domingo, 14 de setembro de 2025

A vitória de Oscar Piastri no Grande Premio do Azerbaijão em 2024.

 A corrida anterior na Hungria, havia sido marcada por ordens da MC Laren, mas no Azerbaijão, Oscar Piastri pode comemorar sem  medo : ele superava o pole position Charles Leclerc e segurou a pressão do  monegasco para vencer o GP do Azerbaijão, em 2024  . George Russell chegou em terceiro lugar em pódio herdado após Sergio Pérez colidir  com Carlos Sainz na penúltima volta. A conquista  colocava a McLaren na liderança do campeonato de construtores, desbancando a Red Bull.

A corrida se deu inicialmente, como uma disputa entre Leclerc, Piastri e Pérez, que superou Sainz na largada. Mas a tentativa mal sucedida do piloto mexicano  o deixou fora da corrida.

Piastri  chegou a  liderança na 20 volta e foi muito pressionado por Leclerc - a diferença entre eles chegou a apenas , 03 milésimos as cresceu nas voltas finais quando Leclerc  fi pressionado por  Pérez. O monegasco conseguiu  vencer  o rival, o que abriu caminho para Sainz supera-lo; porém, cercando o mexicano. Aí, Checo tocou na roda traseira esquerda do espanhol e ambos colidiram.

E a crise na vice lider Red Bull explodiu de vez. O holandes Marx Verstappen largou em sexto e terminou na mesma posição. Com excepcional corrida de recuperação, Lando Norris chegou em quarto após ter largado em décimo sétimo . O então tricampeão Marx Verstappen não vencia á sete corridas. Seu maior jejum desde 2019.

                       Conclusão.

Um gênio (português brasileiro) ou génio (português europeu) é uma pessoa com grande capacidade mental. Ela pode se manifestar por um intelecto de primeira grandeza, ou um talento criativo fora do comum. Na primeira escala de classificação para níveis cognitivos, proposta por Lewis Madison Terman, em 1916, eram classificados como "gênios" as pessoas que obtivessem pontuação acima de 150, e "quase gênio" (near genius) entre 140 e 150, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Posteriormente, em 1928, essas classificações foram modificadas e passou-se a considerar "gênio" somente quem obtivesse pontuação acima de 180, também numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Para David Wechsler, o termo "gênio" poderia ser aplicado a quem obtivesse escore acima de 127, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 15. Mais tarde, passou a classificar como "gênio" quem obtivesse pontuação acima de 150. Pela classificação mais recente do Stanford-Binet V (2003), o termo gênio é aplicado a quem obtém escore acima de 160, sendo reservado o termo "superdotado" para quem obtém pontuação entre 145 e 160.


O termo "gênio" também se aplica a alguém que seja um polímata ou alguém habilidoso em muitas áreas intelectuais. O termo se aplica com precisão a habilidades mentais, mais que físicas, embora seja também usado coloquialmente para indicar a posse de um talento superior em qualquer campo. s Revista Espacios.

Confira no Site Tudo sobre Fórmula 1.https://www.tudosobreformula1.com.br/melhores-pilotos

Os gênios do esporte combinam talento inato com um conjunto de características psicológicas e cognitivas, como alta motivação, resiliência, inteligência esportiva e capacidade de concentração. Essas qualidades permitem que mantenham o foco sob pressão, inovem em suas táticas e aprendam rapidamente com os erros, superando os obstáculos com uma mentalidade otimista e um desejo constante de aperfeiçoamento. 

Características psicológicas e cognitivas:

Alta motivação e comprometimento:

A determinação para atingir objetivos realistas, mantendo um comprometimento de longo prazo com o esporte. 

Enfrentamento positivo e otimismo:

A capacidade de reagir a erros e fracassos de forma construtiva, buscando soluções em vez de se fixar nos problemas. 

Perfeccionismo adaptado:

A busca contínua pela melhoria, estabelecendo metas elevadas e superando limites, o que é um diferencial dos experts. 

Alta capacidade de concentração:

A habilidade de focar no essencial, mesmo em situações de extrema pressão, e de evitar distrações. 

Controle emocional e resiliência:

Recursos e estratégias para gerenciar as emoções sob estresse e lidar bem com a adversidade, mostrando força mental. 

Inteligência esportiva:

A capacidade de analisar situações de jogo, encontrar soluções eficientes e inovadoras, e aprender rapidamente com as experiências. 

Criatividade e versatilidade mental:

Habilidades cognitivas que permitem a inovação tática e a capacidade de se adaptar a diferentes cenários, como no futebol. 

O papel do desenvolvimento e do ambiente: 

Paixão e prazer:

A paixão pela atividade é um fator fundamental que motiva o atleta a seguir melhorando e a quebrar a barreira do amadorismo.

Dedicação e repetição:

O tempo investido no aprimoramento e a busca por aperfeiçoamento a cada repetição são cruciais para se tornar um expert.

Talento e genética:

Embora o talento seja um ponto de partida, ele não é o fator decisivo. A dedicação e o desenvolvimento são mais importantes para o sucesso.

Exemplos de gênios do esporte:

Exemplos de gênios do esporte:

Alguns dos nomes mais reconhecidos que exemplificam essas qualidades incluem Lionel Messi e Cristiano Ronaldo no futebol, LeBron James no basquete, Serena Williams e Roger Federer no tênis, e Simone Biles na ginástica. Segundo o que sempre acompanhei na imprensa esportiva no Brasil. E também segundo a revista espacios. 

Os gênios  e super gênios do esporte: São frutos das suas respectivas épocas. Conforme mostra a história da Fórmula 1. E não há comparação em diferentes épocas.

Os gênios do esporte combinam talento inato com um conjunto de características psicológicas e cognitivas, como alta motivação, resiliência, inteligência esportiva e capacidade de concentração. Essas qualidades permitem que mantenham o foco sob pressão, inovem em suas táticas e aprendam rapidamente com os erros, superando os obstáculos com uma mentalidade otimista e um desejo constante de aperfeiçoamento.  Segundo a Revista Espacios .

O termo "gênio" também se aplica a alguém que seja um polímata ou alguém habilidoso em muitas áreas intelectuais. O termo se aplica com precisão a habilidades mentais, mais que físicas, embora seja também usado coloquialmente para indicar a posse de um talento superior em qualquer campo. s Revista Espacios.

Confira no Site Tudo sobre Fórmula 1.https://www.tudosobreformula1.com.br/melhores-pilotos

Gênios e  Super Gênios. Tem  muita facilidade em aplicar a inteligência de maneira natural.   E é fundamental para ser ser bem sucedido na Fórmula 1

 Confira as estatísticas dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/statistiques/pilote.aspx

Imagens  ; Portal Globo Esporte.







Nenhum comentário:

Postar um comentário