quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Retrospecto e títulos entre ABC e Ceará.


Retrospecto e títulos entre ABC e Ceará.



ABC e Ceará são dois dos mais tradicionais clubes do futebol do nordeste. Segundo o blog do clube cearense, em 61 jogos no total, são 29 triunfos do Ceará, contra 16 triunfos do ABC e 16 empates. Já no retrospecto de títulos entre os clubes, o ABC tem 55 triunfos estaduais contra 45 do Ceará. O Ceará tem os troféus do Torneio-Norte Nordeste em 1969 e da Copa do Nordeste em 2015, enquanto o ABC tem o troféu do campeonato nacional da Série C em 2010.
Entretanto no retrospecto geral, o alvinegro potiguar tem 107 troféus contra 60 do alvinegro cearense.

Agora, confira no site campeões do futebol, no link á seguir, o guia completo, sobre a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram títulos na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Retrospecto e títulos entre Bahia e Fortaleza.


Retrospecto e títulos entre Bahia e Fortaleza.



Bahia e Fortaleza são dois dos clubes mais tradicionais da região nordeste. Além das conquistas de grandes títulos, os clubes protagonizam um dos clássicos interestaduais mais conhecidos do futebol brasileiro. No retrospecto de títulos entre os dois clubes, o tricolor baiano tem 47 títulos estaduais contra 41 do tricolor cearense.
 Em campeonatos nacionais a vantagem também é do Bahia,o clube baiano conquistou dois campeonatos nacionais,a Taça Brasil em 1959 e o Campeonato Brasileiro em 1988.Já o Fortaleza conquistou o campeonato brasileiro da série b em 2018.Na Copa do Nordeste,o Bahia tem três conquistas,enquanto o Fortaleza jamais conquistou o título.O Bahia tem o troféu do Torneio dos Campeões do Nordeste em 1948,enquanto o Fortaleza tem o troféu do Torneio-Norte Nordeste em 1970.Já na somatória total a vantagem é do Bahia,o tricolor tem 65 troféus contra 58 do Fortaleza.
De acordo com os dados do blog jogos do Bahia, são 47 jogos no total,com 22 vitórias do tricolor baiano contra 11 triunfos do tricolor cearense e 14 empates.O Bahia marcou 86 gols e o Fortaleza anotou 59.


Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

domingo, 25 de novembro de 2018

Retrospecto e títulos entre Sport x ABC.

Retrospecto e títulos entre Sport x ABC.

Sport x ABC são dois dos mais tradicionais clubes do nordeste, embora não tenham um histórico tão rico em confrontos, ambos estão entre os clubes mais vencedores do futebol nordestino.
No retrospecto geral de títulos entre os clubes, o ABC tem 55 títulos estaduais contra 41 do Sport. Já na copa do nordeste, o rubro negro pernambucano tem três troféus enquanto o alvinegro potiguar não conquistou a competição. Em campeonatos nacionais o Sport também leva vantagem, o clube pernambucano conquistou o campeonato nacional em 1987, a copa do Brasil em 2008 e o campeonato nacional da série b em 1990. Já o clube potiguar conquistou apenas o título do campeonato brasileiro da série c em 2010.
 No entanto no retrospecto geral entre os dois clubes, o ABC tem 107 troféus contra 70 do Sport. No entanto segundos os dados do clube potiguar, a vantagem é do clube pernambucano no confronto direto. De acordo com o blog, em 20 jogos, são 11 vitórias do Sport contra 05 triunfos do ABC e 04 empates.O clube pernambucano marcou 33 gols e sofreu 21.



Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

sábado, 24 de novembro de 2018

Retrospecto e títulos em Bahia x Ceará.

Retrospecto e títulos em Bahia x Ceará.


Bahia e Ceará são dois dos clubes mais tradicionais da região nordeste. No retrospecto geral dos troféus, o tricolor baiano tem 47 títulos estaduais contra 45 do alvinegro cearense. Na copa do nordeste, a vantagem também é do Bahia que tem três troféus contra um do Ceará. Em campeonatos nacionais, a vantagem também é do tricolor baiano. O clube baiano tem dois campeonatos nacionais, enquanto o clube cearense tem apenas o vice-campeonato da copa do Brasil em 1994.
No retrospecto geral a vantagem também é do Bahia, o clube baiano tem o total de 65 troféus contra 60 do clube cearense. De acordo com dados do site do clube cearense, os dois clubes se enfrentaram em 66 jogos e vantagem é do Bahia. Em 66 jogos, são 24 vitórias do Bahia contra 19 vitórias do Ceará e 23 empates. 

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Retrospecto e títulos entre Bahia x ABC.


Retrospecto e títulos entre Bahia x ABC.


Bahia x ABC são dois clubes mais tradicionais da região nordeste, nas minhas pesquisas sobre dados futebolísticos, pesquisei sobre o histórico dos confrontos entre os dois clubes.
De acordo com os dados do blog jogos do Bahia, foram 21 jogos no total. O confronto entre os clubes é dos mais equilibrados segundo o blog, são oito vitórias clube baiano contra sete triunfos do clube potiguar e sete empates. O Bahia anotou 36 gols e o ABC 31. No retrospecto de troféus entre os clubes, o ABC tem 55 títulos potiguares contra 47 títulos baianos do Bahia. Em contrapartida o tricolor baiano tem três triunfos na copa do nordeste enquanto o clube potiguar não venceu essa competição.
Em campeonatos nacionais,o Bahia venceu dois campeonatos nacionais, Taça Brasil em 1959 e o campeonato brasileiro em 1988,enquanto o ABC venceu apenas o campeonato brasileiro da série c em 2010. No entanto na somatória geral dos troféus entre as duas agremiações, a vantagem é do clube potiguar. O ABC tem ao todo 107 troféus contra 65 do Bahia.

Agora relembre uma postagem no blog. Link: https://arquivodomeublog.blogspot.com/2021/04/clubes-de-futebol-e-suas-estatisticas.html

Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Relembrando o título paulista do São Paulo em 1991.


Relembrando o título paulista do São Paulo em 1991.


No dia 15 de Dezembro fazem 17 anos do título paulista do São Paulo em 1991, como torcedor eu não aguentei esperar e resolvi fazer essa retrospectiva. No entanto cabe esclarecer um ponto, o São Paulo não foi rebaixado no campeonato paulista em 1990, pois naquele ano o regulamento não previa rebaixamento.
Devido a má campanha no campeonato estadual do ano anterior, o São Paulo estava no grupo amarelo com times teoricamente mais fracos, esse era o chamado grupo amarelo. Já no grupo verde estavam Corinthians, Palmeiras e Santos.
No grupo amarelo, o clube do Morumbi fez o dever de casa e se classificou a fase seguinte na primeira colocação. Com uma campanha de dezessete vitórias, oito empates e uma derrota o time comandado por Tele Santana terminou com 42 pontos ganhos contra 34 pontos da Internacional de Limeira.
Já no grupo verde que era considerado o mais forte, o Corinthians que era comandado por Cilinho terminou em primeiro com 32 pontos, contra 31 pontos de Palmeiras e Botafogo de Ribeirão Preto e 30 da Portuguesa de Desportos. Já na segunda fase, tivemos dois grupos com quatro times.
No grupo 1 havia Corinthians,Portuguesa de desportos,Internacional de limeira e Santo André. Já o grupo 2 era composto por São Paulo,Palmeiras,Guarani e Botafogo. Se no grupo 1 o Corinthians não teve dificuldades e se classificou para as finais do campeonato com 12 pontos ganhos,no grupo 2, o São Paulo teve uma forte disputa com o Palmeiras.Os clubes se enfrentaram na primeira rodada,com a vitória tricolor por 4 a 2.Na ultima rodada,um empate sem gols garantiu o clube do Morumbi nas finais. Os dois times terminaram empatados com nove pontos ganhos, entretanto o tricolor paulista se classificou por ter melhor campanha.
Nas finais do estadual o tricolor enfrentou o Corinthians, no primeiro jogo com três gols de Raí, o São Paulo venceu por 3 a 0 e garantiu a vantagem para a decisão. No dia 15 de dezembro o empate por 0 a 0 garantiu o título ao São Paulo.
De quebra o time do Morumbi se vingava da derrota na decisão do campeonato brasileiro do ano anterior, o tricolor chegava a marca de 17 títulos paulistas e encostava nos rivais na briga pela hegemonia  no estado.Com 17 triunfos estaduais,o tricolor se aproximava do Palmeiras que tinha 18 conquistas e do Corinthians que era o recordista com 20 triunfos até então.

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio da Austrália.


A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio da Austrália.



Hoje faz sete anos que Ayrton Senna conquistou sua ultima vitória no Grande Premio da Austrália em 1993. Aquele mundial foi marcante na carreira do brasileiro, sem ter o melhor carro do grid e com um motor Ford com 60 cavalos a menos que a Benneton,Senna fazia talvez a melhor temporada de sua carreira.
 Alain Prost já havia conquistado o tetracampeonato no Grande Premio de Portugal,ainda assim Ayrton brigava pelo vice campeonato com o britânico Damon Hill.Nos treinos, Senna foi o mais veloz e fez a pole com Prost ao seu lado na primeira fila.Já na segunda fila largaram Damon Hill e o alemão Michael Schumacher.Na terceira fila tivemos o finlandês Mika Hakkinen e o austríaco Gerhard Berger.
 Na largada Senna parte bem e vai abrindo nas primeiras voltas, o tricampeão parecia ter uma boa vantagem, mas, no entanto perde a liderança para Prost na volta 24. No entanto, Senna retoma o primeiro lugar após Prost fazer seu pit stop na volta 28. A partir daí, Ayrton não foi mais incomodado e foi fazendo uma corrida consistente e sem cometer erros.
 Assim Senna venceu e chegou a marca de 41 triunfos na sua carreira, sendo até então o segundo maior vencedor de corridas na Formula 1,ficando atrás apenas de Alain Prost que era o recordista com 51 vitórias. No pódio Senna puxou Prost para o primeiro lugar, isso prova que apesar da rivalidade, um respeitava muito o talento do outro.
O tricampeão se despedia da Mc Laren em grande estilo pois no ano seguinte iria para a Williams,aonde teria uma trágica partida.

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

A marca histórica de Ayrton Senna no Grande Premio do Brasil.

A marca histórica de Ayrton Senna no Grande Premio do Brasil.


 Neste domingo, tem o Grande premio do Brasil de Formula 1.O que traz me traz a lembrança a dramática vitória de Ayrton Senna no Grande Premio do Brasil em 1991.
No mundial de Formula 1, em 1991,a Williams apresentava o seu modelo FW14,que era um carro totalmente inovador com o cambio semiautomático.Senna havia vencido com certa facilidade o Grande Premio dos Estados Unidos,mas a partir da segunda corrida, em Interlagos, a Williams começaria a mostrar a força que a faria vencer os mundiais em 1992 e 1993.
A disputa nos treinos comprovou esse equilíbrio. O italiano Ricardo Patrese o inglês Nigel Mansell,fizeram o primeiro e o segundo tempos respectivamente e vinham conseguindo a primeira fila.Mas entretanto,Senna tirou uma volta voadora nos instantes finais e conseguiu uma pole milagrosa com o tempo de 1:16.392 contra 1:16.775 de Patrese que largaria ao seu lado na primeira fila.
 Na segunda fila, tivemos Nigel Mansell e o companheiro de Senna na Mc Laren,o austríaco Gerhard Berger.Já na terceira fila estavam os dois franceses da Ferrari Jean Alesi e Alain Prost.Na quarta fila vinham os brasileiros Nelson Piquet e Mauricio Gugelmin.
Na largada, Senna parte bem e mantém o primeiro lugar.No entanto,Mansell larga ainda melhor e ultrapassa Patrese logo na largada pulando para segundo.Senna e Mansell iam abrindo vantagem e ditavam o ritmo da corrida.As paradas nos boxes seriam decisivas e poderiam determinar o vencedor.A Mc Larem vai bem nos pit stops,assim como a Williams,entretanto,Mansell fura o pneu e é forçado a fazer uma segunda parada.Assim,Senna ganhava fôlego na liderança.
Então começaram os problemas mecânicos no carro do brasileiro.Primeiro Senna perdeu a quarta marcha tendo que passar de terceira direto para a quinta.Entretanto,poucos instantes depois Mansell tem problemas com o cambio semiautomático da sua Williams e abandona após uma rodada.Senna tinha 40 segundos de vantagem para Patrese, mas ia perdendo aos poucos a marcha de sua Mc Laren.A sete voltas do final restou apenas a sexta marcha engatada e a diferença ia diminuindo.
Senna tinha que segurar a alavanca do cambio com mão direita e pilotar com a mão esquerda,ainda assim o tricampeão venceu a corrida de ponta a ponta chegando a marca de 28 vitórias na sua carreira,superando o também tricampeão Jackie Stwart que tinha 27 triunfos.Ricardo Patrese chegou em segundo e Gerhard Berger completou o pódio em terceiro.
O brasileiro se firmava como o segundo maior vencedor de corridas na Formula 1,ficando atrás apenas de Alain Prost que era o recordista com 44 triunfos.

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio do Japão em 1993


A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio do Japão em 1993


Ayrton Senna e Nelson Piquet foram dois dos maiores gênios da história do automobilismo. Eu comecei a acompanhar a Fórmula 1 em 1983 e pude vê-los na pista ao mesmo tempo.Foram títulos e vitórias inesquecíveis de parte a parte.Entretanto os dois tiveram uma rivalidade,que por algumas vezes passaram dos limites.

 Piquet já era bicampeão quando Senna explodiu logo de cara na Fórmula 1 em 1984.Um dos primeiros maus entendidos na época foram os boatos (jamais comprovados) de que Nelson teria vetado a contratação de Ayrton na Brabham naquele ano.No entanto,eu me lembro que no começo os dois tiveram até uma relação normal,mas com o passar do tempo ambos começaram a disputar posições na pista e o tom das declarações ficou menos amistoso.

 Nelson Piquet estava no auge da carreira e era uma estrela no automobilismo. Mas Ayrton explodia a cada ano e mostrava ser tão talentoso quanto e a Fórmula 1 começou a ficar pequena demais para os dois.

 Em 1988,a relação entre ambos atingiu seu ponto mais critico com ataques a vida pessoal de cada um após uma brincadeira de Ayrton que disse que sumiu para Nelson aparecer. Já sendo tricampeão na época Piquet não perdoou e respondeu que Senna sumiu para não ter que explicar por que não gostava de mulher. Para mim ficava bem claro que dois velocistas desse patamar não cabiam no mesmo período e após uma ameaça de processo, começou uma divisão entre os fãs dos dois pilotos que passaram a se digladiar nas rodas de discussão.

 Entretanto o tempo como o senhor da razão tratou de botar água fria em tamanha fervura, embora caiba ressaltar que Ayrton estava no auge da carreira no começo dos anos 1990 tendo vencido dois campeonatos seguidos enquanto Nelson estava mais próximo do final da sua carreira e ambos ficaram mais distantes das brigas na pista. Mas, no entanto sempre tive a impressão de que ambos se respeitavam como pilotos. Em 1992 Senna foi solidário a Piquet quando este sofreu um grava acidente na Formula Indy.

 Segundo o que eu li na época, Nelson teria sentido muito a partida de Ayrton em 1994 no Grande Premio de San Marino. Pra ser honesto eu sempre imaginei comigo mesmo que se Senna não tivesse ido e ambos tivessem parado de correr eles poderiam ter uma relação mais normal.

 Sim leitor (a) porque Senna e Piquet eram extremamente inteligentes dentro e fora da pista e sabiam reconhecer um talento nato quando viam um. Apesar do debate intenso entre os fãs dos tricampeões nas redes sociais, um respeitava muito o talento do outro. O que aconteceu na verdade foi que dois pilotos excepcionais da mesma nacionalidade estavam disputando espaço no coração dos torcedores na mesma época. O automobilismo brasileiro acabou se tornando pequeno demais para dois velocistas  desse patamar.

 E assim caminha a humanidade, Senna e Piquet são ídolos que despertam muita paixão e assim o debate nas redes sociais tende a se tornar cada vez mais agudo. Mas se Ayrton não tivesse partido em Imola eu acredito que os dois teriam uma relação mais normal hoje em dia.

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

A evolução de Lewis Hamilton na Formula 1.

A evolução de Lewis Hamilton na Formula 1.

Desde sua estreia o britânico Lewis Hamilton explodiu logo de cara na principal categoria do automobilismo mundial, a genialidade de Lewis era visível, pois o bicampeão mundial  Fernando Alonso não conseguia supera-lo pilotando o mesmo carro, ainda cabe ressaltar que o espanhol é considerado por muitos o melhor piloto do grid e um dos maiores talentos naturais da história da Formula 1.
 Entretanto embora lhe sobrasse talento faltava a Hamilton ser um piloto mais completo, tecnicamente o britânico era menos evoluído em relação a Alonso. O príncipe das Astúrias alem  de muito talento tinha um refinamento técnico elevado, o jovem Hamilton cometia muitos erros e desperdiçava pontuações garantidas e assim o título mundial em 2007 foi parar nas mãos de Kimi Raikkonen.
 Apesar da genialidade precoce Hamilton era alvo de criticas pelos erros excessivos, sim leitor (a) apesar do talento lhe faltava de fato refinamento técnico. Campeões da minha geração como Ayrton Senna, Alain Prost, Michael Schumacher e Nelson Piquet alem do talento natural tinham um elevado refinamento técnico e por isso foram os pilotos que foram.
 Apesar da sua diferença de patamar em relação ao brasileiro Felipe Massa em 2008,Hamilton cometia muitos erros e dava chance ao piloto da Ferrari.Ainda assim Hamilton aos 23 anos conquistava o seu primeiro titulo mundial já no seu segundo ano na Formula 1,ficaram provadas duas coisas. Sobrava talento ao jovem piloto, mas, no entanto lhe faltava refinamento técnico.
 Em 2009 outro piloto de um talento elevado se firmava nas pistas pilotando a Red Bull, o jovem alemão Sebastian Vettel mostrava ter um refinamento técnico melhor que o de Hamilton e obtinha melhores resultados no volante. A partir da temporada 2009 Hamilton começou sua adolescência na Formula 1 quando a Mc Laren já não tinha o melhor carro,ainda assim venceu de ponta a ponta o Grande Premio de Singapura.
Em 2010 Hamilton venceu três corridas e brigou pelo título apesar da superioridade da Red Bull,mas entretanto a falta de refinamento técnico em relação a Fernando Alonso prejudicou Hamilton na briga pela taça. Em 2011 Vettel e a Red Bull dominavam a Formula 1,mas Hamilton venceu três corridas e mostrava que poderia triunfar sem o melhor carro do grid. Em 2012 a Mc Laren ficou atrás da Red Bull e da Ferrari no campeonato mundial dos construtores, ainda assim o britânico venceu quatro grandes prêmios e mostrava brilhantismo em sua adolescência na Formula 1,no final da temporada Lewis assina com a Mercedes e teria uma grande virada na carreira.
 A partir de 2013 ,Lewis passou a evoluir muito  tecnicamente e isso foi preponderante para se tornar uma maquina de quebrar recordes nos anos seguintes, se nos tempos de Mc Laren era criticado pela falta de refinamento técnico, já no seu primeiro ano de Mercedes começou a participar do desenvolvimento dos carros e entender o funcionamento técnico das equipes.
Lewis passou a ser capaz de transmitir com perfeição tudo sobre o desempenho de um carro em um treino ou em uma corrida. Nos anos seguintes Hamilton começou a aliar seu talento natural á um elevado refinamento técnico, assim se aproximava do patamar dos grandes nomes do automobilismo em todos os tempos se tornando um piloto muito mais completo.
Em 2017 a Ferrari alcançou a Mercedes e ainda assim Lewis continuou deixando todos para trás, Hamilton adquiriu estratégias de corridas e sem cometer erros se tornou difícil de ser superado,mesmo quando a Mercedes não sobrava no grid de largada.
 No mundial desse ano Lewis subiu no pódio em todas as corridas em todas as corridas, embora a Mercedes não fosse superior a Ferrari. Hamilton já superou marcas históricas do heptacampeão Michael Schumacher, não se chega ao nível que ele está chegando hoje se não houver uma mistura de muito talento e força mental para evoluir tecnicamente em tão pouco tempo , ainda vale lembrar que hoje Lewis tem a concorrência direta de um tetracampeão mundial  como Sebastian Vettel,alem de pilotos talentosos como o holandês Marx Verstappen por exemplo.
  Esse ano é questão de tempo para o britânico se igualar ao argentino Juan Manuel Fangio com cinco títulos mundiais, sem a menor sombra de duvida uma mistura de muito talento e esforço pois não se chega ao nivel em que ele está chegando hoje sem ser com talento e comprometimento .Uma combinação somente ao alcance dos eleitos no esporte.

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Relembre a vitória de Michael Schumacher no Grande Premio dos Estados Unidos em 2003


Relembre a vitória de Michael Schumacher no Grande Premio dos Estados Unidos em 2003


Em relação às temporadas em 2001 e 2002 o alemão Michael Schumacher estava tendo mais dificuldades em 2003,alem do novo sistema de pontuação adotado no mundial daquele ano,Williams e Mc Laren também evoluíram bastante  e haviam se nivelado na parte técnica  com a Ferrari.
  No entanto Schumacher continuava competitivo como sempre e já havia vencido cinco corridas no ano, incluindo a corrida anterior no circuito de Monza no Grande Premio da Itália, no entanto o finlandês Kimi Raikkonen roubou a cena e fez a pole position com o brasileiro Rubens Barrichello ao seu lado na primeira fila do grid.
  Na segunda fila tivemos o frances Oliver Panis com a Toyota e colombiano Juan Pablo Montoya com a Williams BMW.Já na terceira fila tivemos o também alemão Ralf Schumacher com a outra Williams e o espanhol Fernando Alonso com a Renault.Michael Schumacher fez apenas o sétimo tempo largando ao lado  na quarta fila ao lado do inglês David Couthard que largou em oitavo.
  Mesmo largando atrás Schumacher larga bem e vai escalando o pelotão, seu companheiro Rubens Barrichello abandona logo na segunda volta com problemas técnicos, após a bandeira amarela Kimi Raikkonen ia abrindo vantagem na liderança sendo seguido por Ralf Schumacher.
 Michael Schumacher estava na quarta colocação até a quinta volta quando começa a chover na pista, assim o piloto da Ferrari é superado por Couthard e Montoya caindo para o sexto lugar. Entretanto a chuva passa na décima volta, Kimi Raikkonen era o líder da corrida enquanto Schumacher era apenas o sexto colocado.
  A chuva, no entanto chegaria com mais intensidade algumas voltas depois, a maioria dos pilotos vão aos boxes imediatamente para a troca de pneus, e no momento em que Juan Pablo Montoya se dirigia aos boxes é avisado pela Williams que havia sido punido pelo incidente com Barrichello, assim a corrida do colombiano ia literalmente por água abaixo.
  Enquanto isso Schumacher mostrava mais uma  por que tinha já cinco títulos no currículo e voltava a escalar o pelotão outra vez , na vigésima oitava volta o alemão que já estava em segundo  ultrapassa Raikkonen e assume o primeiro lugar.Jenson Button até chegou a ficar em primeiro por algumas voltas,mas entretanto seu motor explodiu e ele teve que desistir,Schumacher então não cometeu erros e foi administrando a liderança da corrida até a bandeirada final,Kimi Raikkonen chegou em segundo após boa disputa com os carros da Sauber,aliás em terceiro para completar o pódio chegou o também alemão Heinz Harald Frentzen com a própria Sauber.
 Assim Schumacher chegava a 70 vitórias na carreira e caminhava firme para superar os cinco títulos mundiais do argentino Juan Manuel Fangio,assim o ferrarista seguia batendo mais e mais recordes e ia escrevendo seu nome na história da Formula 1.


quarta-feira, 3 de outubro de 2018

A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio do Japão em 1993


A vitória de Ayrton Senna no Grande Premio do Japão em 1993


Nesse domingo temos o grande premio do Japão de Formula 1,isso traz a lembrança a penúltima vitória da carreira do brasileiro Ayrton Senna no grande premio do Japão em 1993.
Alain Prost já havia conquistado o tetracampeonato mundial no grande premio de Portugal, ainda assim havia a luta pelo vice-campeonato entre Ayrton Senna e o britânico Damon Hill da Williams,quando o circo da formula 1 chegou ao circuito de Suzuka,Hill tinha 62 pontos no campeonato contra 53 de Senna.
Nos treinos como de costume naquela temporada Alain Prost fez a pole com sua Williams, com Ayrton Senna ao seu lado na primeira fila do grid.Na segunda fila tivemos o finlandês Mika Hakkinen companheiro de Senna na Mc Laren e o alemão Michael Schumacher com a Benneton.Na terceira fila tivemos os britânicos Damon Hill e Derek Warwick.
Na largada Senna vai bem e toma a primeira posição, o tricampeão tenta se esforçar ao máximo para fazer voltas rápidas no inicio da corrida para voltar na frente após parar nos boxes,contudo Senna perde a liderança após parar nos boxes na décima terceira volta.Prost assumiu a liderança mais rodou na vigésima volta quando já chovia na pista,então o brasileiro deu um show sob chuva com pneus de pista seca e descontou os quinze segundos que Prost tinha de vantagem.
Então ambos pararam nos boxes e Senna voltou na frente mesmo com uma parada a mais, então Ayrton manteve a concentração e começou a abrir vantagem na liderança da corrida. A chuva parou na volta 35, mas ainda assim Senna se manteve constante e manteve a ponta, assim o tricampeão venceu em Suzuka e chegou a marca de 40 vitórias na sua carreira e se firmava até então como o segundo maior vencedor de corridas na Formula 1,Alain Prost chegou em segundo e Mika Hakkinem completou o pódio em terceiro.Damon Hill chegou em quarto e Senna descontava para apenas dois pontos a vantagem do inglês na briga pelo vice campeonato.

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

A comparação entre Lewis Hamilton e Michael Schumacher


A comparação entre Lewis Hamilton e Michael Schumacher


Superdotado ou sobredotado é uma pessoa que possui capacidade mental significativamente acima da média. Como um talento, a superdotação é a aptidão para atividades intelectuais, artísticas ou esportivas que parecem ser inatas, uma vez que a pessoa superdotada parece apresentar tais habilidades sem que se possa explicar como aprenderam. Contudo, tais aptidões ou habilidades também são desenvolvidas através de esforço pessoal e é um erro pensar que pessoas superdotadas não precisam ser ensinadas, elas apenas precisam de uma educação diferenciada que atenda a sua demanda de conhecimento. As principais características de uma pessoa superdotada são, segundo Joseph Renzulli: as altas habilidades, a criatividade e o comprometimento com a tarefa. Este diz respeito à capacidade de se envolver profundamente com atividades relativas à sua área de interesse, seja ela artística, acadêmica ou esportiva.
Estratégia designava o comandante militar à época da democracia ateniense. O idioma grego apresenta diversas variações, como estratégicos, ou próprio do general chefe; estratégia, ou estratagema, ardil de guerra; stratiá, ou expedição militar; stratema, ou exército em campanha; strategion, ou tenda do general, dentre outras.
A Estratégia capacita uma pessoa a liderar suas equipes rumo ao sucesso e as grandes vitórias, tendo grande inteligência e astucia.
A ascensão do britânico Lewis Hamilton, faz com que muitos dos fãs da velocidade, o comparem ao heptacampeão Michael Schumacher.
Michael Schumacher, segue a mesma escola dos grandes estrategistas do automobilismo. Com um brilhante estrategista, Schumacher liderou a Ferrari entre 1996 e 1999, comandando com brilhantismo, uma equipe que não vencia o mundial de pilotos desde 1979.
Sendo um brilhante estrategista, Michael Schumacher conquistou cinco campeonatos consecutivos com a Ferrari, entre 2000 e 2004, obtendo diversos recordes.
Lewis Hamilton, assim como Ayrton Senna, é um dos superdotados no automobilismo, superdotados que surgem, no mínimo, a cada dez ou vinte anos no automobilismo mundial.
O britânico Lewis Hamilton, como um superdotado, é um dos raros talentos, que surgem, no mínimo, a cada dez ou vinte anos no automobilismo.
Michael Schumacher foi um brilhante estrategista, uma estrategista que reconduziu a Ferrari novamente ao caminho dos títulos mundiais. Lewis Hamilton é um superdotado, um dos raros talentos do automobilismo.
E ambos são absolutamente gigantes, excepcionais em suas respectivas especificações.

Imagem: Site Vila Vella. .



segunda-feira, 17 de setembro de 2018

O tricolor paulista no campeonato brasileiro.


O tricolor paulista no campeonato brasileiro.



O São Paulo inevitavelmente subiu consideravelmente de patamar no campeonato brasileiro desse ano, no brasileirão do ano passado o time sofreu com as limitações do elenco,com a indefinição tática e com o processo de  fritura de alguns dirigentes em relação ao novato Rogério Ceni.
Nessa temporada o tricolor começou oscilando, mas se acertou aos poucos com a chegada do uruguaio Diego Aguirre. Apesar de ser torcedor do São Paulo, eu achava que o time brigaria entre a zona da sul americana e a da pré libertadores nesse brasileirão. No entanto o tricolor foi se organizando defensivamente e passou a sofrer poucos gols, o equilíbrio tático fez com que os valores individuais do time ganhassem confiança e subissem de produção.
O time tricolor passou a ser um time difícil de ser batido e superou as suas limitações, no entanto nas ultimas rodadas não resistiu aos desfalques e perdeu a liderança. Sinceramente eu nunca achei que o elenco são paulino fosse pra ganhar o campeonato, o time tem valores individuais mas o grupo de jogadores tem limitações. Aguiirre a meu ver já tirou leite de pedra com o elenco que tem em mãos, pois o São Paulo está á frente de Grêmio, Cruzeiro e Flamengo que tem elencos tecnicamente superiores ao clube paulista. Eu como torcedor são paulino vou torcer como nunca,mas pelo andar da carruagem o tricolor apenas vai se qualificar para a Copa Libertadores,mas eu como são paulino  rezo pra estar errado.

Ayrton Senna x Michael Schumacher


Ayrton Senna x Michael Schumacher


.Schumacher ou Senna, quem é o melhor? Essa é uma polêmica que ultrapassa os limites do circo da F1. Embora Senna saia vitorioso nas votações, não é uma unanimidade na Fórmula 1, pois volta e meia se discute sobre qual dos dois foi o melhor.

Numericamente não haveria nada para se discutir. Schumacher disputou 307 grandes prêmios, com 91 vitórias, 68 poles e sete títulos, enquanto Senna disputou 162 grandes prêmios, com 41 vitórias, 65 poles e três títulos. Analisando os números, Schumacher é indiscutivelmente o maior piloto da história.

Mas ao fazermos qualquer comparação, temos que levar em conta que ambos são de épocas distintas, apesar de terem sido contemporâneos. Para termos uma ideia de como a comparação é altamente complexa, nos títulos de Senna em 1990 e 1991, o orçamento da McLaren era aproximadamente U$$ 200 milhões. No tetracampeonato de Schumacher em 2001, o orçamento da Ferrari era de aproximadamente U$$ 500 milhões.

O desejo de vencer fez com que ambos se envolvessem em polêmicas como as de Senna com Prost em 1989 e 1990 e as de Schumacher com Hill em 94, Villeneuve em 97 e Alonso em 2006. Então vejamos o que dizem os especialistas sobre o assunto.

Murray Walker, principal comentarista britânico, aponta Schumacher como o maior piloto de todos os tempos e não somente por conta das estatísticas. Em sua opinião, o alemão foi melhor por ter deixado espontaneamente a Benetton no fim da temporada de 1995, quando havia se sagrado bicampeão, aceitado o desafio de correr pela Ferrari e trazer a escuderia italiana de volta ao sucesso de antigas temporadas. Frisa o fato de Michael ter levado para lá Ross Brown e Rory Byrne, bem como ter liderado brilhantemente o time. Segundo o britânico, Senna foi indubitavelmente o mais carismático, o mais místico, enquanto Schumacher foi o melhor de todos os tempos.

O antigo dono de equipe de Fórmula 1 e atualmente comentarista, Eddie Jordan, já disse que ficou espantado quando viu Schumacher correr pela primeira vez, achando simplesmente fenomenal. E mais: afirmou que, estranhamente, as pessoas lembrarão do heptacampeão como aquele que dominou seus companheiros de equipe, pelo que aconteceu em Mônaco (se referindo à ocasião em que estacionou propositadamente o carro de maneira perigosa, para atrapalhar Fernando Alonso, em 2006) ou pelos episódios com Damon Hill e Jacques Villeneuve. Porém, o alemão foi o piloto mais rápido que o mundo automobilístico já viu.

Por outro lado, o ex-piloto de Fórmula 1, Martin Brundle, atualmente comentarista, tem outra visão. Para ele, Senna possuía um dom dado por Deus, que ele não testemunhou em nenhum outro piloto.

Já Mark Webber, recém-aposentado das pistas, diz que o brasileiro tinha a habilidade de pilotar completamente no limite e que algumas de suas voltas eram inacreditáveis. Já para o bicampeão Mika Hakkinen, a razão de Ayrton ser o melhor residia no fato dele trabalhar intensamente nos detalhes.

O que também contribui para alimentar ainda mais a polêmica foi o fato de Senna ter partido no auge da carreira em 1994. Para muitos dos fãs do brasileiro, ele poderia, na pior das hipóteses, ter igualado os títulos do alemão. Polêmicas a parte Schumacher sempre declarou ter muito respeito por Senna nas vezes em que se referiu ao tricampeão.

Inclusive vale lembrar que Schumacher chorou copiosamente na entrevista coletiva ao igualar as 41 vitórias de Senna no Grande Premio da Itália em 2000.

Para muitos, inclusive no ramo das comparações, vale a opinião do próprio Schumacher que, uma vez perguntado se ele se via superior a Senna pela conquista do hexacampeonato mundial, ele disse que o tricampeão tinha partido antes de dar tudo o que ainda podia.

Bom amigos, eu acompanho Formula 1 há 40 anos , e acho muito difícil a comparação, pois como já disse acima, os tempos eram outros em relação a ambos. 

Um estrategista é uma pessoa ou um determinado esportista, com inteligencia excepcional para trabalhar nos minímos detalhes para conduzir suas respectivas equipes ás grandes vitórias.

Um estrategista é uma pessoa com inteligencia excepcional na arte de aplicar com extrema eficacia todos os recursos para conduzir suas respectivas equipes aos grandes triunfos.

Superdotado ou sobredotado é uma pessoa que possui capacidade mental significativamente acima da média. Como um talento, a superdotação é a aptidão para atividades intelectuais, artísticas ou esportivas que parecem ser inatas, uma vez que a pessoa superdotada parece apresentar tais habilidades sem que se possa explicar como aprenderam. Contudo, tais aptidões ou habilidades também são desenvolvidas através de esforço pessoal e é um erro pensar que pessoas superdotadas não precisam ser ensinadas, elas apenas precisam de uma educação diferenciada que atenda a sua demanda de conhecimento. As principais características de uma pessoa superdotada são, segundo Joseph Renzulli: as altas habilidades, a criatividade e o comprometimento com a tarefa. Este diz respeito a capacidade de se envolver profundamente com atividades relativas a sua área de interesse, seja ela artística, acadêmica ou esportiva.

Schumacher foi um estrategista excepcional, que trabalhou arduamente para conduzir Benneton e Ferrari ao topo da Fórmula 1. Com inteligencia excepcional, Schumacher trabalhou com todos os recursos disponíveis, para tirar a Ferrari do jejum de 17 anos sem títulos á partir de 1996, por exemplo.

Senna era um tipo de piloto que se pode chamar de superdotado. Senna tinha uma capacidade intelectual muito acima da média dos pilotos comuns, com um talento absloutamente fora do normal para pilotar uma maquina de corrida.

Schumacher foi um estrategista. Senna foi um superodotado. De modo geral, Schumacher e Senna, estão em patamares equivalentes no automobilismo mundial.

Schumnacher e Senna. São dois campeões equivalentes na história do automobilismo mundial.

Confira agora os maiores vencedores de corrida da história da Formula 1.https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_vencedores_de_corridas_da_F%C3%B3rmula_1

Confira a comparação entra ambos no Portal Terrahttps://www.terra.com.br/esportes/infograficos/senna-x-schumacher/f1-senna-x-schumacher05.htm



Crédito: Crédito da foto: Arte/Torcedores.com (Getty Imagens e Reprodução/ Facebook oficial Ayrton Senna)



 

 
 






domingo, 2 de setembro de 2018

São Paulo supera expulsão falta de criatividade e evita derrota em casa.


São Paulo supera expulsão falta de criatividade  e evita derrota em casa.

O São Paulo teve muitos desfalques para o jogo dessa tarde contra o Fluminense,mas talvez o mais sentido tenha sido o do meia Nenê,sem ele o time de Diego Aguirre não tinha criação no meio campo e sofreu com a ligação direta do defesa para o ataque.

Jogando em casa para manter a liderança do brasileirão, o tricolor paulista tentou se impor contra o bem compactado time do Fluminense,mas o time paulista não tinha criatividade e não conseguia chegar ao gol dos cariocas. Para piorar Diego Sousa foi expulso e comprometeu ainda mais o São Paulo.
 No segundo tempo o jogo melhorou em emoção e aos oito minutos o zagueiro Anderson Martins faz contra e abre o placar para o Fluminense, o tricolor paulista que já havia substituído Shaylon por Tréllez ainda sofria com a falta de criatividade, no entanto o time paulista foi empurrado pela torcida e chegou ao gol de empate aos vinte e seis minutos com Tréllez.
 Mesmo com um homem a menos em campo o time de Diego Aguirre buscou o gol da virada, mas o técnico Marcelo Oliveira fez duas substituições e soltou mais o time carioca, o jogo ficou mais disputado, mas a igualdade no placar prevaleceu. O São Paulo volta a campo na quarta feira contra o Atlético Mineiro em Belo Horizonte na quarta feira, já o Fluminense recebe o Vitória na capital do Rio de Janeiro também no meio da semana.

Hamilton tem bela atuação e vence Grande Premio da Itália

C

O inglês Lewis Hamilton teve uma bela atuação no Grande Premio da Itália e chegou a 68 vitórias na sua carreira, agora o britânico está a apenas 23 triunfos que de igualar o alemão Michael Schumacher que ainda é o recordista com 91 vitórias.
Hamilton largou em terceiro enquanto os pilotos da Ferrari o também  alemão Sebastian Vettel e o finlandês Kimi Raikkonen largaram na primeira fila, logo na largada Hamilton foi com a faca nos dentes e ultrapassou Vettel logo no começo, o alemão ainda tentando evitar a ultrapassagem quando Lewis já havia praticamente completado a manobra teve sua asa danificada e foi aos boxes.
 No entanto Vettel fazia boa corrida de recuperação e já estava em sétimo na vigésima volta, já Raikkonen estava voando a na vigésima nona volta chegou ao também finlandês Valteri Bottas que liderava a corrida,então Bottas fez o excelente trabalho como escudeiro de Hamilton e segurou o ritmo da corrida, a equipe Mercedes também contribuiu quando se movimentou nos boxes chamando a atenção da Ferrari que chamou Kimi aos boxes,entretanto tudo não passava de um blefe.
 Ai brilhou o talento de Hamilton que deu um show de pilotagem ao fazer uma boa sequencia de voltas rápidas e liquidar a vantagem de Raikkonen, na volta 45 Hamilton fez uma bela ultrapassagem sobre Raikkonen e conquistou o primeiro lugar. A partir daí Lewis seguiu para a vitória e assim  aumentar sua vantagem no campeonato mundial de pilotos ,Kimi Raikkonen chegou em segundo enquanto seu companheiro Valteri Bottas completou o pódio em terceiro. Sebastian Vettel ainda conseguiu marcar pontos chegando na quarta colocação.

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Retrospecto e títulos no clássico Nacional x Penarol.


Retrospecto e títulos no clássico  Nacional x Penarol.
Fonte :Wikipédia : A enciclopédia livre.

O clássico Nacional e Penarol é o clássico da cidade de Montevidéu e o grande clássico do futebol do Uruguai. Há controversas sobre qual de fato o primeiro confronto nessa disputa, uma corrente defende que o primeiro clássico teria sido disputado em 15 de Julho de 2000 (com a vitória do CURCC,que seria o nome anterior do Penarol sobre o Nacional por 2 a 0).Já a segunda corrente alega que o primeiro jogo foi disputado em 14 de dezembro de 1913 com um empate em 2 a 2.
Se tomarmos por base a primeira versão (a fundação do Penarol como CURCC EM 1891,tendo sido feita apenas a troca de nome em 1913 como alega o clube),esse clássico seria o clássico mais antigo do continente americano e do futebol mundial,com excessão ao clássicos da Grã-Bretanha.
No entanto a segunda versão também é defendida(fundação do atual Penarol em 1913.como um clube independente do CURCC,que teria encerrado as atividades apenas em 1915),isso gera uma acalorada discussão no futebol uruguaio até hoje.
No campeonato uruguaio, o Penarol tem 51 troféus contra 46 do Nacional.Na liga pré libertadores da América,a vantagem  também é do Penarol que tem doze canecos contra oito do Nacional.
Na copa competência, no entanto, a vantagem é do Nacional que tem dez títulos contra oito  do Penarol.No torneio competência há uma ligeira vantagem do Penarol que tem onze  troféus contra dez do Nacional.Em competições internacionais ambos os clubes estão empatados com nove conquistas cada um,na Copa Libertadores o Penarol tem cinco títulos contra três do Nacional,já na Copa Intercontinental que é reconhecida pela FIFA  como um Mundial Interclubes,ambos os clubes estão empatados com três troféus cada um.
Já na Copa interamericana o Nacional tem dois troféus enquanto o Penarol não conquistou a taça, o Nacional tem o título da Recopa Sul Americana em 1989 enquanto o Penarol tem o troféu da Recopa Intercontinental em 1969.No retrospecto geral entre os clubes,o Penarol tem 112 troféus contra 109 do Nacional.
Nas estatísticas do clássico em todas elas o Penarol leva vantagem,em uma delas em 531 jogos são  187 vitórias do Penarol como CURCC contra 174 do Nacional com 170 empates.O Penarol havia marcado 676 gols e o Nacional 638.
Já na segunda estatística do confronto em 474 jogos, são 164 vitórias do Penarol (que não estaria como CURCC),contra 154 do Nacional com 156 empates.Aqui o Penarol havia marcado 596 gols e o Nacional 571.
Em outra estatística como o Penarol como CURCC,são 56 jogos com 24 vitórias do Penarol,contra 20 do Nacional com 12 empates.O Penarol havia marcado 81 gols e o Nacional 65.

domingo, 26 de agosto de 2018

Sebastian Vettel atinge marca histórica no Grande Premio da Bélgica.


Sebastian Vettel atinge marca histórica no Grande Premio da Bélgica.



O alemão Sebastian Vettel venceu de ponta a ponta o Grande Premio da Bélgica e atingiu uma marca histórica na carreira, o piloto da Ferrari chegou a 52 vitórias na carreira e superou os 51 triunfos de Alain Prost se tornando o terceiro maior vencedor de corridas da Formula 1,a sua frente estão apenas  o britânico Lewis Hamilton com 67 e o também alemão Michael Schumacher que é o recordista com 91 triunfos.
 Vettel que largou em segundo ultrapassou Hamilton logo no começo e não foi mais ameaçado na liderança, o ferrarista fazia voltas mais rápidas em sequencia e ia abrindo vantagem na liderança. Com uma boa vantagem Vettel fez os pit stpos e voltou na liderança,correndo com inteligência o alemão se manteve na ponta mesmo com saffety car na pista.
  Assim Vettel venceu de ponta a ponta com dez segundos de vantagem para Hamilton que chegou em segundo e mais de vinte segundos para o holandês Marx Verstappen que completou o pódio em terceiro,a Formula 1 volta a se reunir já no próximo domingo no Grande Premio da Itália no circuito de Monza.

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Em um jogo fraco Corinthians passa as semifinais da Copa do Brasil.


Em um jogo fraco Corinthians passa as semifinais da Copa do Brasil.



Em um jogo fraco tecnicamente, o Corinthians venceu a Chapecoense por 1 a 0 em Chapecó e passou as semifinais da Copa do Brasil. O primeiro tempo do confronto foi fraco, precisando vencer pelo menos um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis, a Chape não conseguiu criar nada embora tenha tido mais posse de bola, o alvinegro paulista bem postado na defesa também criava muito pouco, em resumo o primeiro tempo favoreceu quem tinha somente a obrigação de destruir.
  No segundo tempo, o time de Chapecó até tentou sair um pouco mais,mas não conseguia passar pela defesa do Corinthians,que por sua vez também não criava absolutamente nada.Assim como já havia sido no primeiro tempo,o andamento do jogo continuava favorecendo aquele que só precisava destruir.
Sendo competente na sua proposta, o Corinthians acabou premiado com gol do meia Jadson aos 38 minutos da etapa final,agora o time de Osmar Loss pega o Flamengo nas semifinais da competição.

domingo, 12 de agosto de 2018

São Paulo faz jogo convincente e vence o Sport no Recife.


São Paulo faz jogo convincente e vence o Sport no Recife.


O time comandado por Diego Aguirre fez um jogo perfeito fora de casa e venceu o Sport por 3 a 1 na Ilha do Retiro, no primeiro tempo o tricolor começou no campo de ataque com variações de jogada, o time paulista envolvia o Sport com facilidade e criava chances de gol.
Aos 30 minutos do primeiro tempo em um erro de passe de Gabriel, o tricolor paulista abriu o placar com Diego Sousa, então o São Paulo tomou conta do jogo e poderia tem feito o segundo gol no primeiro tempo. Na segunda etapa, o treinador rubro negro mexeu no time e veio com uma proposta mais agressiva, mas o tricolor estava bem postado na defesa e mantinha a frente no placar.
Aos oito minutos Nenê em uma contra golpe fez o segundo do São Paulo, bem postado em campo com duas linhas bem compactadas o time paulista tomou conta do jogo, o Sport partiu para o desespero e o tricolor ia criando chances nos contra golpes. No entanto o gol de Marlone diminuindo para o Sport no final do jogo deu esperanças ao  time da casa,mas aos 45 da etapa final Tréllez definiu a vitória do São Paulo na ilha do retiro,no meio de semana o time de Diego Aguirre joga fora de casa contra o Colón da Argentina pela Copa Sul Americana,no jogo de ida no estádio do Morumbi o tricolor perdeu por 1 a 0,pelo campeonato brasileiro o São Paulo volta a campo contra a Chapecoense no estádio do Morumbi.Já o Sport joga fora de casa contra o Santos no jogo do desespero.

Retrospecto e títulos no clássico das multidões

Retrospecto e títulos no clássico das multidões.


O clássico das multidões é o nome dado ao jogo entre os dois maiores clubes de Maceió no estado de Alagoas, esse é o clássico entre o Clube de Regatas Brasil (CRB) e o Centro esportivo alagoano (CSA). O primeiro clássico entre os clubes foi disputado em 1916 e já teve um total 495 jogos até hoje.
O curioso é o que o CRB e o CSA possuem nos seus distintivos as cores da bandeira do estado de Alagoas, cabe ressaltar que as cores dos dois clubes também são tradicionais de um dos folguedos culturais mais populares do estado. A final mais polemica aconteceu em 1975 quando o CSA se sagrou campeão com erros de arbitragem, na época a final foi disputada em jogo único e o CSA tinha a vantagem do empate para levantar a taça.
No retrospecto de títulos oficiais entre os clubes, o CSA tem 38 troféus estaduais contra 30 do CRB, na somatória geral o CSA tem 66 troféus oficiais contra 57 do CRB. No retrospecto geral do confronto, em 495 jogos foram 182 vitórias do CRB contra 152 do CSA e 161 empates, entretanto o CSA marcou 624 gols e o CRB 605.


Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.


Retrospecto e títulos no Derby do Cerrado.


Retrospecto e títulos no Derby do Cerrado.


O derby do cerrado é o considerado o maior clássico da região centro oeste do Brasil, esse o apelido do clássico disputado entre Goiás e Vila Nova, que são clubes de futebol situados na cidade de Goiânia que é a capital do estado de Goiás.
O Goiás foi fundado em no dia 06 de Abril de 1943 e o Vila Nova no dia 29 de Julho de 1943, alem da proximidade entre os dois clubes, o Goiás era um clube de origem pequena e burguesa, enquanto o Vila nova era um clube de origem operário, formado por migrantes que haviam ido participar da construção da cidade de Goiânia, a diferença social daquela época fez com que a rivalidade entre esses dois clubes superasse a rivalidade entre Atlético e Goiânia que até então era considerada a maior disputa futebolística do estado.
No retrospecto geral de troféus oficiais entre os dois clubes, o Goiás tem 28 títulos estaduais contra  15 do Vila Nova,na somatória geral o Goiás tem 53 troféus oficiais contra 40 do Vila Nova. No retrospecto geral do clássico, em 298 jogos foram 148 vitórias do Goiás contra 70 do Vila Nova e 80 empates,o Goiás marcou 447 gols e o Vila Nova 305.


Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Retrospecto e títulos no clássico mineiro.

Retrospecto e títulos no clássico mineiro.



O Clássico mineiro é o clássico disputado entre Cruzeiro e Atlético Mineiro que são os dois maiores clubes da cidade de Belo Horizonte. O clássico é disputado desde 1921, enquanto o primeiro confronto realizado no estádio do Mineirão foi realizado em 1965. No retrospecto de títulos entre os dois clubes, o Cruzeiro tem nove títulos nacionais contra apenas dois do Atlético. No campeonato brasileiro, o Cruzeiro tem quatro títulos contra apenas um do Atlético, já na Copa do Brasil o Cruzeiro tem cinco troféus contra apenas um do Atlético.
 No campeonato mineiro, no entanto,a vantagem é do Galo, o Atlético Mineiro tem 44 títulos contra 37 do Cruzeiro. Na Taça Minas Gerais ambos estão empatados com cinco troféus,o Galo tem três títulos da Taça Belo Horizonte enquanto a Raposa tem dois títulos da Copa dos Campeões Mineiros.O Atlético tem três títulos da Taça Belo Horizonte,enquanto o Cruzeiro tem o supercampeonato mineiro em 2002.No torneio inicio,o Cruzeiro tem 10 troféus contra oito do Atlético Mineiro.
Em Campeonatos Internacionais a vantagem é cruzeirense, o Cruzeiro tem sete troféus internacionais contra quatro do Atlético. Na Copa Libertadores da América são dois títulos cruzeirenses contra um atleticano. O Cruzeiro tem dois troféus na supercopa dos campeões da libertadores enquanto o Atlético tem dois títulos da Copa Conmebol,na Recopa sul americana ambos tem um título cada um.No entanto o Cruzeiro tem os títulos da Copa de Ouro Nicolás Leoz e da Copa Máster da Supercopa,que são títulos que o Atlético jamais conquistou.
Na somatória geral,de troféus oficiais entre os clubes, o Atlético tem 82 troféus  tem 77 do Cruzeiro. No entanto os clubes divergem no retrospecto geral do clássico, na versão atleticana são 505 jogos com 204 vitórias do Atlético contra 169 do Cruzeiro e 133 empates. O Atlético marcou 718 gols e o Cruzeiro 641.
Já na versão cruzeirense são 486 jogos, com 186 vitórias do Atlético contra 168 do Cruzeiro com 132 empates.O Atlético marcou 670 gols e o Cruzeiro 624.


Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

Retrospecto e títulos no Coelho versus Raposa.


Retrospecto e títulos no Coelho versus Raposa.

Coelho versus Raposa é o nome dado ao clássico entre América e Cruzeiro, os dois clubes são sediados em Belo Horizonte na capital de Minas Gerais. Coelho é o apelido do América e Raposa é o apelido do Cruzeiro.

O primeiro confronto entre os dois aconteceu no dia 10 de Julho de 1921 em jogo valido pelo campeonato mineiro, no estádio do prado em belo horizonte o América venceu por 2 a 0. Desde o começo o América sempre foi vinculado a elite mineira, enquanto o Cruzeiro sempre foi vinculado a colônia italiana no estado,entretanto a torcida cruzeirense se espalhou entre todas as classes sociais.
Os dois times sempre fizeram confrontos marcados pelo futebol bem jogado, no entanto o Cruzeiro cresceu muito após a construção do estádio do Mineirão e rompeu os limites estaduais,no entanto no âmbito estadual ainda faz com o América um dos clássicos mais tradicionais de Minas Gerais.
No campeonato mineiro o América tem a história sequencia de dez títulos consecutivos entre 1916 a 1925, já o Cruzeiro tem como maior sequencia de títulos o pentacampeonato entre 1965 a 1969.Já no retrospecto de títulos oficiais entre os dois clubes,no campeonato mineiro o Cruzeiro tem 37 troféus contra 16 do América,no retrospecto geral,a raposa tem 77 troféus oficiais contra 54 do coelho.
No retrospecto geral do clássico a vantagem também é cruzeirense, em 365 jogos são 151 vitórias do Cruzeiro contra 105 do América e 109 empates, a raposa marcou 615 gols e o coelho 498.


Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Retrospecto e títulos no clássico das multidões.


Retrospecto e títulos no clássico das multidões.


O clássico das multidões é são chamados  os jogos entre Atlético Mineiro  (apelidado de Galo) e América (apelidado de Coelho) , ambos são clubes da cidade de Belo Horizonte na capital de Minas Gerais. O clássico é disputado desde 15 de Novembro de 1913 em um amistoso que teve a igualdade em 1 a 1.
 A final mais polemica foi a do campeonato mineiro em 1948, o América venceu por 3 a 1 com o chamado “gol do guarda”, na ocasião o Atlético tinha a vantagem do empate, o América já vencia a partida por 2 a 1 quando em uma finalização do atacante Murilinho, a bola bateu no guarda municipal e entrou,o gol foi confirmado pela arbitragem e sacramentou o título americano.
Durante algumas décadas esse clássico foi considerado o maior do estado de Minas e por isso foi apelidado de clássico das multidões, no entanto com a construção do estádio do Mineirão o confronto perdeu espaço para o clássico Atlético x Cruzeiro. O clássico entre o Galo e o Coelho sempre representou de certa forma lados opostos, o Atlético sempre ligado ao proletariado e a classe média, enquanto o América sendo vinculado a elite mineira tendo políticos e empresários como seus adeptos.
Os dois clubes já decidiram seis vezes o campeonato estadual, o Atlético triunfou em 1958,1999 e 2012, enquanto o América triunfou em 1948,2001 e 2016. O América teve a histórica sequencia de dez títulos consecutivos no campeonato mineiro no período entre 1916 a 1925, sendo o único entre os grandes de Minas a conseguir tal feito. Já o Atlético teve a sua maior sequencia de troféus no hexacampeonato estadual  entre 1978 a 1983.
No retrospecto de troféus oficiais entre os dois clubes, o Atlético tem 44 troféus no campeonato mineiro contra 16 do América. Na somatória geral entra as duas agremiações, o Atlético tem 82 troféus oficiais contra 54 do América, já na somatória geral do confronto, em 405 jogos são 201 vitórias do Galo contra 104 do Coelho com 100 empates. O Atlético marcou 709 gols e o América 503.


Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Retrospecto e títulos no clássico da rivalidade.


Retrospecto e títulos no clássico da rivalidade.



O clássico da rivalidade é o nome dado ao jogo entre Botafogo e Flamengo que são clubes da capital  do Rio de Janeiro, o primeiro jogo entre os clubes aconteceu no dia 13 de Maio de 1913 no campo rua general Severiano, o jogo foi valido pelo campeonato carioca daquele ano e o Botafogo venceu por 1 a 0.
Já a primeira vitória do Flamengo sobre o Botafogo, aconteceu no quinto jogo entre as equipes na data de 30 de maio de 1915 pelo campeonato estadual, o rubro negro venceu o clássico por 2 a 1. Heleno de Freitas é o maior artilheiro alvinegro no clássico com 22 gols, Zico é o maior goleador rubro negro no confronto com 16 gols.
Esse é considerado um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, já que decidiu um campeonato brasileiro e quatro finais consecutivas no campeonato carioca entre 2007 a 2010.No retrospecto de títulos oficiais entre os clubes,no campeonato carioca o Flamengo tem 34 troféus contra 21 do Botafogo,na Taça Guanabara o rubro negro tem 21 troféus contra oito do alvinegro.
No retrospecto geral, o Flamengo tem 98 troféus oficiais contra 60 do Botafogo. Já no retrospecto geral do clássico, em 365 jogos são 132 vitórias flamenguistas contra 110 botafoguenses com 123 empates. O rubro negro da gávea marcou 558 gols e o alvinegro de general Severiano 510.


Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Retrospecto e títulos no clássico Benfica e Porto.

Retrospecto e títulos no clássico Benfica e Porto.


O clássico entre Benfica e Porto envolve os dois clubes mais populares da história do futebol português, os dois clubes são os que possuem maior história em nível de títulos nacionais e principalmente internacionais no país.
O jogo é conhecido como “O clássico”, a disputa deve ser interpretada não apenas como uma disputa futebolística, a rivalidade entre os clubes ultrapassa os limites esportivos. A rivalidade desenvolvida entre as agremiações envolve a partir da primeira metade do século XX a rivalidade entre as duas maiores cidades de Portugal.
A expansão cultural e o desenvolvimento político da cidade do Porto passaram para os clubes de futebol muito bem sucedidos, por isso está enraizado na história cultural, política e desportiva do país. Apesar de historicamente apenas o FC Porto tenha assumido uma relevância política na sua cidade natal, os dois clubes possuem hoje uma elevada dimensão nacional entre seus adeptos e suas sedes representativas em praticamente todas as regiões de Portugal e também nas comunidades estrangeiras.
  No retrospecto de troféus oficiais entre os clubes, ambos estão empatados com duas conquistas na  Liga dos Campeões, entretanto o Porto duas taças na Liga Europa da UEFA,a supertaça da UEFA e dois troféus da Copa Intercontinental que são taças que o Benfica não conquistou.
 No campeonato nacional o Benfica conquistou 36 troféus contra 28 do Porto, no entanto o Porto conquistou quatro títulos no campeonato de Portugal contra três do Benfica. Na taça de Portugal, entretanto o Benfica conquistou 26 troféus contra 16 do Porto, no entanto na supertaça Cândido de Oliveira, o Porto conquistou 21 troféus contra 7 do Benfica.
Entretanto o Benfica conquistou 18 troféus da Taça de Honra de Lisboa e 10 troféus do campeonato de Lisboa, que são troféus que o Porto jamais venceu no retrospecto geral entre os dois clubes, o Benfica possui 109 troféus oficiais contra 75 do Porto.
 No entanto o Porto leva vantagem no retrospecto geral do confronto, em 237 jogos são 92 vitórias do Porto contra 86 do Benfica com 59 empates, no entanto o Benfica marcou 375 gols e o Porto 343.


Agora relembre uma postagem no blog. Link: https://arquivodomeublog.blogspot.com/2021/04/clubes-de-futebol-e-suas-estatisticas.html

Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

domingo, 5 de agosto de 2018

Retrospecto e títulos no clássico das emoções.


Retrospecto e títulos no clássico das emoções.


O clássico das emoções é como é chamado o clássico entre Náutico e Santa Cruz,que são dois clubes da cidade de Recife no estado de Pernambuco. O primeiro jogo entre as duas equipes foi disputado no dia 29 de Junho de 1917 com a vitória do Santa Cruz por 3 a 0,em 1974 o Santa Cruz tentou a conquista do hexacampeonato estadual mas foi impedido pelo próprio Náutico,assim o alvirrubro segue sendo o único clube no estado a conquistar o hexacampeonato pernambucano.
Os alvirrubros venceram nove decisões do campeonato pernambucano contra o Santa Cruz e uma decisão na Copa Pernambuco em 2011, já os tricolores venceram os alvirrubros em sete decisões do campeonato estadual. Entretanto apesar de ter uma história muito vasta, o clássico das emoções tem uma repercussão menor do que os confrontos do Santa Cruz contra o Sport, segundo um levantamento com os torcedores do Santa Cruz.
 No retrospecto de troféus oficiais entre os dois clubes, o Santa Cruz tem 29 títulos pernambucanos contra 22 do Náutico, no entanto os alvirrubros levam vantagem no torneio inicio de Pernambuco com 14 troféus contra 12 dos tricolores. Na somatória total, no entanto,o tricolor tem 57 troféus oficiais contra 49 do alvirrubro, no retrospecto geral do clássico são 201 vitórias do Santa Cruz com 170 do Náutico e 149 empates.Os tricolores marcaram 715 gols e os alvirrubros 674.

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Retrospecto e títulos no clássico das multidões.

Retrospecto e títulos no clássico das multidões.



O clássico das multidões é o nome dado ao jogo entre Sport e Santa Cruz, que são os dois clubes mais populares da cidade do Recife no estado de Pernambuco. O primeiro clássico entre os dois clubes foi disputado em 6 de Maio de 1916,em jogo amistoso a vitória foi do Sport por 2 a 0.Os dois clube  também se enfrentaram em 24 oportunidades na final do campeonato pernambucano e em mais duas oportunidades na final da copa Pernambuco.
 Os rubro negros triunfaram 14 vezes enquanto os tricolores triunfaram em 13 oportunidades,na copa Pernambuco,o Sport venceu o Santa Cruz em 1998 e o Santa Cruz venceu o Sport em 2010.No campeonato pernambucano ambos se enfrentaram em 399 jogos,com 166 vitórias rubro negras contra 117 vitórias tricolores com 115 empates.No entanto se compararmos aos confrontos desde 2001 até os dias de hoje, a vantagem é do Santa Cruz.Foram 50 jogos entre os clubes, com 17 vitórias tricolores contra 16 vitórias rubro negras com 17 empates.


No campeonato pernambucano o Sport tem 41 troféus contra 29 do Santa Cruz,no retrospecto geral o rubro negro tem 69 troféus oficiais contra 57 do tricolor. No retrospecto geral,são 558 jogos com 232 vitórias do Sport contra 167 do Santa Cruz com 159 empates.O rubro negro marcou 760 gols e o tricolor 678.


Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.

Retrospecto e títulos no clássico dos clássicos.


Retrospecto e títulos no clássico dos clássicos.



Clássico dos clássicos é o nome dado ao confronto do estado de Pernambuco entre Náutico e Sport, esse é o terceiro clássico mais antigo no futebol brasileiro, ficando atrás do clássico vovó no Rio de Janeiro e do Grenal em Porto Alegre. A história dos dois clubes está ligadas desde as suas respectivas origens, já que o Sport foi fundado por Guilherme de Aquino,uma vez que os dirigentes do Náutico recusaram uma oferta de introduzir uma equipe de futebol no clube.
Esse é o clássico mais antigo no Nordeste e também um dos mais importantes na região,inclusive cabe ressaltar que o clássico já inspirou até um livro, os dois clubes já se enfrentaram em 411 jogos no campeonato pernambucano com vantagem para o Sport,são 157 vitórias rubro negras com 135 alvirrubras com 110 empates. Nas 17 finais que disputaram no campeonato estadual, o Sport teve 11 triunfos contra 6 triunfos do Náutico. No campeonato pernambucano, o Sport tem 41 títulos contra 22 do Náutico, na somatória total o Sport tem 69 troféus oficiais contra 49 do Náutico.
No retrospecto total são 545 partidas, com 208 vitórias do Sport contra 185 do Náutico com 154 empates. O Sport marcou 717 gols e o Náutico 670.