Duas semanas após o GP da Holanda, a formula 1 chegava ao Autodromo de Monza, para o GP de Itália, com a luta pelo título mundial entre o Ferrari de Michele Alboreto e o McLaren de Alain Prost, ambos separados por meros três pontos (56 contra 53 a favor dse Prost ). Mas quando os carros e pilotos chegaram à prova italiana, haviam muitas mudanças nessas duas semanas.
A primeira noticia era triste: o alemão Stefan Bellof havia partido , vitima de um acidente uma semana antes, nos 1000 km de Spa-Francochamps na Bélgica , ao colidir o seu Porsche 956 da Brun Motorsport com o Porsche 962 oficial de Jacky Ickx na veloz curva de Eau Rouge. A Tyrrell decidiu, em sinal de respeito, somente coonceber apenas um carro para Martin Brundle. Havia outras ausências, também. A Zakspeed não correria prova italiana devido ao acidente que o seu piloto, Jonathan Palmer, tivera na mesma corrida emSpa-Francochamps na Bélgica , que havia fraturado uma das suas pernas. Na Ligier, o italiano Andrea de Cesaris seria substituido pelo francês Philippe Streiff.
Em tantas ausências, havia um regresso: o australiano Alan Jones, campeão mundial em 1980, retrornava a Fórmula 1 aos 39 anos após a sua aposentadorioa , no final de 1981 (com uma passagem fugaz pela Arrows em Long Beach 1983), correndo pela novata Beatrice-Lola, dirigida por Carl Haas, e com a ajuda de Teddy Mayer, o ex-patrão da McLaren. A Beatrice competiria apenas um carro e com motores Hart Turbo, mas em 1986 iriam competir com dois carros e motores Ford Turbo.
Nos treinos, o brasileiro Ayrton Senna foi o mais veloz, superando as Willimas Honda de Niegl Mansell e keke Rosberg, Nelson Piquet largaria em quarto, no seu Brabham-BMW. Alain Prost partiria em quinto , á frente do segundo Lotus-Renault de Elio de Angelis. Na sétimo posição vinha a Ferrari de Michele Alboreto, seguido pelo Renault de Patrick Tambay, a segundoa Brabham-BMW de Marc Surer e a segunda Ferrari de Stefan Johansson.
Ayrton Senna foi ultrapassado pelas Williams logo na largada, que ficaram com os dois primeiros lugares. Largando em quinto, Prost chegou ao terceiro lugar, após superar Senna. Com excelernte corrida de recuperação, Niki Lauda chega ao quanto lugar, ao ultrapassar Michelle Alboreto e Ayrton Senna.
Lauda supera Elio de Angelis e chega ao terceiro lugar. Mas após a volta 17, o bico de sua MC Laren fica danificado e o austríaco tem que parar nos boxes. Na briga pela vitória , Prost pressiona Rosberg na briga pela liderança , enquanto que Senna passsa De Angelis na volta 31. Mais atrás, Piquet fazia grande corrida recuperação com Brabham, após parar para trocar pneus. Pouco depois, Rosberg para para trocar pneus, dando a liderança para Prost, na sequencia , Lauda abandona com problemas de transmissão, na volta 33.
Rosberg ultrapassar Prost na volta 40. Mas Prost havia sido mais inteligente e vinha economizando motor, gasolina e pneus durante toda a corrida. A liderença de Rosberg dura pouco, pois acaba abandonando com problemas no miotor. Assim, Prost assume a liderança. Ayrton Senna e Nelson Piquet lutam pelo segundo lugar. Mas Piquet levava vantagem com penus mais inteiros. Sem conseguir economizar motor, gasolina e pnues, Michelle Alboreto tem que desistir por falta de combustível.
E Prost vencia o GP da Itália. O frances chegava a impressionante marca de 21 vitórias na sua carreira. Se tornando um dos cinco maiores vencedores de corrida na Fórmula 1 em todos os tempos á época. Nélson Piquet vinha em segundo e Ayrron Senna completava o pódio em terceiro.
Tabela do campeonato após a corrida Segundo o Site o Site Oficial da F´=ormula 1.
Classificação do mundial de pilotos. Segundo o Site Oficial da Fórmula 1
Pos. Piloto Pontos
1 França Alain Prost 65
2 Itália Michele Alboreto 53
3 Itália Elio de Angelis 31
4 Brasil Ayrton Senna 23
5 Suécia Stefan Johansson 21
Em Fórmula 1, o "controle de pista" refere-se à capacidade do piloto de manter o carro na trajetória ideal durante a corrida, gerenciando o desgaste dos pneus e a estabilidade do veículo nas curvas e retas. Isso envolve técnicas como o ajuste fino da direção, aceleração e frenagem para otimizar o desempenho e evitar saídas de pista ou perda de tempo.
O gerenciamento dos pneus é fundamental para o desempenho do carro. Pilotos precisam controlar a temperatura e a pressão dos pneus para melhorar o desempenho em diferentes condições na pista
O traçado ideal é a trajetória que o piloto deve seguir para ter consistência na distância percorrida e melhorar a velocidade nas curvas. É importante ter precisão nas freadas, principalmente nas saídas nas curvas para dominar plenamente a corrida
Pilotos e equipes fazem os acertos nos carros, como a suspensão, a asa traseira e a ajuste peso, para melhorar o desempenho e a estabilidade durante a corrida
O gerenciamento da energia do carro, incluindo a aceleração e a frenagem, é fundamental para manter o controle e minimizar o desgaste dos pneus.
A experiência na pilotagem desempenha um papel crucial no controle da pista. Pilotos experientes são capazes de antecipar as reações do carro, ajustar suas ações e encontrar o limite da trajetória com muita eficiência
Carros de F1 modernos possuem sistemas eletrônicos que auxiliam no controle da pista, como sistemas de controle de tração e controle de estabilidade. No entanto, esses sistemas são limitados, e a habilidade do piloto ainda é fundamental.
Em resumo, o controle de pista em Fórmula 1 é um conjunto de habilidades e técnicas que permitem ao piloto manter o carro sob controle, maximizar o desempenho e evitar erros, garantindo uma corrida bem-sucedida.
O francês Alain Prost se mostrava talentoso e completo Mesmo sem ter conquistado o campeonato mundial.
Confira as estatísticas dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/
Imagem ; Site Continental Circus.
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