domingo, 12 de outubro de 2025

Grande Premio dos Estados Unidos 1983.

 A corrida mudou totalmente na vola 25,  , quando Rosberg se irritou e partiu definitivamente para cima de Tambay. Escolheu o hairpin, pior ponto possível para tentar uma ultrapassagem eambos colidiram ... Laffite tentou aproveitar a confusão para tomar a  a liderança mas foi bloquado  por Keke, e ambos s se tocaram. Logo atrás, o possuído Jarier bateu no finlandês, o que causou o abandono de ambos.

No isntante da confusão, Lauda e Watson já estavam em oitavo e nono lugares, respectivamente. Duas voltas depois, com os três abandonos à frente e ultrapassagens de ambos sobre Danny Sullivan (Tyrrell) e Marc Surer (Arrows), os pilotos da McLaren já subiram para terceiro e quarto.  Restando  mais da metade da corrida pela frente e os carros rendendo muito bem .

Com o bom  rendimento dos pneus Michelin, Patrese pressionava  Laffite na briga pela liderança,  sem sucesso. Enquanto isso, Watson, superou  Lauda travando o pneu dianteiro esquerdo, já ia aniquilando uma desvantagem  de 20 segundos. Na volta 44 , Patrese errou , e Watson e Lauda subiram para segundo e terceiro. Uma volta depois, Watson assumiu a liderança , e Lauda o seguia de perto.

O brasileiro Nélson Piquet, que largara em vigésimo, vbinha fazendo belissíma corrida de recuperação. Piquet já estva em sexto, quando teve que desistir com problemas no acelerador.

Nili Lauda correu com extrrema inteligencia e chegou em segundo, com René Arnoux completando o pódio em terceiro.

A vitória nos Estados Unidos não valeu muito . Watson foi dispensado pela McLaren no final  de 1983, dando lugar  a Alain Prost. E Lauda, que por dois anos seguidos ficou atrás de Watson , conquistou o título mundial em  1984 com a poderosa McLaren MP4/2. Watson muito provavelmente nunca ouviu falar em Almir Guineto, mas uma canção do saudoso sambista cairia como uma luva pra ele: "Oh, insensato destino, pra que...".

                                          Conclusão 

O talento natural é a             Habilidade inata ou dom natural para a pilotagem, incluindo reflexos rápidos, coordenação motora excepcional e sensibilidade ao comportamento do carro.             . A    inteligência é   capacidade do piloto de processar informações, tomar decisões estratégicas, compreender o carro e a corrida, aprender rapidamente e se adaptar a diferentes condições.

Os gênios do esporte combinam talento inato com um conjunto de características psicológicas e cognitivas, como alta motivação, resiliência, inteligência esportiva e capacidade de concentração. Essas qualidades permitem que mantenham o foco sob pressão, inovem em suas táticas e aprendam rapidamente com os erros, superando os obstáculos com uma mentalidade otimista e um desejo constante de aperfeiçoamento. 

Características psicológicas e cognitivas:

Alta motivação e comprometimento:

A determinação para atingir objetivos realistas, mantendo um comprometimento de longo prazo com o esporte. 

Enfrentamento positivo e otimismo:

A capacidade de reagir a erros e fracassos de forma construtiva, buscando soluções em vez de se fixar nos problemas. 

Perfeccionismo adaptado:

A busca contínua pela melhoria, estabelecendo metas elevadas e superando limites, o que é um diferencial dos experts. 

Alta capacidade de concentração:

A habilidade de focar no essencial, mesmo em situações de extrema pressão, e de evitar distrações. 

Controle emocional e resiliência:

Recursos e estratégias para gerenciar as emoções sob estresse e lidar bem com a adversidade, mostrando força mental. 

Inteligência esportiva:

A capacidade de analisar situações de jogo, encontrar soluções eficientes e inovadoras, e aprender rapidamente com as experiências. 

Criatividade e versatilidade mental:

Habilidades cognitivas que permitem a inovação tática e a capacidade de se adaptar a diferentes cenários, como no futebol. 

O papel do desenvolvimento e do ambiente: 

Paixão e prazer:

A paixão pela atividade é um fator fundamental que motiva o atleta a seguir melhorando e a quebrar a barreira do amadorismo.

Dedicação e repetição:

O tempo investido no aprimoramento e a busca por aperfeiçoamento a cada repetição são cruciais para se tornar um expert.

Talento e genética:

Embora o talento seja um ponto de partida, ele não é o fator decisivo. A dedicação e o desenvolvimento são mais importantes para o sucesso.

Exemplos de gênios do esporte:

Exemplos de gênios do esporte:

Alguns dos nomes mais reconhecidos que exemplificam essas qualidades incluem Lionel Messi e Cristiano Ronaldo no futebol, LeBron James no basquete, Serena Williams e Roger Federer no tênis, e Simone Biles na ginástica. Segundo o que sempre acompanhei na imprensa esportiva no Brasil. E também segundo a revista espacios. 

Os gênios  e super gênios do esporte: São frutos das suas respectivas épocas. Conforme mostra a história da Fórmula 1. E não há comparação em diferentes épocas.

Os gênios do esporte combinam talento inato com um conjunto de características psicológicas e cognitivas, como alta motivação, resiliência, inteligência esportiva e capacidade de concentração. Essas qualidades permitem que mantenham o foco sob pressão, inovem em suas táticas e aprendam rapidamente com os erros, superando os obstáculos com uma mentalidade otimista e um desejo constante de aperfeiçoamento.  Segundo a Revista Espacios .

O termo "gênio" também se aplica a alguém que seja um polímata ou alguém habilidoso em muitas áreas intelectuais. O termo se aplica com precisão a habilidades mentais, mais que físicas, embora seja também usado coloquialmente para indicar a posse de um talento superior em qualquer campo. s Revista Espacios.


Confira no Site Tudo sobre Fórmula 1.https://www.tudosobreformula1.com.br/melhores-pilotos

O equilíbrio entre o carro e o piloto na Fórmula 1 na década de 1980 é frequentemente debatido, com alguns considerando que o piloto tinha um papel mais proeminente, enquanto outros reconhecem a evolução tecnológica dos carros e o impacto que isso teve no desempenho. 

A década de 1980 marcou a era dos motores turbo na Fórmula 1, onde os carros atingiram potências elevadas, chegando a ultrapassar 1.400 cv em qualificação. No entanto, esses motores apresentavam problemas de dirigibilidade, como o turbo lag, que tornava a pilotagem mais desafiadora. 

Gênios e  Super Gênios. Tem  muita facilidade em aplicar a inteligência de maneira natural.   E é fundamental para ser ser bem sucedido na Fórmula 1

 John Watson foi  muito bom piloto. Mas  não  esteve  no patamar dos gênios ou super gênios.

Confira as estatísticas dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/statistiques/pilote.aspx

Imagens  ; Portal G1 da Rede Globo.














 













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