sexta-feira, 21 de março de 2025

As melhores corridas de Ayrton Senna.

 Ayrton Senna protagonizou momentos marcantes na Fórmula 1.  Ao longo da sua carreira, que foi interrompida por uma trágica partida, Ayrton subiu no pódio 80 vezes, conquistando 65 poles e 41 vitórias.

O brasileiro  Ayrton Senna disputou 161 grandes prêmios em sua carreira na Fórmula 1. Ele subiu ao pódio 80 vezes, conquistando 41 vitórias e 65 pole positions. Na época da sua partida em 1994, Ayrton Senna era o recordista de poles e estava só a dez vitórias do recorde de 51 vitórias que pertencia a Alain Prost, o ex-rival que acabou virando um amigo. Em número de voltas e de quilômetros na liderança, Ayrton também era o então recordista.
Confira minha lista das melhores corridas de Ayrton Senna.
01 ) Grande Prêmio de Portugal 1985.

Inteligência é um conjunto que forma todas as características intelectuais de um indivíduo, ou seja, a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar. A inteligência é uma das principais distinções entre o ser humano e os outros animais.
Sob forte chuva, Ayrton Senna soube aplicar a Inteligência no GP de Portugal. Largando na pole, Ayrton soube ter enorme perícia em uma chuva torrencial que prejudicava a visibilidade dos pilotos e fazia os carros aquaplanagem no circuito de Estoríl. Ayrton soube aplicar a Inteligência sob chuva. Vencendo de ponta a ponta. Com mais de um minuto de vantagem para o segundo colocado. A vantagem para o terceiro colocado Patrick Tambay.  E para o quarto colocado Elio de Angelis. Foi de uma volta. Nigel Mansell. Quinto colocado. Terminou duas voltas atrás.
Dentre as performances de Ayrton Senna. O GP de Portugal em 1985. Foi a que mais me impressionou.

02) GP da Europa 1993.

O que é a inteligência:

Inteligência é um conjunto que forma todas as características intelectuais de um indivíduo, ou seja, a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar. A inteligência é uma das principais distinções entre o ser humano e os outros animais.
Em Donington Park. Somente a chuva poderia ajudar Ayrton contra os Williams FW 15 C de Alain Prost e Damon Hill. E a chuva esteve lá no Grande Premio da Europa. 
Ayrton largou em quarto. E caiu para quinto. E começou seu show. Primeiro ultrapassou Michael Schumacher. Depois ultrassou Wendlinger por fora. Hill também ficou para trás. Faltava Alain Prost. Mas Ayrton já o havia superado no final da primeira volta.
Ayrton soube aplicar a Inteligência . Son chuva. Ayrton foi cirurgico nas paradas nos boxes. E venceu com um minuto de vantagem para Hill. Prost ficou uma volta atrás.

03 ) Grande Premio do Brasil 1991.
Inteligência é um conjunto que forma todas as características intelectuais de um indivíduo, ou seja, a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar. A inteligência é uma das principais distinções entre o ser humano e os outros animais.
Já bicampeão mundial. Ayrton mostrou o quanto já era um piloto completo no começo da década de 1990.  Largando na pole, Ayrton vinha mantendo a liderança e economizando com maestria os componentes do carro ( Motor, gasolina e pneus). 
Mansell roda na volta 61, o que dá a Senna a vantagem de 40 segundos sobre Patrese, que assumiu a segunda colocação. Neste momento, os problemas mecânicos começaram a aparecer no carro do brasileiro. Primeiro Senna perdeu a quarta marcha, tendo assim, que passar da terceira para a quinta. Depois, nenhuma marcha funcionava sem que ele tivesse que segurar a alavanca de marchas para que ela permanecesse engatada. Senna teve que segurar a alavanca de câmbio com a mão direita e pilotar com a esquerda. Nesse ínterim, Mansell, com problemas no câmbio semiautomático, abandonou a prova. Devido ao problema no seu câmbio, a diferença de Senna para Patrese diminuía a cada volta. O brasileiro terminou a corrida só com a sexta marcha funcionando normalmente.
Ayrton manteve a consistência. Não cometendo erros. Nem mesmo quando perdia as marchas do seu MC Laren . O brasileiro mostrava o quanto havia se tornado um piloto completo na Fórmula 1 no começo da década de 1990.
04 ) Grande Prêmio de Monaco 1984.

Na sexta corrida de sua carreira na F-1, em sua temporada de estreia, Ayrton deu seu cartão de visitas . Sob  chuva torrencial, , largou em 13º a bordo de sua Toleman e deu um verdadeiro show nas ruas de Monte Carlo , numa espécie de prévia de tudo o que faria na sua carreira.
Com ultrapassagens precisas, Ayrton vinha escalando o pelotão. Ayrton se aproximou de Niki Lauda e ultrapassou o austríaco, pulando para a segunda posição.  Ayrton vinha se aproximando do líder Alain Prost.
Mas a chuva torrencial. Fez a corrida ser encerrada na volta 32. Das 76 que estavam previstas. O segundo lugar. Deu seu cartão de visitas .  O comentarista da BBC, o ex-piloto James Hunt — campeão em 1976 —, percebeu  que o brilho do brasileiro não era fugaz. "Ele vai ser campeão do mundo no futuro, sem dúvida", disse Hunt à época.
05 ) Grande Prêmio do Japão 1988.

A vitória daria a Ayrton Senna o título com uma corrida de antecedência. Ele fez a pole. Mas o motor Honda parou na hora da largada. Quando o motor pegou. Ayrton   caiu  para a 14a posição, enquanto Alain Prost, seu companheiro de equipe, e com quem disputava o título, era o líder.
Ayrton já era o segundo colocado no final da volta 19. A garota mora em Suzuka. Fez com que Ayrton tirasse a diferença em relação a Alain Prost. Conseguindo a ultrapassagem na volta 27. 
Ayrton abriu 13 segundo em relação a Alain Prost e conseguiu seu primeiro título mundial. Ayrton chegava a 14 voltas na sua carreira e se igualava ao bicampeão Emerson Fittipaldi.

06 ) Grande Prêmio do Brasil 1993.

O que é a inteligência:

Inteligência é um conjunto que forma todas as características intelectuais de um indivíduo, ou seja, a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar. A inteligência é uma das principais distinções entre o ser humano e os outros animais.
Uma das Williams FW15C de outro planeta . Estava nas mãos do professor Alain Prost.  Somente duas coisas equilibraram a corrida em Interlagos. A chuva. E a inteligência e o talento de Ayrton Senna.
Na largada, Michael Andretti e Gerhard Berger se envolveram em um acidente na curva que dá acesso ao "S do Senna". Os dois pilotos não sofreram ferimentos graves.
Ayrton pula para a segunda posição, mas viu sua diferença em relação a Prost aumentar a cada volta. Na 24ª volta, Senna foi penalizado com um "Stop and Go" de 10 segundos, por ter feito uma manobra arriscada em cima de Erik Comas, caindo para quarto.
Na volta 27, , começou a chover em Interlagos e Ayrton Senna percebendo que a precipitação podia se intensificar, fez seu pit stop primeiro para trocar os pneus "slick", pelos pneus de chuva. Os demais pilotos foram parando para trocarem os seus pneus, enquanto que Prost resolveu continuar com os pneus "slick". Na 28ª volta, Aguri Suzuki perde o controle de sua Arrows e bate violentamente no muro da reta dos boxes, por não ter trocado os seus pneus, e na 29ª volta Prost não conseguiu mais segurar a sua Williams, rodando e se chocando com a Minardi de Christian Fittipaldi, que tinha rodado também, por não ter trocado os pneus, assim os dois carros pararam na caixa de brita.
Na  volta 36, ocorreu a largada com Hill em primeiro. Imediatamente, Ayrton  entra nos boxes antes de todos os pilotos e troca os pneus de chuva pelos pneus slick. Os demais foram efetuando as trocas nas voltas seguintes, sendo que Hill fez a sua parada mas conseguiu voltar na frente de Senna. Mesmo assim foi o suficiente para o brasileiro alcançar o carro do piloto inglês.

Na volta 41, Ayrton  entra pela esquerda da subida do laranjinha, faz a ultrapassagem em cima do carro de Damon Hill e consegue tomar a primeira posição do inglês.

A partir de então, Ayrton  administra a sua vantagem conseguida em cima do piloto inglês e parte para a sua 37ª vitória. Ayrton ficava atrás apenas das 44 vitórias de Alain Prost. Sendo o segundo maior vencedor de corridas na história da Fórmula 1 até então.
Confira a comparação entre Ayrton Senna e os demais pilotos nas mesmas 161 corridas que o brasileiro computa na sua carreira. https://www.terra.com.br/parceiros/guia-do-carro/senna-so-perde-para-schumacher-no-ranking-de-161-corridas,3f9160f6fe2181d1d9cfd98ac275d45agiaw1xie.html
Imagem ; Lance 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário