O campeonato mundial de Fórmula 1 em 2003, foi marcado pela mudança no sistema de pontuação: a partir de 2003, 8 pilotos passariam a pontuar, e não 6, ficando em 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2 e 1, sendo assim mantido até o ano de 2010, quando o atual sistema de pontuação entrou em vigor. O hexacampeonato de Michael Schumacher, primeiro piloto a alcançar esse feito, não veio com a mesma facilidade que em 2901 e 2092 O piloto e sua equipe, a Ferrari, encontraram duros rivais na McLaren e na Williams. O alemão teve dificuldades no início, marcando apenas 7 pontos nas 3 primeiras provas as 3 primeiras corridas Na Austrália e na Malásia, a McLaren venceu, respectivamente com David Coulthard e Kimi Räikkönen. No caótico GP do Brasil, em Interlagos, uma chuva torrencial causou vários acidentes e a corrida foi encerrada mais cedo, tendo como vencedor um surpreendente Giancarlo Fisichella, que deu á já decadente equipe Jordan sua última vitória. Tudo parecia indicar que as "flechas de prata" retomariam deu domínio dos anos 90, mas a reação da Ferrari começou em casa, no GP de San Marino, em Ímola, quando Schummy venceu, mesmo sabendo do falecimento de sua mãe. Seu irmão, Ralf, também disputou a corrida. Schumacher ainda venceria na Espanha e na Áustria (nessa última com seu carro pegando fogo nos boxes) e assumiria a vice-liderança do campeonato, apenas 2 pontos atrás de Kimi.
Na corrida seguinte, em Mônaco, a Williams passou a mostrar sua força com a vitória de Juan Pablo Montoya, com Schumacher chegando em terceiro, atrás de Räikkönen. Porém, o alemão assumiu a liderança após a vitória no GP do Canadá, aproveitando um mau desempenho do finlandês. Depois disso, Schumacher voltou a enfrentar dificuldades:Nos Gps da Europa e da França, seu irmão Ralf foi vencedor, e Schummy chegou, respectivamente, em quinto e terceiro, já começando a ver os adversários encostando. No GP da Inglaterra, em Silverstone, Rubens Barrichello, que estava apagado na temporada, venceu de forma categórica, enquanto Schumacher chegava apenas em quarto. A situação piorou no GP da Alemanha, quando Schumacher, correndo em casa, estava em segundo, mas teve um pneu furado, caindo para sétimo. Montoya venceu e ficou a apenas 6 pontos de distância do alemão. A corrida seguinte foi na Hungria, onde novamente a Ferrari teve um péssimo rendimento e Schumacher foi apenas o oitavo. A vitória ficou com o espanhol Fernando Alonso, que venceu pela primeira vez na carreira seguindo por Kimi e Montoya. Naquele momento, Montoya ficava a apenas 1 ponto de Shumacher e Kimi 2. E a Williams ultrapassou a Ferrari no campeonato de construtores. O alemão iniciou sua recuperação diante da torcida, em Monza, no GP da Itália, quando ganhou de ponta a ponta, mas ainda com Montoya e Raikkonen em sua cola. No GP dos EUA, em Indianápolis, que parecia estar favorável a seus rivais, Schumacher venceu, enquanto Kimi foi segundo e Montoya errou demais, chegando apenas em sexto. Naquele momento, o colombiano não tinha mais possibilidades de conquistar o título, enquanto Schumacher abria confortáveis 9 pontos sobre Kimi Raikkonen. O finlandês precisava vencer o GP do Japão, que encerrava a temporada, e torcer para que Schumacher não pontuasse. Porém, o alemão passou sufoco em Suzuka: teve problemas, andou no meio do pelotão e chegou justamente em oitavo, marcando um ponto. Não precisava, pois seu companheiro Rubens Barrichello venceu de forma impecável, com Kimi chegando em segundo. No fim, mesmo vencendo apenas uma corrida, o finlandês ficou apenas 2 pontos atrás de Schumacher. E a Ferrari era novamente a campeã de construtores.
Além de Rubens Barrichello, dois outros brasileiros disputaram a temporada, ambos estreantes: Cristiano da Matta, pilotando pela equipe Toyota, teve um bom começo, chegando a liderar o GP da Inglaterra. Marcou 10 pontos, 4 a mais que seu companheiro de equipe, o experiente Olivier Panis. Antonio Pizzonia estreou na equipe Jaguar cercado de muitas expetativas, pois era muito vencedor pelas categorias em que passou. Porém, o amazonense não marcou nenhum ponto e isso, aliado ao bom desempenho de seu companheiro Mark Webber, acabou provocando sua demissão antes da temporada acabar, sendo substituído pelo inglês Justin Wilson a partir do GP da Alemanha
Confira as estatísticas dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/
Imagem ; Portal Globo Esporte.
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