Apenas uma semana se passou depois do GP da Austría e os pilotos já estavam em Zandvoort, na Holanda, para mais uma corrida em um circuito que a cada ano que passava ficava mais ultrapassado para os padrões da Fórmula 1, sem estrutura para acomodar público, equipes, jornalistas e até pilotos que enfrentavam um asfalto muito ruim aliado a sujeira que chegava a pista a cada ventania mais forte.
Nos treinos, Alain Prost conseguiu ser mais veloz que Nelson Piquet, conseguindo a pole position e fazendo a primeira fila com o brasileiro. Elio de Angelis era o terceiro com Derek Warwick em quarto, Patrick Tambay em quinto e Niki Lauda, com Keke Rosberg, Jacques Laffite, Michele Alboreto e Teo Fabi fechando os mais bem poscionados no grid.
Nos bastidores, o domingo de manhã foi movimentado com o anúncio, que deveria ser secreto, de que Ayrton Senna foi contratado pela Lotus, o que abalou todos na equipe Toleman, que prometia retaliar o piloto brasileiro que manteve isso em total sigilo, sabendo que o contrato com a equipe do "Tio Ted" ia até o final de 1985. Outro rumor crescia naquele fim-de-semana: Niki Lauda conversava com Gérard Larrousse para ir para a Renault, já que Ron Dennis havia cortado seu salário pela metade.
A corrida teve sua largada embaixo de um céu limpo, com Nelson Piquet assumindo a liderança ,após Alain Prost derrapar na largada enquanto Tambay conseguia ultrapassar Warwick e Elio de Angelis. Outro piloto que fez ótima largada foi Keke Rosberg, tomando a quinta colocação enquanto Niki Lauda caia para a nona posição. Com problemas, Manfred Winkelhock não conseguia se manter na pista.
Ainda na primaira volta, Andrea de Cesaris e Eddie Cheever saem da pista e perdem varias posições. Cheever leva a pior ao cair para a penultima posição. Lauda supera Alboreto e assumne a oitava posição. Keke Rosberg, com um carro equilibrado, pressiona Elio de Angelis, que por sua vez, pressiona Patrick Tambay.
Na quarta volta, Rosberg supera o italiano da Lotus, seguindo ao ataque do piloto francês da Renault que é superado apenas um giro depois. Mais atrás, Ayrton Senna ultrapassa Teo Fabi e Thierry Boutsen, além de Andrea de Cesaris ultrapassar Piercarlo Ghinzani e François Hesnault. Stefan Bellof segue lutando internamente com Stefan Johansson, supera o companheiro sueco para chegar ao vigésimo lugar . No fundo do pelotão, Eddie Cheever inicia sua recuperação, ao ultrapassdar Joanthan Palmer e Philippe Alliot.
Niki Lauda agora é quarto, atrás de Keke Rosberg, após ultrapassar Patrick Tambay. Na liderança, Nelson Piquet vê seu motor BMW ir pro espaço . Momentos depois, Lauda já ultrapassa o finlandês da Williams para ir ao ataque de seu companheiro de equipe, o francês Alain Prost, que vinha sendo brilhante, ao economizxar aos compónentes do carro ( motor, gasolina e pneus), durante toda á corrida.
Lauda tentava se aproximar de Prost , mas o francês, com o carro mais inteiro ,vai administrando a corrida , ao mesmo tempo que tem sorte com os retardatários, abrindo uma boa vantagem para Luda . Rosberg sem preocupação, administra a terceira posição, mas mais atrás, as duas Lotus lutam bravamente pela quarta colocação. René Arnoux acaba tendo uma queda de desempenho que o fazem perder duas posições rapidamente. Eddie Cheever também sofre com problemas e agora anda no mesmo nível de Thierry Boutsen, perdendo as chances de algum ponto na corrida, após parar para trocar pneus.
Alain Prost consegue abrir uma volta de vantagem para Elio de Angelis e Nigel Mansell, enquanto Keke Rosberg começa a perder desempenho, tendo que lutar com a dupla da Lotus por um lugar no pódio. Em manobras arriscadas mas ser nenhum erro, o Leão ultrapassar seu companheiro, e, uma volta depois, ultrapassa Rosberg , ainda tirando a volta de atraso para Prost, que segue economizando os componentes do seu carro, visando administrar a corrida no forte calor.
Sem saber administrar a corrida no forte calor, Rosberg para por falta de combustivel. cedendo a sexta posição a Patrick Tambay, que luta contra os problemas de cambio na sua Renaut. Nigel Mansell faz belissíma corrida, e termina na terceira posição. Elio de Angelis fica em quarto, Téo Fabi fica em quinto e Patrick Tambay em sexto.
E assim Alain Prost vencia o GP da Holanda. O frances atingia uma marca histórica. Prost chgega á 14 Grandes Premio na sua carreira. Igualando o número de Grandes Premio do brasileiro e bicampeão mundial Emerson Fitipaldi.
A MC Larem também consegue o título mundial de Constrtores. Um título merecido. Pois a MC Laren teve dois pilotos que souberam trabalhar no desenvolvimento dos seus carros.
Classificação da corrida segundo o site memória Fórmula 1.
7 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 1:37:21.468s - 9pts
8 - AUT - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - +10.283s - 6pts
12 - GBR - Nigel Mansell - Lotus Renault - +1:19.544s - 4pts
11 - ITA - Elio de Angelis - Lotus Renault - +1 Volta - 3pts
2 - ITA - Teodorico Fabi - Brabham BMW - +1 Volta - 2pts
15 - FRA - Patrick Tambay - Renault Elf - +1 Volta - 1pt
25 - FRA - François Hesnault - Ligier Renault - +2 Voltas
3 - SUE - Stefan Johansson - Tyrrell Ford - DSQ
4 - ALE - Stefan Bellof - Tyrrell Ford - DSQ
6 - FIN - Keke Rosberg - Williams Honda - Falta de Combustível
10 - GBR - Jonathan Palmer - RAM Hart - +4 Voltas
9 - FRA - Philippe Alliot - RAM Hart - +4 Voltas
28 - FRA - René Arnoux - Scuderia Ferrari - Elétrico
30 - AUT - Jo Gartner - Osella Alfa Romeo - +5 Voltas
23 - EUA - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - Falta de Combustível
18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows BMW - Acidente - OUT
21 - HOL - Huub Rothengatter - Spirit Hart - Regulador - OUT
22 - ITA - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - Motor - OUT
26 - ITA - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - Motor - OUT
5 - FRA - Jacques Laffite - Williams Honda - Motor - OUT
16 - GBR - Derek Warwick - Renault Elf - Rodada - OUT
14 - ALE - Manfred Winkelhock - ATS BMW - Rodada - OUT
19 - BRA - Ayrton Senna - Toleman Hart - Motor - OUT
17 - SUI - Marc Surer - Arrows BMW - Roda - OUT
1 - BRA - Nelson Piquet - Brabham BMW - Pressão do Óleo - OUT
24 - ITA - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - Vazamento de Combustível - OUT
27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Motor - OUT
Em Fórmula 1, o "controle de pista" refere-se à capacidade do piloto de manter o carro na trajetória ideal durante a corrida, gerenciando o desgaste dos pneus e a estabilidade do veículo nas curvas e retas. Isso envolve técnicas como o ajuste fino da direção, aceleração e frenagem para otimizar o desempenho e evitar saídas de pista ou perda de tempo.
O gerenciamento dos pneus é fundamental para o desempenho do carro. Pilotos precisam controlar a temperatura e a pressão dos pneus para melhorar o desempenho em diferentes condições na pista
O traçado ideal é a trajetória que o piloto deve seguir para ter consistência na distância percorrida e melhorar a velocidade nas curvas. É importante ter precisão nas freadas, principalmente nas saídas nas curvas para dominar plenamente a corrida
Pilotos e equipes fazem os acertos nos carros, como a suspensão, a asa traseira e a ajuste peso, para melhorar o desempenho e a estabilidade durante a corrida
O gerenciamento da energia do carro, incluindo a aceleração e a frenagem, é fundamental para manter o controle e minimizar o desgaste dos pneus.
A experiência na pilotagem desempenha um papel crucial no controle da pista. Pilotos experientes são capazes de antecipar as reações do carro, ajustar suas ações e encontrar o limite da trajetória com muita eficiência
Carros de F1 modernos possuem sistemas eletrônicos que auxiliam no controle da pista, como sistemas de controle de tração e controle de estabilidade. No entanto, esses sistemas são limitados, e a habilidade do piloto ainda é fundamental.
Em resumo, o controle de pista em Fórmula 1 é um conjunto de habilidades e técnicas que permitem ao piloto manter o carro sob controle, maximizar o desempenho e evitar erros, garantindo uma corrida bem-sucedida.
O francês Alain Prost se mostrava talentoso e completo Mesmo sem ter conquistado o campeonato mundial.
Confira as estatísticas dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/
Imagem ; Site Memorial Fórmula 1.
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