Lando Norria venceu o GP da Austría, após confronto direto com Oscar Piastri, seu companheiro de equipe
Embora a McLaren dominasse a corrida a corrida foi marcada por caos na largada, incidentes e decisões estratégicas cruciais ao longo das 70 voltas no Red Bull Ring.
Logo de início, Carlos Sainz enfrentou problemas com o carro na volta de apresentação, ficando parado no grid com sua Williams. Por isso, a largada foi abortada e o procedimento reiniciado, reduzindo a distância total em uma volta.
Apesar de conseguir religar o carro, o espanhol foi obrigado a largar dos boxes. No entanto, ao parar, sea ferrai pegou fogo . Com isso, restaram apenas 19 carros no grid.
Assim que a prova finalmente começou, mais drama: Kimi Antonelli errou a freada na curva 3 e teve colisão com Max Verstappen, provocando o abandono de ambos na primeira volta. Franco Colapinto também se envolveu, mas conseguiu terminar em nono.
Como consequência, o safety car foi acionado imediatamente. Na volta 4, a bandeira verde foi novamente agitada e a ação recomeçou. Na frente, Piastri superou Charles Leclerc e colocou as duas McLarens na liderança.
Mais atrás, Pierre Gasly e Alex Albon aproveitaram a confusão para subir ao sexto e sétimo lugares, respectivamente. Enquanto isso, Lewis Hamilton e George Russell travavam uma batalha.
Na volta 11, Norris errou rva 1 e Piastri não desperdiçou a chance. Mas Norris deu o troco na curva seguinte.
, Gabriel Bortoleto mostrou evolução. Ultrapassou Gasly, e chegou ao sétimo lugar. O brasileiro forçou a parada do frances na volta 11.
Primeiras paradas nos boxes
Na volta 20, Piastri tentou ultrapassar na curva 4. O australiano travou os pneus e quase tocou Norris. Para evitar riscos. A MC Laren chamou Norris logo em seguida
Em seguida, o engenheiro de Piastri consultou o piloto sobre qual estratégia seguir: manter-se 1.5s atrás ou abrir mão de tempo por compostos novos. Ele optou pela segunda alternativa, parando no fim da volta 24.
Na volta 28, a equipe alertou Piastri por rádio que sua tentativa anterior de ultrapassagem havia sido “muito marginal” e que ele não deveria repetir esse tipo de manobra, sob risco de punição ou co
Enquanto havia disputas , Norris mantevee a liderança para Piastri chegou a mais de seis segundos. Porém, Piastri respondeu com voltas rápidas e reduziu a vantagem para apenas 3.2s na volta 40.
Novas paradas
Com a corrida mais estabilizada, a segunda rodada e de pit stops teve início. Leclerc parou na volta 50, seguido por Hamilton na 51. Norris parou na sequencia , no fim da volta 52. Já Piastri foi chamado no giro seguinte.
No entanto, ao retornar à pista, o australiano se viu no meio de uma disputa entre Colapinto e Tsunoda. Piastri acabou sendo empurrado para a grama na reta antes da curva 4. Ele manteve o pé cravado, mas a manobra resultou em uma nova investigação.
Dessa vez, Colapinto foi penalizado Ainda assim, Piastri seguiu em ritmo forte, se aproximando de Norris. A diferença caiu para menos de dois segundos nas voltas finais.
Contudo, Norris foi informado via rádio de um leve dano na asa dianteira. Apesar disso, o britânico conseguiu copntrolar a sitiuaução na frente, selando uma vitória que o deixou a 15 pontos do líder do campeonato.
Leclerc completou o pódio à frente de Hamilton, enquanto Bortoleto fechou um fim de semana impressionante marcando seus primeiros chgenaod em oitavo
Conclusão.
"Controle de pista", no automobilismo refere-se a um conjunto de sistemas eletrônicos que auxiliam o piloto a aplicar a inteligência na pista e a controlar a sua trajetória em situações de risco, como derrapagens ou perda de aderência.
Os gênios são dotados de um brilhantismo excepcional, sendo insensíveis às limitações da mediocridade e emocionalmente muito sensíveis, seu intelectos prevalece sobre a vontade muito mais do que pessoas medianas ou normais.
O fenômeno esportivo é uma manifestação cultural e social que se caracteriza por ser complexo e diversificado. Ele se modifica e se desenvolve de acordo com a sociedade, transmitindo valores e influindo em hábitos e comportamentos.
Características do fenômeno esportivo
É um fenômeno sócio-cultural
É um fenômeno econômico e político
É um fenômeno heterogêneo, com diferentes formas de manifestação
Reflete os valores, as perspectivas e as lutas da sociedade
Pode influenciar a sociedade
Exemplos de fenômenos no esporte
Especialização, que define os papéis a serem executados pelos atletas
Estratégias, que são táticas de jogos cada vez mais formais, rígidas e calculistas
Quantificação, que pode ser marca de desempenho ótimo
Uso de aparelhos tecnológicos, que confere mais racionalidade e precisão nos movimentos
Importância do esporte
O esporte pode ter significação para o desenvolvimento do ser humano se gerar programas e projetos que garantam a transformação social e a formação dos segmentos mais carentes da população.
Os craques são aqueles esportistas que se distinguem por uma inteligência excepcional ou por um talento criativo fora do comum.
Os gênios no esporte são aqueles que com uma excepcional capacidade mental Ela pode se manifestar por um intelecto de primeira grandeza, ou um talento criativo fora do comum. Na primeira escala de classificação para níveis cognitivos, proposta por Lewis Madison Terman, em 1916, eram classificados como "gênios" as pessoas que obtivessem pontuação acima de 150, e "quase gênio" (near genius) entre 140 e 150, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Posteriormente, em 1928, essas classificações foram modificadas e passou-se a considerar "gênio" somente quem obtivesse pontuação acima de 180, também numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Para David Wechsler, o termo "gênio" poderia ser aplicado a quem obtivesse escore acima de 127, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 15. Mais tarde, passou a classificar como "gênio" quem obtivesse pontuação acima de 150. Pela classificação mais recente do Stanford-Binet V (2003), o termo gênio é aplicado a quem obtém escore acima de 160, sendo reservado o termo "superdotado" para quem obtém pontuação entre 145 e 160.
Os gênios no esporte são dotados de excepcional brilhantismo. Os genios no esporte podem se manifestar na primeira infância (prodígio) ou mais tarde na vida; de qualquer forma, os gênios eventualmente se diferenciam do restante através de grande originalidade. Gênios intelectuais geralmente tem visões nítidas e concisas de uma dada situação, na qual a interpretação é desnecessária - os factos simplesmente os impactam e eles constroem ou agem de acordo com estes factos, geralmente com tremenda energia. Aqui também, gênios consumados em campos intelectuais começam em muitos casos como prodígios, privilegiados com memória superior, reconhecimento de padrões ou apenas percepção. Segundo a Revista Espacios .
Talento esportivo é a inclinação e habilidade natural ou desenvolvida de uma pessoa para realizar determinada atividade, algo que facilita o sucesso pessoal numa determinada atividade ou ocupação. Também refere-se a pessoa com competências fora da média para realizar uma determinada atividade esportiva.
Talentos no esporte são as inclinações e habilidades naturais ou desenvolvida de um esportista para realizar determinada atividade, algo que facilita o sucesso pessoal numa determinada atividade ou ocupação. Também refere-se a pessoa com competências individuais excelentes para realizar uma determinada modalidade esportiva
No dicionário de Psicologia (Associação Psicológica Americana, 2010, p. 521), pode-se encontrar a definição de inteligência como sendo a “capacidade de extrair informações, aprender com a experiência, adaptar-se ao ambiente, compreender e utilizar corretamente o pensamento e a razão”. Segundo a Revista Espacios .
Um gênio é definido como uma pessoa que tem uma função intelectual ou criativa notável, ou outra habilidade natural. Existem certas figuras históricas e públicas que são reconhecidas como gênios, incluindo Albert Einstein, que contribuiu muito para o campo da física. Segundo a Revista Espacios .
São pilotos bons ou muito bons . Damon Hill , Jaques Villeneuve , Jaques Laffite , Ricardo Patrese , Élio de Angelis , Michelle Alboreto Marin Brundle , Stefan Beloff , Gerhard Berger , Jean Alesi , Roberto Moreno , Rubens Barrichello , Eddie Irvine , David Couthard , Jarno Trulli , Giancarlo Fisichella , Mark Webber , Felipe Massa , Cristiano da Matta , Valtteri Bottas , Sérgio Perez e Carlos Sainz Junior . São excelentes pilotos . Nigel Mansell , Mika Hakkinen , Kimi Raikkonen , Keke Rosberg , Nico Rosberg , Jenson Button , Juan Pablo Montoya , Daniel Ricardo , Sebastian Vettel , Charles Leclerc , Lando Norris e George Russell .
São gênios. Alain Prost, Nelson Piquet, Michael Schumacher, Lewis Hamilton , Fnando Alonso e Marx Vesstappen. Acompanho Fórmula 1 há 42 anos. Os gênios e super gênios. Tem a excepcional qualidade em alicarem a inteligência em corrida. Algo que Marx Verstappen tem seu DNA.
Ayrton Senna. Seria um Super Gênio. Mas não o melhor de todos. Pois os Gênios e os Super Gênios. Tem níveis técnicos e intelectuais propícios para as suas respectivas épocas. Gênios e Super Gênios . São geniais no controle de pista . E nesse sentido . O GP de Portugal em 1985 . Me impressionou mais do que o GP da Europa em 1993. Sendo a melhor corrida na carreira do tricampeão.
Gênios e Super Gênios. Tem muita facilidade em aplicar a inteligência de maneira natural. Algo que Lando Norris ainda não tem.
Confira as estatísticas dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/
E
Nenhum comentário:
Postar um comentário