Nesse domingo temos o Grande Premio do Canadá de Formula 1,o que me lembra a vitória do alemão Michael Schumacher no Grande Premio do Canadá em 2000 há dezenove anos.Schumacher se transferiu para a Ferrari em 1996 após vencer dois campeonatos com a Benneton em 1994 e 1995,o projeto da escuderia italiana era sair do jejum de títulos que já durava desde 1979.
No mundial em 2000,Schumacher e a Ferrari haviam finalmente desenvolvido o carro da escuderia italiana,o alemão já havia vencido três quatro corridas no ano e estava focado na luta pelo terceiro título mundial. Nos treinos,Schumacher foi o mais rápido e fez a pole batendo o inglês David Coulthard que largaria ao seu lado na primeira fila do grid.
A corrida no circuito Gilles Villeneuve aparentemente seria disputada em um tempo bom. Na largada Schumacher larga bem a mantém a primeira posição.O alemão vai fazendo voltas rápidas e vai abrindo vantagem para voltar em primeiro quando tivesse que parar nos boxes.
O piloto da Ferrari vai fazendo suas tradicionais voltas voadoras nas primeiras voltas antes de ir aos boxes. Na volta de número 20, contudo, começa a chover na pista e os pilotos vão aos boxes para colocar os pneus de chuva. Schumacher faz seu primeiro pit-stop e consegue voltar na primeira posição com uma certa folga na liderança .
Enquanto os demais vão se complicando na forte chuva,Schumacher vai conduzindo com precisão e vai poupando o carro e os pneus no tempo chuvoso .Com uma vantagem de 20 segundos conseguidas nas primeiras voltas,o alemão vai administrando muito bem a corrida para não se complicar na forte chuva que caia na pista. O brasileiro Rubens Barrichello,por outro lado,ia aumentando seu ritmo e ia galgando posições.
Na volta 40,Schumacher chegou a assustar quando a chuva apertou ainda mais na pista ,mas rapidamente retomou o controle da corrida. Fazendo uma corrida muito bem administrada, Schumacher consegue fazer outras paradas nos boxes e ainda voltar na primeira posição. Assim Schumacher foi conduzindo com inteligência na chuva e venceu sua quinta corrida no ano e chegando a marca de 40 vitórias na sua carreira,assim o alemão se firmava até então com um dos três maiores vencedores de corridas em todos os tempos na Formula 1,ficando atrás apenas do brasileiro Ayrton Senna que tinha 41 triunfos e do francês Alain Prost que até então era o recordista com 51 vitórias.O brasileiro Rubens Barrichello chegou em segundo e o italiano Giancarlo Fisichella completou o pódio em terceiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário