quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Retrospecto e títulos entre ABC e Ceará.


Retrospecto e títulos entre ABC e Ceará.



ABC e Ceará são dois dos mais tradicionais clubes do futebol do nordeste. Segundo o blog do clube cearense, em 61 jogos no total, são 29 triunfos do Ceará, contra 16 triunfos do ABC e 16 empates. Já no retrospecto de títulos entre os clubes, o ABC tem 55 triunfos estaduais contra 45 do Ceará. O Ceará tem os troféus do Torneio-Norte Nordeste em 1969 e da Copa do Nordeste em 2015, enquanto o ABC tem o troféu do campeonato nacional da Série C em 2010.
Entretanto no retrospecto geral, o alvinegro potiguar tem 107 troféus contra 60 do alvinegro cearense.

Agora, confira no site campeões do futebol, no link á seguir, o guia completo, sobre a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram títulos na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Retrospecto e títulos entre Bahia e Fortaleza.


Retrospecto e títulos entre Bahia e Fortaleza.



Bahia e Fortaleza são dois dos clubes mais tradicionais da região nordeste. Além das conquistas de grandes títulos, os clubes protagonizam um dos clássicos interestaduais mais conhecidos do futebol brasileiro. No retrospecto de títulos entre os dois clubes, o tricolor baiano tem 47 títulos estaduais contra 41 do tricolor cearense.
 Em campeonatos nacionais a vantagem também é do Bahia,o clube baiano conquistou dois campeonatos nacionais,a Taça Brasil em 1959 e o Campeonato Brasileiro em 1988.Já o Fortaleza conquistou o campeonato brasileiro da série b em 2018.Na Copa do Nordeste,o Bahia tem três conquistas,enquanto o Fortaleza jamais conquistou o título.O Bahia tem o troféu do Torneio dos Campeões do Nordeste em 1948,enquanto o Fortaleza tem o troféu do Torneio-Norte Nordeste em 1970.Já na somatória total a vantagem é do Bahia,o tricolor tem 65 troféus contra 58 do Fortaleza.
De acordo com os dados do blog jogos do Bahia, são 47 jogos no total,com 22 vitórias do tricolor baiano contra 11 triunfos do tricolor cearense e 14 empates.O Bahia marcou 86 gols e o Fortaleza anotou 59.


Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

domingo, 25 de novembro de 2018

Retrospecto e títulos entre Sport x ABC.

Retrospecto e títulos entre Sport x ABC.

Sport x ABC são dois dos mais tradicionais clubes do nordeste, embora não tenham um histórico tão rico em confrontos, ambos estão entre os clubes mais vencedores do futebol nordestino.
No retrospecto geral de títulos entre os clubes, o ABC tem 55 títulos estaduais contra 41 do Sport. Já na copa do nordeste, o rubro negro pernambucano tem três troféus enquanto o alvinegro potiguar não conquistou a competição. Em campeonatos nacionais o Sport também leva vantagem, o clube pernambucano conquistou o campeonato nacional em 1987, a copa do Brasil em 2008 e o campeonato nacional da série b em 1990. Já o clube potiguar conquistou apenas o título do campeonato brasileiro da série c em 2010.
 No entanto no retrospecto geral entre os dois clubes, o ABC tem 107 troféus contra 70 do Sport. No entanto segundos os dados do clube potiguar, a vantagem é do clube pernambucano no confronto direto. De acordo com o blog, em 20 jogos, são 11 vitórias do Sport contra 05 triunfos do ABC e 04 empates.O clube pernambucano marcou 33 gols e sofreu 21.



Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

sábado, 24 de novembro de 2018

Retrospecto e títulos em Bahia x Ceará.

Retrospecto e títulos em Bahia x Ceará.


Bahia e Ceará são dois dos clubes mais tradicionais da região nordeste. No retrospecto geral dos troféus, o tricolor baiano tem 47 títulos estaduais contra 45 do alvinegro cearense. Na copa do nordeste, a vantagem também é do Bahia que tem três troféus contra um do Ceará. Em campeonatos nacionais, a vantagem também é do tricolor baiano. O clube baiano tem dois campeonatos nacionais, enquanto o clube cearense tem apenas o vice-campeonato da copa do Brasil em 1994.
No retrospecto geral a vantagem também é do Bahia, o clube baiano tem o total de 65 troféus contra 60 do clube cearense. De acordo com dados do site do clube cearense, os dois clubes se enfrentaram em 66 jogos e vantagem é do Bahia. Em 66 jogos, são 24 vitórias do Bahia contra 19 vitórias do Ceará e 23 empates. 

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Retrospecto e títulos entre Bahia x ABC.


Retrospecto e títulos entre Bahia x ABC.


Bahia x ABC são dois clubes mais tradicionais da região nordeste, nas minhas pesquisas sobre dados futebolísticos, pesquisei sobre o histórico dos confrontos entre os dois clubes.
De acordo com os dados do blog jogos do Bahia, foram 21 jogos no total. O confronto entre os clubes é dos mais equilibrados segundo o blog, são oito vitórias clube baiano contra sete triunfos do clube potiguar e sete empates. O Bahia anotou 36 gols e o ABC 31. No retrospecto de troféus entre os clubes, o ABC tem 55 títulos potiguares contra 47 títulos baianos do Bahia. Em contrapartida o tricolor baiano tem três triunfos na copa do nordeste enquanto o clube potiguar não venceu essa competição.
Em campeonatos nacionais,o Bahia venceu dois campeonatos nacionais, Taça Brasil em 1959 e o campeonato brasileiro em 1988,enquanto o ABC venceu apenas o campeonato brasileiro da série c em 2010. No entanto na somatória geral dos troféus entre as duas agremiações, a vantagem é do clube potiguar. O ABC tem ao todo 107 troféus contra 65 do Bahia.

Agora relembre uma postagem no blog. Link: https://arquivodomeublog.blogspot.com/2021/04/clubes-de-futebol-e-suas-estatisticas.html

Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Relembrando o título paulista do São Paulo em 1991.


Relembrando o título paulista do São Paulo em 1991.


No dia 15 de Dezembro fazem 17 anos do título paulista do São Paulo em 1991, como torcedor eu não aguentei esperar e resolvi fazer essa retrospectiva. No entanto cabe esclarecer um ponto, o São Paulo não foi rebaixado no campeonato paulista em 1990, pois naquele ano o regulamento não previa rebaixamento.
Devido a má campanha no campeonato estadual do ano anterior, o São Paulo estava no grupo amarelo com times teoricamente mais fracos, esse era o chamado grupo amarelo. Já no grupo verde estavam Corinthians, Palmeiras e Santos.
No grupo amarelo, o clube do Morumbi fez o dever de casa e se classificou a fase seguinte na primeira colocação. Com uma campanha de dezessete vitórias, oito empates e uma derrota o time comandado por Tele Santana terminou com 42 pontos ganhos contra 34 pontos da Internacional de Limeira.
Já no grupo verde que era considerado o mais forte, o Corinthians que era comandado por Cilinho terminou em primeiro com 32 pontos, contra 31 pontos de Palmeiras e Botafogo de Ribeirão Preto e 30 da Portuguesa de Desportos. Já na segunda fase, tivemos dois grupos com quatro times.
No grupo 1 havia Corinthians,Portuguesa de desportos,Internacional de limeira e Santo André. Já o grupo 2 era composto por São Paulo,Palmeiras,Guarani e Botafogo. Se no grupo 1 o Corinthians não teve dificuldades e se classificou para as finais do campeonato com 12 pontos ganhos,no grupo 2, o São Paulo teve uma forte disputa com o Palmeiras.Os clubes se enfrentaram na primeira rodada,com a vitória tricolor por 4 a 2.Na ultima rodada,um empate sem gols garantiu o clube do Morumbi nas finais. Os dois times terminaram empatados com nove pontos ganhos, entretanto o tricolor paulista se classificou por ter melhor campanha.
Nas finais do estadual o tricolor enfrentou o Corinthians, no primeiro jogo com três gols de Raí, o São Paulo venceu por 3 a 0 e garantiu a vantagem para a decisão. No dia 15 de dezembro o empate por 0 a 0 garantiu o título ao São Paulo.
De quebra o time do Morumbi se vingava da derrota na decisão do campeonato brasileiro do ano anterior, o tricolor chegava a marca de 17 títulos paulistas e encostava nos rivais na briga pela hegemonia  no estado.Com 17 triunfos estaduais,o tricolor se aproximava do Palmeiras que tinha 18 conquistas e do Corinthians que era o recordista com 20 triunfos até então.

