ornalismo é a coleta, investigação e análise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. A palavra se aplica à ocupação (profissional ou não), aos métodos de coleta de dados e à organização de estilos literários. A mídia jornalística inclui: impressão, televisão, rádio, Internet e, no passado, noticiários.
Os conceitos do papel apropriado do jornalismo variam de país para país. Em algumas nações, os meios de comunicação de notícias são controlados pelo governo e não são um corpo completamente independente Em outros, os meios de comunicação são independentes do governo, mas a motivação pelo lucro entra em tensão[4] com as proteções constitucionais da liberdade de imprensa. O acesso à informação livre recolhida por empresas jornalísticas independentes e concorrentes, com normas editoriais transparentes, pode permitir aos cidadãos participarem efetivamente do processo político. Nos Estados Unidos, o jornalismo é protegido pela cláusula de liberdade de imprensa na Primeira Emenda.
A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de empresas, produtos ou serviços. Pode ser qualificada como uma "propaganda comercial". É a divulgação de produtos, serviços, e ideias junto ao público, tendo, em vista, induzi-lo a uma atitude dinâmica favorável. Nesse sentido geral, a publicidade é parte da técnica de comunicação. Em sentido estrito, tem um caráter comercial e, então, é parte de um todo que se chama mercadologia, que abarca o conjunto de meios adotados para levar o produto ou serviço ao consumidor. É qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promoção de ideias, bens e serviços por um patrocinador identificado a uma audiência alvo através dos mass media". A publicidade ajuda a identificar o significado e o papel dos produtos, fornecendo informação sobre marcas, companhias e organizações.
Durante 08 semestres, entre Agosto de 2012 á Dezembro de 2016, eu cursei a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).
Durante os 08 semestres da habilitação em Jornalismo na Universidade, eu assisti a varias palestras com jornalistas falando sobre o merchandising por parte de jornalistas.
Um jornalista ganha em média R$ 3.495, 21, para uma jornada de trabalho de 38 horas semanais. As informações são de acordo com pesquisa do site salário junto a dados oficiais do Novo CAGED, social e Empregador Web com um total de 4.067 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas no período de Junho de 2021 a Maio de 2022.
A faixa salarial do Jornalista fica entre R$ 2.700,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 7.961,41, sendo que R$ 3.329,85 é a média do piso salarial 2022 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o Brasil. De acordo com o site salário.
O perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 24 anos, formação superior em Jornalismo, do sexo feminino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Atividades de televisão aberta. De acordo com o site salário.
Ou seja leitor (a). O piso salarial do jornalismo, não é um dos pisos salariais mais elevados no Brasil. Nos dias de hoje, um único repórter, exerce as funções de editor chefe, editor chefe de redação, redator, fotógrafo e repórter.
Os veiculos de comunicação, em sua maioria, são de propriedade dos empresários dos business. Os empresários do business, acham o máximo serem proprietários de um veiculo de comunicação, e como qualquer empresário, querem ter lucros com isso.
Os empresários do business, os proprietários dos veículos de comunicação, querem cortar custos, o que deixa as redações sucateadas. Um único repórter, exerce as funções de editor chefe, editor chefe de redação, redator, fotógrafo e repórter.
E caso o repórter, normalmente com a formação no curso de jornalismo, queira fazer o seu preço na hora da sua contratação, esse mesmo repórter não conseguirá sequer escrever uma unica linha de Word paga nos veículos de comunicação.
Ou seja; Analisar a mistura entre Jornalismo e Publicidade, é algo bastante complexo, especialmente quando um único repórter, exerce quatro funções bastante distintas ao mesmo tempo.
Na Rede Globo, por exemplo, os profissionais do jornalismo, são proibidos de fazer qualquer tipo de propaganda. Mas, entretanto, a analise da publicidade no jornalismo, é algo bastante complexo, especialmente em uma profissão com pouquíssimos postos de trabalho.
Veja bem leitor (a). Na minha modesta opinião, Jornalismo e Publicidade, são coisas que não se misturam. Na minha modesta opinião, Jornalismo deve zelar pela independência, o que fica comprometido com a propaganda.
Ainda assim. O jornalismo não tem um dos pisos salariais dos mais elevados. Sendo os empresários do business, os proprietários dos veículos de comunicação, o fechamento de postos de trabalho nas redações, deixa um repórter extremamente sucateado, algumas vezes sobrecarregado, com funções distintas ao mesmo tempo.
Ainda que eu entenda que Jornalismo e Publicidade não se misturam. Como alguém cursou a habilitação em Jornalismo, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM), eu devo reconhecer que fazer uma analise completa nesta mistura, é algo bastante complexo nos dias atuais.
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