Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais ou amadoras, de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos.
Tradicionalmente os clubes possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições e participam de torneios de grande publicidade. Os clubes possuem suas fontes de receitas, tais como as bilheterias de seus jogos e demais eventos, acordos financeiros com empresas, que inclui propaganda e outras formas de patrocínio. Outras fontes de receitas dos clubes são as vendas de suas roupas oficiais, vendas de produtos licenciados do clube, as mensalidades e contribuições de sócios que frequentam as instalações do clube e utilizam as suas instalações.
Clube empresa é um clube esportivo que ao invés de ser constituído juridicamente como uma associação civil sem fins lucrativos, é ao contrário, uma empresa criada com o objetivo de lucro a partir dos esportes. Clube empresa são comuns em muitos países da Europa . Contudo, é um fenômeno raro na América do Sul.
Um Banco Central ou autoridade monetária é uma entidade independente oyu ligada ao Estado, cuja função é gerir política econômica, ou seja garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo.
Um Banco Central, tem como objetivo, definir as politicas monetárias, ( como taxas de juro e cambio), e as politicas monetárias que regulamentam a economia global. Um Banco faz isso, interferindo mais ou menos no mercado financeiro, vendendo papeis do tesouro nacional, regulamentando taxas de juros e avaliando os riscos econômicos do país.
Banco é uma instituição financeira intermediária entre agentes superavitários e agentes deficitários. Exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário.
Em 2021, os 60 clubes presentes nas três principais divisões do Campeonato Brasileiro em 2021, fecharam o ano de 2021, com R$ 1 bilhão em dividas abertas com a União Federal. A dívida de R$ 1 bilhão, se refere aos clubes das Série A, B e C do Campeonato Brasileiro, segundo o Jornalista Cássio Zirpoli.
Eu acompanho futebol desde criança, ainda em meados da década de 1980. Desde a minha infância, eu sempre vi os clubes brasileiros serem administrados de forma amadora por dirigentes completamente despreparados para o oficio.
Os nossos dirigentes jamais entenderam a lei bosman. A Lei Bosman é uma lei que permitiu que os futebolistas, que também são considerados trabalhadores comunitários, não se vissem impedidos de atuar em outro país da União Europeia, devido as normas internas da UEFA e pelas normas das Federações Nacionais de Futebol. A Lei Bosman foi proferida pelo Tribunal de Justiça da União Europeia em 15 de Dezembro de 1995.
Com a Lei Bosman, era absolutamente fundamental que os clubes brasileiros se preparassem para a nova globalização mundial. O que exigiria clubes com as contas equilibradas, para garantir a competitividade mínima dos nossos clubes no futebol internacional.
Mas, entretanto, o que vimos foi um show de amadorismo da grande maioria dos dirigentes dos nossos clubes. Em sua ampla maioria, os clubes brasileiros, estão simplesmente quebrados, com o pires nas mãos.
Na essência do amadorismo clubístico, os dirigentes brasileiros se recusam a entender o óbvio. Um clube esportivo não é um banco. Em um clube esportivo, não se pode dividir lucro.
Em um clube esportivo, o lucro gerado em receitas financeiras, deve ser aplicado igualmente em todas as áreas esportivas do clube. Um clube esportivo, deve ter equilíbrio fiscal e pagar suas contas em dia.
Contudo, o que eu sempre vi desde a minha infância, foram desmandos e mais desmandos de dirigentes completamente amadores nas gestões da imensa maioria dos nossos clubes.
Um futebol cada dia mais globalizado, irá pedir administrações mais profissionais nos clubes brasileiros. Os clubes no Brasil, já não podem ficar reféns de dirigentes completamente despreparados para gerir clubes esportivos no país.
Em uma economia digital, cujo capital é gerado a médio e baixo custo, os clubes brasileiros terão que ter equilíbrio fiscal e capacidade para pagar suas contas em dia.
Agora confira a história e títulos de clubes brasileiros no site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.
Imagem : Site do Banco Central do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário