domingo, 7 de setembro de 2025

Grande Premio da Itália.

 



Max Verstappen e derrotou  as McLaren e venceu o GP da Itália, naquela que é a terceira vitória no ano para o tetracampeão da Fórmula 1. 

Lando Norris foi o segundo colocado e Oscar Piastri foi o terceiro, mas a McLaren viveu uma situação difícil no final: o britânico estava na frente por toda a prova, mas teve um problema em seu pitstop, voltando à pista atrás do australiano, com quem disputa o título. Isso aconteceu com cinco voltas para o final. A decisão da equipe foi pedir para Piastri devolver a posição e o líder do campeonato acatou a ordem da equipe.

Na sequencia, as MC Laren os liberou para disputar posição, mas Piastri não chegou perto  perto de Norris. A diferença entre os dois no campeonato é de 31 pontos.

O brasileiro Gabriel Bortoleto voltou aos pontos. Ele largou na sétima colocação e, mesmo tendo parado bem mais cedo que os rivais ao redor, terminou em oitavo. Ele foi o nono na pista e ganhou posição com a punição de Kimi Antonelli no final da corrida.

A próxima coprrida será daqui a duas semanas em Bolku no Azerbaijão.

Na largada , Verstappen  disputou a liderança com Norris, empurrando  o britânico  eo obrigando cortar a chicane. Apesar de manter a liderança , o holandês foi obrigado a devolver a posição. Enquanto isso, Charles Leclerc superou  Piastri e foi para  a terceira posição.

Na quinta volta, Verstappen retmou a liderança ao ultrapassar Norris. Pouco depois, Piastri soube reagir e retomar a terceira posição ao superar Charles Leclerc. Na oitava volta, Lewis Hamilton superou Gabriel Bortoleto e assumiu a oitava posição.

Verstappen soube aplicar a inteligencia com excelenecia. O holandes soube economizar motor, gasolina e pnues, fazendo uma grande exibição e vencendo a corrida, mesmo com menos equipamento que a MC Larens.

Conclusão.

"Controle de pista", no automobilismo refere-se a um conjunto de sistemas eletrônicos que auxiliam o piloto a aplicar a inteligência na pista e a controlar a sua trajetória em situações de risco, como derrapagens ou perda de aderência. 

Os gênios são dotados de um brilhantismo excepcional, sendo insensíveis às limitações da mediocridade e emocionalmente muito sensíveis, seu intelectos  prevalece sobre a vontade muito mais do que pessoas medianas ou normais.

O fenômeno esportivo é uma manifestação cultural e social que se caracteriza por ser complexo e diversificado. Ele se modifica e se desenvolve de acordo com a sociedade, transmitindo valores e influindo em hábitos e comportamentos.  Segundo a Revista Espaçios .

Características do fenômeno esportivo 

É um fenômeno sócio-cultural

É um fenômeno econômico e político

É um fenômeno heterogêneo, com diferentes formas de manifestação

Reflete os valores, as perspectivas e as lutas da sociedade

Pode influenciar a sociedade

Exemplos de fenômenos no esporte 

Especialização, que define os papéis a serem executados pelos atletas

Estratégias, que são táticas de jogos cada vez mais formais, rígidas e calculistas

Quantificação, que pode ser marca de desempenho ótimo

Uso de aparelhos tecnológicos, que confere mais racionalidade e precisão nos movimentos

Importância do esporte

O esporte pode ter significação para o desenvolvimento do ser humano se gerar programas e projetos que garantam a transformação social e a formação dos segmentos mais carentes da população. 

Os craques são aqueles esportistas que se distinguem  por uma inteligência excepcional ou por um talento criativo fora do comum.

Os gênios do esporte combinam talento inato com um conjunto de características psicológicas e cognitivas, como alta motivação, resiliência, inteligência esportiva e capacidade de concentração. Essas qualidades permitem que mantenham o foco sob pressão, inovem em suas táticas e aprendam rapidamente com os erros, superando os obstáculos com uma mentalidade otimista e um desejo constante de aperfeiçoamento.  Segundo a Revista Espaçios .

Características psicológicas e cognitivas:

Alta motivação e comprometimento:

A determinação para atingir objetivos realistas, mantendo um comprometimento de longo prazo com o esporte. 

Enfrentamento positivo e otimismo:

A capacidade de reagir a erros e fracassos de forma construtiva, buscando soluções em vez de se fixar nos problemas. 

Perfeccionismo adaptado:

A busca contínua pela melhoria, estabelecendo metas elevadas e superando limites, o que é um diferencial dos experts. 

Alta capacidade de concentração:

A habilidade de focar no essencial, mesmo em situações de extrema pressão, e de evitar distrações. 

Controle emocional e resiliência:

Recursos e estratégias para gerenciar as emoções sob estresse e lidar bem com a adversidade, mostrando força mental. 

Inteligência esportiva:

A capacidade de analisar situações de jogo, encontrar soluções eficientes e inovadoras, e aprender rapidamente com as experiências. 

Criatividade e versatilidade mental:

Habilidades cognitivas que permitem a inovação tática e a capacidade de se adaptar a diferentes cenários, como no futebol. 

O papel do desenvolvimento e do ambiente: 

Paixão e prazer:

A paixão pela atividade é um fator fundamental que motiva o atleta a seguir melhorando e a quebrar a barreira do amadorismo.

Dedicação e repetição:

O tempo investido no aprimoramento e a busca por aperfeiçoamento a cada repetição são cruciais para se tornar um expert.

Talento e genética:

Embora o talento seja um ponto de partida, ele não é o fator decisivo. A dedicação e o desenvolvimento são mais importantes para o sucesso.

Exemplos de gênios do esporte:

Exemplos de gênios do esporte:

Alguns dos nomes mais reconhecidos que exemplificam essas qualidades incluem Lionel Messi e Cristiano Ronaldo no futebol, LeBron James no basquete, Serena Williams e Roger Federer no tênis, e Simone Biles na ginástica. Segundo o que sempre acompanhei na imprensa esportiva no Brasil. E também segundo a revista espacios. 

Os gênios  e super gênios do esporte: São frutos das suas respectivas épocas. Conforme mostra a história da Fórmula 1. E não há comparação em diferentes épocas.

Os gênios e super Gênios do esporte combinam talento inato com um conjunto de características psicológicas e cognitivas, como alta motivação, resiliência, inteligência esportiva e capacidade de concentração. Essas qualidades permitem que mantenham o foco sob pressão, inovem em suas táticas e aprendam rapidamente com os erros, superando os obstáculos com uma mentalidade otimista e um desejo constante de aperfeiçoamento.  Segundo a Revista Espacios . Os gênios no esporte são aqueles que com uma excepcional capacidade  mental Ela pode se manifestar por um intelecto de primeira grandeza, ou um talento criativo fora do comum. Na primeira escala de classificação para níveis cognitivos, proposta por Lewis Madison Terman, em 1916, eram classificados como "gênios" as pessoas que obtivessem pontuação acima de 150, e "quase gênio" (near genius) entre 140 e 150, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Posteriormente, em 1928, essas classificações foram modificadas e passou-se a considerar "gênio" somente quem obtivesse pontuação acima de 180, também numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Para David Wechsler, o termo "gênio" poderia ser aplicado a quem obtivesse escore acima de 127, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 15. Mais tarde, passou a classificar como "gênio" quem obtivesse pontuação acima de 150. Pela classificação mais recente do Stanford-Binet V (2003), o termo gênio é aplicado a quem obtém escore acima de 160, sendo reservado o termo "superdotado" para quem obtém pontuação entre 145 e 160. Segundo a Revista Espaçios .


Os gênios no esporte são dotados de excepcional brilhantismo .  Os Gênios e Super Gênios do esporte tem uma capacidade extraordinaria em termos intelectuais ou um talento criativo fora do comum , que resulta em obras , legados e ganhos excepcionais no esporte , o que deixa um legado para os fãs . Segundo a Revista Espaçios .

A genialidade está ligada a uma inteligência superior , curiosidade extraordinária , aprendizagem extraordinária , alto pensamento crítico com a mediocridade  e envolvimento extraordinário com os esportes que praticam . Segundo a Revista Espaçios.


Talento esportivo  é a inclinação e habilidade natural ou desenvolvida de uma pessoa para realizar determinada atividade, algo que facilita o sucesso pessoal numa determinada atividade ou ocupação. Também refere-se a pessoa com competências fora da média para realizar uma determinada atividade esportiva.


Talentos no esporte são as inclinações  e habilidades naturais  ou desenvolvida de um esportista  para realizar determinada atividade, algo que facilita o sucesso pessoal numa determinada atividade ou ocupação. Também refere-se a pessoa com competências individuais excelentes para realizar uma determinada modalidade esportiva


No dicionário de Psicologia (Associação Psicológica Americana, 2010, p. 521), pode-se encontrar a definição de inteligência como sendo a “capacidade de extrair informações, aprender com a experiência, adaptar-se ao ambiente, compreender e utilizar corretamente o pensamento e a razão”. Segundo a Revista Espacios .


Um gênio é definido como uma pessoa que tem uma função intelectual ou criativa notável, ou outra habilidade natural. Existem certas figuras históricas e públicas que são reconhecidas como gênios, incluindo Albert Einstein, que contribuiu muito para o campo da física. Segundo a Revista Espacios .

São pilotos bons ou muito bons . Damon Hill  , Jaques Villeneuve ,  Jaques Laffite ,  Ricardo Patrese , Élio de Angelis ,  Michelle Alboreto Marin Brundle , Stefan Beloff ,  Gerhard Berger  , Jean Alesi ,  Roberto Moreno ,  Rubens Barrichello , Eddie Irvine ,  David Couthard ,  Jarno Trulli , Giancarlo Fisichella ,  Mark Webber , Felipe Massa , Cristiano da Matta ,  Valtteri Bottas ,  Sérgio Perez e  Carlos Sainz Junior . São excelentes pilotos .  Nigel Mansell , Mika Hakkinen , Kimi Raikkonen , Keke Rosberg , Nico Rosberg , Jenson Button , Juan Pablo Montoya ,  Daniel Ricardo ,  Sebastian Vettel ,  Charles Leclerc ,  Lando Norris  e George Russell  .

São gênios. Alain Prost, Nelson Piquet, Michael Schumacher, Lewis Hamilton ,  Fenando Alonso e Marx Vesstappen. Acompanho Fórmula 1 há 42 anos. Os gênios e super gênios. Tem a excepcional qualidade em aplicar a inteligência em corrida. Algo que Marx Verstappen tem seu DNA.

Ayrton Senna. Seria um Super Gênio. Mas não o melhor de todos. Pois os Gênios e os Super Gênios. Tem níveis técnicos e intelectuais propícios para as suas respectivas épocas.  Gênios e Super Gênios . São geniais no controle de pista . E nesse sentido . O GP de Portugal em 1985 . Me impressionou mais do que o GP da Europa em 1993. Sendo a melhor corrida na carreira do tricampeão.

Gênios e  Super Gênios. Tem muita facilidade em aplicar a inteligência de maneira natural.  E Marx Verstappen mostra por que é gênio nessa década na Fórmula 1.

 Confira as estatísticas dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/statistiques/pilote.aspx

Imagem ; Portal Terra.






Nenhum comentário:

Postar um comentário