Hoje Ayrton Senna faria 60 anos se estivesse conosco.Desde seu começo no automobilismo,Senna sempre foi um fenômeno em todas as categorias inferiores.Rapidamente Ayrton ascendeu a Formula 1 em 1984,sendo contratado pela equipe Toleman.
Sua atuação no Grande Premio de Monaco,impressionou todos os integrantes das demais escuderias. Classificou-se em 13º no grid de largada, e fez um rápido progresso através das estreitas ruas de Monte Carlo.Na volta 19,ultrapassou Niki Lauda assumindo a segunda colocação,começando a se aproximar do líder Alain Prost,lutando pela vitória com sua limitada Toleman.
Ayrton faria mais dois pódios em 1984,nos Grandes Prêmios da Alemanha e Portugal,terminando o campeonato mundial em nono lugar com 13 pontos.
Correndo pela Lótus em 1985,tinha como parceiro o italiano Elio de Angelis. Após abandonar sua primeira corrida no Grande Premio do Brasil,venceu de forma espetacular o Grande Premio de Portugal.disputado sob forte chuva. Senna teve uma atuação espetacular na chuva e venceu a corrida de ponta a ponta,com 1 minuto á frente do segundo colocado,o italiano Michelle Alboreto.
Já o francês Patrick Tambay e o italiano Elio de Angelis,terceiro e quarto colocados respectivamente,terminaram uma volta atrás de Senna.Enquanto o inglês Nigel Mansell,terminou em quinto lugar,entretanto,duas voltas atrás de Senna. Ainda em 1985,Ayrton consegue sua segunda vitória,também sob chuva no Grande Premio da Bélgica.
Em 1986,a Lótus escolhe Johnny Dumfries como piloto da equipe,com o aval de Senna que havia vetado o inglês Derek Warwick,sob a alegação de que a Lótus não tinha condições de manter carros competitivos para dois pilotos de ponta ao mesmo tempo. Entretanto,o brasileiro fez valer a cláusula que lhe garantia a condição de primeiro piloto da equipe.
Ainda em 1986,a convite da revista britânica Cars and Cars Coversions,Ayrton fez testes em carros de rally. Em 1986,Senna obtem duas vitórias nos Grandes Premio da Espanha e do Leste dos Estados Unidos.Sabendo aplicar a mistura entre o arrojo e a inteligência,Senna já havia feito 15 poles na sua carreira até o final de 1986.
Em 1987,Ayrton correu sua primeira temporada com o motor Honda,terminando o campeonato em terceiro,atrás de Nigel Mansell e do campeão Nelson Piquet. Em 1987,Senna venceu os Grandes Prêmios de Mônaco e Detroit nos Estados Unidos.
Em 1988,Ayrton se transfere para a MC Laren,para enfim,realizar o sonho do título mundial na Formula 1.Entretanto,Senna teria como adversário direto,o já bicampeão mundial e recordista de vitórias,o frances Alain Prost,piloto número 01 da MC Laren.
A disputa entre Ayrton e Alain foi muito equilibarada, com o ponto alto no Grande Premio do Japão.Em Suzuka,outra atuação espetacular de Senna.Largando na pole,ele não consegue largar e cai para a décima quarta colocação.Em uma recuperação fenomenal,ultrapassa oito adversários nas primeiras voltas da corrida.Após ultrapassar Prost na volta 28,vence a corrida com treze segundos de vantagem para Prost,conquistando seu primeiro título mundial na Formula 1.
Em 1989,contudo,Ayrton perdeu o título mundial após colidir com Prost no Grande Premio do Japão e ser desclassificado após o final da corrida.Entretanto,Senna teve outra atuação brilhante no Grande Premio de Mônaco naquele ano,com uma vantagem acima dos 50 segundos sobre Alain Prost. A vitória impressionou mais pelo fato do brasileiro ter perdido duas marchas durante a corrida.
Em 1990,Ayrton fez uma temporada perfeita e foi o piloto mais regular do campeonato,com 12 pódios em 16 corridas disputadas.Dessa vez,contudo,a colisão com Prost no Grande Premio do Japão lhe garantiu o segundo título mundial.
Em 1991 teve outra atuação espetacular no Grande Premio do Brasil.A corrida começou com Senna em primeiro e Mansell em segundo,quando este ultrapassou Patrese logo na laragada.
Senna e Mansell iam dominando a corrida e abrindo vantagem sobre os demais.Nos pit stpos,MC Laren e Williams trabalham com excelência,mantendo Senna e Mansell vivos na briga pela vitória.
Contudo,Mansell precisou fazer uma para a mais com um pneu furado,dando a Senna uma folga na liderança. Neste momento, os problemas mecânicos começaram a aparecer no carro do brasileiro. Primeiro Senna perdeu a quarta marcha, tendo assim, que passar da terceira direto para a quinta. Depois, nenhuma marcha funcionava sem que ele tivesse que segurar a alavanca de marchas para que ela permanecesse engatada. Senna teve que segurar a alavanca de câmbio com a mão direita e pilotar com a esquerda. Nesse ínterim, Mansell, com problemas no cambio semiautomático de sua Williams e abandona a corrida. Devido ao problema no seu câmbio, a diferença de Senna para Patrese diminuía a cada volta. O brasileiro terminou a corrida só com a sexta marcha funcionando normalmente. A câmera onboard mostra que Ayrton parou de trocar de marcha nas últimas voltas da corrida, evidenciando o fato.
Faltando duas voltas para o final, começou a chover em Interlagos, o que acabou decidindo a corrida. Após cruzar a linha final, Senna permaneceu no carro, sem forças para sair. Depois, auxiliado, entrou em um carro da organização e foi para os boxes. No pódio ficou evidente seu esforço para obter a vitória. Ele mal conseguiu levantar a taça, precisando de ajuda para fazê-lo. Com o triunfo em Interlagos,Senna chegou a 28 vitórias na sua carreira,se torando até então,o segundo maior vencedor de corridas na história da Formula 1.
Ayrton fez outra temporada perfeita em 1991,com 12 pódios em 16 corridas,superou a força das Williams de Nigel Mansell e Ricardo Patrese,conquistando o seu terceiro título mundial. Contudo,a Williams dominou completamente a competição em 1992,Ayrton ainda conseguiu arrancar três vitórias nos Grandes Premios de Mônaco,Hungria e Itália,ainda assim,terminou apenas em quarto,atrás do jovem alemão Michael Schumacher.
Em 1993,a MC Laren teria os motores Ford,bem menos potente que os motores Ford da Benneton do alemão Michael Schumacher.Após terminar em segundo na corrida de estreia na Africa do Sul,Ayrton vence de forma espetacular o Grande Premio do Brasil,entretanto,seu estoque de talento não se esgotaria em Interlagos.
No Grande Premio da Europa,Ayrton realiza a melhor volta da história da Formula 1.Largando em quarto,ele cai para quinto logo no começo da corrida,contudo,ultrapassa quatro adversários e assume a liderança antes do final da primeira volta.
Em uma atuação espetacular,Senna vence a corrida com 1 minuto á frente de Damon Hill e 1 volta á frente de Alain Prost. Mesmo com a superioridade de Prost e da Williams,Senna completa sua marca de 41 vitórias ao vencer os Grandes Premio do Japão e da Austrália.
A rede de comunicação britânica BBC,elegeu Ayrton Senna o melhor piloto da história da Formula 1. "Provavelmente nenhum piloto da Fórmula 1 tenha se dedicado mais ao esporte e dado mais de si mesmo em sua rígida busca pelo sucesso. Ele era uma força da natureza, uma combinação incrível de muito talento e, em alguns casos, uma determinação espantosa", aponta o texto publicado no site da BBC
Ayrton também foi marcado por se dedicar a atividades de filantropia durante sua vida.
Confira no link á seguir, a comparação de Ayrton Senna como os demais campeões mundiais na história da Fórmula 1. A comparação de dá nas 161 corridas. ( Numero que Ayrton Senna pode computar na sua carreira)https://www.terra.com.br/parceiros/guia-do-carro/senna-so-perde-para-schumacher-no-ranking-de-161-corridas,3f9160f6fe2181d1d9cfd98ac275d45agiaw1xie.html
Credito da Imagem :Portal UOL