quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

A tristeza desse torcedor.

 Confira a noticia no Blog do Paulinhohttps://blogdop


Patrimonialismo ou Estado patrimonial (Patrimonialstaat) é uma forma de organização política onde a autoridade estatal é fundamentada principalmente no poder pessoal exercido pelo governante (ou corporação) sobre suas o aparto estatal , como se estes fossem suas  propriedades. Foi comum tanto nas monarquias quanto nas repúblicas pré-modernas.

Num simples bate papo informal sobre administração pública no Brasil, é recorrente ouvirmos muita quexas na população “Não funciona!”, “Há muita burocracia!”, “Tem muito malandro que não trabalha!”, “É um antro de corrupção!”… E por aí vai. Temos que analisar no contexto histórico, para clarearmos   um pouco sobre o porquê de o brasileiro ser tão cético em relação à administração pública. E até certo ponto fazem sentido essas críticas. Termos que  resumir a história de nosso país como suporte para nossa explicação.

A origem dessa relação não muito amistosa do brasileiro com a administração pública remonta à época em que o Brasil era apenas colônia de Portugal. Os portugueses quando aqui chegaram para colonizar o Brasil trouxeram para nosso país, o mesmo jeito de administrar da metrópole  lusa . Um estilo de administração do Estado denominado patrimonialismo. Este modelo de administração, típico dos estados absolutistas europeus, tinha como principal característica a não distinção entre o que era bem público e o que era bem privado. Em outras palavras, não havia distinção entre o que pertencia ao Estado e o que pertencia ao detentor do poder, no caso de Portugal, o rei Dom Manuel I. Se este modelo estivesse vigorando hoje no Brasil, seria o mesmo que dizer que um, Presidente da República, um Senador ou um Deputado, seria dona de todos os bens do Estado brasileiro: móveis, imóveis, utensílios, acessórios: enfim, tudo seria da Dilma! Porque no Estado Patrimonialista, tudo que pertence ao Estado pertence ao detentor do poder.

Voltando ao estilo patrimonialista de administração português da época, podemos destacar ainda outras características decorrentes dessa não distinção entre o público e o privado: o rei era quem indicava os funcionários públicos que exerciam as funções do Estado, geralmente pessoas próximas a ele como amigos, parentes ou membros da nobreza. Eram esses funcionários, os responsáveis pela justiça, pela elaboração de leis e pela ordem. Por este trabalho eles eram bem remunerados, detinham honrarias aristocráticas. Assim como tinham acesso ao luxo e a ostentação.  Segundo a historiadora e mestra Sandra Lima. na habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcantara Machado (FIAAM FAAM).

Pluripartidarismo, também conhecido como sistema pluripartidário ou multipartidário, é um sistema político em qual três ou mais partidos políticos podem assumir o controle de um governo, de maneira independente, ou numa coalizão

A critica à mesma advém de ela, normalmente, se transformar em partidocracia.

O termo partidocracia constitui um neologismo usado para definir a liberal vontade que seja um ou mais partidos a exercerem o domínio político sobre o governo de um país ou nação e que surge do pluripartidarismo.

Portugal desde as suas  primeiras expedições com o objetivo de reconhecer as novas colonias ,  trouxeram para cá todos eses vícios , na forma de administrar a colônia brasileira . Martim Afonso de Sousa, que fundou a primeira vila no Brasil – a Vila de São Vicente, em 1532 – foi enviado pelo rei de Portugal que transferiu a ele todo o poder de mando e desmando sobre todos os habitantes do Brasil . Detalhe: Martim Afonso de Sousa era muito próximo do Rei e parente próximo de um membro do Conselho Real, o que contribuiu decisivamente para ser detentor de tanto poder 

Em 1822, quando o Brasil torna-se independente, boa parte da lógica administrativa estava impregnada das práticas patrimonialistas herdadas do período colonial. Para começar, tínhamos um Imperador, D. Pedro I, que nos impôs  uma Constituição – a de 1824 – recheada de dispositivos que alimentavam o patrimonialismo: o que dizer do Poder Moderador, que dava plenos poderes ao Imperador. Segundo a historiadora e mestra Sandra Lima. na habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

A República é uma estrutura política de Estado ou forma de governo em que, segundo Cícero, são necessárias três condições fundamentais para caracterizá-la: um número razoável de pessoas (multitude); uma comunidade de interesses e de fins (communio); e um consenso do direito (consensus iuris). Nasce das três forças reunidas: libertas do povo, auctoritas do senado e potestas dos magistrados.[1] A República é vista, mais recentemente, como uma forma de governo na qual o chefe de Estado é eleito pelo povo ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada.[2] A eleição do chefe de Estado, por regra chamado presidente da república, é normalmente realizada através do voto livre e secreto. Dependendo do sistema de governo, o presidente da república pode ou não acumular o poder executivo, sendo, neste caso, além de chefe de Estado, chefe de governo. O mandato tem uma duração típica de quatro ou cinco anos, havendo em geral uma limitação no número consecutivo de mandatos.
No seu conçeito absoluato. A República prega o extremo zelo dos governantes para com a administração pública. 
Patrimonialismo ou Estado patrimonial (Patrimonialstaat) é uma forma de organização política onde a autoridade estatal é fundamentada principalmente no poder pessoal exercido pelo governante (ou corporação) sobre suas propriedades. Foi comum tanto nas monarquias quanto nas repúblicas pré-modernas.
O termo foi cunhado pelo sociólogo alemão Max Weber, referindo-se à característica de um Estado sem distinções entre os limites do público e os limites do privado
Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder de governar. Compreende a forma de governo, o sistema de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. É a capacidade política de decidir, possibilitando a realização de políticas públicas. Assim, governabilidade também diz respeito à eficiência do governo de implementar suas políticas através de articulação entre partidos que formam maioria na base aliada. Envolve o atendimento ou troca de interesses políticos, de forma que o Executivo consiga apoio parlamentar na aprovação de projetos legislativos, dando em contraprestação, nesse jogo de poder, ministérios e cargos para seus aliados.
Governabilidade é a capacidade política do Estado;
Governança é a capacidade da administração em executar as políticas públicas.
Um governante sem governabilidade, tem seu mandato inviabilizado, uma vez que o mandatário fica impedido de aprovar suas propostas de governo. O resultado da falta de governabilidade, é a ausencia da governança, pois o mandatário se torna incapaz de administrar a economia do país, e também incapaz de atender os anseios da sociedade.
A governabilidade de um mandatário, tem sentido na legitimidade. Na legitimidade, a governança do mandatário é ampla, pois o mesmo adquire competência técnica para antender os anseios mais direitos dos seus respectivos governados De acordo com o sociólogo, mestre e doutor César Portantiolo Maia, durante a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcantara Machado.
Um clube esportivo (português brasileiro) ou clube desportivo (português europeu) é uma organização sem fins lucrativos ou empresa que possui uma estrutura e equipes, profissionais ou amadoras, de atletas que praticam esportes, sejam eles individuais ou coletivos. Tradicionalmente, clubes possuem torcida que os apoiam e acompanham durante as competições, e participam de torneios de grande publicidade.
Os clubes possuem várias fontes de receitas, tais como bilheteria de seus jogos e demais eventos, acordos com outras empresas, o que inclui propaganda e outras formas de patrocínio, venda de roupas "oficiais" e produtos licenciados do clube, ou com mensalidades e contribuições de sócios, que frequentam a instituição e usam suas instalações.
Na Confederação Brasileira de Futebol, CBF, nas Federações e nos Clubes de Futebol, nunca houve qualquer distinção entre o público e privado nas suas administrações.
Na Confederação Brasileira de Futebol, CBF, nas Federações e nos Clubes de Futebol, os dirigentes sempre tiveram suas administrações como seus respectivos patrimônios pessoais, desde que eu acompanho futebol na minha infância.
A exclusão da Seleção Brasileira e dos Clubes de Futebol no Brasil, nos campeonatos organizados pela FIFA, poderia ser o inicio de uma grande revolução no futebol brasileiro.

Confira a liderança do Palmeiras, entre os 382 maiores campeões no Brasil, no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/especial21.html


Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site Sports Value.



 



 




 





São Paulo encerra tabu em Itaquera e vence Corinthians.

 


O São Paulo quebrou o tabu que durava 10 anos e venceu o Corinthians na Néo Química Arena. Em Majestosos  valido  pelo Campeonato Paulista o Tricolor superou o Timão por 2 a 1 em Itaquera, com gols de Calleri e Luiz Gustavo. Arthur Sousa descontou para os mandantes nos acréscimos do segundo tempo. O zagueiro Caetano foi expulso no primeiro tempo, após revisão do VAR.

Com o resultado, o São Paulo chega aos dez pontos e permanece na liderança do Grupo D do Paulistão. Já o Corinthians estaciona nos três pontos e pode acabar na lanterna do Grupo C em caso de vitória da Inter de Limeira.

Embora o time corintiano tenha tomado mais a iniciativa, o time são paulino foi mais efetivo nos contragolpes. Com suas linhas de defesa, meio campo e ataque bem posicionadas, o time são paulino teve muita efetividade nos contragolpes.

Contra atacando em velocidade, os são paulinos exploraram as brechas na defesa corintiana durante a maior parte do jogo. O time corintianos, que ja era dominando tendo 11 jogadores, acabou desmoronando com a expulsão de Caetano, após consulta ao VAR.

Jogando em contragolpes, os são paulinos abriram 2 a 0 com facilidade. Mesmo com maior posse da boa, os corintianos erravam muitos passes.

Os corintianos até diminuíram nos acréscimos. Mas não evitaram a derrota no Néo Química Arena na noite de ontem.

Confira os arquivos do Corinthians, no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/corinthians_capa.html


Confira a história e títulos do São Paulo, no site campeões do futebol ttps://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_saopaulo.ht




 


terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Cronologia.

 Um clube esportivo (português brasileiro) ou clube desportivo (português europeu) é uma organização sem fins lucrativos ou empresa que possui uma estrutura e equipes, profissionais ou amadoras, de atletas que praticam esportes, sejam eles individuais ou coletivos.[1] Tradicionalmente, clubes possuem torcida que os apoiam e acompanham durante as competições, e participam de torneios de grande publicidade.

Os clubes possuem várias fontes de receitas, tais como bilheteria de seus jogos e demais eventos, acordos com outras empresas, o que inclui propaganda e outras formas de patrocínio, venda de roupas "oficiais" e produtos licenciados do clube, ou com mensalidades e contribuições de sócios, que frequentam a instituição e usam suas instalações.

Século 19

Século XIX

1888: O São Paulo Athletic Club, o primeiro clube esportivo do país, é fundado (13 de maio).

1894: Charles Miller retorna ao Brasil para trazer na bagagem duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro com as regras do futebol e uma bomba de encher bolas (18 de fevereiro).

1895: O primeiro jogo de futebol no país é realizado entre funcionários de empresas inglesas Gas Company of São Paulo (Companhia de Gás de São Paulo) e São Paulo Railway Company (Companhia Ferroviária de São Paulo), na Várzea do Carmo, em São Paulo onde o São Paulo Railway, o time de Charles Miller, vence por 4 a 2 (14 de abril).[1][2] O Clube de Regatas do Flamengo, é fundado no Rio de Janeiro, como clube de remo.

1898: O Club de Regatas Vasco da Gama é fundado no Rio de Janeiro no dia 21 de agosto, como clube de remo.

1899: O Esporte Clube Vitória é fundado, dia 13 de maio, como "Club de Cricket Victoria" (devido ao cricket) sendo o primeiro clube social nacional fundado apenas por brasileiros. Funda-se em São Paulo, em 19 de agosto, o Sport Club Internacional, para a prática do futebol e, em 7 de setembro, O Sport Club Germânia, um clube esportivo, atualmente com o nome de Esporte Clube Pinheiros, ambos por Hans Nobiling.

1900: Em 1º de janeiro, funda-se no então bairro Votorantim, em Sorocaba, o Sport Club Savoia, atualmente um clube social com o nome de Votorantim Club. O Sport Club Rio Grande, mais antigo clube de futebol brasileiro ainda em atividade, é fundado (19 de julho). A Associação Atlética Ponte Preta é fundada em Campinas, São Paulo (11 de agosto).

Século 20.

Século XX

1901:

O Clube Náutico Capibaribe é fundado em Recife (7 de abril).

Oscar Cox organiza o primeiro jogo de futebol na história do Estado do Rio de Janeiro (22 de setembro).

O Velódromo de São Paulo é fundado em São Paulo e torna-se o primeiro campo de futebol da história do país (18 de outubro), com arquibancadas de madeira.

A Liga Paulista de Foot-Ball é fundada (19 de dezembro).

1902:

O Esporte Clube 14 de Julho (Santana do Livramento) é fundado no Rio Grande do Sul em 14 de julho.

O Campeonato Paulista de Futebol é realizado no Estado de São Paulo e torna-se o primeiro torneio de futebol organizado no país (3 de maio a 26 de outubro).

O Fluminense Football Club é fundado por Oscar Cox no Rio de Janeiro (21 de julho).[3]

1903: O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é fundado (15 de setembro).

1904:

Trabalhadores da fábrica de tecelagem Bangu formam o primeiro time de futebol proletário do país, o Bangu Atlético Clube, no Rio de Janeiro (17 de abril).

O Botafogo de Futebol e Regatas é fundado (12 de agosto).

O America Football Club (Rio de Janeiro) é fundado (18 de setembro).

1905:

O Clube do Remo é fundado (05 de fevereiro).

O Sport Club do Recife é fundado (13 de maio).

1908: São fundados o Clube Atlético Mineiro (25 de maio) e o Villa Nova Atlético Clube (28 de junho).

1909:

O Sport Club Internacional é fundado (4 de abril).

O Coritiba Foot Ball Club é fundado (12 de outubro).

O Botafogo vence o Mangueira por 24 a 0 no Campeonato Carioca, resultado considerado como a maior goleada da história do futebol brasileiro (20 de maio).

Arthur Friedenreich estreia pelo Germânia (15 de agosto).

1910: O Sport Club Corinthians Paulista é fundado (1 de setembro).

1911:

O Barra Mansa é considerado o primeiro time profissional do Brasil.

O Guarani Futebol Clube é fundado em (2 de abril).

1912:

O Santos Futebol Clube é fundado (14 de abril).

O América Futebol Clube (Belo Horizonte) é fundado (30 de abril).

O Operário Ferroviário Esporte Clube (Ponta Grossa/PR) é fundado em (01 de maio).

O Clube de Regatas Brasil é fundado (20 de setembro).

1913:

O Nacional Futebol Clube é fundado em (13 de janeiro).

O Atlético Rio Negro Clube é fundado em (13 de dezembro).

1914:

O Santa Cruz Futebol Clube é fundado (3 de fevereiro).

O Ceará Sporting Club é fundado.

A Federação Brasileira de Sports (FBS), embrião da CBF, é criada (8 de junho).[2][4]

A Seleção Brasileira de Futebol participa do primeiro jogo não-oficial no amistoso, no Estádio das Laranjeiras e vence o Exeter Club da Inglaterra por 2 a 0 no campo do Fluminense com o seu primeiro uniforme oficial e gols de Oswaldo Gomes e Osman (21 de julho).[2][5]

O Palmeiras é fundado (26 de agosto) com o nome de Società Sportiva Palestra Italia.

O primeiro jogo noturno de futebol do país entre Vila Isabel F.C. e Seleção da Liga Campista é realizado em Vila Isabel, no Rio de Janeiro (5 de setembro).[carece de fontes]

O primeiro jogo internacional da Seleção Brasileira de Futebol, formada pelos jogadores Arnaldo, Bartô I, Friedenreich, Lagreca, Marcos, Millon, Nery, Octavio Egydio, Oswaldo Gomes, Mário Pernambuco, Píndaro e Rubens Salles, acontece contra a Argentina em um amistoso, no campo do Club Gimnasia y Esgrima em Buenos Aires onde a Seleção Argentina vence por 3 a 0 (20 de setembro).[2]

O Brasil é campeão da primeira Copa Roca, vencendo a Argentina por 1 a 0, em Buenos Aires (27 de setembro).

1915: O ABC Futebol Clube é fundado (29 de junho)[6].

1916: A Federação Brasileira de Sports (FBS) passa a se chamar a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) (5 de dezembro).[2]

1918: O São Raimundo Esporte Clube é fundado em (18 de novembro).

1919:

A terceira edição do Campeonato Sul-Americano é realizada no Brasil (11 de maio a 29 de maio).

O Estádio das Laranjeiras é inaugurado no Rio de Janeiro (11 de maio), com capacidade para 18.000 pessoas, sendo o primeiro estádio de futebol de cimento construído na América do Sul.

O Rio Branco Football Club é fundado no Acre (8 de junho). A Confederação Brasileira de Desportos (CBD) é fundada (20 de agosto).

1920: É jogado o Campeonato Brasileiro de Clubes Campeões, primeira competição nacional, organizada pela CBD, em pleno amadorismo. O campeão foi o Club Athletico Paulistano, que derrotou o Fluminense e o Brasil de Pelotas.

1921: É fundado o Societá Sportiva Palestra Itália, atualmente chamado Cruzeiro Esporte Clube (2 de janeiro).

1922:

É disputada a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, competição da CBD, com título da Seleção Paulista.

O Brasil é bicampeão da segunda Copa Roca, vencendo a Argentina por 2 a 1, em São Paulo (22 de outubro). Em outubro, a Seleção Brasileira sagra-se novamente campeã sul-americana no Estádio de Laranjeiras, então ampliado para receber 25.000 pessoas.

1923: É fundado o Avahy Football Club, atualmente chamado Avaí Futebol Clube (1 de setembro).

1924:

O Clube Atlético Paranaense é fundado (dia 26 de março) em Curitiba.

O Clube Atlético Juventus é fundado dia 20 de abril, no tradicional bairro italiano da Mooca, na cidade de São Paulo.

1927: É inaugurado o Estádio Vasco da Gama, popularmente conhecido como São Januário.

1930:

O São Paulo Futebol Clube é fundado (25 de janeiro).

A Seleção Brasileira de Futebol participa da primeira partida da Copa do Mundo FIFA em Uruguai. Preguinho torna-se o jogador brasileiro a marcar o primeiro gol na Copa. Entretanto, a Seleção é derrotada pela Iugoslávia por 2 a 1 em Montevidéu (14 de julho).[7]

1931: O Esporte Clube Bahia é fundado (1 de janeiro).

1933:

É realizada a primeira partida profissional de futebol no Brasil, entre os clubes: São Paulo Futebol Clube e o Santos Futebol Clube (12 de março).[8]

O Torneio Rio-São Paulo é realizado pela primeira vez (7 de maio a 10 de dezembro).

O Palestra Itália (atual Palmeiras) conquista o Torneio Rio-São Paulo (10 de dezembro).

1935:

Arthur Friedenreich se despede da carreira profissional do futebol (21 de julho).

O São Paulo Futebol Clube é refundado (16 de dezembro).

1937: A primeira competição nacional do futebol profissional brasileiro é realizada. Em 2023 seria reconhecida como primeira edição do Campeonato Brasileiro de Futebol: o Torneio dos Campeões, organizado pela Federação Brasileira de Football, reunia cinco campeões estaduais (antigo DF, ES, MG, antigo RJ, SP), e teve como vencedor o Clube Atlético Mineiro, primeiro campeão brasileiro.

1940: É inaugurado o Estádio do Pacaembu em São Paulo (27 de abril).

1941:

A Federação Paulista de Futebol é fundada no Estado de São Paulo (22 de abril).

A Federação de Futebol do Piauí é fundada (25 de novembro).

1945: O Brasil é tricampeão da Copa Roca, vencendo a Argentina por 3 a 1, no Rio de Janeiro (23 de dezembro).

1946: O Brasil é escolhido como a sede da Copa do Mundo FIFA de 1950 pelo 25° Congresso da FIFA em Luxemburgo (26 de julho).

1948: O Vasco da Gama ganha pela primeira vez um título para o Brasil fora do território nacional, contando tanto torneios interclubes quanto entre seleções: O Campeonato Sul-Americano de Campeões.

1949: Lamartine Babo compõe os hinos populares (não oficiais) dos 11 participantes do Campeonato Carioca de Futebol de 1949. Sendo esses: America Football Club (seu clube de coração), Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Botafogo, Bangu, São Cristóvão, Madureira, Olaria, Bonsucesso, e Canto do Rio.[9][10]

1950:

O Estádio do Maracanã é inaugurado no Rio de Janeiro (16 de junho).

A Copa do Mundo FIFA de 1950 é realizada no Brasil (24 de junho a 16 de julho). A Seleção Brasileira é derrotada pelos uruguaios na final da Copa, no Estádio do Maracanã, sendo este evento conhecido popularmente como Maracanazo (16 de julho).

1951: A primeira edição da Copa Rio, um torneio intercontinental criado com o objetivo de ser uma Copa do Mundo de Clubes, é disputada por oito equipes de países da Europa e América do Sul em São Paulo e no Rio de Janeiro (30 de junho a 22 de julho). É vencido pela Sociedade Esportiva Palmeiras, considerado à época como a redenção do futebol brasileiro após o Maracanazo de 1950, coroando a S.E. Palmeiras como o primeiro clube campeão mundial.[11][12][13]

1952: A segunda edição da Copa Rio é disputada por oito equipes de países da Europa e América do Sul em São Paulo e no Rio de Janeiro (13 de julho a 2 de agosto). O Fluminense é o vencedor.

1956: Pelé estreia pelo Santos, começa sua carreira profissional e faz o primeiro gol, vencendo o Corinthians de Santo André por 7 a 1 (7 de setembro).

1957: O Brasil é tetracampeão da Copa Roca em São Paulo (10 de julho). Pelé estreia pela Seleção Brasileira de Futebol (7 de setembro).

1958: A Seleção Brasileira se consagra campeã da Copa do Mundo FIFA de 1958 pela primeira vez, vencendo a Suécia por 5 a 2 (29 de junho).

1959: É realizada a segunda edição do Campeonato Brasileiro (considerada primeira edição de dezembro de 2010 a agosto de 2023), com o nome oficial de Taça Brasil, iniciando-se a regularidade do campeonato nacional. O Esporte Clube Bahia conquista seu primeiro título brasileiro, vencendo o Santos de Pelé, por 3 a 1, no Maracanã (29 de março).[14]

1960:

O Brasil é pentacampeão da Copa Roca, vencendo a Argentina por 4 a 1 em Buenos Aires (29 de maio).

O Bahia é o primeiro time brasileiro a disputar a Taça Libertadores, em sua primeira edição.

O Palmeiras vence o Fortaleza no Pacaembu por uma goleada de 8 a 2 e conquista seu primeiro Campeonato Brasileiro (28 de dezembro).

1961:

O Palmeiras se torna o primeiro time brasileiro a disputar a final da Libertadores.

O Santos derrota o Bahia no Pacaembu por 5 a 1 e fatura seu primeiro título brasileiro (22 de dezembro).

1962:

A Seleção Brasileira é bicampeã da Copa do Mundo FIFA, vencendo a Tchecoslováquia por 3 a 1 no Estádio Nacional, Santiago, Chile (17 de junho).

O Santos conquista o bicampeonato brasileiro.

O Santos é o primeiro time brasileiro a ser campeão da Libertadores.

O Santos é campeão da Taça Intercontinental, competição esta que foi reconhecida pela FIFA em outubro de 2017 como sendo mundial.[15][16] Com isso, o clube conquistou o seu primeiro título mundial, vencendo por 5 a 2 o Benfica em Lisboa (11 de outubro).

1963:

O Brasil é hexacampeão da Copa Roca, vencendo a Argentina por 5 a 2 no Rio de Janeiro (16 de abril).

O Santos conquista o tricampeonato brasileiro.

O Santos é o primeiro time brasileiro a ser bicampeão da Libertadores.

O Santos é o primeiro clube bicampeão mundial, ao conquistar a Taça Intercontinental, vencendo o Milan por 1 a 0 no Rio de Janeiro (16 de novembro).[15][16]

O Botafogo é o primeiro time brasileiro que disputou a Libertadores sendo vice-campeão (assumiu a vaga do campeão brasileiro porque o Santos era o atual campeão da Libertadores).

1964: O Santos conquista o tetracampeonato brasileiro.

1965: O Santos conquista o pentacampeonato brasileiro (de forma consecutiva).

1966:

Pela primeira vez os times brasileiros não disputam a Libertadores.

O Cruzeiro vence o Santos no Mineirão por 3 a 2 e ganha seu primeiro título brasileiro (7 de dezembro).

1967:

Foi criado o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, antigo formato do atual Campeonato Brasileiro. A primeira edição do Torneio Roberto Gomes Pedrosa foi disputada entre os dias 5 de março a 8 de junho (não foi organizado pela CBD).

O Palmeiras vence o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, conquistando assim seu segundo título brasileiro (8 de junho).

O Palmeiras ganha a Taça Brasil, no Maracanã, ao vencer o Náutico por 2 a 0, e se sagra campeão brasileiro pela terceira vez (29 de dezembro).

1968:

É disputada a segunda edição do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Pela primeira vez é organizada pela CBD e é oficialmente renomeada para Taça de Prata. Também definiria o representante para a Libertadores, pois a Taça Brasil daquele ano terminaria após o início da Libertadores no ano seguinte (entretanto, no ano seguinte, novamente os times brasileiros não participaram da Libertadores). O Santos ganha a competição e fatura o seu sexto título brasileiro.

É disputada a última edição da Taça Brasil, e também pela primeira vez não definiria o representante para a Libertadores. O Botafogo vence o certame e é o primeiro clube da cidade do Rio de Janeiro a ganhar um título brasileiro.

1969:

Os times brasileiros não disputaram a Libertadores.

O Palmeiras fatura o seu quarto título do Campeonato Brasileiro (7 de dezembro).

Pelé, pelo Santos, marca seu milésimo gol, vencendo o Vasco da Gama por 2 a 1 (19 de novembro).

1970:

É feita a inauguração completa do Estádio do Morumbi, em São Paulo (25 de janeiro).

Os times brasileiros não disputaram a Libertadores.

A Seleção Brasileira é a tricampeã na Copa do Mundo FIFA do México, vencendo a Itália por 4 a 1 no Estádio Azteca, na Cidade do México (21 de junho).

A quarta e última edição do Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Taça de Prata é disputada (6 de setembro a 7 de dezembro), tendo o Fluminense como campeão (20 de dezembro).

1971:

É criado o Campeonato Nacional de Clubes.

O Atlético Mineiro ganha seu segundo Campeonato Brasileiro. A partir de 1976,[nota 1] a CBD deixa de colocar os títulos do Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Taça de Prata em igualdade de condições com os títulos do Campeonato Nacional de Clubes/Copa Brasil, portanto esta edição era considerada como a primeira do Campeonato Brasileiro. Porém, em 2010, a CBF, sucessora da CBD, unifica os títulos da Taça Brasil e do Roberto Gomes Pedrosa aos títulos brasileiros pós-1970.

O Brasil e a Argentina empatam por 2 a 2 no final da Copa Roca em Buenos Aires (31 de julho). A Minicopa, o torneio de futebol entre seleções nacionais patrocinado pelo país como parte das comemorações do Sesquicentenário da Independência do Brasil, é realizado (11 de junho a 9 de julho).

Pelé se despede da Seleção Brasileira de Futebol em amistoso contra Áustria, no Estádio do Morumbi (11 de julho). Na verdade Pelé se despediu da Seleção em 18 de julho de 1971, em um amistoso contra a antiga Iugoslávia, cujo placar final foi de 2 x 2, com gols de Gérson e Rivelino. O Pelé jogou apenas o primeiro tempo.

1972: O Palmeiras se sagra campeão brasileiro pela quinta vez (23 de dezembro).

1973:

O jogador Cosme da Silva Campos, do Atlético Mineiro, torna-se o primeiro jogador brasileiro de futebol a ser flagrado no exame antidoping após fazer dois gols na partida contra o Vasco da Gama durante o Campeonato Brasileiro (18 de novembro).[24][25]

O Palmeiras se sagra hexacampeão brasileiro, a segunda conquista consecutiva. O clube empata com seu rival Santos no número de títulos brasileiros.

1974: O Vasco da Gama é campeão brasileiro pela primeira vez (1 de agosto).

1975: O Internacional é campeão brasileiro pela primeira vez (14 de dezembro).

1976:

O Brasil é campeão da última Copa Roca, vencendo a Argentina por 2 a 0 no Rio de Janeiro (19 de maio).

O Cruzeiro Esporte Clube é campeão da Taça Libertadores pela primeira vez (30 de julho).

O Internacional é bicampeão brasileiro (12 de dezembro).

1977:

Pelé, do New York Cosmos, participa da partida entre o Cosmos e o Santos, no Giants Stadium, East Rutherford, New Jersey, nos Estados Unidos, para encerrar a sua carreira no futebol profissional (1 de outubro).[26]

O São Paulo é campeão brasileiro pela primeira vez.

1978: O Guarani Futebol Clube é campeão brasileiro pela primeira vez (13 de agosto).

1979: O Internacional é tricampeão brasileiro (23 de dezembro).

1980: O Flamengo é campeão brasileiro pela primeira vez (1 de junho).

1981:

O Grêmio é campeão brasileiro pela primeira vez (3 de maio).

Pelé é eleito como o Atleta do Século pelo jornal francês L'Equipe (15 de maio).

O Flamengo conquista sua primeira Taça Libertadores (23 de novembro).

O Flamengo vence a Copa Intercontinental, goleando o Liverpool por 3 a 0, conquistando assim o título de campeão mundial (13 de dezembro).[15][16]

1982: O Flamengo é bicampeão brasileiro (25 de abril).

1983:

O Flamengo é tricampeão brasileiro, o segundo título consecutivo (29 de maio).

O Grêmio é campeão da Taça Libertadores pela primeira vez (28 de julho).

O Grêmio vence a Copa Intercontinental e torna-se campeão mundial (11 de dezembro).[15][16]

A Taça Jules Rimet, conquistada pela Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA de 1970, é roubada da sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro e depois é derretida (19 de dezembro).

1984: O Fluminense é bicampeão brasileiro (28 de maio).

1985: O Coritiba é campeão brasileiro pela primeira vez (31 de julho).

1986: O São Paulo é bicampeão brasileiro.

1987:

O Clube dos 13 é fundado com sede em Porto Alegre (11 de julho).

Após 25 anos sem disputa, é jogada a última edição do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, com título da Seleção do Rio de Janeiro, representada na final pelo Americano.

O Sport Club do Recife conquista o seu primeiro título do Campeonato Brasileiro, após vencer o Guarani por 1 a 0 (7 de fevereiro de 1988).

1988: O Esporte Clube Bahia conquista o bicampeonato brasileiro (19 de fevereiro de 1989).

1989:

A primeira edição da Copa do Brasil é disputada e tem o Grêmio como campeão (19 de julho a 2 de setembro).

O Vasco da Gama é bicampeão brasileiro (16 de dezembro).

O Paraná Clube é fundado (19 de dezembro).

1990:

O Flamengo é campeão da Copa do Brasil (7 de novembro).

O Corinthians é campeão brasileiro pela primeira vez (16 de dezembro).

1991:

O Criciúma Esporte Clube é campeão da Copa do Brasil (2 de junho).

O São Paulo é tricampeão brasileiro (9 de junho).

1992:

O São Paulo conquista pela primeira vez a Taça Libertadores (17 de junho).

O Flamengo é tetracampeão brasileiro (19 de julho).

O São Paulo vence o Barcelona por 2 a 1 e é campeão da Copa Intercontinental, conquistando seu primeiro título mundial (13 de dezembro).[15][16]

O Internacional é campeão da Copa do Brasil (13 de dezembro).

1993:

O São Paulo conquista o bicampeonato da Libertadores (26 de maio).

O Cruzeiro é campeão da Copa do Brasil (3 de junho).

O São Paulo vence a Copa Intercontinental após ganhar do Milan por 3 a 2, tornando-se bicampeão mundial (12 de dezembro).[15][16]

O Palmeiras é heptacampeão brasileiro e se isola como o maior campeão nacional (19 de dezembro).

1994:

A Seleção Brasileira é tetracampeã da Copa do Mundo FIFA, vencendo a Itália por 3 a 2 nos pênaltis após um empate de 0 a 0 no Estádio Rose Bowl, Pasadena, Estados Unidos (17 de julho).

O Grêmio é bicampeão da Copa do Brasil (10 de agosto).

O Palmeiras é octocampeão brasileiro (18 de dezembro).

1995:

Romário é eleito o melhor jogador do mundo do ano 1994 pela FIFA (30 de janeiro).[27]

O Corinthians é campeão da Copa do Brasil (21 de junho).

O Grêmio conquista o bicampeonato da Taça Libertadores (30 de agosto).

O Botafogo é bicampeão brasileiro (17 de dezembro).

1996:

O Cruzeiro é bicampeão da Copa do Brasil (19 de junho).

O Grêmio é bicampeão brasileiro (15 de dezembro).

1997:

Ronaldo é eleito o melhor jogador do mundo do ano 1996 pela FIFA pela primeira vez (20 de janeiro).[27]

O Grêmio é tricampeão da Copa do Brasil (22 de maio).

O Cruzeiro é bicampeão da Taça Libertadores (13 de agosto).

O Vasco da Gama é tricampeão brasileiro (21 de dezembro).

A Seleção Brasileira de Futebol ganha a Copa das Confederações da FIFA pela primeira vez (22 de dezembro).

1998:

Ronaldo, do Internazionale, é eleito o melhor jogador do mundo do ano 1997 pela FIFA pela segunda vez seguida (12 de janeiro).[28]

O Palmeiras conquista a Copa do Brasil (30 de maio).

O Vasco da Gama é campeão da Libertadores pela primeira vez (26 de agosto).

O Corinthians é bicampeão brasileiro (23 de dezembro).

1999:

O Palmeiras conquista seu primeiro título da Libertadores da América (16 de junho).

O Esporte Clube Juventude é campeão da Copa do Brasil (27 de junho).

O Corinthians é tricampeão brasileiro (22 de dezembro).

2000:

O Campeonato Mundial de Clubes da FIFA é realizado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e é vencido pelo Corinthians (5 a 14 de janeiro).

Rivaldo é eleito o melhor jogador do mundo do ano 1999 pela FIFA (24 de janeiro).[28][27]

O Cruzeiro é tricampeão da Copa do Brasil (9 de julho).

Após disputas judiciais relativas à perda de pontos (por escalação irregular) e ao rebaixamento em 1999, foi disputada a maior edição de um Campeonato Brasileiro, a Copa João Havelange, certame jogado por 116 clubes divididos em 4 módulos. Foi organizada pelo Clube dos 13 e teve como campeão o Vasco da Gama, que conquistou seu quarto título (18 de janeiro de 2001).

Século XXI

2001:

O Grêmio é tetracampeão da Copa do Brasil (17 de junho).

O Atlético Paranaense é campeão brasileiro pela primeira vez (23 de dezembro).

2002:

O Corinthians é bicampeão da Copa do Brasil (15 de maio).

A Seleção Brasileira é pentacampeã da Copa do Mundo FIFA, vencendo a Alemanha por 2 a 0 no Estádio Internacional de Yokohama, em Yokohama, Japão (30 de junho).

O Santos é heptacampeão brasileiro (15 de dezembro).

Ronaldo é eleito o melhor jogador do mundo do ano 2002 pela FIFA pela terceira vez em Madri, Espanha (17 de dezembro).[29]

2003:

O Estatuto do Torcedor é sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (15 de maio).

O Cruzeiro é tetracampeão da Copa do Brasil (11 de junho).

Pela primeira vez foi disputado no Campeonato Brasileiro de Futebol o sistema de pontos corridos, então vencido pelo Cruzeiro, que conquistou seu segundo título (14 de dezembro).

2004:

O Esporte Clube Santo André é campeão da Copa do Brasil (30 de junho).

O zagueiro do AD São Caetano, Paulo Sérgio de Oliveira, mais conhecido como Serginho, morre em uma partida pelo Campeonato Brasileiro contra o São Paulo, no Morumbi (27 de outubro).

O atacante Romário encerra sua carreira na Seleção Brasileira (11 de novembro).

O Santos é octocampeão brasileiro, empatando com o Palmeiras como maior campeão do Brasil (19 de dezembro).

O meia do Barcelona, Ronaldinho Gaúcho, é eleito o melhor jogador do mundo do ano 2004 pela FIFA (20 de dezembro).

2005:

O Paulista Futebol Clube é campeão da Copa do Brasil (22 de junho).

O Brasil derrota a Seleção Argentina de Futebol e é bicampeão da Copa das Confederações da FIFA (29 de junho).

O São Paulo conquista o tricampeonato da Libertadores, sendo primeiro clube brasileiro a alcançar o feito (14 de julho).

A revista Veja denuncia um esquema de manipulação de resultados futebolísticos, conhecido como Máfia do Apito (23 de setembro).

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anula os 11 jogos apitados pelo árbitro Edílson Pereira de Carvalho no Campeonato Brasileiro da Série A (2 de outubro).

O Corinthians é tetracampeão brasileiro (4 de dezembro).

O São Paulo vence o Liverpool por 1 a 0 e é campeão do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA na cidade de Yokohama, Japão (18 de dezembro).

Ronaldinho Gaúcho é eleito o melhor jogador do mundo do ano 2005 pela FIFA (19 de dezembro).[30]

2006:

O Internacional é campeão da Libertadores pela primeira vez (6 de junho) .

O Flamengo é tricampeão da Copa do Brasil (26 de julho).

Rogério Ceni, do São Paulo, torna-se o maior goleiro artilheiro da história ao chegar a 64 gols contra o Cruzeiro em cobrança de falta e supera o goleiro paraguaio José Luis Chilavert (20 de agosto).[28]

O São Paulo é tetracampeão brasileiro (3 de dezembro).

O Internacional vence o Barcelona e é campeão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA (17 de dezembro).

2007:

Romário, do Vasco, marca o milésimo gol contra o Sport, no estádio de São Januário, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro (20 de maio).

O Fluminense é campeão da Copa do Brasil (6 de junho).

O Brasil é anunciado oficialmente como sede da Copa do Mundo de 2014 pela FIFA (30 de outubro).

O São Paulo é pentacampeão brasileiro (2 de dezembro).

Kaká é eleito o melhor jogador do mundo do ano 2007 pela FIFA (17 de dezembro).[31]

2008:

O Sport é campeão da Copa do Brasil (11 de junho).

O São Paulo é hexacampeão brasileiro, alcançando o tricampeonato consecutivo (7 de dezembro).

2009:

Doze cidades brasileiras são anunciadas pela FIFA como as sedes oficiais da Copa do Mundo de 2014 (31 de maio).

Brasil é tricampeão da Copa das Confederações FIFA, derrotando os Estados Unidos na final por 3 a 2 (28 de junho).

O Corinthians é tricampeão da Copa do Brasil (1 de julho).

O Flamengo conquista o pentacampeonato brasileiro (6 de dezembro).

2010:

O Santos é campeão da Copa do Brasil (4 de agosto).

O Internacional conquista o bicampeonato da Libertadores (18 de agosto).

O Fluminense é tricampeão brasileiro (5 de dezembro).

2011:

O Vasco da Gama é campeão da Copa do Brasil (8 de junho).

O Santos de Neymar é tricampeão da Libertadores da América (22 de junho).

O Corinthians é pentacampeão brasileiro (4 de dezembro).

2012:

O Palmeiras sagra-se bicampeão da Copa do Brasil, após vencer o Coritiba na decisão (11 de julho).

O Fluminense é tetracampeão brasileiro (2 de dezembro).

O Corinthians vence a Libertadores pela primeira vez (4 de julho) e garante o bicampeonato mundial ao vencer o Chelsea por 1 a 0 na decisão (16 de dezembro).

2013:

Luiz Felipe Scolari, o Felipão, volta para a Seleção Brasileira e garante o tetracampeonato da Copa das Confederações FIFA no Maracanã ao vencer a Espanha por 3 a 0 (30 de junho).

O Atlético Mineiro é campeão pela primeira vez da Copa Libertadores (24 de julho).

O Flamengo é tricampeão da Copa do Brasil (27 de novembro).

O Cruzeiro sagra-se tricampeão do Campeonato Brasileiro (8 de dezembro).

2014:

O Brasil celebra a segunda Copa do Mundo em casa (12 de junho – 13 de julho).

Na semifinal da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira sofre sua maior humilhação na história, perdendo por 7 a 1 para a Seleção da Alemanha (8 de julho).[32]

A Alemanha se torna tetracampeã sobre a Seleção Argentina, que acumula seu terceiro vice-campeonato mundial (13 de julho).

O Atlético Mineiro é campeão da Copa do Brasil (29 de novembro).

O Cruzeiro conquista o Campeonato Brasileiro pela quarta vez, a segunda consecutiva (7 de dezembro).

2015:

O Palmeiras sagra-se tricampeão da Copa do Brasil, após vencer o Santos na decisão por pênaltis (2 de dezembro).

O Corinthians é hexacampeão brasileiro (6 de dezembro).

2016:

O técnico Dunga deixa o comando da Seleção Brasileira (14 de junho). Mesmo ano, o técnico do Corinthians, Adenor Leonardo Bachi, mais conhecido por Tite,[33] assume o comando da Seleção, tirando-a de uma possível repescagem ou mesmo de uma desclassificação para Copa da Rússia de 2018 (20 de junho).

A Seleção Olímpica Brasileira de Futebol conquista pela primeira vez uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos - Rio 2016 (20 de agosto).

O Palmeiras conquista seu nono Campeonato Brasileiro, com uma rodada de antecedência, e torna-se o atual recordista de títulos brasileiros (27 de novembro).[34]

Acontece, no dia 29 de novembro, um trágico acidente aéreo, envolvendo jogadores do time Chapecoense, que deixa 71 mortos e 6 feridos. Num ato de solidariedade, a Chapecoense foi declarada campeã da Copa Sul-Americana após o Atlético Nacional solicitar a entrega da taça à equipe.

O Grêmio fatura o seu quinto título da Copa do Brasil, após vencer o Atlético Mineiro na decisão, e torna-se o recordista de títulos da competição (7 de dezembro).

Neste ano, é utilizado pela primeira vez o Árbitro de Vídeo.

2017:

Têm início os jogos da Copa das Confederações da Rússia de 2017, disputada de 17 de junho e 2 de julho de 2017.[35] É a primeira vez que a Seleção Brasileira de Futebol não disputa a competição teste para a Copa do Mundo.

O Cruzeiro conquista pela quinta vez o título da Copa do Brasil ao vencer o Flamengo na final, se igualando ao Grêmio como recordista de títulos da competição (27 de setembro)

O Grêmio conquista o tricampeonato da Libertadores (29 de novembro).

O Corinthians conquista o Campeonato Brasileiro pela sétima vez (3 de dezembro).

2018:

A Copa do Mundo FIFA de 2018 é disputada de 14 de junho a 15 de julho de 2018.

O Cruzeiro conquista pela sexta vez a Copa do Brasil e torna-se o maior vencedor da competição ao derrotar o Corinthians (17 de outubro).

O Palmeiras conquista o Campeonato Brasileiro pela décima vez, em 25 de novembro, com uma rodada de antecedência.[36] Com isso, o clube se isolou no posto de maior campeão nacional do futebol brasileiro.[37]

2019:

A Seleção Brasileira conquista o seu nono título da Copa América (7 de julho).

O Athletico Paranaense vence a Copa do Brasil (18 de setembro).

O Flamengo conquista a Copa Libertadores pela segunda vez (após 38 anos, em final única contra o River Plate, em Lima, Peru, no dia 23 de novembro) e o Campeonato Brasileiro pela sexta vez (24 de novembro), tornando-se o primeiro time após o Santos de Pelé (1962 e 1963) a vencer ambas competições no mesmo ano. Na disputa nacional, o time fez 90 pontos, a maior pontuação em pontos corridos com 20 times.

2020:

O Flamengo é campeão da Supercopa do Brasil (16 de fevereiro).

Várias competições nacionais e internacionais são adiadas em virtude da Pandemia de COVID-19.

2021:

O Palmeiras conquista o título da Copa Libertadores de 2020, em 30 de janeiro, sagrando-se bicampeão da competição após vencer o Santos na decisão.[38]

O Flamengo conquista o Campeonato Brasileiro de 2020, sagrando-se heptacampeão (25 de fevereiro).

O Palmeiras vence a Copa do Brasil de 2020 e sagra-se tetracampeão da competição (7 de março).

O Flamengo é bicampeão da Supercopa do Brasil (11 de abril).

O Palmeiras conquista a Copa Libertadores, em 27 de novembro, tornando-se tricampeão da competição ao derrotar o Flamengo na final disputada em Montevideo, no Uruguai. O clube se tornou o único time na história a ter conquistado a Copa Libertadores duas vezes no mesmo ano.[39]

O Atlético Mineiro conquista seu terceiro título de Campeonato Brasileiro (9 de dezembro) e o segundo da Copa do Brasil (15 de dezembro).

2022

O Atlético Mineiro conquista a Supercopa do Brasil pela primeira vez (20 de fevereiro)

O Flamengo conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil (19 de outubro) e o tricampeonato da Copa Libertadores (29 de outubro).

O Palmeiras conquista o Campeonato Brasileiro pela décima primeira vez (2 de novembro).

A Copa do Mundo do Catar é disputada de 20 de novembro a 18 de dezembro no Catar.

2023

O Palmeiras é campeão da Supercopa do Brasil (28 de janeiro).

O São Paulo é campeão da Copa do Brasil pela primeira vez (24 de setembro).

O Fluminense é campeão da Copa Libertadores da América pela primeira vez (4 de novembro).

O Palmeiras conquista seu 12º Campeonato Brasileiro, e repete o feito de 1993-1994 ao conseguir o bicampeonato consecutivo. De acordo com os historiadores do futebol  nos  veículos de imprensa no Brasil.

Fonte ; Wikipédia.

Confira a liderança do Palmeiras, entre os 382 maiores campeões no Brasil, no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/especial21.html


Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site Sports Value.



 



 




 



 

História do Futebol

 


O futebol já foi um ritual de guerra, mas o modelo que conhecemos hoje foi organizado em 26 de outubro de 1863, na Inglaterra, com a fundação da Football Association em Londres. Essa data marca o início da profissionalização do esporte no mundo.

A sua prática, contudo, é muito antiga, com registros na China, Japão, América pré-hispânica, Grécia, Roma e Itália.

No Brasil, Charles Miller introduziu oficialmente o esporte em 1894, no Rio de Janeiro.

O futebol era um ritual

Na China, por volta de 2.600 a.C., um ritual denominado "TsüTsü" consistia no uso da cabeça do chefe de inimigos, por parte das tribos vencedoras, para ser chutada.

Os guerreiros acreditavam que, pelo pé, assimilariam a inteligência, valentia, força, habilidade e liderança do inimigo. Relatos semelhantes são encontrados na Europa Medieval e no século X, na Inglaterra.

Os guerreiros acreditavam que, pelo pé, assimilariam a inteligência, valentia, força, habilidade e liderança do inimigo. Relatos semelhantes são encontrados na Europa Medieval e no século X, na Inglaterra.

Posteriormente, no Japão, inicia-se a prática do "Kemari", cujo objetivo é o controle da bola com os pés, revelando plasticidade, delicadeza e elegância. Esse jogo, que ainda existe no país, celebra o autoconhecimento, o autocontrole e a autoaprendizagem, servindo, ainda, como base para a disciplina.

No período compreendido entre 1.200 e 1.600 a.C., na América pré-hispânica, inicia-se a prática do "Tlachtli", jogado com uma bola de borracha dura e cuja finalidade era representar a batalha entre a luz e a escuridão.

Ao fim da disputa, um dos jogadores era decapitado, geralmente o líder da equipe que derrotada, e seu corpo colocado ao lado do campo, sendo o sangue usado para purificar o espaço.

O futebol como esporte da aristocracia

Outras variações menos violentas eram o "Epyskiros" e o "Harpastum", praticados na Grécia e em Roma, respectivamente, a partir do século IV a.C. As disputas eram marcadas pelo jogador que deveria, com os pés, levar a bola até o lado adversário

O esporte era reservado aos aristocratas, mas a plebe estava liberada para a prática em festas para homenagear Baco, o deus do vinho.

Mais parecido com o modelo praticado atualmente, o "Calcio storico" era praticado na Itália no século XVI pela nobreza. Os jogadores deveriam respeitar um espaço de 120 por 180 metros, marcados por balizas de madeira nas extremidades. As equipes tinham entre 25 a 30 integrantes cada.

O objetivo do jogo era fazer a bola atravessar a trave do adversário. Este foi o modelo levado para a Inglaterra no século XVII por partidários de Carlos II exilados na Itália.

A Inglaterra regulamenta o futebol

Em solo inglês, o futebol era praticado por vários colégios entre os anos 1810 e 1840, mas cada qual seguia um regulamento distinto

Assim, em 1863, em uma reunião na Freemason's Tavern, sediada na rua Great Queen, algumas regras básicas e universais foram definidas, muitas das quais são utilizadas até hoje. Além disso, com a criação das regras, foi criada a Football Association, órgão que ainda rege o futebol na Inglaterra atualmente.

Entre outras regras, a principal foi a limitação do uso das mãos para progredir com a bola, priorizando o jogo com os pés, e um cuidado maior com a violência para tirar a bola do adversário. Dessa forma, o futebol começou a ser oficialmente dividido de outra modalidade, o rugby.

O futebol no Brasil

No Brasil, o futebol chegou através dos britânicos que se dedicavam ao negócio têxtil no País. Desta maneira, os diretores passaram a praticar o esporte com os funcionários de suas fábricas.

A introdução oficial do futebol no Brasil é geralmente atribuída ao brasileiro, descendente de escoceses, Charles Miller. Nascido em 1874, em São Paulo, Miller estudou na Inglaterra. Em 1894, quando retornou ao país, trouxe na bagagem duas bolas de futebol, dois uniformes completos, uma bomba de ar e um livro de regras do futebol.

No entanto, esta afirmação é contestada por alguns historiadores, pois a primeira agremiação que teve o futebol incluído foi o Rio Cricket, em 1880, no Rio de Janeiro.

Caberia a Oscar Cox, descendente de ingleses, organizar em 1º de agosto de 1901 a primeira partida oficial de futebol no Rio de Janeiro, no campo do Rio Cricket & Associação Atlética, em Niterói (RJ). Naquela época, Cox convenceu duas equipes do Rio de Janeiro, Paysandu e Rio Cricket, a promoverem o duelo, no qual ele foi o treinador de ambos os times. O jogo terminou empatado.

Em 1899, em São Paulo, o professor alemão Hans Nobiling fundou o Sport Club Germania – hoje Pinheiros – enquanto Cox fundou o Fluminense Football Club, em 1902.

A partir desse momento, Miller e Cox passaram a incentivar a criação de clubes em São Paulo e Rio de Janeiro, promovendo partidas e disseminando o esporte pelo país.

As primeiras ligas brasileiras de futebol

As ligas do futebol no Brasil foram fundadas primeiramente em São Paulo, 1901; Rio de Janeiro, 1905; e em 1915 foram registradas ligas na Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e no Rio Grande do Sul.

A partir de 1915, São Paulo e Rio de Janeiro iniciaram uma intensa disputa para representar o futebol brasileiro no exterior.

Cada um desses estados criou sua própria entidade nacional: a Federação Brasileira de Futebol em São Paulo e a Federação Brasileira de Esportes no Rio de Janeiro.

Mais tarde, em 1916, a Argentina decidiu organizar um campeonato com diversas seleções sul-americanas. Como não havia uma entidade nacional reconhecida pelas federações estaduais, o Brasil corria o risco de não participar da competição.

O impasse foi resolvido pelo Ministro das Relações Exteriores do Brasil na época, Lauro Müller. As diferentes entidades de futebol foram extintas e reunidas na Confederação Brasileira de Desportos (CBD) em 21 de junho de 1916. A CBD foi reconhecida oficialmente pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) dois anos depois.

Em 1930, foi realizada a primeira Copa do Mundo, disputada no Uruguai, na qual o Uruguai sagrou-se campeão. Na ocasião, a seleção brasileira ficou na sexta posição. A primeira conquista do Brasil aconteceu somente na sexta Copa do Mundo, realizada na Suécia, em 1958, quando a Seleção Brasileira venceu o time da casa por 5x1.

Os destaques eram os jogadores Pelé, que tinha 17 anos na época, e Garrincha.

O futebol era proibido aos negros

No início, o futebol profissional era proibido aos negros.

O primeiro clube no Brasil a permitir que jogadores negros integrassem profissionalmente o time foi Bangu Atlético Club, em 1905, no Rio de Janeiro.

Ainda assim, em 1921, o então Presidente da República, Epitácio Pessoa, recomendou que não fossem convocados atletas negros para a equipe do Brasil que disputaria o campeonato sul-americano na Argentina. Além dos jogadores, os integrantes da delegação também não podiam ser negros.

O governo alegava que a seleção brasileira deveria mostrar "o melhor da sociedade brasileira" ao mundo.

Posteriormente, o Clube de Regatas Vasco da Gama conquistou o campeonato carioca em 1923 com a maioria da sua equipe composta por negros. O sucesso do Vasco incentivou outros times a também aceitarem atletas negros no quadro de jogadores.

Revisão por Maurício Facchini, Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. 

O artigo está no site Toda Matéria.

Confira os canal do site campeões do futebol, os clubes de futebol e campeonatos no Brasil e no mundohttps://www.campeoesdofutebol.com.br/canais.html

Imagem : Site Sports Value.