segunda-feira, 29 de março de 2021

Cássio e Ronaldo.

 A comparação no esporte se dá pelo confrontamento entre os atletas que mercaram época nos seus respectivos esportes. No futebol, os torcedores sempre fazem o confrontamento entre atletas que marcaram época em situações diferentes.

Acompanho futebol desde meados da década de 1980, quando eu era criança. Eu utilizo os seguintes fundamentos para avaliar o desempenho técnico de um goleiro. Os fundamentos que eu avalio são: Saída de gol, posicionamento da barreira, reflexos sobre as traves, posicionamento da defesa, posicionamento sobre as traves e reposição de bola.

No momento, as comparações são entre os goleiros Cássio e Ronaldo Giovanelli, ambos do Corinthians. Nos números, Ronaldo disputou 602 partidas pelo Corinthians contra 510 de Cássio. Bom leitor (a). Ambos estão entre os mais completos nos fundamentos nos quais eu avalio tecnicamente um goleiros. Ambos são bons em todos estes fundamentos. Contudo, acho que Ronaldo levava vantagem jogando com os pés.

Contudo leitor (a). Ambos são goleiros de épocas muito diferentes. Comparar atletas em épocas distintas é bastante complexo. O ex goleiro Ronaldo Giovanelli, jogou em uma época em que o futebol era totalmente diferente do que é o futebol dos dias atuais. Taticamente o futebol era totalmente diferente de hoje em dia. Assim como a preparação dos goleiros também era muito diferente dos dias atuais.

Sendo assim leitor (a). Não me parece viável comparar o ex goleiro Ronaldo Giovanelli naquele época com o goleiro Cássio nos dias atuais. Sim leitor (a). Não me parece possível comparar o ex goleiro Ronaldo Giovanelli naquela época com o goleiro Cássio nos dias atuais. São épocas diferentes. E situações totalmente diferentes. E naquele tempo, o futebol era muito diferente dos dias de hoje, principalmente na parte tática. . Mas eu lhe dou o direito de discordar caro (a) leitor (a).

Imagem : You Tube.



Nenhum comentário:

Postar um comentário