segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Grande Prêmio da Hungria.

Lando Norris chegou a cair para a quinta posição, foi pressionado fortemente por  Oscar Piastri, mas venceu  o GP da Hungria, no que foi a melhor corrida de Gabriel Bortoleto até agora na Fórmula 1. O brasileiro andou entre Fernando Alonso e Max Verstappen na primeira parte da prova, gerenciando muito bem os  pneus mesmo mantendo um ritmo forte, e  ficou  na sexta posição com apenas uma parada nos boxes.

O piloto britânico da MC Laren, superou Alonso na pista, e depois fez a mesma tática de Bortoleto para superar o pole Leclerc, o companheiro e líder  do mundial Oscar Piastri e George Russell, que o tinha ultrapassado nos primeiros metros da prova. É uma vitória importante para Norris, que ve sua vanategm no mundial de pilotos diminuir para nove pontos.

Norris  teve muito consistência, quando foi pressionado por Piastri . Mas o britânico teve uma final de corrida perfeito, gerenciando os componentes do seu carro para vencer a corrida. Quando Piastri ultrapassou Leclerc, ele estava a nove segundos de Norris, e foi tirando a diferença. Mas Norris teve bela atuação e não cometeu erros sob pressão.

A terceira colocação ficou com George Russell, que também passou Leclerc para chegar ao pódio em uma corrida na qual a Mercedes não tinha quaisquer perspectivas.

Bortoleto largou na sétima posição e ganhou a posição de Lance Stroll nos primeiros metros. Depois, ficou entre Alonso e Verstappen até o holandês antecipar sua parada para tentar ganhar a posição no box . Mas a Sauber foi muito bem sucedida na sua estratégia de apenas uma parada nos boxes.

Gabriel Bortoleto foi gerenciando muito bem os componentes do carro (motor, gasolina e pneus) . O brasileiro fez uma corrida muito inteligente em relação a estratégia de corrida. Chegando a se aproximar de Alonso nas ultimas voltas. Mas chegou na sexta posição.


Em Fórmula 1, o "controle de pista" refere-se à capacidade do piloto de manter o carro na trajetória ideal durante a corrida, gerenciando o desgaste dos  pneus e a estabilidade do veículo nas  curvas e retas. Isso envolve técnicas como o ajuste fino da direção, aceleração e frenagem para otimizar o desempenho e evitar saídas de pista ou perda de tempo. 

O gerenciamento dos  pneus é  fundamental para o desempenho  do carro. Pilotos precisam controlar a  temperatura e a pressão dos pneus para melhorar o desempenho em diferentes condições na pista  

O traçado ideal é a trajetória que o piloto deve seguir para ter consistência na  distância percorrida e melhorar  a velocidade nas curvas. É importante ter precisão nas  freadas, principalmente nas saídas nas  curvas para dominar plenamente a corrida

Pilotos e equipes fazem os acertos  nos carros, como a suspensão, a asa traseira e a ajuste  peso, para melhorar  o desempenho e a estabilidade durante a corrida

O gerenciamento da energia do carro, incluindo a aceleração e a frenagem, é fundamental para manter o controle e minimizar o desgaste dos pneus. 

A experiência na  pilotagem desempenha um papel crucial no controle da pista. Pilotos experientes são capazes de antecipar as reações do carro, ajustar suas ações e encontrar o limite da trajetória com muita eficiência 

Carros de F1 modernos possuem sistemas eletrônicos que auxiliam no controle da pista, como sistemas de controle de tração e controle de estabilidade. No entanto, esses sistemas são limitados, e a habilidade do piloto ainda é fundamental. 

Em resumo, o controle de pista em Fórmula 1 é um conjunto de habilidades e técnicas que permitem ao piloto manter o carro sob controle, maximizar o desempenho e evitar erros, garantindo uma corrida bem-sucedida.  Lando Norris vem evoluindo no controle de pista . Gerencia melhor motor , gasolina e pneus e vem minimizando os erros durante as corridas . 

 Confira as estatísticas dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/statistiques/pilote.aspx

Imagem ; UOL 




Nenhum comentário:

Postar um comentário