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio da Austrália.


A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio da Austrália.



Hoje faz sete anos que Ayrton Senna conquistou sua ultima vitória no Grande Premio da Austrália em 1993. Aquele mundial foi marcante na carreira do brasileiro, sem ter o melhor carro do grid e com um motor Ford com 60 cavalos a menos que a Benneton,Senna fazia talvez a melhor temporada de sua carreira.
 Alain Prost já havia conquistado o tetracampeonato no Grande Premio de Portugal,ainda assim Ayrton brigava pelo vice campeonato com o britânico Damon Hill.Nos treinos, Senna foi o mais veloz e fez a pole com Prost ao seu lado na primeira fila.Já na segunda fila largaram Damon Hill e o alemão Michael Schumacher.Na terceira fila tivemos o finlandês Mika Hakkinen e o austríaco Gerhard Berger.
 Na largada Senna parte bem e vai abrindo nas primeiras voltas, o tricampeão parecia ter uma boa vantagem, mas, no entanto perde a liderança para Prost na volta 24. No entanto, Senna retoma o primeiro lugar após Prost fazer seu pit stop na volta 28. A partir daí, Ayrton não foi mais incomodado e foi fazendo uma corrida consistente e sem cometer erros.
 Assim Senna venceu e chegou a marca de 41 triunfos na sua carreira, sendo até então o segundo maior vencedor de corridas na Formula 1,ficando atrás apenas de Alain Prost que era o recordista com 51 vitórias. No pódio Senna puxou Prost para o primeiro lugar, isso prova que apesar da rivalidade, um respeitava muito o talento do outro.
O tricampeão se despedia da Mc Laren em grande estilo pois no ano seguinte iria para a Williams,aonde teria uma trágica partida.

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

A marca histórica de Ayrton Senna no Grande Premio do Brasil.

A marca histórica de Ayrton Senna no Grande Premio do Brasil.


 Neste domingo, tem o Grande premio do Brasil de Formula 1.O que traz me traz a lembrança a dramática vitória de Ayrton Senna no Grande Premio do Brasil em 1991.
No mundial de Formula 1, em 1991,a Williams apresentava o seu modelo FW14,que era um carro totalmente inovador com o cambio semiautomático.Senna havia vencido com certa facilidade o Grande Premio dos Estados Unidos,mas a partir da segunda corrida, em Interlagos, a Williams começaria a mostrar a força que a faria vencer os mundiais em 1992 e 1993.
A disputa nos treinos comprovou esse equilíbrio. O italiano Ricardo Patrese o inglês Nigel Mansell,fizeram o primeiro e o segundo tempos respectivamente e vinham conseguindo a primeira fila.Mas entretanto,Senna tirou uma volta voadora nos instantes finais e conseguiu uma pole milagrosa com o tempo de 1:16.392 contra 1:16.775 de Patrese que largaria ao seu lado na primeira fila.
 Na segunda fila, tivemos Nigel Mansell e o companheiro de Senna na Mc Laren,o austríaco Gerhard Berger.Já na terceira fila estavam os dois franceses da Ferrari Jean Alesi e Alain Prost.Na quarta fila vinham os brasileiros Nelson Piquet e Mauricio Gugelmin.
Na largada, Senna parte bem e mantém o primeiro lugar.No entanto,Mansell larga ainda melhor e ultrapassa Patrese logo na largada pulando para segundo.Senna e Mansell iam abrindo vantagem e ditavam o ritmo da corrida.As paradas nos boxes seriam decisivas e poderiam determinar o vencedor.A Mc Larem vai bem nos pit stops,assim como a Williams,entretanto,Mansell fura o pneu e é forçado a fazer uma segunda parada.Assim,Senna ganhava fôlego na liderança.
Então começaram os problemas mecânicos no carro do brasileiro.Primeiro Senna perdeu a quarta marcha tendo que passar de terceira direto para a quinta.Entretanto,poucos instantes depois Mansell tem problemas com o cambio semiautomático da sua Williams e abandona após uma rodada.Senna tinha 40 segundos de vantagem para Patrese, mas ia perdendo aos poucos a marcha de sua Mc Laren.A sete voltas do final restou apenas a sexta marcha engatada e a diferença ia diminuindo.
Senna tinha que segurar a alavanca do cambio com mão direita e pilotar com a mão esquerda,ainda assim o tricampeão venceu a corrida de ponta a ponta chegando a marca de 28 vitórias na sua carreira,superando o também tricampeão Jackie Stwart que tinha 27 triunfos.Ricardo Patrese chegou em segundo e Gerhard Berger completou o pódio em terceiro.
O brasileiro se firmava como o segundo maior vencedor de corridas na Formula 1,ficando atrás apenas de Alain Prost que era o recordista com 44 triunfos.

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio do Japão em 1993


A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio do Japão em 1993


Ayrton Senna e Nelson Piquet foram dois dos maiores gênios da história do automobilismo. Eu comecei a acompanhar a Fórmula 1 em 1983 e pude vê-los na pista ao mesmo tempo.Foram títulos e vitórias inesquecíveis de parte a parte.Entretanto os dois tiveram uma rivalidade,que por algumas vezes passaram dos limites.

 Piquet já era bicampeão quando Senna explodiu logo de cara na Fórmula 1 em 1984.Um dos primeiros maus entendidos na época foram os boatos (jamais comprovados) de que Nelson teria vetado a contratação de Ayrton na Brabham naquele ano.No entanto,eu me lembro que no começo os dois tiveram até uma relação normal,mas com o passar do tempo ambos começaram a disputar posições na pista e o tom das declarações ficou menos amistoso.

 Nelson Piquet estava no auge da carreira e era uma estrela no automobilismo. Mas Ayrton explodia a cada ano e mostrava ser tão talentoso quanto e a Fórmula 1 começou a ficar pequena demais para os dois.

 Em 1988,a relação entre ambos atingiu seu ponto mais critico com ataques a vida pessoal de cada um após uma brincadeira de Ayrton que disse que sumiu para Nelson aparecer. Já sendo tricampeão na época Piquet não perdoou e respondeu que Senna sumiu para não ter que explicar por que não gostava de mulher. Para mim ficava bem claro que dois velocistas desse patamar não cabiam no mesmo período e após uma ameaça de processo, começou uma divisão entre os fãs dos dois pilotos que passaram a se digladiar nas rodas de discussão.

 Entretanto o tempo como o senhor da razão tratou de botar água fria em tamanha fervura, embora caiba ressaltar que Ayrton estava no auge da carreira no começo dos anos 1990 tendo vencido dois campeonatos seguidos enquanto Nelson estava mais próximo do final da sua carreira e ambos ficaram mais distantes das brigas na pista. Mas, no entanto sempre tive a impressão de que ambos se respeitavam como pilotos. Em 1992 Senna foi solidário a Piquet quando este sofreu um grava acidente na Formula Indy.

 Segundo o que eu li na época, Nelson teria sentido muito a partida de Ayrton em 1994 no Grande Premio de San Marino. Pra ser honesto eu sempre imaginei comigo mesmo que se Senna não tivesse ido e ambos tivessem parado de correr eles poderiam ter uma relação mais normal.

 Sim leitor (a) porque Senna e Piquet eram extremamente inteligentes dentro e fora da pista e sabiam reconhecer um talento nato quando viam um. Apesar do debate intenso entre os fãs dos tricampeões nas redes sociais, um respeitava muito o talento do outro. O que aconteceu na verdade foi que dois pilotos excepcionais da mesma nacionalidade estavam disputando espaço no coração dos torcedores na mesma época. O automobilismo brasileiro acabou se tornando pequeno demais para dois velocistas  desse patamar.

 E assim caminha a humanidade, Senna e Piquet são ídolos que despertam muita paixão e assim o debate nas redes sociais tende a se tornar cada vez mais agudo. Mas se Ayrton não tivesse partido em Imola eu acredito que os dois teriam uma relação mais normal hoje em dia.

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

A evolução de Lewis Hamilton na Formula 1.

A evolução de Lewis Hamilton na Formula 1.

Desde sua estreia o britânico Lewis Hamilton explodiu logo de cara na principal categoria do automobilismo mundial, a genialidade de Lewis era visível, pois o bicampeão mundial  Fernando Alonso não conseguia supera-lo pilotando o mesmo carro, ainda cabe ressaltar que o espanhol é considerado por muitos o melhor piloto do grid e um dos maiores talentos naturais da história da Formula 1.
 Entretanto embora lhe sobrasse talento faltava a Hamilton ser um piloto mais completo, tecnicamente o britânico era menos evoluído em relação a Alonso. O príncipe das Astúrias alem  de muito talento tinha um refinamento técnico elevado, o jovem Hamilton cometia muitos erros e desperdiçava pontuações garantidas e assim o título mundial em 2007 foi parar nas mãos de Kimi Raikkonen.
 Apesar da genialidade precoce Hamilton era alvo de criticas pelos erros excessivos, sim leitor (a) apesar do talento lhe faltava de fato refinamento técnico. Campeões da minha geração como Ayrton Senna, Alain Prost, Michael Schumacher e Nelson Piquet alem do talento natural tinham um elevado refinamento técnico e por isso foram os pilotos que foram.
 Apesar da sua diferença de patamar em relação ao brasileiro Felipe Massa em 2008,Hamilton cometia muitos erros e dava chance ao piloto da Ferrari.Ainda assim Hamilton aos 23 anos conquistava o seu primeiro titulo mundial já no seu segundo ano na Formula 1,ficaram provadas duas coisas. Sobrava talento ao jovem piloto, mas, no entanto lhe faltava refinamento técnico.
 Em 2009 outro piloto de um talento elevado se firmava nas pistas pilotando a Red Bull, o jovem alemão Sebastian Vettel mostrava ter um refinamento técnico melhor que o de Hamilton e obtinha melhores resultados no volante. A partir da temporada 2009 Hamilton começou sua adolescência na Formula 1 quando a Mc Laren já não tinha o melhor carro,ainda assim venceu de ponta a ponta o Grande Premio de Singapura.
Em 2010 Hamilton venceu três corridas e brigou pelo título apesar da superioridade da Red Bull,mas entretanto a falta de refinamento técnico em relação a Fernando Alonso prejudicou Hamilton na briga pela taça. Em 2011 Vettel e a Red Bull dominavam a Formula 1,mas Hamilton venceu três corridas e mostrava que poderia triunfar sem o melhor carro do grid. Em 2012 a Mc Laren ficou atrás da Red Bull e da Ferrari no campeonato mundial dos construtores, ainda assim o britânico venceu quatro grandes prêmios e mostrava brilhantismo em sua adolescência na Formula 1,no final da temporada Lewis assina com a Mercedes e teria uma grande virada na carreira.
 A partir de 2013 ,Lewis passou a evoluir muito  tecnicamente e isso foi preponderante para se tornar uma maquina de quebrar recordes nos anos seguintes, se nos tempos de Mc Laren era criticado pela falta de refinamento técnico, já no seu primeiro ano de Mercedes começou a participar do desenvolvimento dos carros e entender o funcionamento técnico das equipes.
Lewis passou a ser capaz de transmitir com perfeição tudo sobre o desempenho de um carro em um treino ou em uma corrida. Nos anos seguintes Hamilton começou a aliar seu talento natural á um elevado refinamento técnico, assim se aproximava do patamar dos grandes nomes do automobilismo em todos os tempos se tornando um piloto muito mais completo.
Em 2017 a Ferrari alcançou a Mercedes e ainda assim Lewis continuou deixando todos para trás, Hamilton adquiriu estratégias de corridas e sem cometer erros se tornou difícil de ser superado,mesmo quando a Mercedes não sobrava no grid de largada.
 No mundial desse ano Lewis subiu no pódio em todas as corridas em todas as corridas, embora a Mercedes não fosse superior a Ferrari. Hamilton já superou marcas históricas do heptacampeão Michael Schumacher, não se chega ao nível que ele está chegando hoje se não houver uma mistura de muito talento e força mental para evoluir tecnicamente em tão pouco tempo , ainda vale lembrar que hoje Lewis tem a concorrência direta de um tetracampeão mundial  como Sebastian Vettel,alem de pilotos talentosos como o holandês Marx Verstappen por exemplo.
  Esse ano é questão de tempo para o britânico se igualar ao argentino Juan Manuel Fangio com cinco títulos mundiais, sem a menor sombra de duvida uma mistura de muito talento e esforço pois não se chega ao nivel em que ele está chegando hoje sem ser com talento e comprometimento .Uma combinação somente ao alcance dos eleitos no esporte.

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Relembre a vitória de Michael Schumacher no Grande Premio dos Estados Unidos em 2003


Relembre a vitória de Michael Schumacher no Grande Premio dos Estados Unidos em 2003


Em relação às temporadas em 2001 e 2002 o alemão Michael Schumacher estava tendo mais dificuldades em 2003,alem do novo sistema de pontuação adotado no mundial daquele ano,Williams e Mc Laren também evoluíram bastante  e haviam se nivelado na parte técnica  com a Ferrari.
  No entanto Schumacher continuava competitivo como sempre e já havia vencido cinco corridas no ano, incluindo a corrida anterior no circuito de Monza no Grande Premio da Itália, no entanto o finlandês Kimi Raikkonen roubou a cena e fez a pole position com o brasileiro Rubens Barrichello ao seu lado na primeira fila do grid.
  Na segunda fila tivemos o frances Oliver Panis com a Toyota e colombiano Juan Pablo Montoya com a Williams BMW.Já na terceira fila tivemos o também alemão Ralf Schumacher com a outra Williams e o espanhol Fernando Alonso com a Renault.Michael Schumacher fez apenas o sétimo tempo largando ao lado  na quarta fila ao lado do inglês David Couthard que largou em oitavo.
  Mesmo largando atrás Schumacher larga bem e vai escalando o pelotão, seu companheiro Rubens Barrichello abandona logo na segunda volta com problemas técnicos, após a bandeira amarela Kimi Raikkonen ia abrindo vantagem na liderança sendo seguido por Ralf Schumacher.
 Michael Schumacher estava na quarta colocação até a quinta volta quando começa a chover na pista, assim o piloto da Ferrari é superado por Couthard e Montoya caindo para o sexto lugar. Entretanto a chuva passa na décima volta, Kimi Raikkonen era o líder da corrida enquanto Schumacher era apenas o sexto colocado.
  A chuva, no entanto chegaria com mais intensidade algumas voltas depois, a maioria dos pilotos vão aos boxes imediatamente para a troca de pneus, e no momento em que Juan Pablo Montoya se dirigia aos boxes é avisado pela Williams que havia sido punido pelo incidente com Barrichello, assim a corrida do colombiano ia literalmente por água abaixo.
  Enquanto isso Schumacher mostrava mais uma  por que tinha já cinco títulos no currículo e voltava a escalar o pelotão outra vez , na vigésima oitava volta o alemão que já estava em segundo  ultrapassa Raikkonen e assume o primeiro lugar.Jenson Button até chegou a ficar em primeiro por algumas voltas,mas entretanto seu motor explodiu e ele teve que desistir,Schumacher então não cometeu erros e foi administrando a liderança da corrida até a bandeirada final,Kimi Raikkonen chegou em segundo após boa disputa com os carros da Sauber,aliás em terceiro para completar o pódio chegou o também alemão Heinz Harald Frentzen com a própria Sauber.
 Assim Schumacher chegava a 70 vitórias na carreira e caminhava firme para superar os cinco títulos mundiais do argentino Juan Manuel Fangio,assim o ferrarista seguia batendo mais e mais recordes e ia escrevendo seu nome na história da Formula 1.


quarta-feira, 3 de outubro de 2018

A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio do Japão em 1993


A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio do Japão em 1993


Nesse domingo temos o grande premio do Japão de Formula 1,isso traz a lembrança a penúltima vitória da carreira do brasileiro Ayrton Senna no grande premio do Japão em 1993.
Alain Prost já havia conquistado o tetracampeonato mundial no grande premio de Portugal, ainda assim havia a luta pelo vice-campeonato entre Ayrton Senna e o britânico Damon Hill da Williams,quando o circo da formula 1 chegou ao circuito de Suzuka,Hill tinha 62 pontos no campeonato contra 53 de Senna.
Nos treinos como de costume naquela temporada Alain Prost fez a pole com sua Williams, com Ayrton Senna ao seu lado na primeira fila do grid.Na segunda fila tivemos o finlandês Mika Hakkinen companheiro de Senna na Mc Laren e o alemão Michael Schumacher com a Benneton.Na terceira fila tivemos os britânicos Damon Hill e Derek Warwick.
Na largada Senna vai bem e toma a primeira posição, o tricampeão tenta se esforçar ao máximo para fazer voltas rápidas no inicio da corrida para voltar na frente após parar nos boxes,contudo Senna perde a liderança após parar nos boxes na décima terceira volta.Prost assumiu a liderança mais rodou na vigésima volta quando já chovia na pista,então o brasileiro deu um show sob chuva com pneus de pista seca e descontou os quinze segundos que Prost tinha de vantagem.
Então ambos pararam nos boxes e Senna voltou na frente mesmo com uma parada a mais, então Ayrton manteve a concentração e começou a abrir vantagem na liderança da corrida. A chuva parou na volta 35, mas ainda assim Senna se manteve constante e manteve a ponta, assim o tricampeão venceu em Suzuka e chegou a marca de 40 vitórias na sua carreira e se firmava até então como o segundo maior vencedor de corridas na Formula 1,Alain Prost chegou em segundo e Mika Hakkinem completou o pódio em terceiro.Damon Hill chegou em quarto e Senna descontava para apenas dois pontos a vantagem do inglês na briga pelo vice campeonato.

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

A comparação entre Lewis Hamilton e Michael Schumacher


A comparação entre Lewis Hamilton e Michael Schumacher


Superdotado ou sobredotado é uma pessoa que possui capacidade mental significativamente acima da média. Como um talento, a superdotação é a aptidão para atividades intelectuais, artísticas ou esportivas que parecem ser inatas, uma vez que a pessoa superdotada parece apresentar tais habilidades sem que se possa explicar como aprenderam. Contudo, tais aptidões ou habilidades também são desenvolvidas através de esforço pessoal e é um erro pensar que pessoas superdotadas não precisam ser ensinadas, elas apenas precisam de uma educação diferenciada que atenda a sua demanda de conhecimento. As principais características de uma pessoa superdotada são, segundo Joseph Renzulli: as altas habilidades, a criatividade e o comprometimento com a tarefa. Este diz respeito à capacidade de se envolver profundamente com atividades relativas à sua área de interesse, seja ela artística, acadêmica ou esportiva.
Estratégia designava o comandante militar à época da democracia ateniense. O idioma grego apresenta diversas variações, como estratégicos, ou próprio do general chefe; estratégia, ou estratagema, ardil de guerra; stratiá, ou expedição militar; stratema, ou exército em campanha; strategion, ou tenda do general, dentre outras.
A Estratégia capacita uma pessoa a liderar suas equipes rumo ao sucesso e as grandes vitórias, tendo grande inteligência e astucia.
A ascensão do britânico Lewis Hamilton, faz com que muitos dos fãs da velocidade, o comparem ao heptacampeão Michael Schumacher.
Michael Schumacher, segue a mesma escola dos grandes estrategistas do automobilismo. Com um brilhante estrategista, Schumacher liderou a Ferrari entre 1996 e 1999, comandando com brilhantismo, uma equipe que não vencia o mundial de pilotos desde 1979.
Sendo um brilhante estrategista, Michael Schumacher conquistou cinco campeonatos consecutivos com a Ferrari, entre 2000 e 2004, obtendo diversos recordes.
Lewis Hamilton, assim como Ayrton Senna, é um dos superdotados no automobilismo, superdotados que surgem, no mínimo, a cada dez ou vinte anos no automobilismo mundial.
O britânico Lewis Hamilton, como um superdotado, é um dos raros talentos, que surgem, no mínimo, a cada dez ou vinte anos no automobilismo.
Michael Schumacher foi um brilhante estrategista, uma estrategista que reconduziu a Ferrari novamente ao caminho dos títulos mundiais. Lewis Hamilton é um superdotado, um dos raros talentos do automobilismo.
E ambos são absolutamente gigantes, excepcionais em suas respectivas especificações.

Imagem: Site Vila Vella. .



segunda-feira, 17 de setembro de 2018

O tricolor paulista no campeonato brasileiro.


O tricolor paulista no campeonato brasileiro.



O São Paulo inevitavelmente subiu consideravelmente de patamar no campeonato brasileiro desse ano, no brasileirão do ano passado o time sofreu com as limitações do elenco,com a indefinição tática e com o processo de  fritura de alguns dirigentes em relação ao novato Rogério Ceni.
Nessa temporada o tricolor começou oscilando, mas se acertou aos poucos com a chegada do uruguaio Diego Aguirre. Apesar de ser torcedor do São Paulo, eu achava que o time brigaria entre a zona da sul americana e a da pré libertadores nesse brasileirão. No entanto o tricolor foi se organizando defensivamente e passou a sofrer poucos gols, o equilíbrio tático fez com que os valores individuais do time ganhassem confiança e subissem de produção.
O time tricolor passou a ser um time difícil de ser batido e superou as suas limitações, no entanto nas ultimas rodadas não resistiu aos desfalques e perdeu a liderança. Sinceramente eu nunca achei que o elenco são paulino fosse pra ganhar o campeonato, o time tem valores individuais mas o grupo de jogadores tem limitações. Aguiirre a meu ver já tirou leite de pedra com o elenco que tem em mãos, pois o São Paulo está á frente de Grêmio, Cruzeiro e Flamengo que tem elencos tecnicamente superiores ao clube paulista. Eu como torcedor são paulino vou torcer como nunca,mas pelo andar da carruagem o tricolor apenas vai se qualificar para a Copa Libertadores,mas eu como são paulino  rezo pra estar errado.

Ayrton Senna x Michael Schumacher

 Campeonato Mundial de 1992.


Pontos .

Ayrton Senna                 50
Michael Schumacher    53.

Pódios.

Ayrton Senna               07
Michael Schumacher 08.

Confrontos,

Ayrton Senna              05
Michael Schumacher 01

Vitórias.

Ayrton Senna              03
Michael Schumacher  01

Posições de larda.

Ayrton Senna            14
Michael Schumacher 02.

Voltas mais rápidas.

Ayrton Senna          01
Michael Schumacher 03

O Campeonato Mundial de 1992. Teve superioridade de Michael Schumacher. Não apenas pelo declínio da MC Laren. O brasileiro Ayrton Senna perdeu o foco na pista. Tentando focar em conseguir uma vaga na Williams. Em vez de tentar melhorias na MC Laren.
Schumacher teve um campeonato excepcional. Considerando que era o seu primeiro campeonato mundial na Fórmula 1.

Campeonato Mundial de 1993.

Pontos.

Ayrton Senna                  73
Michael Schumacher 52 anos
Pódios.

Ayrton Senna              07
Michael Schumacher 09

Confrontos.

Ayrton Senna              02 
Michael Schumacher 02

Vitória.

Ayrton Senna              05
Michael Schumacher 01.

Posições de largada.

Ayrton Senna           08
Michael Schumacher 08

Voltas mais rápidas.

Ayrton Senna 02 

Michael Schumacher 05


O Campeonato Mundial em 1993, teve superioridade do brasileiro Ayrton Senna. Senna soube ter inteligência para buscar melhorias em um carro como menor potencia. E ainda seu shows de pilotagem em performances individuais. Como nos GPS do Brasil, da Europa do Canadá.
O alemão Michael Schumacher se atrapalhou mais. Mesmo com uma Benneton  ainda melhor do quem em 1992. Cometeu alguns erros. Claro que o alemão ainda carecia de maior experiência na Fórmula 1. 
Um piloto jovem. Seria normal ter tais oscilações. Mas Ayrton mostrou toda a sua qualidade de tricampeão mundial. E foi superior em 1993. 

Acompanho Fórmula 1 há 38  anos. E pude ver grandes estrelas na Fórmula 1.


Foram poucas as corridas em que Ayrton Senna e Michael Schumacher dividiram as pistas.

Nao considero as seis últimas corridas no Mundial em 1991. Pois a MC Laren era muito superior a Benneton . Mas também não considero as 03 primeiras corridas em 1994. Pois o Williams FW 16 era completamente inguiavel .  Conforme o projetista Adrian Newey já admitiu 



O talento natural refere-se a uma aptidão ou habilidade inata que permite a alguém realizar uma determinada atividade com facilidade e excelência, muitas vezes sem a necessidade de grande esforço ou prática. É um dom, uma característica inerente que se manifesta de forma espontânea e sem a necessidade de um treinamento extensivo.  Segundo a Revista Espacios . 

Talento esportivo refere-se à predisposição natural ou habilidade excepcional de um indivíduo para o desempenho esportivo, muitas vezes manifestada através de aptidões físicas e mentais. É a combinação de características que permite a um atleta alcançar altos níveis de desempenho em sua modalidade.  Segundo a Revista Espacios. 

O termo "gênio" também se aplica a alguém que seja um polímata ou alguém habilidoso em muitas áreas intelectuais. O termo se aplica com precisão a habilidades mentais, mais que físicas, embora seja também usado coloquialmente para indicar a posse de um talento superior em qualquer campo. Segundo a Revista Espacios 

Os gênios no esporte são aqueles que com uma excepcional capacidade  mental Ela pode se manifestar por um intelecto de primeira grandeza, ou um talento criativo fora do comum. Na primeira escala de classificação para níveis cognitivos, proposta por Lewis Madison Terman, em 1916, eram classificados como "gênios" as pessoas que obtivessem pontuação acima de 150, e "quase gênio" (near genius) entre 140 e 150, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Posteriormente, em 1928, essas classificações foram modificadas e passou-se a considerar "gênio" somente quem obtivesse pontuação acima de 180, também numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Para David Wechsler, o termo "gênio" poderia ser aplicado a quem obtivesse escore acima de 127, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 15. Mais tarde, passou a classificar como "gênio" quem obtivesse pontuação acima de 150. Pela classificação mais recente do Stanford-Binet V (2003), o termo gênio é aplicado a quem obtém escore acima de 160, sendo reservado o termo "superdotado" para quem obtém pontuação entre 145 e 160.. Segundo a Revista Espacios .

Os gênios no esporte são dotados de excepcional brilhantismo. Os genios no esporte podem se manifestar na primeira infância (prodígio) ou mais tarde na vida; de qualquer forma, os gênios eventualmente se diferenciam do restante através de grande originalidade. Gênios intelectuais geralmente tem visões nítidas e concisas de uma dada situação, na qual a interpretação é desnecessária - os factos simplesmente os impactam e eles constroem ou agem de acordo com estes factos, geralmente com tremenda energia. Aqui também, gênios consumados em campos intelectuais começam em muitos casos como prodígios, privilegiados com memória superior, reconhecimento de padrões ou apenas percepção. Segundo a Revista Espacios .

Um gênio é definido como uma pessoa que tem uma função intelectual ou criativa notável, ou outra habilidade natural. Existem certas figuras históricas e públicas que são reconhecidas como gênios, incluindo Albert Einstein, que contribuiu muito para o campo da física. Segundo a Revista Espacios .

Confira no Site Tudo Sobre Fórmula 1.     https://www.tudosobreformula1.com.br/melhores-pilotos

Em um carro de Fórmula 1, as expressões "carro dianteiro", "carro traseiro" e "carro neutro" se referem ao comportamento do veículo em relação à aderência dos pneus dianteiros e traseiros, influenciando diretamente a dirigibilidade e a capacidade do piloto de controlar o carro, de acordo com o YouTube.

Comparação técnica . 

Carro dianteiro (Understeer ou "sair de frente")

Um carro "dianteiro" ou com "saída de frente" ocorre quando, ao entrar em uma curva, os pneus dianteiros perdem aderência antes dos traseiros. Isso faz com que o carro tenda a seguir em frente em vez de virar, exigindo que o piloto gire mais o volante ou reduza a velocidade para fazer a curva. É mais fácil de corrigir em comparação com a saída de traseira. 

Carro traseiro (Oversteer ou "sair de traseira")

Um carro "traseiro" ou com "saída de traseira" acontece quando, ao sair de uma curva e acelerar, os pneus traseiros perdem aderência e o carro tende a girar sobre seu próprio eixo. Exige que o piloto faça correções no volante e no acelerador para evitar que o carro rode. É mais difícil de corrigir do que a saída de frente. 

Carro neutro (Balanceado)

Um carro "neutro" ou balanceado é aquele em que a aderência dos pneus dianteiros e traseiros está equilibrada, proporcionando ao piloto maior controle e estabilidade nas curvas. É a configuração ideal, permitindo que o piloto ataque as curvas com confiança e explore o máximo potencial do carro. 

Importância do acerto

O acerto aerodinâmico (incluindo a regulagem da asa dianteira e traseira) e mecânico do carro (suspensão, altura do solo, entre outros) são cruciais para alcançar o equilíbrio ideal entre aderência dianteira e traseira. Os engenheiros ajustam esses parâmetros para que o carro se adapte às características de cada pista e ao estilo de pilotagem do piloto, conforme explica o Motor On Line. 

Observação: Os carros de Fórmula 1 são de tração traseira.

Ambos são considerados bons acertadores de carros. Senna de adaptava a qualquer tipo de carro, dianteiro traseiro ou neutro, o que facilitava suas performances.

Schumacher era brilhante em carros traseiros e neutros. Mas não se adaptava a carros dianteiros. Como ele mesmo confessou em 2010 quando voltou a Fórmula 1. Senna se adaptava  perfeitamente a carros dianteiros traseiros e neutros. O que tem tese coloca o brasileiro ligeiramente á frente em nivel de acerto de carro.

, Michael Schumacher teve um papel central e decisivo na reestruturação da Ferrari, transformando uma equipe que não vencia há décadas em uma dinastia dominante na Fórmula 1. Sua chegada em 1996, juntamente com a equipe técnica da Benetton, foi o catalisador para o retorno da escuderia italiana ao topo do esporte. 
Principais aspectos da reestruturação:
Atraiu grandes talentos: Schumacher não chegou sozinho à Ferrari. Ele trouxe consigo o diretor técnico Ross Brawn e o projetista Rory Byrne, peças-chave com quem já havia trabalhado na Benetton. Essa equipe técnica de elite foi fundamental para desenvolver os carros vencedores.
Paciência e desenvolvimento a longo prazo: Diferente de outros pilotos que buscavam resultados imediatos, Schumacher teve a paciência necessária para construir um projeto sólido. Foram cinco anos de trabalho intenso e desenvolvimento constante antes de conquistar o primeiro título em 2000.
Liderança e foco na equipe: O papel de Schumacher foi além de pilotar. Ele atuou como um líder, unindo a equipe e criando uma cultura de trabalho focada e dedicada. Sua postura de nunca culpar a equipe e sempre buscar soluções foi fundamental para o sucesso coletivo.
O legado da reestruturação:
A colaboração entre Schumacher, Brawn e Byrne, sob a liderança de Jean Todt, permitiu à Ferrari conquistar cinco títulos mundiais de pilotos (2000-2004) e seis títulos de construtores (1999-2004). O sucesso foi tão marcante que a era Schumacher é lembrada como uma das mais dominantes da história da F1. A reestruturação da Ferrari coloca o alemão como completo tecnicamente em relação ao brasileiro.

Genialidades de Ayrton Senna e Michael Schumacher .

Ayrton Senna e Michael Schumacher são considerados dois dos maiores pilotos da história da Fórmula 1, e suas carreiras foram marcadas por momentos de genialidade e domínio. Senna, conhecido por sua pilotagem agressiva e talento puro, conquistou três títulos mundiais e é lembrado por suas performances emocionantes, especialmente em circuitos como Mônaco e Interlagos. Schumacher, por outro lado, destacou-se por sua abordagem pragmática, determinação e recordes impressionantes, como o de sete títulos mundiais e 91 vitórias. 

Genialidades de Ayrton Senna:

Pilotagem agressiva e habilidade em ultrapassagens:

Senna era famoso por sua ousadia e capacidade de realizar ultrapassagens arriscadas, muitas vezes em momentos cruciais da corrida. 

Desempenho em circuitos desafiadores:

Senna tinha um talento especial para circuitos de rua, como Monaco, onde conquistou o maior número de vitórias. 

Liderança e motivação:

Senna era um líder inspirador para sua equipe, capaz de extrair o máximo de seus carros e companheiros de equipe. 

Estratégia e adaptação:

Senna era conhecido por sua capacidade de se adaptar rapidamente às condições da pista e encontrar soluções inovadoras para problemas técnicos. 

O gênio de Michael Schumacher:

Recordes e domínio:

Schumacher estabeleceu uma série de recordes na Fórmula 1, como o de 7 títulos mundiais, 91 vitórias, e o maior número de voltas mais rápidas, que permaneceram como referência por muitos anos. 

Pragmatismo e determinação:

Schumacher era conhecido por sua abordagem pragmática e sua determinação em vencer, buscando constantemente aperfeiçoar seu desempenho e alcançar seus objetivos. 

Habilidade em desenvolvimento de carros:

Schumacher tinha um talento especial para trabalhar com a equipe e desenvolver carros competitivos, como visto em sua passagem pela Ferrari. 

Habilidade em corridas sob chuva:

Schumacher era um mestre em corridas com chuva, mostrando uma habilidade impressionante em controlar o carro em condições adversas. 

Comparação:

Embora Senna e Schumacher tenham estilos diferentes, ambos foram extremamente bem-sucedidos e deixaram um legado duradouro na Fórmula 1. Enquanto Senna era admirado por sua paixão e habilidade pura, Schumacher foi elogiado por sua determinação e capacidade de construir equipes campeãs. A rivalidade entre os dois, principalmente no início da carreira de Schumacher, foi um dos pontos altos da história da Fórmula 1. Segundo opinião de especialistas No Site Oficial da Fórmula 1. 

                      

Schumacher ou Senna, quem é o melhor? Essa é uma polêmica que ultrapassa os limites do circo da F1. Embora Senna saia vitorioso nas votações, não é uma unanimidade na Fórmula 1, pois volta e meia se discute sobre qual dos dois foi o melhor.

Numericamente não haveria nada para se discutir. Schumacher disputou 307 grandes prêmios, com 91 vitórias, 68 poles e sete títulos, enquanto Senna disputou 161 grandes prêmios, com 41 vitórias, 65 poles e três títulos. 

Ayrton Senna disputou 161 grandes prêmios em dez anos de carreira. Caro (a) leitor (a).  Nos mesmos dez anos, Michael Schumacher tem números superiores. aos do brasileiro.

Em dez anos, Schumacher conquistou 53 vitórias contra 41 de Senna. Também em dez anos, Schumacher conquistou quatro títulos mundiais contra três títulos de Senna.

Schumacher estreou na Formula 1 em 1991, no Grande Premio da Bélgica , a décima primeira corrida no mundial daquele ano. Ambos disputaram apenas dois campeonatos inteiros. Schumacher chegou á frente de Senna em 1992 e Senna chegou a frente de Schumacher em 1993. Talvez seja impossível compara-los, pois um duelo pra valer entre ambos não aconteceu de fato.

Acompanho Formula 1 desde 1983. Acompanhei as carreiras completas de ambos. O brasileiro Ayrton Senna era um tipo de piloto que se poderia chamar de superdotado. Ayrton era um talento divino, um piloto de outro planeta. Ayrton entrava em um carro e fazia coisas impossíveis aos nossos olhos. Ayrton foi um talento natural divino no automobilismo. 

O alemão Michael Schumacher demostrou incrível capacidade de trabalhar para que equipes desacreditadas chegassem ao topo. Venceu dois campeonatos com a mediana Benneton em 1994 e 1995. Na sequencia tirou a Ferrari de um jejum de 21 anos, com cinco títulos consecutivos entre 2000 a 2004. Schumacher foi um trabalhador incansável nas equipes por onde passou.

Talvez seja impossível compara-los pois não houve um duelo pra valer entre o brasileiro Ayrton Senna e o alemão Michael Schumacher. Mas sem duvida foram dois gigantes na história do automobilismo.

Confira no link á seguir, as estatísticas dos pilotos  da Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/statistiques/pilote.aspx


Imagem ; Site Torcedores. 

Imagem 

Crédito: Crédito da foto: Arte/Torcedores.com (Getty Imagens e Reprodução/ Facebook oficial Ayrton Senna)





 








 

 


                       


                             


domingo, 2 de setembro de 2018

São Paulo supera expulsão falta de criatividade e evita derrota em casa.


São Paulo supera expulsão falta de criatividade  e evita derrota em casa.

O São Paulo teve muitos desfalques para o jogo dessa tarde contra o Fluminense,mas talvez o mais sentido tenha sido o do meia Nenê,sem ele o time de Diego Aguirre não tinha criação no meio campo e sofreu com a ligação direta do defesa para o ataque.

Jogando em casa para manter a liderança do brasileirão, o tricolor paulista tentou se impor contra o bem compactado time do Fluminense,mas o time paulista não tinha criatividade e não conseguia chegar ao gol dos cariocas. Para piorar Diego Sousa foi expulso e comprometeu ainda mais o São Paulo.
 No segundo tempo o jogo melhorou em emoção e aos oito minutos o zagueiro Anderson Martins faz contra e abre o placar para o Fluminense, o tricolor paulista que já havia substituído Shaylon por Tréllez ainda sofria com a falta de criatividade, no entanto o time paulista foi empurrado pela torcida e chegou ao gol de empate aos vinte e seis minutos com Tréllez.
 Mesmo com um homem a menos em campo o time de Diego Aguirre buscou o gol da virada, mas o técnico Marcelo Oliveira fez duas substituições e soltou mais o time carioca, o jogo ficou mais disputado, mas a igualdade no placar prevaleceu. O São Paulo volta a campo na quarta feira contra o Atlético Mineiro em Belo Horizonte na quarta feira, já o Fluminense recebe o Vitória na capital do Rio de Janeiro também no meio da semana.

Hamilton tem bela atuação e vence Grande Premio da Itália

C

O inglês Lewis Hamilton teve uma bela atuação no Grande Premio da Itália e chegou a 68 vitórias na sua carreira, agora o britânico está a apenas 23 triunfos que de igualar o alemão Michael Schumacher que ainda é o recordista com 91 vitórias.
Hamilton largou em terceiro enquanto os pilotos da Ferrari o também  alemão Sebastian Vettel e o finlandês Kimi Raikkonen largaram na primeira fila, logo na largada Hamilton foi com a faca nos dentes e ultrapassou Vettel logo no começo, o alemão ainda tentando evitar a ultrapassagem quando Lewis já havia praticamente completado a manobra teve sua asa danificada e foi aos boxes.
 No entanto Vettel fazia boa corrida de recuperação e já estava em sétimo na vigésima volta, já Raikkonen estava voando a na vigésima nona volta chegou ao também finlandês Valteri Bottas que liderava a corrida,então Bottas fez o excelente trabalho como escudeiro de Hamilton e segurou o ritmo da corrida, a equipe Mercedes também contribuiu quando se movimentou nos boxes chamando a atenção da Ferrari que chamou Kimi aos boxes,entretanto tudo não passava de um blefe.
 Ai brilhou o talento de Hamilton que deu um show de pilotagem ao fazer uma boa sequencia de voltas rápidas e liquidar a vantagem de Raikkonen, na volta 45 Hamilton fez uma bela ultrapassagem sobre Raikkonen e conquistou o primeiro lugar. A partir daí Lewis seguiu para a vitória e assim  aumentar sua vantagem no campeonato mundial de pilotos ,Kimi Raikkonen chegou em segundo enquanto seu companheiro Valteri Bottas completou o pódio em terceiro. Sebastian Vettel ainda conseguiu marcar pontos chegando na quarta colocação.

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Retrospecto e títulos no clássico Nacional x Penarol.


Retrospecto e títulos no clássico  Nacional x Penarol.
Fonte :Wikipédia : A enciclopédia livre.

O clássico Nacional e Penarol é o clássico da cidade de Montevidéu e o grande clássico do futebol do Uruguai. Há controversas sobre qual de fato o primeiro confronto nessa disputa, uma corrente defende que o primeiro clássico teria sido disputado em 15 de Julho de 2000 (com a vitória do CURCC,que seria o nome anterior do Penarol sobre o Nacional por 2 a 0).Já a segunda corrente alega que o primeiro jogo foi disputado em 14 de dezembro de 1913 com um empate em 2 a 2.
Se tomarmos por base a primeira versão (a fundação do Penarol como CURCC EM 1891,tendo sido feita apenas a troca de nome em 1913 como alega o clube),esse clássico seria o clássico mais antigo do continente americano e do futebol mundial,com excessão ao clássicos da Grã-Bretanha.
No entanto a segunda versão também é defendida(fundação do atual Penarol em 1913.como um clube independente do CURCC,que teria encerrado as atividades apenas em 1915),isso gera uma acalorada discussão no futebol uruguaio até hoje.
No campeonato uruguaio, o Penarol tem 51 troféus contra 46 do Nacional.Na liga pré libertadores da América,a vantagem  também é do Penarol que tem doze canecos contra oito do Nacional.
Na copa competência, no entanto, a vantagem é do Nacional que tem dez títulos contra oito  do Penarol.No torneio competência há uma ligeira vantagem do Penarol que tem onze  troféus contra dez do Nacional.Em competições internacionais ambos os clubes estão empatados com nove conquistas cada um,na Copa Libertadores o Penarol tem cinco títulos contra três do Nacional,já na Copa Intercontinental que é reconhecida pela FIFA  como um Mundial Interclubes,ambos os clubes estão empatados com três troféus cada um.
Já na Copa interamericana o Nacional tem dois troféus enquanto o Penarol não conquistou a taça, o Nacional tem o título da Recopa Sul Americana em 1989 enquanto o Penarol tem o troféu da Recopa Intercontinental em 1969.No retrospecto geral entre os clubes,o Penarol tem 112 troféus contra 109 do Nacional.
Nas estatísticas do clássico em todas elas o Penarol leva vantagem,em uma delas em 531 jogos são  187 vitórias do Penarol como CURCC contra 174 do Nacional com 170 empates.O Penarol havia marcado 676 gols e o Nacional 638.
Já na segunda estatística do confronto em 474 jogos, são 164 vitórias do Penarol (que não estaria como CURCC),contra 154 do Nacional com 156 empates.Aqui o Penarol havia marcado 596 gols e o Nacional 571.
Em outra estatística como o Penarol como CURCC,são 56 jogos com 24 vitórias do Penarol,contra 20 do Nacional com 12 empates.O Penarol havia marcado 81 gols e o Nacional 65.

domingo, 26 de agosto de 2018

Sebastian Vettel atinge marca histórica no Grande Premio da Bélgica.


Sebastian Vettel atinge marca histórica no Grande Premio da Bélgica.



O alemão Sebastian Vettel venceu de ponta a ponta o Grande Premio da Bélgica e atingiu uma marca histórica na carreira, o piloto da Ferrari chegou a 52 vitórias na carreira e superou os 51 triunfos de Alain Prost se tornando o terceiro maior vencedor de corridas da Formula 1,a sua frente estão apenas  o britânico Lewis Hamilton com 67 e o também alemão Michael Schumacher que é o recordista com 91 triunfos.
 Vettel que largou em segundo ultrapassou Hamilton logo no começo e não foi mais ameaçado na liderança, o ferrarista fazia voltas mais rápidas em sequencia e ia abrindo vantagem na liderança. Com uma boa vantagem Vettel fez os pit stpos e voltou na liderança,correndo com inteligência o alemão se manteve na ponta mesmo com saffety car na pista.
  Assim Vettel venceu de ponta a ponta com dez segundos de vantagem para Hamilton que chegou em segundo e mais de vinte segundos para o holandês Marx Verstappen que completou o pódio em terceiro,a Formula 1 volta a se reunir já no próximo domingo no Grande Premio da Itália no circuito de Monza.

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Em um jogo fraco Corinthians passa as semifinais da Copa do Brasil.


Em um jogo fraco Corinthians passa as semifinais da Copa do Brasil.



Em um jogo fraco tecnicamente, o Corinthians venceu a Chapecoense por 1 a 0 em Chapecó e passou as semifinais da Copa do Brasil. O primeiro tempo do confronto foi fraco, precisando vencer pelo menos um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis, a Chape não conseguiu criar nada embora tenha tido mais posse de bola, o alvinegro paulista bem postado na defesa também criava muito pouco, em resumo o primeiro tempo favoreceu quem tinha somente a obrigação de destruir.
  No segundo tempo, o time de Chapecó até tentou sair um pouco mais,mas não conseguia passar pela defesa do Corinthians,que por sua vez também não criava absolutamente nada.Assim como já havia sido no primeiro tempo,o andamento do jogo continuava favorecendo aquele que só precisava destruir.
Sendo competente na sua proposta, o Corinthians acabou premiado com gol do meia Jadson aos 38 minutos da etapa final,agora o time de Osmar Loss pega o Flamengo nas semifinais da competição.

domingo, 12 de agosto de 2018

São Paulo faz jogo convincente e vence o Sport no Recife.


São Paulo faz jogo convincente e vence o Sport no Recife.


O time comandado por Diego Aguirre fez um jogo perfeito fora de casa e venceu o Sport por 3 a 1 na Ilha do Retiro, no primeiro tempo o tricolor começou no campo de ataque com variações de jogada, o time paulista envolvia o Sport com facilidade e criava chances de gol.
Aos 30 minutos do primeiro tempo em um erro de passe de Gabriel, o tricolor paulista abriu o placar com Diego Sousa, então o São Paulo tomou conta do jogo e poderia tem feito o segundo gol no primeiro tempo. Na segunda etapa, o treinador rubro negro mexeu no time e veio com uma proposta mais agressiva, mas o tricolor estava bem postado na defesa e mantinha a frente no placar.
Aos oito minutos Nenê em uma contra golpe fez o segundo do São Paulo, bem postado em campo com duas linhas bem compactadas o time paulista tomou conta do jogo, o Sport partiu para o desespero e o tricolor ia criando chances nos contra golpes. No entanto o gol de Marlone diminuindo para o Sport no final do jogo deu esperanças ao  time da casa,mas aos 45 da etapa final Tréllez definiu a vitória do São Paulo na ilha do retiro,no meio de semana o time de Diego Aguirre joga fora de casa contra o Colón da Argentina pela Copa Sul Americana,no jogo de ida no estádio do Morumbi o tricolor perdeu por 1 a 0,pelo campeonato brasileiro o São Paulo volta a campo contra a Chapecoense no estádio do Morumbi.Já o Sport joga fora de casa contra o Santos no jogo do desespero.

Retrospecto e títulos no clássico das multidões

Retrospecto e títulos no clássico das multidões.


O clássico das multidões é o nome dado ao jogo entre os dois maiores clubes de Maceió no estado de Alagoas, esse é o clássico entre o Clube de Regatas Brasil (CRB) e o Centro esportivo alagoano (CSA). O primeiro clássico entre os clubes foi disputado em 1916 e já teve um total 495 jogos até hoje.
O curioso é o que o CRB e o CSA possuem nos seus distintivos as cores da bandeira do estado de Alagoas, cabe ressaltar que as cores dos dois clubes também são tradicionais de um dos folguedos culturais mais populares do estado. A final mais polemica aconteceu em 1975 quando o CSA se sagrou campeão com erros de arbitragem, na época a final foi disputada em jogo único e o CSA tinha a vantagem do empate para levantar a taça.
No retrospecto de títulos oficiais entre os clubes, o CSA tem 38 troféus estaduais contra 30 do CRB, na somatória geral o CSA tem 66 troféus oficiais contra 57 do CRB. No retrospecto geral do confronto, em 495 jogos foram 182 vitórias do CRB contra 152 do CSA e 161 empates, entretanto o CSA marcou 624 gols e o CRB 605.


Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.


Retrospecto e títulos no Derby do Cerrado.


Retrospecto e títulos no Derby do Cerrado.


O derby do cerrado é o considerado o maior clássico da região centro oeste do Brasil, esse o apelido do clássico disputado entre Goiás e Vila Nova, que são clubes de futebol situados na cidade de Goiânia que é a capital do estado de Goiás.
O Goiás foi fundado em no dia 06 de Abril de 1943 e o Vila Nova no dia 29 de Julho de 1943, alem da proximidade entre os dois clubes, o Goiás era um clube de origem pequena e burguesa, enquanto o Vila nova era um clube de origem operário, formado por migrantes que haviam ido participar da construção da cidade de Goiânia, a diferença social daquela época fez com que a rivalidade entre esses dois clubes superasse a rivalidade entre Atlético e Goiânia que até então era considerada a maior disputa futebolística do estado.
No retrospecto geral de troféus oficiais entre os dois clubes, o Goiás tem 28 títulos estaduais contra  15 do Vila Nova,na somatória geral o Goiás tem 53 troféus oficiais contra 40 do Vila Nova. No retrospecto geral do clássico, em 298 jogos foram 148 vitórias do Goiás contra 70 do Vila Nova e 80 empates,o Goiás marcou 447 gols e o Vila Nova 305.


Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.