quarta-feira, 24 de julho de 2019

O capítulo entre Ayrton Senna e Michael Schumacher.



 Campeonato Mundial de 1992.


Pontos .

Ayrton Senna                 50
Michael Schumacher    53.

Pódios.

Ayrton Senna               07
Michael Schumacher 08.

Confrontos,

Ayrton Senna              05
Michael Schumacher 01

Vitórias.

Ayrton Senna              03
Michael Schumacher  01

Confrontos,

Ayrton Senna              05
Michael Schumacher 01

Posições de larda.

Ayrton Senna            14
Michael Schumacher 02.

Voltas mais rápidas.

Ayrton Senna          01
Michael Schumacher 03


O Campeonato Mundial de 1992. Teve superioridade de Michael Schumacher. Não apenas pelo declínio da MC Laren. O brasileiro Ayrton Senna perdeu o foco na pista. Tentando focar em conseguir uma vaga na Williams. Em vez de tentar melhorias na MC Laren.
Schumacher teve um campeonato excepcional. Considerando que era o seu primeiro campeonato mundial na Fórmula 1.

Campeonato Mundial de 1993.

Pontos.

Ayrton Senna                  73
Michael Schumacher 52 anos
Pódios.

Ayrton Senna              07
Michael Schumacher 09

Confrontos.

Ayrton Senna              02 
Michael Schumacher 02

Vitória.

Ayrton Senna              05
Michael Schumacher 01.


Posições de largada.

Ayrton Senna           08
Michael Schumacher 08

Voltas mais rápidas.

Ayrton Senna 02

Michael Schumacher 05

O Campeonato Mundial em 1993, teve superioridade do brasileiro Ayrton Senna. Senna soube ter inteligência para buscar melhorias em um carro como menor potencia. E ainda seu shows de pilotagem em performances individuais. Como nos GPS do Brasil, da Europa do Canadá.
O alemão Michael Schumacher se atrapalhou mais. Mesmo com uma Benneton  ainda melhor do quem em 1992. Cometeu alguns erros. Claro que o alemão ainda carecia de maior experiência na Fórmula 1. 
Um piloto jovem. Seria normal ter tais oscilações. Mas Ayrton mostrou toda a sua qualidade de tricampeão mundial. E foi superior em 1993. 

Acompanho Fórmula 1 há 38  anos. E pude ver grandes estrelas na Fórmula 1.


Foram poucas as corridas em que Ayrton Senna e Michael Schumacher dividiram as pistas.

Nao considero as seis últimas corridas no Mundial em 1991. Pois a MC Laren era muito superior a Benneton . Mas também não considero as 03 primeiras corridas em 1994. Pois o Williams FW 16 era completamente inguiavel .  Conforme o projetista Adrian Newey já admitiu 



O talento natural refere-se a uma aptidão ou habilidade inata que permite a alguém realizar uma determinada atividade com facilidade e excelência, muitas vezes sem a necessidade de grande esforço ou prática. É um dom, uma característica inerente que se manifesta de forma espontânea e sem a necessidade de um treinamento extensivo.  Segundo a Revista Espacios . 

Talento esportivo refere-se à predisposição natural ou habilidade excepcional de um indivíduo para o desempenho esportivo, muitas vezes manifestada através de aptidões físicas e mentais. É a combinação de características que permite a um atleta alcançar altos níveis de desempenho em sua modalidade.  Segundo a Revista Espacios. 

O termo "gênio" também se aplica a alguém que seja um polímata ou alguém habilidoso em muitas áreas intelectuais. O termo se aplica com precisão a habilidades mentais, mais que físicas, embora seja também usado coloquialmente para indicar a posse de um talento superior em qualquer campo. Segundo a Revista Espacios 

Os gênios no esporte são aqueles que com uma excepcional capacidade  mental Ela pode se manifestar por um intelecto de primeira grandeza, ou um talento criativo fora do comum. Na primeira escala de classificação para níveis cognitivos, proposta por Lewis Madison Terman, em 1916, eram classificados como "gênios" as pessoas que obtivessem pontuação acima de 150, e "quase gênio" (near genius) entre 140 e 150, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Posteriormente, em 1928, essas classificações foram modificadas e passou-se a considerar "gênio" somente quem obtivesse pontuação acima de 180, também numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Para David Wechsler, o termo "gênio" poderia ser aplicado a quem obtivesse escore acima de 127, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 15. Mais tarde, passou a classificar como "gênio" quem obtivesse pontuação acima de 150. Pela classificação mais recente do Stanford-Binet V (2003), o termo gênio é aplicado a quem obtém escore acima de 160, sendo reservado o termo "superdotado" para quem obtém pontuação entre 145 e 160.. Segundo a Revista Espacios .

Os gênios no esporte são dotados de excepcional brilhantismo. Os genios no esporte podem se manifestar na primeira infância (prodígio) ou mais tarde na vida; de qualquer forma, os gênios eventualmente se diferenciam do restante através de grande originalidade. Gênios intelectuais geralmente tem visões nítidas e concisas de uma dada situação, na qual a interpretação é desnecessária - os factos simplesmente os impactam e eles constroem ou agem de acordo com estes factos, geralmente com tremenda energia. Aqui também, gênios consumados em campos intelectuais começam em muitos casos como prodígios, privilegiados com memória superior, reconhecimento de padrões ou apenas percepção. Segundo a Revista Espacios .

Um gênio é definido como uma pessoa que tem uma função intelectual ou criativa notável, ou outra habilidade natural. Existem certas figuras históricas e públicas que são reconhecidas como gênios, incluindo Albert Einstein, que contribuiu muito para o campo da física. Segundo a Revista Espacios .

Confira no Site Tudo Sobre Fórmula 1.     https://www.tudosobreformula1.com.br/melhores-pilotos

Em um carro de Fórmula 1, as expressões "carro dianteiro", "carro traseiro" e "carro neutro" se referem ao comportamento do veículo em relação à aderência dos pneus dianteiros e traseiros, influenciando diretamente a dirigibilidade e a capacidade do piloto de controlar o carro, de acordo com o YouTube.

Comparação técnica . 

Carro dianteiro (Understeer ou "sair de frente")

Um carro "dianteiro" ou com "saída de frente" ocorre quando, ao entrar em uma curva, os pneus dianteiros perdem aderência antes dos traseiros. Isso faz com que o carro tenda a seguir em frente em vez de virar, exigindo que o piloto gire mais o volante ou reduza a velocidade para fazer a curva. É mais fácil de corrigir em comparação com a saída de traseira. 

Carro traseiro (Oversteer ou "sair de traseira")

Um carro "traseiro" ou com "saída de traseira" acontece quando, ao sair de uma curva e acelerar, os pneus traseiros perdem aderência e o carro tende a girar sobre seu próprio eixo. Exige que o piloto faça correções no volante e no acelerador para evitar que o carro rode. É mais difícil de corrigir do que a saída de frente. 

Carro neutro (Balanceado)

Um carro "neutro" ou balanceado é aquele em que a aderência dos pneus dianteiros e traseiros está equilibrada, proporcionando ao piloto maior controle e estabilidade nas curvas. É a configuração ideal, permitindo que o piloto ataque as curvas com confiança e explore o máximo potencial do carro. 

Importância do acerto

O acerto aerodinâmico (incluindo a regulagem da asa dianteira e traseira) e mecânico do carro (suspensão, altura do solo, entre outros) são cruciais para alcançar o equilíbrio ideal entre aderência dianteira e traseira. Os engenheiros ajustam esses parâmetros para que o carro se adapte às características de cada pista e ao estilo de pilotagem do piloto, conforme explica o Motor On Line. 

Observação: Os carros de Fórmula 1 são de tração traseira.

Ambos são considerados bons acertadores de carros. Senna de adaptava a qualquer tipo de carro, dianteiro traseiro ou neutro, o que facilitava suas performances.

Schumacher era brilhante em carros traseiros e neutros. Mas não se adaptava a carros dianteiros. Como ele mesmo confessou em 2010 quando voltou a Fórmula 1. Senna se adaptava  perfeitamente a carros dianteiros traseiros e neutros. O que tem tese coloca o brasileiro ligeiramente á frente em nivel de acerto de carro.

, Michael Schumacher teve um papel central e decisivo na reestruturação da Ferrari, transformando uma equipe que não vencia há décadas em uma dinastia dominante na Fórmula 1. Sua chegada em 1996, juntamente com a equipe técnica da Benetton, foi o catalisador para o retorno da escuderia italiana ao topo do esporte. 
Principais aspectos da reestruturação:
Atraiu grandes talentos: Schumacher não chegou sozinho à Ferrari. Ele trouxe consigo o diretor técnico Ross Brawn e o projetista Rory Byrne, peças-chave com quem já havia trabalhado na Benetton. Essa equipe técnica de elite foi fundamental para desenvolver os carros vencedores.
Paciência e desenvolvimento a longo prazo: Diferente de outros pilotos que buscavam resultados imediatos, Schumacher teve a paciência necessária para construir um projeto sólido. Foram cinco anos de trabalho intenso e desenvolvimento constante antes de conquistar o primeiro título em 2000.
Liderança e foco na equipe: O papel de Schumacher foi além de pilotar. Ele atuou como um líder, unindo a equipe e criando uma cultura de trabalho focada e dedicada. Sua postura de nunca culpar a equipe e sempre buscar soluções foi fundamental para o sucesso coletivo.
O legado da reestruturação:
A colaboração entre Schumacher, Brawn e Byrne, sob a liderança de Jean Todt, permitiu à Ferrari conquistar cinco títulos mundiais de pilotos (2000-2004) e seis títulos de construtores (1999-2004). O sucesso foi tão marcante que a era Schumacher é lembrada como uma das mais dominantes da história da F1. A reestruturação da Ferrari coloca o alemão como completo tecnicamente em relação ao brasileiro.

Genialidades de Ayrton Senna e Michael Schumacher .

Ayrton Senna e Michael Schumacher são considerados dois dos maiores pilotos da história da Fórmula 1, e suas carreiras foram marcadas por momentos de genialidade e domínio. Senna, conhecido por sua pilotagem agressiva e talento puro, conquistou três títulos mundiais e é lembrado por suas performances emocionantes, especialmente em circuitos como Mônaco e Interlagos. Schumacher, por outro lado, destacou-se por sua abordagem pragmática, determinação e recordes impressionantes, como o de sete títulos mundiais e 91 vitórias. 

Genialidades de Ayrton Senna:

Pilotagem agressiva e habilidade em ultrapassagens:

Senna era famoso por sua ousadia e capacidade de realizar ultrapassagens arriscadas, muitas vezes em momentos cruciais da corrida. 

Desempenho em circuitos desafiadores:

Senna tinha um talento especial para circuitos de rua, como Monaco, onde conquistou o maior número de vitórias. 

Liderança e motivação:

Senna era um líder inspirador para sua equipe, capaz de extrair o máximo de seus carros e companheiros de equipe. 

Estratégia e adaptação:

Senna era conhecido por sua capacidade de se adaptar rapidamente às condições da pista e encontrar soluções inovadoras para problemas técnicos. 

O gênio de Michael Schumacher:

Recordes e domínio:

Schumacher estabeleceu uma série de recordes na Fórmula 1, como o de 7 títulos mundiais, 91 vitórias, e o maior número de voltas mais rápidas, que permaneceram como referência por muitos anos. 

Pragmatismo e determinação:

Schumacher era conhecido por sua abordagem pragmática e sua determinação em vencer, buscando constantemente aperfeiçoar seu desempenho e alcançar seus objetivos. 

Habilidade em desenvolvimento de carros:

Schumacher tinha um talento especial para trabalhar com a equipe e desenvolver carros competitivos, como visto em sua passagem pela Ferrari. 

Habilidade em corridas sob chuva:

Schumacher era um mestre em corridas com chuva, mostrando uma habilidade impressionante em controlar o carro em condições adversas. 

Comparação:

Embora Senna e Schumacher tenham estilos diferentes, ambos foram extremamente bem-sucedidos e deixaram um legado duradouro na Fórmula 1. Enquanto Senna era admirado por sua paixão e habilidade pura, Schumacher foi elogiado por sua determinação e capacidade de construir equipes campeãs. A rivalidade entre os dois, principalmente no início da carreira de Schumacher, foi um dos pontos altos da história da Fórmula 1. Segundo opinião de especialistas No Site Oficial da Fórmula 1. 

                      

Schumacher ou Senna, quem é o melhor? Essa é uma polêmica que ultrapassa os limites do circo da F1. Embora Senna saia vitorioso nas votações, não é uma unanimidade na Fórmula 1, pois volta e meia se discute sobre qual dos dois foi o melhor.

Numericamente não haveria nada para se discutir. Schumacher disputou 307 grandes prêmios, com 91 vitórias, 68 poles e sete títulos, enquanto Senna disputou 161 grandes prêmios, com 41 vitórias, 65 poles e três títulos. 

Ayrton Senna disputou 161 grandes prêmios em dez anos de carreira. Caro (a) leitor (a).  Nos mesmos dez anos, Michael Schumacher tem números superiores. aos do brasileiro.

Em dez anos, Schumacher conquistou 53 vitórias contra 41 de Senna. Também em dez anos, Schumacher conquistou quatro títulos mundiais contra três títulos de Senna.

Schumacher estreou na Formula 1 em 1991, no Grande Premio da Bélgica , a décima primeira corrida no mundial daquele ano. Ambos disputaram apenas dois campeonatos inteiros. Schumacher chegou á frente de Senna em 1992 e Senna chegou a frente de Schumacher em 1993. Talvez seja impossível compara-los, pois um duelo pra valer entre ambos não aconteceu de fato.

Acompanho Formula 1 desde 1983. Acompanhei as carreiras completas de ambos. O brasileiro Ayrton Senna era um tipo de piloto que se poderia chamar de superdotado. Ayrton era um talento divino, um piloto de outro planeta. Ayrton entrava em um carro e fazia coisas impossíveis aos nossos olhos. Ayrton foi um talento natural divino no automobilismo. 

O alemão Michael Schumacher demostrou incrível capacidade de trabalhar para que equipes desacreditadas chegassem ao topo. Venceu dois campeonatos com a mediana Benneton em 1994 e 1995. Na sequencia tirou a Ferrari de um jejum de 21 anos, com cinco títulos consecutivos entre 2000 a 2004. Schumacher foi um trabalhador incansável nas equipes por onde passou.

Talvez seja impossível compara-los pois não houve um duelo pra valer entre o brasileiro Ayrton Senna e o alemão Michael Schumacher. Mas sem duvida foram dois gigantes na história do automobilismo.

Confira no link á seguir, as estatísticas dos pilotos  da Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/statistiques/pilote.aspx


Imagem ; Site Torcedores. 

Imagem 

Crédito: Crédito da foto: Arte/Torcedores.com (Getty Imagens e Reprodução/ Facebook oficial Ayrton Senna)





 








 

 


                       


                             


Nenhum comentário:

Postar um comentário