Após uma espera de 945 dias, a mais difícil do britânico Lewis Hamilton havia chegado ao fim. Largando da segunda colocação no GP da Inglaterra em 2024 o heptacampeão conquistou sua nona vitória em seu país , no Circuito de Silverstone, tornando-se o maior detentor de triunfos em uma mesma pista e encerrando um jejum de quase três anos.
Chegando a 199 pódios, o piloto da Mercedes não ganhava um GP na F1 desde o GP da Arábia Saudita em 2021. Desde então, viu seu colega de equipe George Russell vencer duas corridas enquanto ele seguia na espera pelo fim da seca que, enfi, havia terminado . Hamilton chegava a , 104 vitórias na carreira; e sua vitória de número , 84 com a escuideria alemã,
Mesmo liderando o Mundial de Pilotos com sete triunfos, Verstappen ficou fora coadjuvante na briga pela vitória. Um problema no sistema de água, acabou tirando Russell da corrida Norris e Hamilton, seguiam na briga pela vitória.
No entanto, um pit stop mais lento quando a chuva cessou , já na metade final da corrida, prejudicou o piloto da McLaren: apesar ambos terem pneus macios, Hamilton recuperou a liderança, justamente quando a Mercedes ainda estava lenta demais para brigar com a rival britânica.
A vitória de Hamilton foi uma boa noticia para Marx Verstappen. O holandês seguia liderando o Mundial de Pilotos, com 255 pontos, 84 pontos de vantagem sobre o rival da McLaren. A RBR liderava o Mundial de Construtores com 373 pontos, 71 a mais que a vice-líder Ferrari.
Nas primeiras voltas, Russell tinha mais de 1 segundo de vantagem para Hamilton, enquanto as equipes aguardavam a chuva. Mas a espera faz com que a intensidade da corrida diminuísse na volta 14, Leclerc ultrapassou Stroll e assumiu o sétimo lugar, atrás do colega Sainz.
O monegasco já havia ganhado três posições na largada, indo de 11º a oitavo. Pouco antes, Zhou havia parado nos boxes para trocar pneus.
Na volta 15, Norris reduziu a vantagem para Verstappen. O britânico seguia pressionado o então tricampeão, que conduzia com extrema inteligência e controle de pista. Na volta 16, Lando passou Marx na curva Stowe. O holandês também foi superado por Piastri , caindo para o quinto lugar.
Com o Verstappenb fora , a briga se concentrou entre os pilotos da casa: primeiro, Hamilton superou Russell na curva Stowe, na volta 18 , chegando a liderança . Russell seguiu na cola de Hamilton e ambos saíram da pista na curva 1; com o tempo perdido, George tornou-se um alvo fácil de Norris, que lhe tomou a segunda posição.
Norris superou Hamilton na volta 20 e na sequencia, Piastri também superou Norris. A chuva não cedeu na sequencia da corrida Leclerc e Pérez foram os primeiros a trocar pneus na volta 20 mas acabaram perdendo ritmo - o mexicano da RBR a questionar a RBR sobre a decisão.
A Mercedes, por outro lado recebeu uma negativa de Hamilton, ao questionar o piloto sobre estratégia de seguir na pista . Piastri fez a mesma negativa à McLaren. A RBR trouxe Verstappen aos boxes : ele trocou pneus na volta na 27, junto com Sainz, quando ambos estavam em quinto e sexto respectivamente.
A MC Larem manteve Piastri na pista, chamando Norris para a trca de pneus. Na sequencia, a Mercedes chamou seus dois pilotos para a troca de pneus. Piastri trocou pneus na volta 29 . E Verstappen voltou a terceira posição.
Russell abandonou com problemas com sistema de agua da sua Mercedes na volta 34 . Por outro lado. Hamilton, com extrema inteligência, vinha economixzando motor, gasolina e pneus, tendo o carro mais inteiro durante 38 voltas. E Hamilton trocou pneus na volta 39.
Hamilton vinha com o carro mais inteiro durante a corrida. E retomou a liderança quando Norris levou 4,5 segundos na sua troca de pneus. Verstappen vinha tendo excepcional controle de pista. O então tricampeão vinha economizando motor, gasolina e pneus. E acabou superando Norris.
Com seus carros mais inteiros que os dos demais pilotos. Hamilton e Verstappen brigaram pela vitória. Mas o heptacampeão manteve seus 3 segundos de vantagem e venceu a corrida.
Resultado da corrida.
Lewis Hamilton (Mercedes)
Max Verstappen (RRBR) +1s465
Lando Norris (McLaren) +7s547
Oscar Piastri (McLaren) +12s429
Carlos Sainz (Ferrari) +47s318
Nico Hulkenberg (Haas) +55s722
Lance Stroll (Aston Martin) +57s569
Fernando Alonso (Aston Martin) +1m03s577
Alexander Albon (Williams) +1m08s387
Yuki Tsunoda (RB) +1m19s303
Logan Sargeant (Williams) +1m28s960
Kevin Magnussen (Haas) +1m30s153
Daniel Ricciardo (RB) - 1 volta
Charles Leclerc (Ferrari) - 1 volta
Valtteri Bottas (Sauber) - 1 volta
Esteban Ocon (Alpine) - 2 voltas
Sergio Pérez (RBR) - 2 voltas
Guanyu Zhou (Sauber) - 2 voltas
George Russell (Mercedes) - ABANDONOU
Pierre Gasly (Alpine) - ABANDONOU.
Conclusão
"Controle de pista", no automobilismo refere-se a um conjunto de sistemas eletrônicos que auxiliam o piloto a aplicar a inteligência na pista e a controlar a sua trajetória em situações de risco, como derrapagens ou perda de aderência.
Os gênios são dotados de um brilhantismo excepcional, sendo insensíveis às limitações da mediocridade e emocionalmente muito sensíveis, seu intelectos prevalece sobre a vontade muito mais do que pessoas medianas ou normais.
O fenômeno esportivo é uma manifestação cultural e social que se caracteriza por ser complexo e diversificado. Ele se modifica e se desenvolve de acordo com a sociedade, transmitindo valores e influindo em hábitos e comportamentos.
Características do fenômeno esportivo
É um fenômeno sócio-cultural
É um fenômeno econômico e político
É um fenômeno heterogêneo, com diferentes formas de manifestação
Reflete os valores, as perspectivas e as lutas da sociedade
Pode influenciar a sociedade
Exemplos de fenômenos no esporte
Especialização, que define os papéis a serem executados pelos atletas
Estratégias, que são táticas de jogos cada vez mais formais, rígidas e calculistas
Quantificação, que pode ser marca de desempenho ótimo
Uso de aparelhos tecnológicos, que confere mais racionalidade e precisão nos movimentos
Importância do esporte
O esporte pode ter significação para o desenvolvimento do ser humano se gerar programas e projetos que garantam a transformação social e a formação dos segmentos mais carentes da população.
Os craques são aqueles esportistas que se distinguem por uma inteligência excepcional ou por um talento criativo fora do comum.
Os gênios no esporte são aqueles que com uma excepcional capacidade mental Ela pode se manifestar por um intelecto de primeira grandeza, ou um talento criativo fora do comum. Na primeira escala de classificação para níveis cognitivos, proposta por Lewis Madison Terman, em 1916, eram classificados como "gênios" as pessoas que obtivessem pontuação acima de 150, e "quase gênio" (near genius) entre 140 e 150, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Posteriormente, em 1928, essas classificações foram modificadas e passou-se a considerar "gênio" somente quem obtivesse pontuação acima de 180, também numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Para David Wechsler, o termo "gênio" poderia ser aplicado a quem obtivesse escore acima de 127, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 15. Mais tarde, passou a classificar como "gênio" quem obtivesse pontuação acima de 150. Pela classificação mais recente do Stanford-Binet V (2003), o termo gênio é aplicado a quem obtém escore acima de 160, sendo reservado o termo "superdotado" para quem obtém pontuação entre 145 e 160.
Os gênios no esporte são dotados de excepcional brilhantismo. Os genios no esporte podem se manifestar na primeira infância (prodígio) ou mais tarde na vida; de qualquer forma, os gênios eventualmente se diferenciam do restante através de grande originalidade. Gênios intelectuais geralmente tem visões nítidas e concisas de uma dada situação, na qual a interpretação é desnecessária - os factos simplesmente os impactam e eles constroem ou agem de acordo com estes factos, geralmente com tremenda energia. Aqui também, gênios consumados em campos intelectuais começam em muitos casos como prodígios, privilegiados com memória superior, reconhecimento de padrões ou apenas percepção. Segundo a Revista Espacios .
Talento esportivo é a inclinação e habilidade natural ou desenvolvida de uma pessoa para realizar determinada atividade, algo que facilita o sucesso pessoal numa determinada atividade ou ocupação. Também refere-se a pessoa com competências fora da média para realizar uma determinada atividade esportiva.
Talentos no esporte são as inclinações e habilidades naturais ou desenvolvida de um esportista para realizar determinada atividade, algo que facilita o sucesso pessoal numa determinada atividade ou ocupação. Também refere-se a pessoa com competências individuais excelentes para realizar uma determinada modalidade esportiva
No dicionário de Psicologia (Associação Psicológica Americana, 2010, p. 521), pode-se encontrar a definição de inteligência como sendo a “capacidade de extrair informações, aprender com a experiência, adaptar-se ao ambiente, compreender e utilizar corretamente o pensamento e a razão”. Segundo a Revista Espacios .
Um gênio é definido como uma pessoa que tem uma função intelectual ou criativa notável, ou outra habilidade natural. Existem certas figuras históricas e públicas que são reconhecidas como gênios, incluindo Albert Einstein, que contribuiu muito para o campo da física. Segundo a Revista Espacios .
São pilotos bons ou muito bons . Damon Hill , Jaques Villeneuve , Jaques Laffite , Ricardo Patrese , Élio de Angelis , Michelle Alboreto Marin Brundle , Stefan Beloff , Gerhard Berger , Jean Alesi , Roberto Moreno , Rubens Barrichello , Eddie Irvine , David Couthard , Jarno Trulli , Giancarlo Fisichella , Mark Webber , Felipe Massa , Cristiano da Matta , Valtteri Bottas , Sérgio Perez e Carlos Sainz Junior . São excelentes pilotos . Nigel Mansell , Mika Hakkinen , Kimi Raikkonen , Keke Rosberg , Nico Rosberg , Jenson Button , Juan Pablo Montoya , Daniel Ricardo , Sebastian Vettel , Charles Leclerc , Lando Norris e George Russell .
São gênios. Alain Prost, Nelson Piquet, Michael Schumacher, Lewis Hamilton , Fnando Alonso e Marx Vesstappen. Acompanho Fórmula 1 há 42 anos. Os gênios e super gênios. Tem a excepcional qualidade em alicarem a inteligência em corrida. Algo que Marx Verstappen tem seu DNA.
Ayrton Senna. Seria um Super Gênio. Mas não o melhor de todos. Pois os Gênios e os Super Gênios. Tem níveis técnicos e intelectuais propícios para as suas respectivas épocas. Gênios e Super Gênios . São geniais no controle de pista . E nesse sentido . O GP de Portugal em 1985 . Me impressionou mais do que o GP da Europa em 1993. Sendo a melhor corrida na carreira do tricampeão.
Gênios e Super Gênios. Tem muita facilidade em aplicar a inteligência de maneira natural. Algo que consagrou seis campeonatos mundiais a Lewis Hamilton
Confira as estatísticas dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/
E
Nenhum comentário:
Postar um comentário