quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

São Paulo se desestabiliza e perde em casa para o Guarani.


São Paulo se desestabiliza e perde em casa para o Guarani.


Depois de perder no clássico de domingo contra o Santos,o São Paulo acumula sua segunda derrota consecutiva,entretanto,o algoz dessa vez foi o Guarani que já havia vencido o Corinthians jogando em Campinas.
Logos a um minuto de jogo o Guarani abriu o placar com gol William Matheus,a partir daí o time comandado por André Jardine se perdeu em campo,mas ainda assim até fez um jogo razoável. Teve posse de bola mas abusou dos chuveirinhos,o Guarani bem fechado na defesa tentava minar os espaços do São Paulo.Assim o tricolor terminou o primeiro tempo sob vaias.
No segundo tempo o técnico André Jardine voltou com Hernanes e Nenê,nos lugares de Anderson Martins e Helinho.Cabe ressaltar que Jucilei lesionado já havia dado lugar a Hudson.Entretanto,o time do São Paulo abusou dos chuveirinhos e sucumbiu a boa marcação bugrina,os 35 minutos do segundo tempo o time foi tomado pelo desespero. Assim o Bugre vence um clube grande de São Paulo pela segunda vez na sua volta a elite,o São Paulo volta a jogar em casa contra o São Bento na próxima rodada do Paulistão,enquanto o Guarani volta atuar fora de casa contra o Mirassol.

Santos dá show em Bragança Paulista.

Santos dá show em Bragança Paulista.

Mais uma vez o Santos voltou a jogar bem e goleou o Bragantino por 4 a 1 em Bragança Paulista,o técnico argentino Jorge Sampaoli fez prevalecer seu jogo agressivo e seu time voltou a fazer um jogo vistoso. Mesmo com as limitações técnicas do alvinegro,o argentino vem surpreendendo com um jogo agressivo adiantando suas linhas no campo de ataque,o clube praiano atravessa dificuldades financeiras e não trouxe grandes reforços .

Entretanto,o time de Sampaoli impôs seu jogo durante os 90 minutos e engoliu o Bragantino,agora o Santos enfrenta o Ituano fora de casa na próxima rodada do paulistão.Já o Bragantino volta a jogar em casa contra a Ponte Preta.

Palmeiras vence e vai embalado para o Derby.


Palmeiras vence e vai embalado para o Derby.



Mesmo sem ser brilhante o Palmeiras chegou a sua terceira vitória seguida no campeonato paulista, ontem o time comandado por Luiz Felipe Scolari venceu o Oeste por 1 a 0 na Arena Barueri pela quarta rodada do campeonato paulista.O Palmeiras não foi brilhante tecnicamente,entretanto,controlou bem o jogo e fez o necessário para vencer.
O gol da vitória saiu logos aos 15 segundos de jogo com Bruno Pires,a partir de então,o time de Felipão mesmo sem inspiração controlou o jogo e não se complicou no primeiro tempo.No segundo tempo o Palmeiras até foi mais efetivo nos 15 primeiros minutos,no entanto,depois disso somente administrou o jogo até o final.Agora o Palmeiras joga o clássico contra o Corinthians na sua arena nesse sábado,já o Oeste joga em casa contra o Novorizontino na próxima rodada do Paulistão.

Corinthians não vai bem e perde para o Red Bull


Corinthians não vai bem e perde para o Red Bull.



O Corinthians não teve uma boa jornada e foi derrotado em casa pelo Red Bull Brasil por 2 a 0, a defesa voltou a falhar no jogo aéreo e sofreu os gols no final da partida. No primeiro tempo o time de Fabio Carille teve posse de bola e um certo controle do jogo,entretanto,não foi efetivo e não teve chances de gol.
O técnico Antonio Carlos Zago armou bem as duas linhas do Red Bull e dificultou as ações alvinegras. No segundo tempo Carille mexeu no time e voltou com Danilo Avelar e Pedrinho nos lugares de Léo Santos e Thiaguinho,entretanto,o time continuava sem criar chances de gol.Aos 29 minutos Ytalo abriu o placar para os visitantes,então o Red Bull se fechou na defesa e apostou nos contra ataques,e os 48 minutos Bruno Tubarão deu números finais ao jogo.
Agora o Corinthians busca a recuperação no clássico contra o Palmeiras na casa do rival, já o Red Bull visita a Ferroviária na próxima rodada do Paulistão.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

A questão sobre o goleiro Vanderlei no Santos.


A questão sobre o goleiro Vanderlei no Santos.


O goleiro Vanderlei sempre se destacou como goleiro, de fundamentos que eu entendo como básicos para a posição,como saída de gol,reflexos,posicionamento da barreira em cobrança de falta ,posicionamento da defesa quando o time é atacado e posicionamento embaixo das traves,nesses fundamentos  ele é  um dos melhores e mais completos goleiros que eu vi desde que eu acompanho futebol.(Aliás leitor (a),são esses fundamentos que para mim colocam Rogério Ceni e Marcos no mesmo patamar).
São esses fundamentos que fizeram o goleiro se destacar principalmente no Coritiba,(clube pelo qual disputou 301 partidas) e que devem ter despertado o interesse do Santos em 2015.Vanderlei sempre foi muito completo nos fundamentos que eu vejo em um goleiro,mas entretanto,o futebol se modernizou e principalmente após a era Rogério Ceni,um dos fundamentos de um goleiro passou á ser ter facilidades com os pés.
Ainda assim Vanderlei sempre se destacou no Santos como um dos melhores no país na posição,principalmente embaixo das traves.Na temporada passada,foi o principal jogador do peixe em um elenco bem limitado tecnicamente.
Entretanto,o treinador argentino Jorge Sampaoli exige quem um goleiro saiba jogar com os pés sem dar chutões,e esse é o calcanhar de Aquiles de Vanderlei que no clássico do ultimo domingo contra o São Paulo se atrapalhou em jogar com os pés.O fato é que as novas regras e mudanças no futebol adotadas nas ultimas décadas,é fundamental á um dos fundamentos de um goleiro saber jogar com os pés,aliás uma característica marcantes nos goleiros argentinos e uruguaios.
Claro quem nem todos tem o talento para marcar gols como Rogério Ceni,mas no entanto o recém contratado Éverson se caracterizou pela eficiência em jogar com os pés,além do posicionamento embaixo das traves. Acho Vanderlei um dos goleiros mais completos nos fundamentos que eu vejo na posição,conforme citei no começo do texto,mas com as mudanças no futebol nas ultimas décadas,o jogo com os pés passou á ser um dos fundamentos na posição de goleiro.
Talvez Vanderlei precise treinar esse quesito para não ser barrado por Sampaoli,embora eu o veja como um excelente goleiro e um dos mais completos em fundamentos básicos que eu enxergue na posição.

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Romário x Ronaldo.

Romário x Ronaldo.

Essa é uma das perguntas difíceis de ser respondida. Romário e Ronaldo foram dois dos maiores gênios da história do futebol e dois dos maiores jogadores que eu já vi. Ambos foram artilheiros tantos nos seus respectivos clubes quanto nas Copas do Mundo com a seleção brasileira.
Numericamente a vantagem é do baixinho, Romário assinalou 772 gols na carreira contra 419 de Ronaldo. No entanto Ronaldo assinalou 67 gols pela seleção brasileira contra 55 de Romário, além do fato do fenômeno ter feito 15 gols em Copas do Mundo.
Entretanto cabe ressaltar que há argumentos a favor de ambos, os defensores de Romário alegam que ele manteve o mesmo nível durante toda a carreira mesmo não sendo um atleta propriamente dito. De fato o baixinho sempre foi avesso a treinos e concentrações, e ainda assim sempre jogou toda a sua carreira em alto nível. Uma matéria do colaborador Bruno Barbato no site esportivo torcedores.com no dia 19 de abril de 2016, aponta que o baixinho tem 772 gols em campeonatos oficiais contra 767 de Pelé.
Já os defensores de Ronaldo alegam que antes dos problemas nos dois joelhos que comprometeram a sua carreira, o ex-fenômeno foi um jogador mais completo tecnicamente em recursos de velocidade e dribles. Além disso, os defensores de Ronaldo alegam que nenhum jogador jamais voltou a jogar em alto nível após operar os dois joelhos seguidamente. Sim leitor (a),é fato que Ronaldo foi o artilheiro da Copa do Mundo em 2002 com oito gols após ter estourados os dois joelhos quando muitos já davam sua carreira por encerrada. Além disso, Ronaldo foi genial em 2009 ao levar o Corinthians aos títulos do Campeonato Paulista de Copa do Brasil nesse mesmo ano, e ainda o gol antológico contra o Santos na primeira partida das finais do paulistão em 2009.
Bom leitor (a). Comparando o nível do jogador, e não números, Romário e Ronaldo estão no mesmo nível. Ambos foram jogadores geniais e extremamente completos tecnicamente. O baixinho leva vantagem nos números, mas o ex fenômeno está no mesmo nível. 

Imagem: Site Torcedores. 



segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Palmeiras impõe sua superioridade e vence o São Caetano.


Palmeiras impõe sua superioridade e vence o São Caetano.


O Palmeiras fez valer sua superioridade técnica e venceu o São Caetano por 2 a 0 no ABC,no primeiro tempo o time comandado por Luiz Felipe Scolari teve o controle das ações,aos 13 minutos de jogo abriu o placar com Borja e somente foi administrando a vantagem até o intervalo.
No segundo tempo o técnico Pintado fez três modificações e o São Caetano tentou equilibrar mais a partida,chegou até a assustar,mas aos 16 minutos da etapa final Luan fez 2 a 0 e liquidou a fatura.Daí em diante o Palmeiras somente administrou o resultado e confirmou a vitória,na próxima rodada do Paulistão,o Palmeiras joga fora de casa contra o Oeste enquanto o São Caetano também joga fora de casa contra o São Bento.

domingo, 27 de janeiro de 2019

Santos se impõe e vence o primeiro San São do ano.


Santos se impõe e vence o primeiro San São do ano.



Com um time tecnicamente limitado, treinador argentino Jorge Sampaoli fez prevalecer sua filosofia e o Santos levou a melhor no clássico contra o São Paulo pela terceira rodada do campeonato paulista.
No primeiro tempo, o Santos fez um jogo ofensivo adiantando suas linhas e sufocando o São Paulo,o time comandado por André Jardine tinha dificuldades em sair do campo defensivo e sofria com o volume de jogo santista.Após criar chances claras,o Santos abriu o placar aos 45 minutos.
No segundo tempo o Santos diminuiu o ritmo, mas ainda assim tinha o controle total do jogo,o São Paulo não conseguia chegar no campo ofensivo. Assim o Santos definiu o clássico aos 23 minutos da etapa final,o treinador argentino levou a melhor e pelo menos no inicio do ano,vem fazendo mágica com as limitações de seu elenco.
Já o São Paulo que ainda aguarda a estreia do meia Hernanes,tem uma atuação decepcionante no seu primeiro clássico estadual em 2019,não pelo resultado,mas sim pela improdutividade do time que foi engolido pelo Santos durante os 90 minutos.

Corinthians tem jogo difícil, mas vence a primeira partida no ano.


Corinthians tem jogo difícil, mas vence a primeira partida no ano.



O treinador Fabio Carille optou por colocar um time reserva no jogo contra a Ponte Preta na Arena Corinthians, o alvinegro teve um jogo complicado, mas mesmo assim venceu a Ponte Preta por 1 a 0.
O time de campinas foi melhor no primeiro tempo, bem postada em campo pelo técnico Mazola Junior,a Ponte não deu espaço ao Corinthians e só não abriu o placar nos primeiros 45 minutos graças a boa atuação do goleiro Cássio.
No segundo tempo Carille mexeu no seu time,recuou Pedrinho para o meio campo e voltou com o meia Jadson no lugar Araos,o alvinegro equilibrou um pouco o jogo,entretanto tinha dificuldades com as duas linhas de marcação da Ponte Preta.Entretanto o atacante Gustavo aos 32 minutos do segundo tempo fez o gol da vitória e deu alivio ao Corinthians.
Agora o Corinthians volta  á jogar em casa contra o Red Bull na próxima rodada do estadual,já a Ponte joga em campinas contra o Mirassol.

sábado, 26 de janeiro de 2019

Feliz aniversário São Paulo.


Feliz aniversário São Paulo.



Ontem dia 25 de Janeiro foi o aniversário de 89 anos do São Paulo Futebol Clube, fundado em 25 de Janeiro de 1930, o tricolor conquistou logo de cara o título paulista em 1931.Entretanto interrompeu suas atividades esportivas e somente as retomou em 16 de dezembro de 1935.Até o começo dos anos 1940,o Corinthians com onze títulos e o Palmeiras com sete conquistas dominavam o campeonato paulista,na época diziam que o tricolor somente seria campeão se moeda caísse de pé.
Após trazer o craque Leônidas da Silva, São Paulo teve sua primeira década de ouro com os títulos paulistas em 1943, 1945, 1946,1948 e 1949 e provou ser capaz de rivalizar com Corinthians e Palmeiras. Nos anos 1950 se firmou no estado com os títulos paulistas em 1953 e 1957, hoje em 89 de história é um dos clubes mais bem sucedidos do futebol brasileiro, com 21 títulos estaduais, 06 campeonatos brasileiros, 11 taças dos campeões Rio São Paulo, 03 Copas Libertadoras da América e 02 Copas Intercontinentais e 01 Mundial Interclubes da FIFA.

Segundo os dados  do blog do São Paulo,essas são as conquistas tricolores ao longo dos 89 anos de história.Confira abaixo.

TÍTULOS INTERNACIONAIS

Mundial de Clubes: 1992, 1993, 2005
Copa Libertadores da América: 1992, 1993, 2005
Copa Sul-Americana: 2012
Supercopa da Libertadores da América: 1993
Recopa Sul-Americana: 1993, 1994
Copa Conmebol: 1994
Copa Master da Conmebol: 1996

Competições amistosas ou promovidas por terceiros
Florida Cup, EUA: 2017 
Copa Eusébio, Portugal: 2013.
Copa Constantino Cury, Brasil: 2000.
Troféu Cidade de Pachuca – Cuña del Fútbol Mexicano, México: 1999.
Copa Los Angeles, Estados Unidos: 1999.
Copa Euro-América, Brasil: 1999.
Copa Clubes Irmãos, Brasil: 1997.
Copa Cerveja Cristal, Chile: 1996.
Troféu Achilie e Cesare Bortolotti, Itália: 1995.
Taça Club Atlético San Lorenzo de Almagro, Argentina: 1994.
Taça Cidade de Los Angeles, Estados Unidos: 1993.
Copa Cidade de Santiago, Chile: 1993.
Torneio Jalisco, México: 1993.
Torneio Santiago de Compostela, Espanha: 1993.
Troféu Xacobeo, Espanha: 1993
Copa Amizade, Brasil: 1993.
Torneio Ramón de Carranza, Espanha: 1992.
Torneio Teresa Herrera, Espanha: 1992.
Taça Cidade de Barcelona, Espanha: 1991, 1992.
Torneio Quadrangular de León, Trofeo de la Amistad, México: 1990.
Torneio da Amizade, Chile: 1990.
Super Soccer Cup, Índia: 1989, 2007.
Torneio Quadrangular de Guadalajara, Copa Ciudad de Guadalajara, México: 1989.
Taça KKT Gahara Cup, Japão: 1989
Troféu Stora 100 anos, Suécia: 1988.
Taça da Jamaica, Jamaica: 1987.
Taça de Trinidad e Tobago, Trinidad e Tobago: 1987.
Torneio Internacional de Verão – Série Internacional Sunshine; Tampa Bay, Estados Unidos: 1982.
Troféu Nabi Abi Chedid, São Paulo: 1981.
Troféu José Alves Marques, São Paulo: 1971.
Troféu Seleções do Readers Digest, São Paulo: 1970.
Troféu Colombino, Espanha: 1969.
I Triangular de El Salvador, El Salvador: 1964.
Torneio Quadrangular de Firenze, Itália: 1964.
Taça Club Nacional, Paraguai: 1963.
Torneio Pentagonal de Guadalajara, México: 1960.
Torneio Quadrangular de Cali, Colômbia: 1960.
Taça Deputado Mendonça Falcão, Brasil: 1960.
Taça Sporting Club de Portugal, Brasil: 1960.
I Copa São Paulo – Torneio Internacional do Morumbi, Brasil: 1957.
Pequena Taça do Mundo, Venezuela: 1963.
Pequena Taça do Mundo – Série Internacional de Futebol, Venezuela: 1955.
Troféu Jarrito, México: 1955.
Copa Rosso-Bleu, Itália*: 1951
Taça Kobenhavn Boldklub, Dinamarca*: 1951.
Taça Füssball Club Saarbrücken, Sarre*: 1951.
Taça Coletividade Brasileira, Paraguai: 1945.
Taça Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Brasil: 1941.
* Conquistadas sob o Combinado São Paulo-Bangu.

Taças e Troféus
Copa Toyota: 1992, 1993
Copa Toyota Libertadores da América: 2005
Taça Recopa Japan AirLines: 1993, 1994
Taça Japan AirLines Recopa Final: 1994
Taça Prefeitura de São Paulo: 1992
Taça Instituto Nacional de Desportos, Venezuela: 1955.
Taça Ministro da Educação, Venezuela: 1955.
Taça Colônia Portuguesa, Venezuela: 1955.
Taça Federación Venezuelana de Fútbol, Venezuela: 1955.

TÍTULOS NACIONAIS
Campeonato Brasileiro: 1977, 1986, 1991, 2006, 2007, 2008.
Torneio Rio-São Paulo: 2001
Torneio Governador Nunes Freire, Maranhão: 1976.
Taça Independência do Brasil: 1971.
Taça dos Campeões Estaduais Rio de Janeiro-São Paulo: 1931, 1943,1945, 1946, 1948, 1953, 1957, 1975, 1980, 1985, 1987.

Competições amistosas ou promovida por terceiros
Troféu Osmar Santos (I Turno Campeonato Brasileiro): 2006, 2007.
Troféu João Saldanha (II Turno Campeonato Brasileiro): 2006, 2007, 2008, 2012.
Copa dos Campeões Mundiais: 1995, 1996.
Torneio Rei Dadá, Minas Gerais: 1995.
Taça Federação Paraense de Futebol: 1993.
Torneio Quadrangular Governador José Moraes: 1986.
Taça Centro Esportivo de Ceres: 1986.
Taça José Oscar Bernardi: 1985.
Triangular Luiz Henrique Rosa, Santa Catarina: 1985.
Taça Governador do Estado de São Paulo: 1980.
Troféu Antônio Inácio da Silva: 1979.
Triangular de Maringá, Paraná: 1976.
II Copa São Paulo – Taça Governador Laudo Natel: 1976.
Taça Prefeito Hermano de Almeida: 1975.
Taça ASCB Dia do Funcionário Público: 1975.
Taça Laudo Natel – Manaus, Amazonas: 1965.
Taça Sorveteria Morumbi, Mato Grosso do Sul: 1964.
Taça Cidade dos Passarinhos – Arapongas, Paraná: 1962.
Taça Presidentes – Mandaguari, Paraná: 1956.
Taça Forças Armadas Brasileiras: 1954.
Torneio de Uberaba, Minas Gerais: 1954.
Taça Governador Régis Pacheco, Bahia: 1954.
Taça Cia. Antárctica Paulista, Bahia: 1954.
Taça Adelmar Costa Carvalho, Pernambuco: 1954.
Taça Cidade do Recife, Pernambuco: 1954.
Taça Cidade de São Paulo, Pernambuco: 1954.
Quadrangular Rio-São Paulo – Taça Armando Arruda Pereira: 1952.
Taça Renato Fernandes – Cambará, Paraná: 1950.
Taça Arthur Santos – Londrina, Paraná: 1950.
Taça Corante Wilson, Paraná: 1949.
Pentagonal Rio-São Paulo – Taça R. Monteiro: 1949.
Taça Governador Octávio Mangabeira, Bahia: 1947.
Taça Cid de Mattos Vianna, Minas Gerais: 1946.
Taça Amizade, Rio de Janeiro: 1946.
III Olímpíada Tricolor: 1944.
Taça General Eurico Gaspar Dutra: 1943.
Taça Mesbla – Uberaba, Minas Gerais: 1939.
Taça Hotel Avenida – Recife, Pernambuco: 1937.
Taça São Paulo FC X Ypiranga, Bahia: 1937.
Taça Dr. Cunha Bueno, Rio de Janeiro: 1930.

Taças e Troféus Secundários
Taça Federação Brasiliense de Futebol, FBF (Campeonato Brasileiro): 2008.
Taça CBF Caixa Econômica Federal (Pentacampeonato Brasileiro): 2007*.
Copa Governador do Estado de São Paulo, FPF (Campeonato Brasileiro): 2006, 2007.
Taça Grupo de Empresários do São Paulo – GESP (Campeonato Brasileiro): 2006 , 2007.
Troféu Clube dos 13 (Campeonato Brasileiro): 1991.
Troféu Futel (Torneio Rei Dadá): 1995.
*Entregue em 2011 e por decisão judicial colocada novamente sob guarda da Caixa Econômica Federal.

TÍTULOS ESTADUAIS
Campeonato Paulista: 1931, 1943, 1945, 1946, 1948, 1949, 1953, 1957, 1970, 1971, 1975, 1980, 1981, 1985, 1987, 1989, 1991, 1992, 1998, 2000, 2005.
Supercampeonato Paulista: 2002
Troféu José Ermírio de Moraes Filho – 1ª Fase do Campeonato Paulista da 1ª Divisão: 1991.
Torneio Eduardo José Farah: 1988.
Taça Governador do Estado de São Paulo – 2º Turno do Campeonato Paulista: 1980, 1981, 1982, 1985.
Taça Cidade de São Paulo – 1º Turno do Campeonato Paulista: 1975.
Taça Piratininga (confronto direto dos clubes da Capital): 1967, 1969, 1970, 1971.
Torneio Roberto Gomes Pedrosa: 1956.
Taça Charles Miller: 1956.
Taça Cidade de São Paulo: 1944.
Campeonato Paulista – Torneio Extra de 1934 – Torneio dos Cinco Clubes: 1934*
Torneio Início do Campeonato Paulista: 1932, 1940, 1945.
*Campeonato não concluído. SPFC declarado campeão.

Competições amistosas ou promovidas por terceiros
Taça Philips do Brasil: 1999.
Troféu ACESAN, AA Portuguesa – Santos: 1997.
Taça Diário Popular 105 Anos: 1989.
Troféu Miguel Assad Macool Filho: 1988.
Troféu Dr. Jaime Alvarez Gil, Votuporanga: 1985.
Troféu Milésimo Jogo do Morumbi: 1987.
Taça Cícero Pompeu de Toledo: 1980.
Troféu Dr. Theodoro Mendes, Sorocaba: 1978.
Torneio Triangular Piracicabano – Taça Romeu Ítalo Ripoli: 1976.
Taça Eliseu de Andrade, São Sebastião da Grama: 1976
Troféu Cidade de Guaíra: 1976.
Taça Prefeitura Municipal de Rio Claro: 1973.
Troféu Casa André Luiz, Diadema: 1961.
Copa Imperial, Barretos: 1958.
Copa Irmãos del Ry, Barretos: 1956.
Taça Jorge F. de Mattos, Ribeirão Preto: 1954.
Taça Termômetro Esportivo de A Gazeta Esportiva: 1953
Troféu Adhemar Ferreira da Silva, CA Ypiranga: 1952.
Torneio Quadrangular Paulista: 1952.
Torneio Prefeito Lineu Prestes: 1950.
Taça Newton Sá e Silva: 1950.
Taça Presidente Cícero Pompeu de Toledo, Bauru: 1949.
Troféu Filhos de Araçatuba, Araçatuba: 1949.
Taça Dr. José Ribeiro Fortez, São Joaquim da Barra: 1948.
Troféu Casanova, Barretos: 1948.
Taça Castelões, Ribeirão Preto: 1947.
Taça Cia. Internacional de Capitalização: 1946.
Taça Argemiro Ribeiro de Oliveira, Barretos: 1946.
Taça José Ferreira Keffer, Bauru: 1945.
Taça O Esporte: 1945
Taça Branca Dayse, Franca: 1943.
Taça Fabar: 1943.
Taça 18 de Maio: 1941.
Taça C.O.I.: 1941.
Taça Cigarros Trianon, Botafogo FC – Ribeirão Preto: 1938.
Taça 2º Regimento de Cavalaria Divisionária, Pirassununga: 1938.
Taça Alberto Casser, Votorantim: 1938.
Taça Guaraína (Laboratórios Raul Leite), São José do Rio Preto: 1936.
Taça Café Motta, Campinas: 1936.
Taça Trocadero – Festival de Aniversário do SC Sírio: 1932.
Taça Nestor: 1930.

Taças e Troféus Secundários
Taça TV Globo – 40 Anos, FPF (Campeonato Paulista): 2005.
Troféu Palácio dos Bandeirantes (Campeonato Paulista): 1991, 1992, 1998, 2000.
Copa Governador do Estado de São Paulo (Campeonato Paulista): 1991, 1992.
Troféu Rádio São Paulo (Campeonato Paulista de 1953): 1954.
Troféu Confederação Brasileira de Desportos (Campeonato Paulista): 1945.
Taça Federação Paulista de Futebol (Campeonato Paulista): 1943, 1945, 1946, 1948 e 1949.


Os dados do blog do São Paulo mostram a gloriosa história tricolor ao longos dos seus 89 anos de existência, feliz aniversário tricolor.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

São Paulo faz dever de casa e goleia novorizontino.

São Paulo faz dever de casa e goleia novorizontino.

O tricolor fez o dever de casa na segunda rodada do campeonato paulista e goleou o novorizontino por 3 a 0, a vitória foi construída com a boa atuação do quarteto ofensivo formado por Nene,Diego Sousa,Pablo e Everton. O meia Everton que tanto fez falta na reta final do campeonato brasileiro, parece estar subindo de produção.
O time comandado por André Jardine impôs sua superioridade desde o começo da partida,logo aos sete minutos Everton abriu o marcador.Aos 29 minutos Diego Sousa fez o segundo gol em falha do goleiro Vagner. O destaque negativo foi o meia Liziero que sentiu dores e deu lugar a Jucilei.No segundo tempo em nova falha do goleiro Vagner,Pablo fez o terceiro aos 26 minutos e deu números finais ao jogo. Agora o tricolor vai com força para o clássico contra o Santos na Vila Belmiro na próxima rodada do estadual.

Santos faz o dever de casa e goleia o São Bento.


Santos faz o dever de casa e goleia o São Bento.


O Santos fez o dever de casa e goleou o São Bento pela segunda rodada do campeonato paulista,o jogo marcou a boa estreia do meia venezuelano Soteldo,que entrou em campo aos nove minutos do segundo tempo.
O peixe começou a todo o vapor no primeiro tempo, logo aos 14 segundos Jean Mota abriu o placar e facilitou as coisas, já aos 18 minutos o próprio Jean Mota deu a assistência para o gol de Derlis Gonzales. Apesar da fragilidade do adversário, o time comandado por Jorge Sampaoli fazia um jogo mais convincente do que na estreia contra a Ferroviária.
No segundo tempo o Santos continuou dono do jogo,aos 24 minutos  o meia venezuelano Soteldo que entrou no lugar de Felippe Cardoso fez o terceiro gol e liquidou o jogo e aos 32 Copete que entrou no lugar de Jean Mota encerrou a goleada,com isso o peixe vai com força para o clássico contra o São Paulo na próxima rodada do estadual.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Palmeiras vence sem demonstrar brilho.

Palmeiras vence sem demonstrar brilho.

O Palmeiras até começou bem o primeiro tempo, atuou com boa postura no ataque até os 35 minutos do primeiro tempo, aos 20 minutos já havia aberto o placar com gol de Deyverson.Entretanto,após os 35 minutos ,o time comandado por Luiz Felipe Scolari caiu de rendimento e o Botafogo começou a gostar do jogo,mas ainda assim terminou os primeiros 45 minutos em vantagem no marcador.
No segundo tempo o Botafogo equilibrou razoavelmente o jogo, a torcida mostrava certa irritação nas arquibancadas, entretanto, o time palmeirense mostrava estar no ritmo de pré-temporada e tinha dificuldades na hora de finalizar. O goleiro Fernando Prass ainda evitou o empate em cobrança de falta, entretanto o Palmeiras fez o dever de casa e garantiu seus primeiros três pontos na temporada.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Corinthians cai de produção e sofre virada em Campinas.

Corinthians cai de produção e sofre virada em Campinas.


O time comandado por Fabio Carille recuou demais e perdeu por 2 a 1 para o Guarani no estádio Brinco de Ouro em Campinas, de quebra o alvinegro viu ruir um tabu que durava desde 2001.
O Corinthians começou bem o jogo e abriu o placar aos oito minutos do primeiro tempo com gol de Gustavo, No entanto, o time recuou e o Guarani começou a gostar do jogo. Ainda no primeiro tempo, o bugre conseguiu a virada com gols de Diego Cardoso e Rondinelly.
Já no segundo tempo Carille mexeu no time e colocou Pedrinho e Mateus Vital nos lugares de Andre Luis e Sornoza,o time voltou mais aceso e voltou a atuar no campo de ataque.Entretanto,Osmar Loss fez alterações no Guarani e o bugre voltou ao ataque após os vinte minutos da etapa final.Agora o Corinthians volta á campo contra a Ponte Preta jogando no seu estádio,enquanto o Guarani volta a jogar em casa contra o Oeste.

O dinheiro do Flamengo.


O dinheiro do Flamengo.


Certa vez eu vi um comentário do jornalista Wanderley Nogueira na Radio Jovem Pan-indagando de onde o Flamengo tira tanto dinheiro. Bom leitor sejamos justos, de fato é estranho em um país que mal consegue fechar suas contas, e que um torcedor por média ganha no máximo dois salários mínimos um clube fazer contratações milionárias.
Ainda que me pareça inadmissível um jogador ganhar R$ 1,5 milhões por mês em um país aonde um torcedor na média ganhe no máximo dois salários mínimos, temos que deixar as paixões clubísticas de lado e analisar a questão com extremo cuidado para não sermos levianos. Não estou comparando ao número de troféus, mas sim com a força da marca,e nesse aspecto por ter a maior torcida do país o Flamengo é de fato quase imbatível.
Dos anos 1990 até metade dos anos 2000, o clube carioca sofria com péssimas gestões e ameaças constantes de rebaixamento. No entanto temos que admitir que nos últimos anos,o Flamengo que sempre teve uma arrecadação diferenciada dos demais clubes,passou á ser bem administrado. Para se ter uma ideia,o Flamengo é o clube mais rico do país com uma receita de aproximadamente R$ 1.493,4 bilhões,nesse aspecto o clube carioca está á frente do trio de ferro da capital paulista composto por Corinthians,Palmeiras e São Paulo,que pela ordem vem em segundo,terceiro e quarto colocados respectivamente.
Apesar de ser torcedor do São Paulo, devo reconhecer que a força da marca do Flamengo é superior a dos demais clubes, e hoje se comparado aos últimos anos, o Flamengo passou á ser bem administrado e assim se sobressai financeiramente aos outros clubes. Ainda que o Palmeiras possa faturar mais com patrocínio máster, a arrecadação do clube carioca ainda assim é maior. Ainda que possa parecer estranho o Flamengo ter tanto dinheiro em um país aonde o torcedor por média possa ganhar no máximo dois salários mínimos, a força da marca do Flamengo é diferenciada dos demais clubes, principalmente o Flamengo tendo uma gestão de qualidade.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Palmeiras tem atuação discreta.


Palmeiras tem atuação discreta.



Na sua estreia no campeonato paulista, o Palmeiras não manteve o nível do campeonato brasileiro do ano passado e apenas empatou com o Red Bull na primeira rodada. Na verdade o time comandado por Luiz Felipe Scolari começou o jogo tocando bem a bola e abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo, entretanto, após o gol o Palmeiras caiu de rendimento e o Red Bull começou a gostar do jogo.
Aos 35 minutos Jobson empatou para o Red Bull.Com a queda de rendimento do time,Felipão modificou no intervalo,ele colocou Felipe Pires e Bruno Henrique nos lugares de Gustavo Scarpa e Felipe Mello respectivamente.No entanto,apesar da posse de bola,o Palmeiras não criou chances claras de gol para assustar o adversário e a igualdade no placar persistiu até o final.

Corinthians faz bom jogo, mas empata com o São Caetano


Corinthians faz bom jogo, mas empata com o São Caetano.



Na sua estreia no campeonato paulista, o Corinthians apenas empatou em casa contra o São Caetano por 1 a 1,mas entretanto apesar das dificuldades o alvinegro fez um jogo muito bom.O time de Fabio Carille começou o primeiro tempo,sendo seguro na defesa,tendo a posse de bola,e até criando algumas chances.
Entretanto em um pênalti isolado, o São Caetano abriu o placar aos 29 minutos. Então o azulão armou duas linhas de quatro e se fechou na defesa tentando dificultar as ações alvinegras. Ainda assim, o Corinthians tinha o controle da partida, embora sofresse com a marcação do São Caetano.
No segundo tempo Carille colocou Pedrinho no lugar de André Luis, o time passou a ter um passe mais qualificado, no entanto tinha dificuldades nas finalizações.Quando a derrota parecia inevitável,o meia Jadson cobrou escanteio  e o zagueiro Henrique de cabeça evitou a derrota na estreia. O time mostrou consistência na defesa, mas, no entanto teve dificuldades de finalização quando o São Caetano se fechou na defesa.

domingo, 20 de janeiro de 2019

Santos esbarra nas suas limitações, mas começa com vitória no ano.


Santos esbarra nas suas limitações, mas começa com vitória no ano.


O peixe esbarrou nas suas limitações, mas ainda assim venceu a Ferroviária por 1 a 0 na sua estreia no campeonato paulista. No primeiro tempo o time comandado pelo argentino Jorge Sampaoli tentou marcar pressão, mas, no entanto o treinador Vinícius Munhoz da Ferroviária,armou um bom sistema defensivo e dificultou a vida santista no primeiro tempo.
Com dificuldades para sair da boa marcação da Ferroviária, o Santos tentou jogar pelas laterais no segundo tempo,de tanto insistir pelos flancos,foi recompensado com gol de Jean Mota aos 33 minutos da etapa final. O gol deu tranquilidade ao time de Sampaoli,mas o placar ficou mesmo na contagem mínima.O destaque do jogo foi o apoio da torcida santista ao goleiro Vanderlei,pois o treinador Jorge Sampaoli já admitiu que gostaria de ter outro goleiro de ponta no elenco,na entrevista coletiva o argentino afirmou desconhecer a dificuldade financeira do clube alvinegro e que espera por reforços.
Esse é o retrato de um clube em dificuldades financeiras, e de um time que terá que lutar contra as próprias limitações.

sábado, 19 de janeiro de 2019

Tricolor tem dois tempos distintos e vence na estreia no Paulistão.


Tricolor tem dois tempos distintos e vence na estreia no Paulistão.

Em uma partida de dois tempos distintos, o São Paulo goleou o Mirassol por 4 a 1 na sua estreia no campeonato paulista. Apesar da goleada, o time comandado por André Jardine teve muitas dificuldades no primeiro tempo e chegou a sair atrás no placar.

O treinado do Mirassol Moisés Ebert armou seu time com duas linhas de quatro jogadores e complicou a vida do São Paulo, para complicar o time do interior abriu o placar aos doze minutos com gol contra de Bruno Perez. Com sérios problemas no meio campo, o jeito para o tricolor foi apostar na bola parada, aos 29 minutos conseguiu o empate com gol de cabeça de Anderson Martins.
No segundo tempo o São Paulo voltou melhor e virou com o estreante Pablo aos cinco minutos. O lateral esquerdo Reinaldo subiu de produção na etapa final e facilitou as ações ofensivas do tricolor paulista, e o próprio Reinaldo fez o terceiro gol aos doze minutos, após a expulsão do zagueiro Leandro Amaro.
Com um homem a mais, Hudson finalizou a goleada aos vinte minutos. É sempre bom começar vencendo, mas a torcida são paulina está ansiosa por uma conquista e não vai aceitar fracassos.


domingo, 13 de janeiro de 2019

Marcos x Rogério Ceni


Marcos x Rogério Ceni.



Acompanhando futebol ambos estão entre os melhores goleiros que eu vi ambos foram ídolos absolutos nos seus clubes durante suas respectivas carreiras e despertam a paixão dos torcedores.
Nos números a vantagem de Ceni é indiscutível, o ex são paulino disputou 1237 partidas e marcou 132 gols,já Marcos é o segundo goleiro que mais atuou pelo Palmeiras com 532 partidas ficando atrás apenas de Emerson Leão que atuou 617 jogos. Os defensores de Ceni dizem que ele foi a própria evolução da espécie no futebol brasileiro  pela sua capacidade de jogar com os pés,já os defensores de Marcos alegam que ele foi melhor embaixo das traves.
No entanto talvez a comparação vá alem dos números, pois existem aqueles que os colocam no mesmo patamar, os números mostram que Rogério Ceni teve uma carreira técnica mais longa,sem sofrer com lesões o ex são paulino conseguiu manter o mesmo nível durante toda a carreira e isso é o argumento chave dos seus defensores .Já Marcos conviveu com um problema no punho esquerdo que comprometeu muito a sua carreira,ainda assim atingiu uma marca que pode ser considerada  expressiva de jogos pelo Palmeiras e no auge da sua carreira foi o titular de Luis Felipe Scolari no gol da seleção brasileira na conquista do pentacampeonato mundial em 2002.Aliás a carreira do ex palmeirense na seleção brasileira é um argumento dos seus defensores,enquanto Ceni teve uma carreira curta na seleção brasileira marcada pela polemica declaração após o empate por 2 a 2 no amistoso contra o Barcelona.Na ocasião o ex são paulino falhou nos dois gols do clube catalão e disse ter feito uma das melhores atuações de um goleiro na seleção brasileira.
Como torcedor são paulino eu poderia votar em Rogério Ceni,mas currículos a parte,eu vejo os dois goleiros no mesmo patamar. Embora não tenha tido uma carreira técnica longa como a de Ceni,no auge da carreira e antes das lesões no punho esquerdo,Marcos ao meu ver esteve no mesmo nível de Ceni.Talvez Rogério tenha tido uma carreira técnica mais longa,mas se compararmos apenas goleiro por goleiro a disputa fica mais equilibrada.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

O desafio do São Paulo em 2019.

O desafio do São Paulo em 2019.


Confesso que o tricolor paulista me surpreendeu no mercado da bola,com o orçamento mais modesto em relação a Flamengo e Palmeiras,o São Paulo reforçou seu  plantel com bons nomes para a temporada que se inicia.
A diretoria são paulina que havia adotado uma política de contenção de despesas foi agressiva no mercado da bola, sim os dirigentes são paulinos sabem que o clube não levanta um troféu há uma década e que a torcida anseia há anos por uma conquista.
O primeiro desafio está no campeonato paulista que o tricolor não conquista há treze anos, com o elenco reforçado irão crescer as cobranças da torcida sobre o técnico André Jardine e a diretoria são paulina e tropeços certamente não serão admitidos. A falta de títulos tem tido um efeito avassalador no Morumbi com as frituras de Dorival Junior,Rogério Ceni e do Uruguaio Diego Aguirre.
Na sua primeira experiência como treinador André Jardine carrega consigo o fardo de tirar o São Paulo do jejum de títulos,o novato Rogério Ceni não resistiu a tamanha pressão e foi engolido pelos conselheiros mais fanáticos.Sem duvidas Rogério Ceni é um estudioso do futebol atual assim como André Jardine,trabalhando há anos nas divisões de base Jardine conhece como poucos os bastidores efervescentes do Morumbi e sabe que eventuais erros tomarão proporções enormes,pois clubes como o São Paulo vivem de títulos e há uma década o tricolor não sente o sabor de uma conquista.
Mas também é fundamental que a diretoria também tente manter os principais jogadores,que o colombiano Juan Carlos Osório e o ex goleiro Rogério Ceni sofreram muito com as perdas dos seus principais jogadores.



E assim caminha a humanidade.

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

A vitória de Michael Schumacher na Bélgica em 1995.

A vitória de Michael Schumacher na Bélgica em 1995.


No dia 03 de Janeiro é o aniversário do alemão Michael Schumacher, que foi sem duvida um dos pilotos mais geniais da Formula 1. Para comemorar o aniversário do heptacampeão, vou relembrar sua brilhante atuação no Grande Premio da Bélgica em 1995.
Schumacher teve que lidar com situações adversas para conquistar a vitória no circuito belga,os treinos classificatórios mostraram as Ferraris na primeira fila com o Gerhard Berger na pole e Jean Alesi ao seu lado na primeira fila do grid.Na segunda fila vinham o finlandês Mika Hakkinen com a Mc Laren e o britânico Johnny Hebert companheiro de Schumacher na Benneton.
Na terceira fila tivemos o também britânico David Couthard com a Williams e o seu compatriota Mark Blundell com a outra Mc Laren .Na quarta fila tivemos o finlandês Eddie Irvine com a Jordan e o britânico Damon Hill com a Williams.Já Schumacher iria largar apenas na décima sexta colocação.
Schumacher deu um show desde a largada e foi escalando o pelotão, e na quarta volta já ocupava a nona colocação.Mas no entanto não demorou muito para que as duas Williams assumissem o controle da corrida,mas a sombra de Schumacher crescia e o alemão já estava em terceiro poucas voltas depois.Naquele momento apenas a Ferrari de Gerhrard Berger o separava do líder Damon Hill.
Então Schumacher e Hill partiram juntos para a primeira parada nos boxes,ambos fizeram o reabastecimento e troca de pneus com Hill voltando a frente de Schumacher.No entanto a chuva começou a cair e Hill foi colocar os pneus de chuva,Schumacher mostrava força lutando com pneus slick em um circuito molhado.
Damon Hill descontou rapidamente a diferença e encostou-se a Schumacher, então o alemão de um show e mostrou o por que conquistou sete títulos mundiais. Schumacher lutou bravamente e manteve a ponta mesmo com o rival tendo pneus de chuva, no entanto Schumacher errou e Hill reassumiu a liderança da corrida.
Entretanto a pista voltou a secar e Hill não conseguiu uma vantagem para voltar a frente de Schumacher, com a pista seca o piloto da Williams teve que para nos boxes para colocar pneus slicks. Na hora de voltar as pistas o britânico excedeu a velocidade e teve que pagar uma punição exatamente na hora em que houve o Saffety Car na pista.
Schumacher manteve a liderança e sem cometer erros venceu pela décima sexta vez na carreira, o alemão caminhava firme para a conquista do segundo título consecutivo em uma de suas melhores atuações na Formula 1. Damon Hill terminou em segundo e Martin Brundle com a Ligier completou o pódio em terceiro.