Os campeonatos estaduais de futebol do Brasil são os campeonatos de futebol adulto no Brasil que acontecem entre Janeiro e Maio, em cada um dos Estados brasileiros e o Distrito Federal.
Historicamente por questões econômicas e geográficas em pais continental como o Brasil, as distancias entre as principais cidades e capitais brasileiras, fazem com que os (as) torcedores (as), expressem suas paixões por seus respectivos clubes, por meio das disputas estaduais.
Sendo assim, cada um dos Estados da Federação no Brasil, possui seu próprio campeonato, que normalmente dura em torno de quatro a cinco meses.
Devido a cultura dos clássicos estaduais, algumas disputas entre clubes do mesmo estado, acabam tendo um peso ainda maior do que uma disputas com clubes de outras capitais. Essas disputas estaduais são chamadas de clássicos.
Os campeões estaduais e vice-campeões, e em alguns estados, os mais bem colocados na tabela do campeonato estadual, estão automaticamente qualificados para jogar na Copa do Brasil do ano seguinte. Além disso, os clubes mais bem posicionados de cada estado que não competem no Campeonato Brasileiro Série A, Série B ou Série C se qualificam para a Série D do ano seguinte.
O fato é que a tradição dos clubes de futebol no Brasil começam pelos seus respectivos campeonatos estaduais. Campeonatos estaduais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, chegam a ter mais de 100 anos de história no Brasil.
Acompanho futebol desde criança, ainda em meados da década de 1980. Sou torcedor do São Paulo. E como qualquer torcedor (a), eu também tenho boas e deliciosas história de campeonatos estaduais para contar.
Confira agora os vencedores e a história dos campeonatos estaduais no Brasil. https://pt.wikipedia.org/wiki/
Nenhum comentário:
Postar um comentário