quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

A questão sobre o goleiro Vanderlei no Santos.


A questão sobre o goleiro Vanderlei no Santos.


O goleiro Vanderlei sempre se destacou como goleiro, de fundamentos que eu entendo como básicos para a posição,como saída de gol,reflexos,posicionamento da barreira em cobrança de falta ,posicionamento da defesa quando o time é atacado e posicionamento embaixo das traves,nesses fundamentos  ele é  um dos melhores e mais completos goleiros que eu vi desde que eu acompanho futebol.(Aliás leitor (a),são esses fundamentos que para mim colocam Rogério Ceni e Marcos no mesmo patamar).
São esses fundamentos que fizeram o goleiro se destacar principalmente no Coritiba,(clube pelo qual disputou 301 partidas) e que devem ter despertado o interesse do Santos em 2015.Vanderlei sempre foi muito completo nos fundamentos que eu vejo em um goleiro,mas entretanto,o futebol se modernizou e principalmente após a era Rogério Ceni,um dos fundamentos de um goleiro passou á ser ter facilidades com os pés.
Ainda assim Vanderlei sempre se destacou no Santos como um dos melhores no país na posição,principalmente embaixo das traves.Na temporada passada,foi o principal jogador do peixe em um elenco bem limitado tecnicamente.
Entretanto,o treinador argentino Jorge Sampaoli exige quem um goleiro saiba jogar com os pés sem dar chutões,e esse é o calcanhar de Aquiles de Vanderlei que no clássico do ultimo domingo contra o São Paulo se atrapalhou em jogar com os pés.O fato é que as novas regras e mudanças no futebol adotadas nas ultimas décadas,é fundamental á um dos fundamentos de um goleiro saber jogar com os pés,aliás uma característica marcantes nos goleiros argentinos e uruguaios.
Claro quem nem todos tem o talento para marcar gols como Rogério Ceni,mas no entanto o recém contratado Éverson se caracterizou pela eficiência em jogar com os pés,além do posicionamento embaixo das traves. Acho Vanderlei um dos goleiros mais completos nos fundamentos que eu vejo na posição,conforme citei no começo do texto,mas com as mudanças no futebol nas ultimas décadas,o jogo com os pés passou á ser um dos fundamentos na posição de goleiro.
Talvez Vanderlei precise treinar esse quesito para não ser barrado por Sampaoli,embora eu o veja como um excelente goleiro e um dos mais completos em fundamentos básicos que eu enxergue na posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário