terça-feira, 17 de julho de 2018

Retrospecto e títulos no clássico Porto x Sporting.


Retrospecto e títulos no clássico Porto x Sporting.



Porto x Sporting é um dos clássicos mais tradicionais no futebol português,o jogo também é conhecido como Dragões versus Leões,a rivalidade entre as agremiações começou na decisão do campeonato de Portugal em 1922 em que o Porto levou a melhor sobre o Sporting por 3 a 1.
 Então, os dirigentes do Sporting romperam relações com o Porto, entretanto as relações entre os clubes voltaram a se normalizar em Janeiro de 1924 na disputa da Taça Soares Junior, a vitória dessa vez foi do Sporting por 2 a 1. No entanto o que marcou naquela época, foi o fato dos presidentes de ambos os clubes terem trocado ramos de flores antes de a bola rolar.
Fora do ambiente esportivo o confronto entre os clubes representa de certa forma a diferenciação política entre o Norte e Lisboa. Até hoje foram disputados um total de 230 jogos, com 83 vitórias do Porto contra 82 do Sporting com 65 empates. O Sporting, no entanto marcou 329 gols e o Porto 306.
No retrospecto de troféus entre os clubes, no campeonato português o Porto tem 28 títulos contra 18 do Sporting. Na taça de Portugal, ambos estão empatados com 16 troféus,assim como no campeonato de Portugal onde ambos estão empatados com quatro canecos.O Sporting tem 18 troféus no Campeonato de Lisboa,enquanto o Porto tem 20 troféus na Supertaça Candido Oliveira. Em competições internacionais, a vantagem do Porto é ampla, o Porto conquistou duas taças na Liga dos Campeões, duas taças na Liga Europa da UEFA, uma supertaça da UEFA e ainda dois troféus na antiga Copa Intercontinental, que foi reconhecida pela FIFA como um título mundial interclubes. Já o Sporting tem apenas o título da Taça das Taças a nível internacional, no entanto na somatória total, o Sporting tem 79 troféus oficiais contra 75 do Porto.

Agora relembre uma postagem no blog. Link: https://arquivodomeublog.blogspot.com/2021/04/clubes-de-futebol-e-suas-estatisticas.html

Fonte : Wikipédia . a enciclopédia livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário