terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Romário x Ronaldo.

Romário x Ronaldo.

Essa é uma das perguntas difíceis de ser respondida. Romário e Ronaldo foram dois dos maiores gênios da história do futebol e dois dos maiores jogadores que eu já vi. Ambos foram artilheiros tantos nos seus respectivos clubes quanto nas Copas do Mundo com a seleção brasileira.
Numericamente a vantagem é do baixinho, Romário assinalou 772 gols na carreira contra 419 de Ronaldo. No entanto Ronaldo assinalou 67 gols pela seleção brasileira contra 55 de Romário, além do fato do fenômeno ter feito 15 gols em Copas do Mundo.
Entretanto cabe ressaltar que há argumentos a favor de ambos, os defensores de Romário alegam que ele manteve o mesmo nível durante toda a carreira mesmo não sendo um atleta propriamente dito. De fato o baixinho sempre foi avesso a treinos e concentrações, e ainda assim sempre jogou toda a sua carreira em alto nível. Uma matéria do colaborador Bruno Barbato no site esportivo torcedores.com no dia 19 de abril de 2016, aponta que o baixinho tem 772 gols em campeonatos oficiais contra 767 de Pelé.
Já os defensores de Ronaldo alegam que antes dos problemas nos dois joelhos que comprometeram a sua carreira, o ex-fenômeno foi um jogador mais completo tecnicamente em recursos de velocidade e dribles. Além disso, os defensores de Ronaldo alegam que nenhum jogador jamais voltou a jogar em alto nível após operar os dois joelhos seguidamente. Sim leitor (a),é fato que Ronaldo foi o artilheiro da Copa do Mundo em 2002 com oito gols após ter estourados os dois joelhos quando muitos já davam sua carreira por encerrada. Além disso, Ronaldo foi genial em 2009 ao levar o Corinthians aos títulos do Campeonato Paulista de Copa do Brasil nesse mesmo ano, e ainda o gol antológico contra o Santos na primeira partida das finais do paulistão em 2009.
Bom leitor (a). Comparando o nível do jogador, e não números, Romário e Ronaldo estão no mesmo nível. Ambos foram jogadores geniais e extremamente completos tecnicamente. O baixinho leva vantagem nos números, mas o ex fenômeno está no mesmo nível. 

Imagem: Site Torcedores. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário