Credito da Imagem : You Tube
A Formula 1 vinha tendo um campeonato mundial extremamente disputado em 1986, o inglês Nigel Mansell vinha de duas vitórias consecutivas, nos Grandes Prêmios da Bélgica e do Canadá, dando assim ainda mais emoção a disputa pelo título mundial.
No Grande Prêmio de Detroit nos Estados Unidos, o brasileiro Ayrton Senna iria mostrar seu talento excepcional em circuitos de rua. Se nos treinos de sexta, Nigel Mansell havia sido o mais veloz na pista. No sábado, Ayrton se mostrou expendido superando em meio segundo o tempo de Mansell, que iria largar ao seu lado na primeira fila.
Já na segunda fila, tivemos o também brasileiro Nelson Piquet e o francês René Arnoux. Enquanto o também francês Alain Prost, largaria apenas em sétimo. A corrida tinha um domingo com muito calor e possibilidade mínima de chuva. Na largada, Senna parte bem e se mantém em primeiro. Contudo, Arnoux ultrapassa Piquet e pula para a terceira posição.
Senna é a fortemente pressionado por Mansell nas primeiras voltas, até ser ultrapassado logo na segunda volta. Contudo, Senna não se dá por vencido, na oitava volta, na saída do túnel, tarda a freada e ultrapassa Mansell para retomar o primeiro lugar.
Senna vinha liderando com tranquilidade até ter o pneu furado. O piloto da Lótus vai aos boxes e retorna apenas na oitava posição. Senna começa a fazer uma bela corrida de recuperação, pulando para sexto em poucas voltas.
Piquet que havia sido cauteloso no começo da corrida, também vai recuperando o terreno perdido. Piquet e Senna vão ganhando posições a cada volta, se destacando dos demais pilotos, após um pouco mais da metade da corrida.
Piquet para nos boxes, contudo, acaba perdendo mais de vinte segundos, devido a problemas no pneu dianteiro. Instantes depois, Senna faz sua segunda parada e volta em primeiro lugar.
Com uma boa vantagem para Piquet, Senna começa a administrar a corrida, tentando poupar seu Lótus no forte calor. Já Piquet começa a fazer voltas voadoras tentando recuperar o terreno perdido em relação a Senna.
E é exatamente nesse ritmo, que o então bicampeão mundial, acaba errando o cálculo na volta 42, batendo na parte interna da curva 17,o carro de Piquet fica em posição perigosa, agitando assim a bandeira amarela.
Após a relargada, Senna inteligentemente vai administrando a vantagem na corrida até a bandeirada final. O brasileiro conquista assim, sua quarta vitória na carreira, com Jaques Laffite em segundo e o francês Alain Prost completando o pódio em terceiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário