abordar as principais teorias

psicológicas que tratam o tema inteligência. Na segunda seção é explicada a metodologia

utilizada, bem como são apresentados os resultados e discussão, sendo as respostas analisadas

a partir da análise textual discursiva.

1.1. Inteligência: aspectos gerais e conceituais

De acordo com Passos e Ferreira (2016), o termo “inteligência” se originou do latim

intelligentia, derivado das palavras inter que significa “entre” e eligere que quer dizer

“escolher”, explicando que a inteligência pode ser considerada como a capacidade de fazer uma

escolha que seja julgada a melhor ou mais correta. No dicionário de Psicologia (Associação

Psicológica Americana, 2010, p. 521), pode-se encontrar a definição de inteligência como sendo

a “capacidade de extrair informações, aprender com a experiência, adaptar-se ao ambiente,

compreender e utilizar corretamente o pensamento e a razão”. Segundo a Revista Espacios.

Os gênios no esporte são dotados de excepcional brilhantismo. Os genios no esporte podem se manifestar na primeira infância (prodígio) ou mais tarde na vida; de qualquer forma, os gênios eventualmente se diferenciam do restante através de grande originalidade. Gênios intelectuais geralmente tem visões nítidas e concisas de uma dada situação, na qual a interpretação é desnecessária - os factos simplesmente os impactam e eles constroem ou agem de acordo com estes factos, geralmente com tremenda energia. Aqui também, gênios consumados em campos intelectuais começam em muitos casos como prodígios, privilegiados com memória superior, reconhecimento de padrões ou apenas percepção. Segundo a Revista Espacios .

Os gênios são dotados de um brilhantismo excepcional, sendo insensíveis às limitações da mediocridade e emocionalmente muito sensíveis, seu intelectos  prevalece sobre a vontade muito mais do que pessoas medianas ou normais.

O fenômeno esportivo é uma manifestação cultural e social que se caracteriza por ser complexo e diversificado. Ele se modifica e se desenvolve de acordo com a sociedade, transmitindo valores e influindo em hábitos e comportamentos. 

Características do fenômeno esportivo 

É um fenômeno sócio-cultural

É um fenômeno econômico e político

É um fenômeno heterogêneo, com diferentes formas de manifestação

Reflete os valores, as perspectivas e as lutas da sociedade

Pode influenciar a sociedade

Exemplos de fenômenos no esporte 

Especialização, que define os papéis a serem executados pelos atletas

Estratégias, que são táticas de jogos cada vez mais formais, rígidas e calculistas

Quantificação, que pode ser marca de desempenho ótimo

Uso de aparelhos tecnológicos, que confere mais racionalidade e precisão nos movimentos

Importância do esporte

O esporte pode ter significação para o desenvolvimento do ser humano se gerar programas e projetos que garantam a transformação social e a formação dos segmentos mais carentes da população. 

Os craques são aqueles esportistas que se distinguem  por uma inteligência excepcional ou por um talento criativo fora do comum.


Os gênios no esporte são aqueles que com uma excepcional capacidade  mental Ela pode se manifestar por um intelecto de primeira grandeza, ou um talento criativo fora do comum. Na primeira escala de classificação para níveis cognitivos, proposta por Lewis Madison Terman, em 1916, eram classificados como "gênios" as pessoas que obtivessem pontuação acima de 150, e "quase gênio" (near genius) entre 140 e 150, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Posteriormente, em 1928, essas classificações foram modificadas e passou-se a considerar "gênio" somente quem obtivesse pontuação acima de 180, também numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Para David Wechsler, o termo "gênio" poderia ser aplicado a quem obtivesse escore acima de 127, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 15. Mais tarde, passou a classificar como "gênio" quem obtivesse pontuação acima de 150. Pela classificação mais recente do Stanford-Binet V (2003), o termo gênio é aplicado a quem obtém escore acima de 160, sendo reservado o termo "superdotado" para quem obtém pontuação entre 145 e 160.


Os gênios no esporte são dotados de excepcional brilhantismo. Os genios no esporte podem se manifestar na primeira infância (prodígio) ou mais tarde na vida; de qualquer forma, os gênios eventualmente se diferenciam do restante através de grande originalidade. Gênios intelectuais geralmente tem visões nítidas e concisas de uma dada situação, na qual a interpretação é desnecessária - os factos simplesmente os impactam e eles constroem ou agem de acordo com estes factos, geralmente com tremenda energia. Aqui também, gênios consumados em campos intelectuais começam em muitos casos como prodígios, privilegiados com memória superior, reconhecimento de padrões ou apenas percepção. Segundo a Revista Espacios .


Talento esportivo  é a inclinação e habilidade natural ou desenvolvida de uma pessoa para realizar determinada atividade, algo que facilita o sucesso pessoal numa determinada atividade ou ocupação. Também refere-se a pessoa com competências fora da média para realizar uma determinada atividade esportiva.


Talentos no esporte são as inclinações  e habilidades naturais  ou desenvolvida de um esportista  para realizar determinada atividade, algo que facilita o sucesso pessoal numa determinada atividade ou ocupação. Também refere-se a pessoa com competências individuais excelentes para realizar uma determinada modalidade esportiva


No dicionário de Psicologia (Associação Psicológica Americana, 2010, p. 521), pode-se encontrar a definição de inteligência como sendo a “capacidade de extrair informações, aprender com a experiência, adaptar-se ao ambiente, compreender e utilizar corretamente o pensamento e a razão”. Segundo a Revista Espacios .


Um gênio é definido como uma pessoa que tem uma função intelectual ou criativa notável, ou outra habilidade natural. Existem certas figuras históricas e públicas que são reconhecidas como gênios, incluindo Albert Einstein, que contribuiu muito para o campo da física. Segundo a Revista Espacios .

São pilotos bons ou muito bons . Damon Hill  , Jaques Villeneuve ,  Jaques Laffite ,  Ricardo Patrese , Élio de Angelis ,  Michelle Alboreto Marin Brundle , Stefan Beloff ,  Gerhard Berger  , Jean Alesi ,  Roberto Moreno ,  Rubens Barrichello , Eddie Irvine ,  David Couthard ,  Jarno Trulli , Giancarlo Fisichella ,  Mark Webber , Felipe Massa , Cristiano da Matta ,  Valtteri Bottas ,  Sérgio Perez e  Carlos Sainz Junior . São excelentes pilotos .  Nigel Mansell , Mika Hakkinen , Kimi Raikkonen , Keke Rosberg , Nico Rosberg , Jenson Button , Juan Pablo Montoya ,  Daniel Ricardo ,  Sebastian Vettel ,  Charles Leclerc ,  Lando Norris  e George Russell  .

São gênios. Alain Prost, Nelson Piquet, Michael Schumacher, Lewis Hamilton ,  Fernando  Alonso e Marx Vesstappen. Acompanho Fórmula 1 há 42 anos. Os gênios e super gênios. Tem a excepcional qualidade em aplicarem a inteligência em corrida. Algo que Marx Verstappen tem seu DNA.

Ayrton Senna. Seria um Super Gênio. Mas não o melhor de todos. Pois os Gênios e os Super Gênios. Tem níveis técnicos e intelectuais propícios para as suas respectivas épocas.  Gênios e Super Gênios . São geniais no controle de pista . E nesse sentido . O GP de Portugal em 1985 . Me impressionou mais do que o GP da Europa em 1993. Sendo a melhor corrida na carreira do tricampeão. 

Os gênios e super gênios. Tem performances  brilhantes no controle de pista. Por isso Marx Verstappen entre nesse seleto grupo. 

 Confira as estatísticas dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/statistiques/pilote.aspx

Imagens ; Portal Globo Esporte.







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