O Grande Prêmio de Monaco apresentou Ayrton Senna ao mundo do automobilismo. Sob forte chuva, o brasileiro fez uma de suas melhores exibições nos seus 10 anos na Formula 1.
Com minutos de atraso, a pista estava encharcada, tanto que os pilotos solicitaram que o piso do túnel fosse molhado para evitar o desgaste excessivo dos pneus de chuva.
Largando na pole, Alain Prost se manteve na liderança nas primeiras voltas. Na nona volta, Nigel Mansell ultrapassa Prost, começando a abrir vantagem sobre o francês.
Contudo, Mansell perderia a liderança, após seu pneu passar sob uma faixa branca escorregadia, fazendo seu Lótus rodar. Prost retomou a liderança. Contudo, Senna que largou em décimo terceiro, vai escalando o pelotão nas ruas de Monte Carlo.
Senna consegue chegar rapidamente em Niki Lauda, e ultrapassa o austríaco. Ayrton faz voltas rápidas e vai chegando em Prost, que pede o final da prova por causa da forte chuva.
Senna ultrapassa Prost antes da linha de chegada. Contudo, a corrida já havia sido interrompida pelo belga Jack Ickis, que havia alegado condições inviáveis na pista.
Pelo regulamento, a vitória foi concedida a Alain Prost, que
liderava a corrida antes da bandeira vermelha. Contudo, Ayrton havia
impressionado á todos, pois é inviável escalar o pelotão nas ruas de Monte Carlo
largando do décimo terceiro lugar.
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