quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Uma questão á seguir nos clubes de futebol no Brasil.

Confira a liderança do Palmeiras entre os 382 maiores campeões do Brasil, no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/especial21.html

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

 Patriarcado é um sistema social em que homens mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai mantém a autoridade absoluta sobre as mulheres e as crianças

Patriarcado é um sistema social em que homens mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai (ou figura paterna) mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças. Algumas sociedades patriarcais também são patrilineares, o que significa que a propriedade e o título são herdadas pelos homens e a descendência é imputada exclusivamente através da linhagem masculina, às vezes, até o ponto onde parentes do sexo masculino significativamente mais distantes têm precedência sobre parentes do sexo feminino.

No patriarcado, o homem desfruta de uma posição de privilégio e poder social, econômico e político, enquanto a mulher e outros sujeitos que fogem da norma são relegados à submissão e invisibilização. Em outras palavras, o homem possui melhores oportunidades e benefícios na sociedade, enquanto as mulheres e grupos marginalizados, além de não receberem os mesmos direitos, também precisam cumprir obrigações.

Agumas caracteristicas do patriarcado.

Os homens são considerados os únicos sujeitos aptos para conduzir a vida política, econômica, moral e social. Somente eles teriam capacidade suficiente para tomar decisões importantes.

As mulheres são consideradas mais fracas, tanto física quanto mentalmente.

Maior incidência de violência de gênero, motivada pela ideia fundamental de que existe uma obrigação da mulher em relação ao homem: esta precisa se comportar de acordo com os interesses daquele e se submeter às suas vontades, correndo o risco de sofrer consequências caso não cumpra seu papel.

Em quatro anos, a quantidade de mulheres brasileiras interessadas em futebol subiu de 71% para 75%, na soma de todas as torcedoras. É o que informou  o Datafolha, num comparativo entre as suas duas últimas pesquisas de torcida, feitas em 2019 e 2023 – entre os homens esse cenário foi 86% para 88%. Considerando a população atual do Brasil, com as mulheres correspondendo a 51%, a projeção disso com o dado do Datafolha daria 77,7 milhões de torcedoras. Boa parte desse crescimento foi direcionado ao Flamengo, cujo índice subiu 19% para 22%. Já o Corinthians, o vice-líder nacional, subiu um ponto, de 14% para 15%..

Maiores torcidas femininas do Brasil em 2023

Informações do  Datafolha

Público: 3.944 entrevistadas em 169 municípios

Período: 31 de julho a 7 de agosto de 2023

Margem de erro: 2%

População no período: 103,62 milhões (IBGE/2022)

1º) Flamengo – 22% (22,79 milhões)

2º) Corinthians – 15% (15,54 milhões)

3º) São Paulo – 6% (6,21 milhões)

4º) Palmeiras – 5% (5,18 milhões)

5º) Cruzeiro – 4% (4,14 milhões)

5º) Grêmio – 4% (4,14 milhões)

7º) Vasco – 3% (3,10 milhões)

8º) Santos – 2% (2,07 milhões)

8º) Atlético-MG – 2% (2,07 milhões)

8º) Internacional – 2% (2,07 milhões)

8º) Seleção Brasileira – 2% (2,07 milhões)

12º) Bahia – 1% (1,03 milhão)

12º) Botafogo – 1% (1,03 milhão)

12º) Fluminense – 1% (1,03 milhão)

12º) Sport – 1% (1,03 milhão)

12º) Vitória – 1% (1,03 milhão)

12º) Fortaleza – 1% (1,03 milhão)

Outros times – 1% (1,03 milhão)

Nenhum time – 25% (25,90 milhões)

Há décadas. As mulheres conquistraram seu espaço nos clubes de futebol. Há décadas. As mulheres adquiriram sua intelectualidade esportiva. Há décadas. Os clubes de futebol não são mais um dominio patriarcal.

O técnico Cuca. Representa o patriarcado no seu mais alto grau. As mulheres . Sejam torcedoras ou jornalistas. Irão ter resistencia ao treinador.

As mulheres irão ter muitas críticas ao treinador que representa um patriarcado tão opressor ás mulheres e as meninas.

O que farão os dirigentes dos clubes de futebol no Brasil ?

Confira a noticia no Portal G1 da Rede Globohttps://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2024/01/03/justica-da-suica-anula-condenacao-de-cuca-por-estupro.ghtml

Imagem ; Site Medium.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário