quinta-feira, 27 de março de 2025

Campeonato Mundial de 1988.



O campeonato  Fórmula 1 de 1988  decorreu entre 3 de abril e 13 de novembro de 1988, com dezesseis corridas. Teve como campeão o brasileiro Ayrton Senna, da equipe McLaren, sendo vice-campeão o francês Alain Prost, também da McLaren. O campeonato terminou com 90 pontos do brasileiro e 87 de Prost (Se todos os resultados fossem computados, o francês Alain Prost terminaria o ano com 105 pontos e Senna com 94, porém a regra da época permitia o descarte de piores resultados).[1]


A equipe McLaren venceu 15 dos 16 GPs, massacrando a concorrência. A Ferrari venceu em Monza, com Berger, após Senna ser atingido por um retardatário quando abria a penúltima volta na liderança.


Uma das provas mais surpreendentes da temporada foi a corrida de Mônaco onde Senna, após colocar mais de 50 segundos de vantagem sobre Prost, bateu sozinho na entrada do túnel. Para muitos especialistas este foi um divisor de águas na carreira do brasileiro, que após o episódio se tornou mais forte mentalmente passando a vencer várias corridas com performance superior ao francês e demais pilotos indo rumo ao título.


Este campeonato também ficou marcado pela morte do comendador Enzo Ferrari e por ser o último ano na história dos motores turbo que comandaram as equipes nos anos 80, para abrir espaço para entrada dos motores aspirados na última década (1989), até a temporada de 2014, onde foram legalizados os motores turbo novamente sob tecnologias sustentáveis, muito diferentes da época. Seis equipes adotaram a solução turbo em 1988, incluindo a campeã McLaren

Alain Prost venceu no Bresil e Ayrton Senna em San Marino. Alain Prost voltaria a vencer em Monaco e no México. Ayrton Senna reagiu vencendo no Canadá e em Detroit. Mas Alain Prost venceu na França. Ayrton venceu o4 corridas consecutivas. Na Grã Bretanha, na Alemanha, na Hungria e na Bélgica. Gerhard Berger venceu na Itália. E Alain Prost vencem em Portugal e na Espanha.

O GP do Japão decidiria o campeonato. Se vencesse. Ayrton liquidaria o campeonato ali mesmo. O brasileiro fez a pole. Ayrton errou e deixou o motor morrer na largada,. Quando pôs-se em movimento, estava em décimo sexto lugar, mas logo no final da primeira volta e chegar ao oitavo lugar  sendo que, no giro seguinte já estava em sexto ao superar a Williams de Riccardo Patrese e a Benetton de Alessandro Nanini. Quatro voltas após a má largada, Senna estava em quarto após suplantar a outra Benetton de Thierry Boutsen e a Ferrari de Michele Alboreto, quase tocando roda com o italiano na freada da chicane.

Ayrton chega em terceiro após superar Berger e Boutsen. Ayrton rapidamente chega a segunda posição. E aproveita os retardatários para tirar a diferença em relação a Alain Prost. 

Vendo Ayrton colado, o frances tentou espremer Ayrton e forçar um recuo. Mas Ayrton se manteve entre a pista e a area de escape e ultrapassou Prost na saída dos boxes. Dai em diante. Ayrton soube administrar a corrida e conquistar o primeiro título mundial.

E com 14 Grandes Prêmios. Se igualou ao também brasileiro e bicampeão Emerson Fitipaldi.

Prost venceu na Austrália e chegou a 35 vitórias na carreira. Se firmando como  o então recordista de vitórias na Fórmula 1.

Confira a comparação entre Ayrton Senna e os demais pilotos nas mesmas 161 corridas que o brasileiro computa na sua carreira. https://www.terra.com.br/parceiros/guia-do-carro/senna-so-perde-para-schumacher-no-ranking-de-161-corridas,3f9160f6fe2181d1d9cfd98ac275d45agiaw1xie.html
Imagem ; Site Oficial Ayrton Senna 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário