quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Palmeiras vence Ituano com boa atuação de Ricardo Goulart.


Palmeiras vence Ituano com boa atuação de Ricardo Goulart.



Com dois gols de Ricardo Goulart,o Palmeiras venceu o Ituano por 3 a 2 jogando em seu estádio pela nona rodada do Campeonato Paulista. O time comandado por Luiz Felipe Scolari começou o jogo a todo vapor,com gols de Ricardo Goulart aos 11 e 22 minutos do primeiro tempo,já vencia o jogo por 2 a 0.Entretanto,o time de Itu se acertou na marcação e começou a equilibrar a partida,mas ainda assim o Palmeiras sustentou os dois gols de vantagem para o intervalo.
No segundo tempo o Ituano acertou a marcação e equilibrou mais o jogo,e aos 9 minutos diminuiu com gol de Marcos Serrato,entretanto Borja aos 12 minutos fez 3 a 1 para o Palmeiras que aparentemente tinha liquidado a fatura.Mas Morato deu a chance de reação ao time de Itu e com 3 a 2 o jogo ficou dramático com o Palmeiras levando alguns sustos,entretanto,o alviverde soube controlar o jogo e confirmou a vitória.Na próxima rodada o Palmeiras visita o Mirassol,já o Ituano joga em casa contra o Guarani.

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Mauro Boselli desencanta e Corinthians vence o Botafogo.


Mauro Boselli desencanta e Corinthians vence o Botafogo.



O argentino Mauro Boselli enfim desencantou e o Corinthians venceu o Botafogo SP em Ribeirão Preto por 1 a 0 pelo Campeonato Paulista .Agora o Corinthians pega o São Bento fora de casa na próxima rodada,enquanto o Botafogo joga em Campinas contra a Ponte Preta.
O Corinthians começou criando pouco no primeiro tempo,o alvinegro era previsível e tinha dificuldades em criar jogadas ofensivas,entretanto,o Botafogo teve Plinio expulso aos 40 minutos do primeiro tempo após solada em Ramiro. No segundo tempo o Corinthians tentou tomar mais a iniciativa,mas no entanto tinha dificuldades em criar jogadas,principalmente por que Vagner Love estava em tarde pouco inspirada.Mas no entanto, o argentino Mauro Boselli deu a vitória ao Corinthians aos 37 minutos de etapa final.
O time comandado por Fabio Carille vence,mas entretanto não convence,mas ainda assim vai encaminhando a classificação á próxima fase do Paulistão na liderança do seu grupo.

São Paulo volta a jogar mal e empata sem gols com o Red Bull Brasil.


São Paulo volta a jogar mal e empata sem gols com o Red Bull Brasil.



Mais uma vez o São Paulo voltou a jogar mal e empatou com o Red Bull Brasil em 0 a 0 no Estádio do Morumbi, foi o terceiro jogo seguido sem vitória do tricolor no Campeonato Paulista. Na próxima rodada o São Paulo joga fora de casa contra o Bragantino,já o Red Bull Brasil joga em casa contra o Novorizontino.
Na péssima jornada do time comandado por Vagner Mancini foi o jovem Antony,o garoto ganhou chance entre os titulares e foi bastante efetivo na partida,ele criou uma boa chance com um chute de fora e depois deixou Vinicius em boa condição com uma assistência. Entretanto,desde o primeiro tempo o time são paulino esteve mal no jogo e foi presa fácil para a marcação do Red Bull Brasil,para piorar o atacante Gonzalo carneiro foi expulso aos dezoito minutos e o tricolor ficou com um homem a menos.Antes o tricolor já havia perdido Reinaldo por lesão.
No segundo tempo o Red Bull cresceu com um jogador a mais em campo e o goleiro Tiago Volpi salvou o São Paulo com pelo menos duas boas defesas. Assim o São Paulo segue na crise sem fim e deixou o campo debaixo de  vaias da sua sofrida torcida.

Palmeiras para no goleiro Everson e clássico fica no empate sem gols.


Palmeiras para no goleiro Everson e clássico fica no empate sem gols.



O Goleiro Everson garantiu o empate sem gols no clássico entre Palmeiras e Santos no Allianz Parque, agora o Palmeiras volta a jogar em casa contra o Ituano na próxima rodada do Campeonato Paulista, enquanto o Santos joga no Estádio do Pacaembu contra o Oeste. O jogo começou truncado até mais ou menos os 30 minutos do primeiro tempo, então á partir daí, as equipes começaram a se soltar e o jogo ficou mais solto com chances para os dois lados.
Entretanto, no segundo tempo o Palmeiras foi superior e tomou conta do clássico, o goleiro Everson com grande atuação impedia que o time comandado por Luiz Felipe Scolari abrisse a contagem. Além da grande atuação,o goleiro santista contou com a sorte em alguns lances e igualdade sem gols vinha se mantendo no Alliaz Parque.Assim o clássico da saudade terminou em um empate sem gols e o Peixe saiu no lucro considerando o segundo tempo do Palmeiras.


O talento e a inteligência de Alain Prost na Formula 1.


O talento e a inteligência de Alain Prost na Formula 1.


Hoje é o aniversários daquele que foi um dos três melhores pilotos que eu vi desde que acompanho Formula 1 há 36 anos,hoje é o aniversário do Frances Alain Prost,que na sua carreira sempre foi conhecido como professor.  Para termos  uma ideia do talento do “professor”,ele conseguiu se manter no topo a carreira inteira competindo contra os nossos tricampeões Ayrton Senna e Nelson Piquet.
Entretanto, Prost é elogiado pelos seus ex-engenheiros pelo conhecimento técnico profundo em montadoras dos carros, além disso, era um estrategista brilhante com um estilo de pilotagem seguro, leve e elegante. Um dos principais exemplos desse método era e economia dos componentes do carro (motor, gasolina e pneus) durante a maior parte da corrida, para que as grandes acelerações se dessem somente nos momentos de real decisão (como nos momentos das ultrapassagens).Por adotar essa forma inteligente de competição,Prost foi conhecido como “professor” e foi um dos pilotos que eu vi que aplicaram realmente a inteligência durante uma corrida.
Ainda que não fosse de atuações espetaculares como os brasileiros Ayrton Senna e Nelson Piquet , o talento de Alain era inquestionável. Com 86 grandes prêmios em apenas cinco anos de carreira em 1985, Prost já somava 21 vitórias e já era um dos cinco maiores ganhadores de corrida na história da Formula 1.Ainda cabe ressaltar que ele era um dos poucos á serem tão rápidos quanto Ayrton,mesmo com uma pilotagem bem diferente.
 Sabendo aplicar a inteligência na pista, Prost se tornou o recorista de vitórias na Formula 1 com o triunfo no Grande Premio de Portugal em 1987,com 28 triunfos superava o tricampeão Jackie Stawart que era o recordista até então. Com a capacidade de aplicar a inteligência na pista,Alain foi acumulando números expressivos em sua época,ao encerrar a carreira em 1993,Alain em 199 Grandes Prêmios,venceu 51 corridas (um recorde na época),com 33 poles positions,106 pódios e 798,5 pontos na carreira. E eu me senti um privilegiado por ter acompanhando dez anos da carreira do “professor” no automobilismo.




terça-feira, 19 de fevereiro de 2019


Com atuação destacada de João Mota, Santos vence o Guarani.


O Santos venceu o Guarani por 3 a 0 ontem a noite no estádio do Pacaembu, em São Paulo,em jogo valido pela sétima rodada do Campeonato Paulista.O resultado foi construído com dois gols de Jean Mota,artilheiro isolado do estadual com sete gols,e Rodrygo.
Com o triunfo, o Santos chega a 18 pontos e se mantém na liderança do Grupo A do campeonato. O Red Bull Brasil vem logo atrás com 14 pontos. O Guarani começou o jogo com á tática de concentrar seus jogadores em duas linhas de marcação e a tática vinha dando certo até os 37 minutos do primeiro tempo quando Jean Mota abriu o placar após assistência de Victor Ferraz.
No segundo tempo o Guarani saiu para o jogo em busca do gol de empate, o jogo ficou mais aberto,e assim o time comandado por Jorge Sampaoli passou á ter mais espaços para contra atacar. O segundo tempo vinha sendo equilibrado até Jean Mota fazer o segundo gol aos 35 minutos e matar o jogo, aos 45 minutos Rodrygo finalizou a goleada. Na próxima rodada o Santos joga o clássico contra o Palmeiras fora de casa no Allianz Parque, já o Guarani joga em Campinas contra o São Caetano.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019


Palmeiras não finaliza bem e empata sem gols com a Ferroviária.



Apesar do empate em 0 a 0 com a Ferroviária em Araraquara, o Palmeiras não necessariamente chegou a jogar uma má partida. O que aconteceu foi que o time comandado por Luiz Felipe Scolari não foi competente nas finalizações e por isso não tirou o zero do placar.
Com 14 pontos ganhos,dois a mais do que o Novorizontino,o Palmeiras permanece isolado na primeira posição no Grupo B do Campeonato Paulista.Já a Ferroviária chega aos nove pontos e fica na segunda posição no Grupo C,já que supera o Bragantino nos critérios de desempate. Na próxima rodada do Paulistão,o Palmeiras recebe o Santos no clássico no Allianz Parque,já a Ferroviária volta a jogar em casa contra o Oeste.
O Palmeiras teve as melhores chances do primeiro tempo em jogadas aéreas, o time da casa se fechou na defesa e tentava dificultar o ataque palmeirense. No segundo tempo Felipão mexeu no time Moisés no lugar de Bruno Henrique e Felipe no lugar de Carlos Eduardo, no entanto, o Palmeiras  foi um pouco abaixo na etapa final,na sequencia o próprio Felipe deu lugar a Ricardo Goulart mas a partida terminou mesmo no empate sem gols.

Corinthians mantém tabu sobre o São Paulo em Itaquera.


Corinthians mantém tabu sobre o São Paulo em Itaquera.



Contando com erros  da arbitragem em lances cruciais,o Corinthians venceu o São Paulo por 2 a 1 e manteve o tabu sobre o tricolor na Arena Corinthians. A verdade é que o jogo tecnicamente foi bem fraco, o primeiro tempo começou morno com os times atacando pouco e não criando oportunidades de gol. A impressão que se tinha era que ambas as equipes estavam receosas em dar espaços ao adversário e assim o jogo era truncado no meio campo,para se ter uma ideia até os 41 minutos do primeiro tempo nenhum dos times havia criado chances claras de gol.
Então aos 43 minutos o arbitro não marca a saída de bola no ataque do Corinthians,na sequencia o meia Pedrinho bate o escanteio e zagueiro Manoel abre o placar para ao alvinegro. No segundo tempo o jogo continuou fraco e sem chances de gol,embora o tricolor saísse mais em busca do gol de empate,mas entretanto em outro erro da arbitragem,Antony ao disputar a bola cometeu falta em Danilo Avelar e então a bola bateu no corintiano e foi pra linha de fundo.Então aos 11 minutos Reinaldo bateu escanteio e o meia Pablo desviou para o gol para empatar o clássico.
A partir daí as equipes procuraram não dar espaços ao adversário e o jogo continuou fraco, entretanto, o goleiro Tiago Volpi falhou feio em cruzamento de Fagner e não afastou a bola,assim a bola sobrou para o meio da área .O atacante Gustavo fez o movimento para chutar,mas a bola bateu na outra perna e o Corinthians fazia o segundo gol aos 27 minutos.
No entanto, em nova jogada aérea, o São Paulo até chegou a empatar o jogo com gol de Arboleda,no entanto,o arbitro marcou um toque no braço do atacante Gonzalo e anulou o gol.A vitória no clássico coloca o Corinthians na liderança do seu grupo com dez pontos.Na próxima rodada do Paulistão,o Corinthians pega o Botafogo em Ribeirão Preto nesse domingo (24).Já o São Paulo fica na segunda colocação no Grupo D.com nove pontos,um atrás do Ituano. Na próxima rodada do Paulistão, o tricolor joga com o Red Bull em casa nesse sábado (23).

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Corinthians tem empate sofrido contra o Racing.


Corinthians tem empate sofrido contra o Racing.



Mais uma vez o Corinthians deixou a desejar e graças á um cabeceio certeiro de Gustavo,o time comandado por Fabio Carille se salvou da derrota no no jogo de ida contra o Racing Club (ARG),no jogo de ida da primeira fase da Copa Sul Americana.
Um novo empate em 1 a 1 no jogo de volta na Argentina leva a disputa para os pênaltis,já um empate sem gols favorece o time argentino pelo gol marcado fora de casa e enquanto um empate por 2 a 2 ou mais favorece o Corinthians.
O Racing resolveu priorizar o Campeonato Argentino e colocou uma equipe mista,o time argentino se armou com duas linhas de quatro jogadores e tentou jogar nos contra ataques,o meia Jadson foi bem marcado no primeiro tempo e assim o Corinthians criava pouco,nas poucas oportunidades que criava o time alvinegro não tinha precisão para concluir em gol.Assim André Rios abriu o placar aos 22 minutos,o alvinegro tentou aparentar tranquilidade,entretanto,a defesa mais uma vez falhava no jogo aéreo e assim o Racing levava perigo quando conseguia contra atacar.
No segundo tempo o técnico Fabio Carille voltou com Clayson no lugar de Ramiro e Pedrinho no lugar de Jadson,no entanto a mudança não resolveu os problemas no meio campo.Para piorar o atacante Vagner Love perdeu um gol incrível,por sua vez o Racing se fechou com suas duas linhas de marcação do meio pra trás e complicou as ações corintianas.No entanto,o atacante Gustavo em uma cabeçada certeira salvou o time da derrota aos 42 minutos do segundo tempo. Agora o Corinthians tem o clássico contra o São Paulo pelo Campeonato Paulista antes de pensar na partida de volta contra os argentinos.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

São Paulo volta a jogar mal e é eliminado na Copa Libertadores.


São Paulo volta a jogar mal e é eliminado na Copa Libertadores.



Mais uma vez o São Paulo voltou a jogar mal e passou o vexame de ser eliminando na Pré Libertadores,os argentinos do Talleres garantiram a classificação com o empate por 0 a 0 ontem no Estádio Cícero Pompeu de Toledo no Morumbi.
A verdade é que os argentinos mereceram a classificação,pois foram superiores nas duas partidas,o Talleres foi muito superior na parte técnica e principalmente na parte tática.Desde o primeiro tempo os argentino souberam administrar com maestria o resultados de 2 a 0 conquistado na partida de ida,com um bom toque de bola o Talleres engoliu o São Paulo e impôs a sua proposta de jogo.
O time comandado por André Jardine não esteve bem e foi presa fácil para o Talleres, os meias Hernanes e Pablo também não estavam em noite inspirada e o meio campo tricolor foi comprometido na criação de jogadas. No segundo tempo Jardine tentou uma mudança tática adiantando o time,entretanto,a superioridade dos argentino era marcante e o tricolor somente chegou ao ataque nos dez primeiros minutos,depois o Talleres impôs sua melhor condição e somente administrou o empate sem gols tocando bem a bola .O São Paulo ainda teve o vexame de ter o meia Everton expulso após uma solada.Agora somente resta ao São Paulo juntar seus cacos para o clássico de sábado contra o Corinthians em Itaquera pelo Campeonato Paulista.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Retrospecto e títulos entre Remo e Sport.


Retrospecto e títulos entre Remo e Sport.



O Clube do Remo e o Sport Club do Recife são dois dos mais tradicionais clubes da região Norte-Nordeste e também entre os mais tradicionais clubes do futebol pentacampeão mundial. Segundo dados do blog Remopédia,o confronto é um dos mais equilibrados em se tratando de clássicos interestaduais no Brasil.
 De acordo com o blog,o primeiro jogo foi disputado em 06 de Abril de 1919 e o último em 11 de Setembro de 2006,o blog Remopédia também afirma que foram disputadas um total de 31 partidas,com 11 vitórias do Sport contra 09 triunfos do Remo e 11 empates.No número de gols no confronto o blog afirma que ambos estão empatados com 34 gols.
 No retrospecto de títulos entre os clubes,o Remo tem 45 títulos paraenses contra 41 títulos pernambucanos do Sport. Também em Campeonatos Estaduais,o Remo conquistou 14 troféus no Torneio Inicio do Pará,05 troféus na Taça Estado do Pará e 02 troféus na Taça Cidade de Belém,Já o Sport também em Campeonatos Estaduais,conquistou 18 troféus no Torneio Inicio de Pernambuco e 03 troféus na Copa Pernambuco.Em títulos nacionais,o Sport tem o título brasileiro em 1987,o troféu do campeonato brasileiro da Série B em 1990 e o troféu da Copa do Brasil em 2008,enquanto o Remo tem apenas o troféu do Campeonato Brasileiro da Série C em 2005.
Em campeonatos inter-regionais, ambos conquistaram um troféu cada um no Torneio Norte-Nordeste,o Sport conquistou a taça em 1968 e o Remo levou o troféu em 1971.Em Campeonatos regionais,o Remo conquistou dois troféus do Torneio do Norte em 1968 e 1969 e o troféu da Taça Norte em 1971,enquanto o Sport conquistou três troféus da Copa do Nordeste em 1994,2000 e 2014.Segundo o Wikipédia,o Remo tem um total de 81 troféus contra 69 do Sport Recife.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Retrospecto e títulos entre Bahia x Paysandu


Retrospecto e títulos entre Bahia x Paysandu.



Bahia e Paysandu estão entre os maiores clubes do futebol brasileiro, e consequentemente entre os mais tradicionais da região Norte-Nordeste. Segundo os dados do blog jogos do Bahia, o primeiro jogo entre os clubes aconteceu em 29 de Setembro de 1935 com vitória do tricolor baiano por 2 a 1,desde então de acordo com o blog,são 32 jogos no total com 16 vitória do Bahia contra 08 triunfos do Paysandu com 08 empates.Ainda segundo  o blog,o Bahia marcou 63 gols e o Paysandu marcou 40.
No retrospecto de troféus entre os clubes, ambos estão empatados em títulos estaduais com 47 triunfos cada um.Em títulos nacionais,o tricolor baiano tem dois campeonatos nacionais em 1959 e 1988,enquanto o papão do norte tem dois campeonatos nacionais da série B em 1991 e 2001.O Paysandu tem o troféus da antiga Copa dos Campeões em 2002 que é um troféus que o Bahia não conquistou.O tricolor baiano tem três troféus na Copa do Nordeste e um troféu na Copa dos Campeões do Nordeste,enquanto o papão do norte tem dois troféus da Copa Verde em troféus da Copa Norte.
Entretanto, o Paysandu conquistou 17 troféus no Torneio Inicio do Pará, sete troféus na Taça Cidade de Belém dois troféus na Taça Estado do Pará. Já O Bahia conquistou nove troféus no Torneio Início da Bahia e três troféus na Taça Estado da Bahia. No retrospecto geral entre os clubes, o Paysandu tem 79 troféus contra 65 do Bahia segundo dados do Wikipédia.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Palmeiras domina o jogo e fatura mais três pontos.


Palmeiras domina o jogo e fatura mais três pontos.



Mais uma vez o Palmeiras impôs a qualidade técnica do seu elenco e venceu o Bragantino por 2 a 0 hoje no estádio do Pacaembu.O time comandado por Luiz Felipe Scolari dominou amplamente a partida e poderia ter vencido por um placar maior se tivesse tido mais tranquilidade nas finalizações.
Desde o primeiro tempo o Palmeiras teve o controle do jogo e abriu o placar logos aos sete minutos com gol de Dudu, o domínio palmeirense era absoluto e o Bragantino não teve chance alguma no jogo. Assim o meia Gustavo Scarpa fez o segundo gol aos 28 minutos, o Palmeiras levava o jogo como queria e envolveu facilmente o Bragantino no primeiro tempo.
O segundo tempo foi da mesma forma, o time de Felipão dominava mas não era preciso nas finalizações,entretanto,fez o suficiente para confirmar mais três pontos no Campeonato Paulista e se firmar como o grande favorito ao título estadual que não conquista desde 2008 quando era treinado por Vanderlei Luxemburgo.

Santos tem dificuldades, mas vence o Mirassol no Pacaembu.


Santos tem dificuldades, mas vence o Mirassol no Pacaembu.



O Santos venceu o Mirassol por 1 a 0 ontem no Estádio do Pacaembu pelo Campeonato Paulista, apesar das dificuldades na criação em função da escalação de ume equipe mista,o Peixe faturou mais três pontos no estadual. No primeiro tempo o alvinegro praiano teve dificuldades com a boa marcação do Mirassol,a primeira chance de gol foi apenas aos 18 minutos em chute rasteiro de Jean Mota após a assistência de Cueva .No entanto o goleiro Éverson teve que trabalhar em cobrança de falta de Jean Carlos aos 26 minutos.
No segundo tempo, o Santos melhorou um pouco e o cenário do jogo foi um pouco diferente. O Santos passou a ser mais ofensivo e levava perigo ao Mirassol que se segurava como podia.No segundo tempo o Santos continuava pressionando insistentemente mas perdia chances de gol e irritava a torcida,no entanto aos 49 minutos da etapa final Jean Mota fez o gol da vitória e deu alivio ao torcedor santista que compareceu ao Pacaembu.

Corinthians jogam mal e perde do Novorizontino.

Corinthians jogam mal e perde do Novorizontino.

Nenhum torcedor corintiano vai poder fazer qualquer acusação ao técnico Fabio carrile por omissão,desde que reassumiu o comando técnico no alvinegro o comandante já tentou montar seu time com esquemas táticos diferentes,entretanto,o time não vem correspondendo em campo.
Ontem o Corinthians não jogou bem e perdeu para o Novorizontino por 1 a 0 em Novo Horizonte pelo Campeonato Paulista.
A derrota liga o alerta para o clube no Campeonato Estadual,pois com sete pontos ganhos está em terceiro lugar no Grupo C,atrás de Ferroviária e Bragantinoe hoje estaria fora da próxima fase do torneio. Agora o alvinegro volta as suas atenções ao jogo dessa quarta feira contra o Racing (ARG) pela Copa Sul Americana
O Corinthians até começou o jogo com a posse de bola,mas no entanto não criou chances claras para abrir a contagem no placar,bem armado na defesa o Novorizontino ameaçava no jogo aéreo, que voltou a ser o ponto falho da defesa corintiana.No segundo tempo o Novorizontino saiu um pouco mas para o jogo,entretanto,o goleiro Cássio mostrou segurança quando foi exigido.O Alvinegro era lento e previsível e não conseguia assustar o adversário,aos 39 minutos da etapa final,o Novorizontino fez o gol da vitória com Murilo Henrique e depois só precisou segurar o jogo até o apito final.

sábado, 9 de fevereiro de 2019

São Paulo joga mal e perde em Campinas.


São Paulo joga mal e perde em Campinas.


Mais uma vez o São Paulo voltou a jogar mal e perdeu para a Ponte Preta em Campinas por 1 a 0 em jogo valido pelo Campeonato Paulista, a derrota aumenta a pressão no tricolor para o jogo decisivo de quarta feira contra o Talleres no Pacaembu  pela Pré Libertadores. Mais pressionado do que nunca o São Paulo terá que no mínimo devolver a derrota por 2 a 0 para levar a decisão para os pênaltis.
O técnico André Jardine testou novidades no time titular como a escalação de Hernanes como segundo volante, entretanto, embora tenha tido a possa de bola no primeiro tempo, o São Paulo não criou chances claras de gol. Bem montada pelo técnico Mazola Júnior,a Ponte se defendeu bem e neutralizou as ações são paulinas,nos contra ataques a macaca ainda levou perigo.
No segundo tempo a Ponte continuou aplicada na marcação, Hernanes teve uma atuação discreta como volante e isso complicou o jogo para o tricolor. Como premio pela boa disciplina tática, a Ponte fez o gol da vitória aos 33 minutos com Hugo Cabral. O São Paulo partiu em busca do empate, no entanto sem inspiração foi presa fácil para a boa marcação da macaca.
Agora o São Paulo terá que juntar seus cacos para decidir sua sorte na Pré Libertadores na quarta feira contra o Talleres,o time comandado por André Jardine ainda não passa confiança,mas ainda assim terá que juntar forças para a decisão de quarta feira. 

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

São Paulo cai de produção e se complica na Pré Libertadores.


São Paulo cai de produção e se complica na Pré Libertadores.



Ontem a noite o São Paulo perdeu para o Talleres por 2 a 0 na Argentina e se complicou na Pré Libertadores da América.Agora o tricolor paulista terá que devolver o placar da derrota no jogo da volta em São Paulo para levar a decisão para os pênaltis,para se classificar nos noventa minutos terá que vencer por três ou mais gols de diferença.
O time comandado por André Jardine fez um primeiro tempo com boa qualidade,o time esteve bem organizado em campo e com um bom toque de bola chegou a criar pelos menos duas chances de gol na primeira etapa.Entretanto,o tricolor se desorganizou no segundo tempo,e também deu espaços ao time argentino na entrada da área.O Talleres adiantou a marcação e explorou os espaços dados pela defesa do São Paulo.
O gol de Ramirez aos 12 minutos desestabilizou o São Paulo que tinha dificuldades em sair jogando,aos 43 minutos do segundo tempo Pochettino decretou a vitória dos argentinos. Para piorar o São Paulo terá o desfalque de Hudson que foi expulso.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

O capitulo entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton.


O capitulo entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton.



Estratégia (do grego antigo στρατηγία: stratēgia, tendo como significado a arte de liderar uma tropa; comandar) designava o comandante militar à época da democracia ateniense. O idioma grego apresenta diversas variações, como strategicós, ou próprio do general chefe; stratégema, ou estratagema, ardil de guerra; stratiá, ou expedição militar; stráutema, ou exército em campanha; stratégion, ou tenda do general, dentre outras.

Os estrategistas são pessoas muito inteligentes e versadas na arte de liderar e desenvolver suas respectivas equipes rumo às grandes vitórias. 

Superdotado ou sobredotado é uma pessoa que possui capacidade mental significativamente acima da média. Como um talento, a superdotação é a aptidão para atividades intelectuais, artísticas ou esportivas que parecem ser inatas, uma vez que a pessoa superdotada parece apresentar tais habilidades sem que se possa explicar como aprenderam. Contudo, tais aptidões ou habilidades também são desenvolvidas através de esforço pessoal e é um erro pensar que pessoas superdotadas não precisam ser ensinadas, elas apenas precisam de uma educação diferenciada que atenda a sua demanda de conhecimento. As principais características de uma pessoa superdotada são, segundo Joseph Renzulli: as altas habilidades, a criatividade e o comprometimento com a tarefa. Este diz respeito à capacidade de se envolver profundamente com atividades relativas à sua área de interesse, seja ela artística, acadêmica ou esportiva.

O espanhol Fernando Alonso e o britânico Lewis Hamilton, tiveram uma das maiores rivalidades que eu já vi no automobilismo em 2007.

Fernando Alonso vinha de dois campeonatos consecutivos em 2005 e 2006. O espanhol havia colocado um fim a era Schumacher na Formula 1.

Lewis Hamilton era um estreante desconhecido até então. Contudo, o jovem piloto britânico demonstrou um talento incomum, ao desafiar o então bicampeão Fernando Alonso logo de cara.

Em uma disputa acirradíssima entre ambos na McLaren, Alonso e Hamilton terminaram empatados com 109 pontos no campeonato mundial de pilotos.

Cada um venceu 04 grandes prêmios em 2007. O duelo entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton, foi um duelo entre um estrategista nato e um superdotado.

Fernando Alonso é um dos mais brilhantes estrategistas que eu já vi no automobilismo. O bicampeão mundial, é um estrategista brilhante, que comanda e desenvolve suas escuderias rumo às grandes vitórias.

Fernando Alonso é um estrategista tão brilhante quanto, Michael Schumacher, Alain Prost e Nelson Piquet.

Desde a sua estreia em 2007, Lewis Hamilton se mostrou um superdotado. Lewis Hamilton se mostrava um dos superdotados que surgem, no mínimo, a cada dez ou vinte anos no automobilismo mundial.

Sendo um estrategista absolutamente brilhante, Fernando Alonso conseguiu equilibrar uma disputa contra um superdotado como Lewis Hamilton em 2007.

E ambos são absolutamente brilhantes dentro das suas especificações. Fernando Alonso é um estrategista brilhante, um líder extremamente inteligente, que sabe desenvolver e liderar suas equipes rumo às grandes vitórias, assim como Michael Schumacher, Nelson Piquet e Alain Prost.

Lewis Hamilton, assim como Ayrton Senna, é um dos superdotados no automobilismo, superdotados que surgem, no mínimo, a cada dez ou vinte anos no automobilismo mundial.

Fernando Alonso e Lewis Hamilton, são duas escolas diferentes no automobilismo mundial, escolas igualmente brilhantes na história do esporte motor.

Confira agora a lista dos maiores vencedores de corridas da Fórmula 1.https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_vencedores_de_corridas_da_F%C3%B3rmula_1
 
Imagem: Portal Globo Esporte. 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

O talento e os números no esporte.

O talento e os números no esporte.


No esporte muitos esportistas são considerados geniais por causa de seus feitos nos seus respectivos, entretanto, outros acabam se sobressaindo mais em função dos números,isso tanto no futebol quanto na Formula 1 que são esportes que eu acompanho desde criança.
Nos meus 36 anos acompanhando a Formula 1 eu vi pilotos que merecem nota 10,como Ayrton Senna,Alain Prost,Michael Schumacher,Nélson Piquet,Fernando Alonso e Lewis Hamilton por exemplo. Quando a acompanhar a Formula 1 em 1983 com o meu pai,havia dois pilotos geniais brigando pelo título mundial,no caso Nelson Piquet e Alain Prost.A partir de 1984 a Formula 1 passou á ter também Ayrton Senna,isso em uma época em que já tínhamos pilotos como Nigel Mansell e Martin Brundle por exemplo.
 Ayrton Senna e Alain Prost se destacaram pelos números,no entanto,Nelson Piquet foi tão genial quanto ambos e isso os números talvez nem sempre mostrem. O alemão Michael Schumacher além de um talento excepcional se destacou com um grande recorista em uma década e meia de carreira.Entretanto,os críticos alegam que os números não mostram a realidade devido a entressafra  de pilotos que a Formula 1 teve entre 1995 e 2005.Porém caberia ressaltar que após o bicampeonato mundial com a Benneton em 1994 e 1995,Schumacher se transferiu para a Ferrari em 1996 quando a escuderia italiana não vencia um mundial de pilotos desde 1979.Então caro leitor (a),nesse caso o argumento da falta de pilotos utilizada contra Schumacher nesse caso  também poderia enganar um pouco (assim como uma comparação baseada apenas em números também poderia enganar um pouco ).
 Durante quatro anos entre 1996 e 1999 Schumacher foi peça fundamental para a reestruturação da Ferrari,sim leitor(a), ao lado de sua equipe de engenheiros o alemão ajudou a liderar a Ferrari de volta aos tempos de sucesso.Entre 2000 e 2004 Michael ganhou cinco títulos consecutivos com o carro que ele trabalhou junto com sua equipe técnica para poder desenvolver,ou seja,nesse caso desmerecer os feitos de Schumacher em função da entressafra de pilotos poderia ser um argumento que poderia enganar um pouco,assim como uma comparação feita entre Schumacher e outros pilotos de gerações anteriores feita apenas um números também poderia enganar um pouco.
 Aliás por falar em números,Nelson Piquet além da velocidade pura,tinha um conhecimento apurado em mecânica e isso por exemplo os números não refletem por exemplo.Assim como Alain Prost e Ayrton Senna não são reconhecidos apenas pelos números de conseguiram nos anos 1980 até meados dos anos 1990 por exemplo:Como eu já citei no começo do texto,Senna,Prost,Schumacher,Piquet,Alonso e Hamilton mereceram nota 10 pelos pilotos que eu enxerguei neles e isso independentemente dos números de cada um.
 No futebol eu também citei em outras postagens,que os fundamentos nos quais eu avalio um goleiro são : Saída de gol,Reflexos,Posicionamento da Barreira,Posicionamento da Defesa e Posicionamento embaixo das traves.No caso Rogério Ceni na minha opinião foi um goleiro completo nesses fundamentos,mas também Marcos,Dida e Zetti também foram igualmente competentes nos mesmos fundamentos de um goleiro.Claro que os números colocariam Ceni como o maior goleiro brasileiro em todos os tempos,e também sua qualidade técnica nos fundamentos nos quais eu avalio um goleiro.Entretanto,isso colocaria Zetti,Marcos e Dida em um patamar pratticamente igual ao de Ceni. Assim como David Seaman,Edwin Van Der Sar,Gianluigi Buffon,Francesco Toldo,Peter Schmeichel,Oliver Kahn e José Luis Chilavert  também foram completos nos fundamentos que eu considero na posição de um goleiro.Na Formula 1 os defensores de Schumacher apontam que além dos números,o heptacampeão foi o maior de todos por ter liderado a Ferrari na sua volta aos tempos das vitórias.Assim como os defensores de Senna exaltam que o tricampeão tinha um dom dado por Deus que não testemunharam em qualquer piloto.
Os defensores de Lewis Hamilton destacam que os números do pentacampeão são o resultado de sua evolução técnica nos últimos seis anos.Enquanto os defensores de Fernando Alonso destacam que ele foi o melhor pela sua inteligência.Enquanto os defensores de Nelson Piquet dizem que ele foi o melhor pelo seu conhecimento em mecânica.Já os defensores de Alain Prost dizem que ele foi o melhor por ter sido aquele que mais se manteve no topo aplicando a inteligência na pista.
Enfim essas são as variáveis do esporte, pois essa será sempre a eterna discussão entre os defensores e os críticos das comparações baseadas apenas nos números.


E assim vai caminhando o esporte.

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Hernanes decide e dá a vitória ao São Paulo.


Hernanes decide e dá a vitória ao São Paulo.



É bem verdade que a diretoria do São Paulo correu atrás de reforços, entretanto, o meia Hernanes sem duvidas será o grande nome tricolor para a sequencia da temporada. Com a vitória magra por 1 a 0 contra o São Bento,o São Paulo terá um pouco de paz para se preparar para a decisão do meio de semana na Pré Libertadores contra o Talleres na Argentina.
Para escapar da marcação imposta pelo São Bento,o time comandado por André Jardine utilizou muito a lateral direita: a tarde inspirada de Igor Vinicius fez o lateral ser uma opção importante pelo meio e pelos flancos do campo.Entretanto,o meia Hernanes aos 15 minutos do segundo tempo deu a vitória ao São Paulo.No entanto,o tricolor terá que melhorar para beliscar pelo menos um título importante nessa temporada e sair do jejum de títulos.

Santos é atropelado em Itu e perde a primeira partida no ano.


Santos é atropelado em Itu e perde a primeira partida no ano.



Após quatro vitórias seguidas o Santos foi goleado pelo Ituano por 5 a 1 em Itu e conheceu a sua primeira derrota em 2019. O alvinegro praiano foi engolido pelo Ituano durante os noventa minutos, o time da casa foi extremamente superior e o placar fez justiça ao que foi o jogo.
O time do técnico Vinicius Bergantin deu um show em campo e foi preciso no toque de bola e nas finalizações, entretanto, o Santos com 12 pontos mantém a liderança no grupo A,enquanto o time de Itu foi a sete pontos e assumiu a segunda colocação no grupo D.O Santos terá a chance de reabilitar na próxima rodada do Paulistão quando recebe o Mirassol no estádio do Pacaembu,já o Ituano joga fora de casa contra o Red Bull Brasil.
 A goleada deixa claro que o elenco do Santos tem limitações,entretanto,o clube praiano passa por dificuldades financeiras e não deve trazer grandes nomes para a sequencia da temporada.

Corinthians se recupera e vence o clássico na casa palmeirense.

Corinthians se recupera e vence o clássico na casa palmeirense.


O estilo consistente e defensivo do Corinthians deu resultados no clássico de ontem, após o tropeço contra o Red Bull Brasil no meio da semana, o alvinegro se recuperou e venceu o Palmeiras por 1 a 0 no Allianz Parque e chegou a sete pontos ganhos no seu grupo na primeira fase do campeonato paulista.
O Palmeiras teve o maior tempo de posse de bola, entretanto, sofreu com boa marcação corintiana e com a falta de pontaria dos seus atacantes. O primeiro tempo começou com o Palmeiras tentando propor o jogo,no entanto,logo aos sete minutos o Corinthians abriu a contagem com gol de Danilo Avelar. A partir daí o Palmeiras tentou uma reação rápida,porem o time comandado por Fabio Carrille armou duas linhas de quatro jogadores e dificultou as ações palmeirenses,além disso os corintianos travaram o jogo a todo momento e irritavam os palmeirenses.
O treinador palmeirense Luiz Felipe Scolari mudou o time no intervalo e colocou Felipe Pires no lugar de Carlos Eduardo e na sequencia colocou Deyverson no lugar de Borja.Com as substituições o alviverde até melhorou um pouco,entretanto,tinha dificuldades em superar a forte marcação imposta pelo alvinegro.
O ataque palmeirense ara previsível e abusava das bolas alçadas na área corintiana, á única chance real do ataque palmeirense na segunda etapa foi um chute rasteiro de Dudu aos vinte minutos.O Palmeiras tentava pressionar,mas,no entanto,a posse de bola não se revertia em chances de gol e o Corinthians somente cozinhava o jogo. Então Deyverson foi expulso após cuspir em Richard e com um jogador a mais em campo o time de Fabio Carille somente precisou administrar o resultado e confirmar os três pontos.

sábado, 2 de fevereiro de 2019

O capitulo entre Ayrton Senna e Michael Schumacher.


 Campeonato Mundial de 1992.


Pontos .

Ayrton Senna                 50
Michael Schumacher    53.

Pódios.

Ayrton Senna               07
Michael Schumacher 08.

Confrontos,

Ayrton Senna              05
Michael Schumacher 01

Vitórias.

Ayrton Senna              03
Michael Schumacher  01

Posições de larda.

Ayrton Senna            14
Michael Schumacher 02.

Voltas mais rápidas.

Ayrton Senna          01
Michael Schumacher 03

O Campeonato Mundial de 1992. Teve superioridade de Michael Schumacher. Não apenas pelo declínio da MC Laren. O brasileiro Ayrton Senna perdeu o foco na pista. Tentando focar em conseguir uma vaga na Williams. Em vez de tentar melhorias na MC Laren.
Schumacher teve um campeonato excepcional. Considerando que era o seu primeiro campeonato mundial na Fórmula 1.

Campeonato Mundial de 1993.

Pontos.

Ayrton Senna                  73
Michael Schumacher 52 anos
Pódios.

Ayrton Senna              07
Michael Schumacher 09

Confrontos.

Ayrton Senna              02 
Michael Schumacher 02

Vitória.

Ayrton Senna              05
Michael Schumacher 01.

Posições de largada.

Ayrton Senna           08
Michael Schumacher 08

Voltas mais rápidas.

Ayrton Senna 02

Michael Schumacher 05

O Campeonato Mundial em 1993, teve superioridade do brasileiro Ayrton Senna. Senna soube ter inteligência para buscar melhorias em um carro como menor potencia. E ainda seu shows de pilotagem em performances individuais. Como nos GPS do Brasil, da Europa do Canadá.
O alemão Michael Schumacher se atrapalhou mais. Mesmo com uma Benneton  ainda melhor do quem em 1992. Cometeu alguns erros. Claro que o alemão ainda carecia de maior experiência na Fórmula 1. 
Um piloto jovem. Seria normal ter tais oscilações. Mas Ayrton mostrou toda a sua qualidade de tricampeão mundial. E foi superior em 1993. 

Acompanho Fórmula 1 há 38  anos. E pude ver grandes estrelas na Fórmula 1.


Foram poucas as corridas em que Ayrton Senna e Michael Schumacher dividiram as pistas.

Nao considero as seis últimas corridas no Mundial em 1991. Pois a MC Laren era muito superior a Benneton . Mas também não considero as 03 primeiras corridas em 1994. Pois o Williams FW 16 era completamente inguiavel .  Conforme o projetista Adrian Newey já admitiu 



O talento natural refere-se a uma aptidão ou habilidade inata que permite a alguém realizar uma determinada atividade com facilidade e excelência, muitas vezes sem a necessidade de grande esforço ou prática. É um dom, uma característica inerente que se manifesta de forma espontânea e sem a necessidade de um treinamento extensivo.  Segundo a Revista Espacios . 

Talento esportivo refere-se à predisposição natural ou habilidade excepcional de um indivíduo para o desempenho esportivo, muitas vezes manifestada através de aptidões físicas e mentais. É a combinação de características que permite a um atleta alcançar altos níveis de desempenho em sua modalidade.  Segundo a Revista Espacios. 

O termo "gênio" também se aplica a alguém que seja um polímata ou alguém habilidoso em muitas áreas intelectuais. O termo se aplica com precisão a habilidades mentais, mais que físicas, embora seja também usado coloquialmente para indicar a posse de um talento superior em qualquer campo. Segundo a Revista Espacios 

Os gênios no esporte são aqueles que com uma excepcional capacidade  mental Ela pode se manifestar por um intelecto de primeira grandeza, ou um talento criativo fora do comum. Na primeira escala de classificação para níveis cognitivos, proposta por Lewis Madison Terman, em 1916, eram classificados como "gênios" as pessoas que obtivessem pontuação acima de 150, e "quase gênio" (near genius) entre 140 e 150, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Posteriormente, em 1928, essas classificações foram modificadas e passou-se a considerar "gênio" somente quem obtivesse pontuação acima de 180, também numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 16. Para David Wechsler, o termo "gênio" poderia ser aplicado a quem obtivesse escore acima de 127, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 15. Mais tarde, passou a classificar como "gênio" quem obtivesse pontuação acima de 150. Pela classificação mais recente do Stanford-Binet V (2003), o termo gênio é aplicado a quem obtém escore acima de 160, sendo reservado o termo "superdotado" para quem obtém pontuação entre 145 e 160.. Segundo a Revista Espacios .

Os gênios no esporte são dotados de excepcional brilhantismo. Os genios no esporte podem se manifestar na primeira infância (prodígio) ou mais tarde na vida; de qualquer forma, os gênios eventualmente se diferenciam do restante através de grande originalidade. Gênios intelectuais geralmente tem visões nítidas e concisas de uma dada situação, na qual a interpretação é desnecessária - os factos simplesmente os impactam e eles constroem ou agem de acordo com estes factos, geralmente com tremenda energia. Aqui também, gênios consumados em campos intelectuais começam em muitos casos como prodígios, privilegiados com memória superior, reconhecimento de padrões ou apenas percepção. Segundo a Revista Espacios .

Um gênio é definido como uma pessoa que tem uma função intelectual ou criativa notável, ou outra habilidade natural. Existem certas figuras históricas e públicas que são reconhecidas como gênios, incluindo Albert Einstein, que contribuiu muito para o campo da física. Segundo a Revista Espacios .

Confira no Site Tudo Sobre Fórmula 1.     https://www.tudosobreformula1.com.br/melhores-pilotos

Em um carro de Fórmula 1, as expressões "carro dianteiro", "carro traseiro" e "carro neutro" se referem ao comportamento do veículo em relação à aderência dos pneus dianteiros e traseiros, influenciando diretamente a dirigibilidade e a capacidade do piloto de controlar o carro, de acordo com o YouTube.

Comparação técnica . 

Carro dianteiro (Understeer ou "sair de frente")

Um carro "dianteiro" ou com "saída de frente" ocorre quando, ao entrar em uma curva, os pneus dianteiros perdem aderência antes dos traseiros. Isso faz com que o carro tenda a seguir em frente em vez de virar, exigindo que o piloto gire mais o volante ou reduza a velocidade para fazer a curva. É mais fácil de corrigir em comparação com a saída de traseira. 

Carro traseiro (Oversteer ou "sair de traseira")

Um carro "traseiro" ou com "saída de traseira" acontece quando, ao sair de uma curva e acelerar, os pneus traseiros perdem aderência e o carro tende a girar sobre seu próprio eixo. Exige que o piloto faça correções no volante e no acelerador para evitar que o carro rode. É mais difícil de corrigir do que a saída de frente. 

Carro neutro (Balanceado)

Um carro "neutro" ou balanceado é aquele em que a aderência dos pneus dianteiros e traseiros está equilibrada, proporcionando ao piloto maior controle e estabilidade nas curvas. É a configuração ideal, permitindo que o piloto ataque as curvas com confiança e explore o máximo potencial do carro. 

Importância do acerto

O acerto aerodinâmico (incluindo a regulagem da asa dianteira e traseira) e mecânico do carro (suspensão, altura do solo, entre outros) são cruciais para alcançar o equilíbrio ideal entre aderência dianteira e traseira. Os engenheiros ajustam esses parâmetros para que o carro se adapte às características de cada pista e ao estilo de pilotagem do piloto, conforme explica o Motor On Line. 

Observação: Os carros de Fórmula 1 são de tração traseira.

Ambos são considerados bons acertadores de carros. Senna de adaptava a qualquer tipo de carro, dianteiro traseiro ou neutro, o que facilitava suas performances.

Schumacher era brilhante em carros traseiros e neutros. Mas não se adaptava a carros dianteiros. Como ele mesmo confessou em 2010 quando voltou a Fórmula 1. Senna se adaptava  perfeitamente a carros dianteiros traseiros e neutros. O que tem tese coloca o brasileiro ligeiramente á frente em nivel de acerto de carro.

, Michael Schumacher teve um papel central e decisivo na reestruturação da Ferrari, transformando uma equipe que não vencia há décadas em uma dinastia dominante na Fórmula 1. Sua chegada em 1996, juntamente com a equipe técnica da Benetton, foi o catalisador para o retorno da escuderia italiana ao topo do esporte. 
Principais aspectos da reestruturação:
Atraiu grandes talentos: Schumacher não chegou sozinho à Ferrari. Ele trouxe consigo o diretor técnico Ross Brawn e o projetista Rory Byrne, peças-chave com quem já havia trabalhado na Benetton. Essa equipe técnica de elite foi fundamental para desenvolver os carros vencedores.
Paciência e desenvolvimento a longo prazo: Diferente de outros pilotos que buscavam resultados imediatos, Schumacher teve a paciência necessária para construir um projeto sólido. Foram cinco anos de trabalho intenso e desenvolvimento constante antes de conquistar o primeiro título em 2000.
Liderança e foco na equipe: O papel de Schumacher foi além de pilotar. Ele atuou como um líder, unindo a equipe e criando uma cultura de trabalho focada e dedicada. Sua postura de nunca culpar a equipe e sempre buscar soluções foi fundamental para o sucesso coletivo.
O legado da reestruturação:
A colaboração entre Schumacher, Brawn e Byrne, sob a liderança de Jean Todt, permitiu à Ferrari conquistar cinco títulos mundiais de pilotos (2000-2004) e seis títulos de construtores (1999-2004). O sucesso foi tão marcante que a era Schumacher é lembrada como uma das mais dominantes da história da F1. A reestruturação da Ferrari coloca o alemão como completo tecnicamente em relação ao brasileiro.

Genialidades de Ayrton Senna e Michael Schumacher .

Ayrton Senna e Michael Schumacher são considerados dois dos maiores pilotos da história da Fórmula 1, e suas carreiras foram marcadas por momentos de genialidade e domínio. Senna, conhecido por sua pilotagem agressiva e talento puro, conquistou três títulos mundiais e é lembrado por suas performances emocionantes, especialmente em circuitos como Mônaco e Interlagos. Schumacher, por outro lado, destacou-se por sua abordagem pragmática, determinação e recordes impressionantes, como o de sete títulos mundiais e 91 vitórias. 

Genialidades de Ayrton Senna:

Pilotagem agressiva e habilidade em ultrapassagens:

Senna era famoso por sua ousadia e capacidade de realizar ultrapassagens arriscadas, muitas vezes em momentos cruciais da corrida. 

Desempenho em circuitos desafiadores:

Senna tinha um talento especial para circuitos de rua, como Monaco, onde conquistou o maior número de vitórias. 

Liderança e motivação:

Senna era um líder inspirador para sua equipe, capaz de extrair o máximo de seus carros e companheiros de equipe. 

Estratégia e adaptação:

Senna era conhecido por sua capacidade de se adaptar rapidamente às condições da pista e encontrar soluções inovadoras para problemas técnicos. 

O gênio de Michael Schumacher:

Recordes e domínio:

Schumacher estabeleceu uma série de recordes na Fórmula 1, como o de 7 títulos mundiais, 91 vitórias, e o maior número de voltas mais rápidas, que permaneceram como referência por muitos anos. 

Pragmatismo e determinação:

Schumacher era conhecido por sua abordagem pragmática e sua determinação em vencer, buscando constantemente aperfeiçoar seu desempenho e alcançar seus objetivos. 

Habilidade em desenvolvimento de carros:

Schumacher tinha um talento especial para trabalhar com a equipe e desenvolver carros competitivos, como visto em sua passagem pela Ferrari. 

Habilidade em corridas sob chuva:

Schumacher era um mestre em corridas com chuva, mostrando uma habilidade impressionante em controlar o carro em condições adversas. 

Comparação:

Embora Senna e Schumacher tenham estilos diferentes, ambos foram extremamente bem-sucedidos e deixaram um legado duradouro na Fórmula 1. Enquanto Senna era admirado por sua paixão e habilidade pura, Schumacher foi elogiado por sua determinação e capacidade de construir equipes campeãs. A rivalidade entre os dois, principalmente no início da carreira de Schumacher, foi um dos pontos altos da história da Fórmula 1. Segundo opinião de especialistas No Site Oficial da Fórmula 1. 

                      

Schumacher ou Senna, quem é o melhor? Essa é uma polêmica que ultrapassa os limites do circo da F1. Embora Senna saia vitorioso nas votações, não é uma unanimidade na Fórmula 1, pois volta e meia se discute sobre qual dos dois foi o melhor.

Numericamente não haveria nada para se discutir. Schumacher disputou 307 grandes prêmios, com 91 vitórias, 68 poles e sete títulos, enquanto Senna disputou 161 grandes prêmios, com 41 vitórias, 65 poles e três títulos. 

Ayrton Senna disputou 161 grandes prêmios em dez anos de carreira. Caro (a) leitor (a).  Nos mesmos dez anos, Michael Schumacher tem números superiores. aos do brasileiro.

Em dez anos, Schumacher conquistou 53 vitórias contra 41 de Senna. Também em dez anos, Schumacher conquistou quatro títulos mundiais contra três títulos de Senna.

Schumacher estreou na Formula 1 em 1991, no Grande Premio da Bélgica , a décima primeira corrida no mundial daquele ano. Ambos disputaram apenas dois campeonatos inteiros. Schumacher chegou á frente de Senna em 1992 e Senna chegou a frente de Schumacher em 1993. Talvez seja impossível compara-los, pois um duelo pra valer entre ambos não aconteceu de fato.

Acompanho Formula 1 desde 1983. Acompanhei as carreiras completas de ambos. O brasileiro Ayrton Senna era um tipo de piloto que se poderia chamar de superdotado. Ayrton era um talento divino, um piloto de outro planeta. Ayrton entrava em um carro e fazia coisas impossíveis aos nossos olhos. Ayrton foi um talento natural divino no automobilismo. 

O alemão Michael Schumacher demostrou incrível capacidade de trabalhar para que equipes desacreditadas chegassem ao topo. Venceu dois campeonatos com a mediana Benneton em 1994 e 1995. Na sequencia tirou a Ferrari de um jejum de 21 anos, com cinco títulos consecutivos entre 2000 a 2004. Schumacher foi um trabalhador incansável nas equipes por onde passou.

Talvez seja impossível compara-los pois não houve um duelo pra valer entre o brasileiro Ayrton Senna e o alemão Michael Schumacher. Mas sem duvida foram dois gigantes na história do automobilismo.

Confira no link á seguir, as estatísticas dos pilotos  da Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/statistiques/pilote.aspx


Imagem ; Site Torcedores. 

Imagem 

Crédito: Crédito da foto: Arte/Torcedores.com (Getty Imagens e Reprodução/ Facebook oficial Ayrton Senna)





 








 

 


                       


                             


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Zetti x Rogério Ceni.

Zetti x Rogério Ceni.

Para muitos são paulinos é uma pergunta difícil de ser respondida. Acompanhando futebol desde os meus seis anos de idade, eu costumo avaliar um goleiro pelos seguintes fundamentos que eu entendo como fundamentais na posição.Como eu já havia dito na postagem sobre o goleiro Vanderlei no Santos,os fundamentos que eu avalio são : Saída do gol,reflexos,posicionamento da barreira em cobrança de falta,posicionamento da defesa quando o time é atacado e posicionamento embaixo das traves,ao meu ver,tanto Rogério Ceni quanto Zetti foram completos nesses fundamentos.
Entretanto, Ceni leva larga vantagem em números.Ele é o recordista de partidas por um mesmo clube com 1237 jogos pelo São Paulo contra 434 partidas de Zetti.Além disso Ceni é um dos dez maiores artilheiros do São Paulo com 131 gols marcados. Entre as pessoas que eu conheço há argumentos tanto em favor de Ceni quanto em favor de Zetti.
Os defensores de Zetti alegam que ele foi um goleiro mais completo embaixo das traves,além de saber defender cobranças de pênaltis.Já os defensores de Ceni alegam que ele foi a própria evolução dos goleiros no Brasil,pois ele sabia tanto defender quanto marcar gols.Os defensores de Ceni também citam o fato dele ter jogado toda a carreira em alto nível.
Bom eu sou torcedor do São Paulo, acho que Ceni foi uma bandeira maior no São Paulo em relação ao Zetti em função dos números. Mas eu não me baseio apenas em números quando avalio um esportista, como eu já disse no começo do texto, ambos foram goleiros completos nos fundamentos que eu considero importantes para a posição ,devemos avaliar pela qualidade técnica do goleiro e não somente por resultados .E na qualidade técnica vejo ambos no mesmo patamar.