Imagine alguém ganhar uma corrida de Fórmula 1 largando de 22º? Pois, isso aconteceu no mundial de Fórmula 1 em 1983. Num ensolarado domingo em Long Beach, nos Estados Unidos, John Watson conseguiu a façanha de levar sua McLaren da décima primeira fila na largada para uma vitória . Nunca na Fórmula 1, antes ou depois, alguém ganhou largando tão de trás.
Em Long Beach, o carro mais competitivo com pneus Michelin no grid foi o de Alain Prost (Renault) em oitavo. Vencedor da corrida anterior (Brasil) e campeão em 1981, Nelson Piquet fez o vigésimo tempo , duas posições à frente de Watson, que tinha o companheiro Niki Lauda logo atrás. Com pneus Goodyear, o campeão de 1980 Alan Jones, que voltava à F1 após mais de um ano parado e pesava impressionantes 94 quilos, fez o décimo segundo tempo com sua Arrows.
UM GP periodo para a McLaren? Não exatamente... Em condições de corrida, a Michelin foi mais competitiva que a Goodyear Desde as primeiras voltas, Lauda e Watson, nesta ordem, foram superando facilmnente seus adversários.
Na frente, o pole position Patrick Tambay manteve a liderança , seguido de perto pelo campeão mundial Keke Rosberg. Ainda na primeira volta, o finlandês perdeu o carro numa ondulação absurda no meio da reta oposta e rodou Com uma habilidade impressionante, Keke reequilibrou a Williams e caiu apenas de segundo para terceiro, atrás do companheiro Jacques Laffite.
Rosberg sueprou r Laffite na segunda volta. Na volta 25 , o finlandês pressionou Tambay enquanto esse pressionava a Ferrari . Mais atrás, um grupo com Laffite, Michele Alboreto (Tyrrell), René Arnoux (Ferrari), Riccardo Patrese (Brabham), Eddie Cheever (Renault) e Jean-Pierre Jarier (Ligier) não mostravam inteligencia para economizar motor, gasolina e pneus.
A corrida muddou na volta 25 , quando Rosberg se descontrolou e pressionou Tambay. Escollhendo o hairpin, pior ponto possível para tentar uma ultrapassagem. Ambos bateram ... Laffite tentou aproveitar a confusão para tomar a ponta, mas foi fechado por Keke, e ambos colidiram . Logo atrás, o possuído Jarier bateu no finlandês, e ambos tiveram que desistir.
Com tantas confusões , Lauda e Watson já estavam em oitavo e nono lugares, respectivamente. Duas voltas depois, com os três abandonos à frente e ultrapassagens de ambos sobre Danny Sullivan (Tyrrell) e Marc Surer (Arrows), os pilotos da McLaren já subiram para terceiro e quarto. E com seus carros com redimnento no forte calor.
Com o excelente redndimento dos pneus Michelin, Patrese pressionava Laffite na briga pela liderança, mas não obteve exito. . Enquanto isso, Watson, que superou Lauda forçando muio o pneu dianteiro esquerdo, pulverizandio uma desvantagem de 20 segundos. Na volta 44 , Patrese errou , e Watson e Lauda subiram para segundo e terceiro. Na volta 45, Watson assumiu a liderança com Lauda logo atrás.
Wattie manteve a ponta , enquanto Lauda manteve um segundo lugar que lhe dava a liderança no mundial de pilotos , já que Nelson Piquet desistiu com problemas no acelerador. Laffite, perder rendimento com os pneus Goodyear da largada e parou nos boxes, e Patrese subiu para terceiro. O italiano teve que desistir com problemas no motor BMW.
Watson e Lauda dispararam na ponta , Arnoux ainda se recuperou e chegou em terceiro, à frente de Laffite, Surer e Johnny Cecotto, que marcou um pontinho com o carro da Theodore. Em uma corrida bem estudada, Raul Boesel chegou em sétimo, ficando muito perto de pontuiar, em seu melhor resultado na Fórmula 1. Mas coube a Watson festejar sua vitória heróoica.
Os resultados no mundial de pilotos em 1983 nada valeram j Watson foi demitido pela McLaren em 1983 , cedendo lugar a Alain Prost. E Lauda, que por dois anos seguidos ficou atrás de Watson na tabela e venceu menos corridas no período, conquistou o título de 1984, tendo exito em desenvolevr a McLaren MP4/2 ao lado de Alain Prost.
s diferenças entre pilotos bons, muito bons, excelentes e gênios na Fórmula 1 se manifestam em detalhes de desempenho, consistência, capacidade de adaptação e impacto no esporte. O talento bruto e a preparação física e mental são de alto nível para todos os pilotos da F1, mas o que os distingue são suas qualidades em circunstâncias específicas.
Piloto bom
Um "bom" piloto na Fórmula 1 é aquele que:
Atinge o nível profissional exigido: demonstram alto nível de habilidade no kart e nas categorias de base para chegar à F1.
Consegue o melhor resultado esperado: geralmente, alcança os resultados esperados de seu carro, aproveitando a oportunidade quando a sorte está a seu favor.
Luta por pontos: é capaz de disputar e conquistar pontos regularmente, mas não necessariamente de forma consistente ou contra os pilotos de ponta.
Piloto muito bom
Um piloto "muito bom" vai além do que se espera, mostrando um nível superior de habilidade e adaptabilidade. Ele:
Extrai o máximo do carro: consegue extrair o máximo do carro, mesmo que não seja o mais rápido do grid.
É consistentemente rápido: demonstra consistência, com menos erros do que um piloto bom.
Destaca-se em condições adversas: mostra-se particularmente forte em condições difíceis, como corridas na chuva ou em circuitos de rua.
Oferece feedback técnico valioso: em nível de acerto de carro.
Piloto excelente
Um piloto "excelente" é um líder e competidor de elite, que frequentemente desafia as expectativas e mostra um conjunto de habilidades acima da média. Ele:
Vence sem ter o melhor carro: conquista campeonatos mesmo quando não tem o carro dominante na temporada.
É regular e consistente: consegue manter um desempenho de alto nível ao longo de toda a temporada, demonstrando uma combinação de velocidade e consistência.
Possui inteligência e estratégia: demonstra uma capacidade estratégica notável, sabendo poupar pneus ou reagir a condições de corrida de forma inteligente.
Piloto gênio e super gênio
Um piloto "gênio" super gênio e é uma categoria rara de competidores que transcende o esporte, deixando um legado duradouro e elevando o nível de competitividade de toda uma era. Ele:
Inova na pilotagem: introduz novas técnicas ou abordagens de pilotagem que mudam a maneira como o esporte é visto.
Adapta-se a qualquer maquina : consegue ser rápido e bem-sucedido em diferentes épocas e com diferentes regulamentos, mostrando uma capacidade de adaptação extraordinária.
Tem uma presença dominante: sua presença muda a mentalidade da equipe e inspira uma performance ainda maior.
Possui um carisma único: sua personalidade e paixão pelo esporte o tornam uma figura icônica, transcendo as pistas. Os super gênios , São aqueles fenômenos , que possuem super talentos fenomenais no esporte . Em talento natural , os super gênios , São os melhores que já se viram em suas épocas , como Ayrton Senna , Jim Clark , Pele , Michael Jordan , Lionel Messi Juan Manuel Fangio , por exemplo . Os super gênios São os maiores talentos em todos os tempos . E os super gênios São os maiores talentos no século em todos os tempos .
Watson foi bom piloto. Mas não estava no patamar dos gênios e super gênios no automobilismo .
Confira no Site Tudo sobre Fórmula 1 .https://www.tudosobreformula1.
Confira no Site Tudo sobre Fórmula 1 .https://www.tudosobreformula1.
Confira no Site Tudo sobre Fórmula 1. .https://www.tudosobreformula1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário