segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Os clubes de futebol no Brasil e suas questões táticas.

No futebol. Os seus fundamentos técnicos são ; Condução da Bola; Passe; Chute ; Drible; Recepção ou dominio de bola e o cabeçeio.

A condução da bola, significa que um futebolista, tem a excelencia para manter consigo o controle e o total domínio da posse da bola, mesmo quando pressionado por um mais advresário.

O passe é a capacidade de visão de jogo e a visão periférica do campo, para que o futebolista tenha a plena visão periférica para acionar seus companheiros melhor poscionados dentro do campo de jogo.

O chute é e habilidade técnica de finalizar á uma jogadas em direção aos gol adversário, ou mesmo a habilidade técnica dos defensores em impedir a progressão de um adversário rumo á sua meta.

O dominio de bola, exige uma fusão entre o fundamento da conclusão, para que o jogador consiga com o equilibrio e uea visão estratégica e a leitura tática de uma partida de futebol, executar movimentos inesperados, que possam quebrar as linhas de defesa, meio campo e ataque do time adversário.

O controle da bola, é a capacidade do jogador não somente em receber a bola. Mas também é a capacidade técnica do jogador ter uma visão estratégica necessária para manter a bola sob o seu controle.

O controle de bola é um dos fundamentos técnicos mais importante. Pois com o controle de bola, um jogador tem a capacidade de visão de jogo plena, não somente para manter a posse da bola, mas também para ditar o ritmo da partida em momentos de forte pressão ofensiva das linhas de meio campo e ataque da equipe adversária.

Os clubes de  futebol no Brasil, estão  na ofensiva para se modernizar taticamente e encurtar a distância que o separa dos maiores clubes de futebol  na Europa e até dos clubes de futebol na Argentina e no Uruguai.

Clubes de futebol eas federações estaduais, estão envolvidos nesse movimento. Notadamente, o intercâmbio com profissionais estrangeiros aumentou consideravelmente. A CBF intensificou o desenvolvimento dos seus cursos para treinadores de futebol e está empenhada em obter o reconhecimento e equiparação/equivalência desses cursos com os oferecidos pela UEFA

O uso de linhas de quatro é uma alternativa tática dentro de uma marcação por zona. No caso das tais “linhas de quatro”, treinadores e comentaristas se referem as duas linhas especificamente, uma linha de quatro composta por zagueiros e laterais e a outra composta por meio campistas e atacantes laterais

A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.

A marcação baixa, está  normalmente está associada a equipes mais defensivas, visto que sua área de marcação é muito baixa, longe do gol  adversário. Esta altura de marcação permite uma compactação maior da defesa, porque o campo se torna menor para defender. Por outro lado, também permite ao time adversário estar mais perto do gol.

Analisando os clubes de futebol neste blog. Desde Março de 2018. Cheguei á algumas conclusões.

De maneira geral. Os clubes de futebol no Brasil. Com treinadores brasileiros e estrangeiros. Tem procurado adotar uma marcação mais alta. Com foco em recuperar a bola no campo ofensivo.

A marcação alta. Como um modelo agressivo de jogo. Ficou muito evidente. Quando Abel Ferreira e Jorge Jesus. Tiveram elencos muito acima da média. Em Palmeiras e Flamengo respectivamente.

Nos elenco mais limitados. A marcação alta fica mais comprometida. Pois os times apresentam erros de passe no meio campo. Erros de passes, que comprometem a compactação entre as linhas de defesa, meio campo e ataque, por exemplo.

A marcação em linha média, é quando equipe está posicionada na altura do meio de campo. Esta marcação é um pouco mais comedida que a maracção mais alta, porém também é mais ofensiva que a marcação em linha baixa.

O meu São Paulo. Venceu a Copa do Brasil. Com uma marcação em linha média. Com Dorival Junior. O meu São Paulo. Com um elenco limitado. Se sobrepos ao Flamengo, com uma marcação em linha média, o que permitia a recomposição defensiva e a diminuição dos espaços.

A marcação em linha média de Dorival Junior. Fez o meu tricolor encurtar os espaços do campo aos rubro negros nas finais da Copa do Brasil.

Os clubes de futebol no Brasil. De maneira geral. Possuem elencos muito limitados. O que dificulta uma marcação alta em nivel constante. Com elencos limitados nos clubes de futebol no Brasil. Marcação mais alta, Ocasiona erros de passe no meio campo e espaçamento entre as linhas.

Particularmente. Acho que o futebol brasileiro. Evoluiu taticamente. Mas já não tem tantos craques como nas décadas de 1980 e 1990.

Temos excelentes jogadores. Que são completos nos fundamentos do futebol. Mas não temos mais os inúmeros craques das décadas de 1980 e 1990.

O que dificulta uma marcação alta em nivel mais consistente.

Confira a liderança do Palmeiras entre os 382 maiores campeões do Brasil, no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/especial21.html

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem ; Site Medium.





Nenhum comentário:

Postar um comentário