Em 1951, um ano após a perda da Copa do Mundo, a Confederação Brasileira de Desportos decidiu organizar uma espécie de Mundial de Clubes. Só que não tinha esse nome.
O torneio foi batizado de Copa Rio e reuniu oito grandes clubes na época. Participaram Palmeiras, Vasco, Nice (França), Áustria Viena (Áustría), Sporting Lisboa (Portugal), Nacional (Uruguai), Estrela Vermelha (Iugoslávia) e Juventus (Itália). Após passar pelo Vasco nas semifinal, o Palmeiras chegou a decisão contra a Juventus de Turim. Seriam dois jogos :No primeiro jogo, o Palmeiras venceu por 1 a 0. No segundo jogo, com o incentivo de 130 mil torcedores, que lotaram o Maracanã, o Palmeiras empatou em 2 a 2, sendo o campeão da Copa Rio.
No ano seguinte, a Copa Rio foi realizada novamente. E o Fluminense foi o campeão, após vencer o Corinthians na grande final. De acordo com as informações do meu livro Almanaque do Futebol, de autoria dos Jornalistas, Gustavo Poli e Lédio Carmona.
Ainda segundo os jornalistas Gustavo Poli é Lédio Carmona, no meu livro Almanaque do Futebol, os dirigentes de Palmeiras e Fluminense, foram a FIFA para que a entidade reconhecesse o título da Copa Rio como um título mundial Interclubes.
Contudo, a FIFA somente reconhece como títulos mundiais interclubes, os campeonatos disputados á partir de 1960, descartando assim a Copa Rio de 1951. Entretanto, no texto oficial da FIFA, a própria entidade fala em "campeonato mundial".
Agora, confira a história e títulos de clubes brasileiros, no site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário