O francês Alain Prost,foi certamente um dos pilotos mais geniais que eu já na Formula 1.Durante sua carreira,Prost assegurou um estilo de pilotagem seguro,leve e elegante,em oposição as atuações espetaculares da Ayrton Senna,Michael Schumacher e Nelson Piquet.
Um dos principais exemplos desse método era a economia dos componentes do carro (motor,gasolina,pneus) durante a maior parte da corrida,para que as grandes acelerações se dessem somente nos momentos reais de decisão (como nos instantes de ultrapassagem).Por adotar essa forma racional e calculista de competição,Prost ficou conhecido como o “professor”.
Sabendo aplicar a inteligência em corrida, Prost disputou 202 Grandes Prêmios, obtendo 51 vitórias, 33 poles,106 pódios e 798.5 pontos na carreira. Para termos uma ideia do talento de Prost, em até então 86 Grandes Prêmios, em apenas cinco anos de carreira,Alain já tinha 21 vitórias na carreira,sendo um dos cinco maiores vencedores de corrida na história da Formula 1,ao conquistar seu primeiro título mundial no Grande Premio da Europa em 1985.
No Grande Premio de Portugal em 1987, Prost chegou a 28 vitórias na sua carreira, superando o recorde de 27 vitórias,que pertencia ao tricampeão Jackie Stewart. Sabendo aplicar a inteligência, Prost foi acumulando vitórias e recordes ao longo da carreira.
Ao se aposentar em 1993, Prost se aposentou como recorde de 51 vitórias e 04 títulos mundiais. Sem dúvida um dos monstros do automobilismo em todos os tempos.
Credito da Imagem :Motorsport.com Portal UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário