domingo, 26 de maio de 2019

Lewis Hamilton vence Grande Premio de Mônaco com pneus desgastados.


O inglês Lewis Hamilton colecionou mais uma bela atuação na sua carreira ao vencer nesse domingo o Grande Premio de Monaco de Formula 1.Mesmo com os pneus desgastados,Lewis resistiu aos ataques de Marx Verstappen,Sebastian Vettel e Valteri Bottas,que estavam com pneus inteiros. Com a vitória, o inglês chega a marca de 77 triunfos na sua carreira se aproxima cada vez mais do alemão Michael Schumacher,que ainda é o recordista de vitórias na Formula 1 com 91 triunfos.
A corrida foi bastante tensa e muito disputada na estratégia,já que durante a entrada do saffety car na pista devido a detritos do carro de Charles Leclerc,os primeiros colocado optaram por trocar os pneus,e apenas Hamilton colocou os pneus médios,enquanto Vettel,Verstappen,e Bottas escolheram pneus duros.
Lewis vinha administrando bem a corrida,até começar a ter problemas a partir da metade da prova com o desgaste de pneus do lado esquerdo do seu carro.Verstappen começou a ser veloz e ia diminuindo a diferença para Hamilton.A três voltas do final da corrida,Verstappen tentou ultrapassar Hamilton na chicane e os carros se tocaram,no entanto, Lewis se defendeu bem e venceu pela terceira vez nas ruas de Monte Carlo,com Sebastian Vettel em segundo e o finlandês Valteri Bottas em terceiro.

Santos empata sem gols contra o Internacional .


O Santos empatou sem gols contra o Internacional na Vila Belmiro,apesar das duas equipes terem buscado o ataque,em partida valida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.O VAR também contribui para a não abertura do placar durante aos 90 minutos de jogo.No primeiro tempo,o VAR ajudou a anular o gol do Internacional marcado por Parede após impedimento de Guerrero no começo da jogada.Já aos 40 minutos do segundo tempo,Rodrygo caiu na área e o arbitro inicialmente marcou o pênalti.No entanto,após três minutos de consulta ao VAR,ao arbitro voltou atrás na sua decisão.
O Internacional começou o jogo no ataque no primeiro tempo,apesar de jogar fora de casa.Com Guerrero como jogador de referencia,o Internacional buscou o gol e neutralizou o Santos nos primeiros 45 minutos de partida. O centroavante Paolo Guerrero por sua vez,incomodou muito a defesa santista e deu os passes para os ataques perigosos do Colorado nos primeiros 45 minutos.
Já no segundo tempo,o Santos conseguiu adiantar a marcação no campo de ataque e equilibrou mais o jogo na etapa final.O Santos passou a buscar mais o ataque com Eduardo Sasha jogando dentro da área.O Internacional por sua vez jogava mais fechado e tentava os contragolpes .
O Santos era perigoso no campo de ataque,mas entretanto,o Internacional soube marcar com competência e não cometeu erros do meio para trás e assim continha as investidas santistas.Assim o jogo terminou no empate sem gols.

Corinthians impõe seu estilo e vence mais um majestoso em sua Arena.


O Corinthians jogou ao seu estilo e venceu o São Paulo por 1 a 0 agora a noite na Arena Corinthians em Itaquera pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro,o alvinegro abriu o placar logo aos sete minutos e depois controlou o jogo bem ao estilo que o consagrou desde a volta a primeira divisão nacional em 2008.
Com a derrota,o São Paulo soma 12 clássicos sem vitória em Itaquera:Agora são 12 clássicos na Arena Corinthians com nove vitórias corintianas e três empates .Com a vitória,o Corinthians sobre a 11 pontos no Brasileirão e se iguala ao São Paulo,que por sua vez perde sua invencibilidade no campeonato nacional.
O clássico aparentemente havia começado morno,entretanto,o meia Pedrinho abriu o placar logo aos sete minutos do primeiro tempo. Em vantagem no placar,o Corinthians impôs seu estilo: O alvinegro posicionou suas linhas  de defesa e meio campo e não deu espaços ao tricolor. O São Paulo tinha posse de bola,entretanto,não chegava ao gol,por sua vez o Corinthians era mais perigoso nos contra ataques.Com uma marcação bem feita,o time de Fabio Carille se mostrou superior nos primeiros 45 minutos.
No segundo tempo o São Paulo até voltou com mais iniciativa,mas não conseguia vencer a marcação do Corinthians. O time de Cuca até tinha posse de bola,mas no entanto,o Corinthians fazia uma marcação perfeita com suas linhas e neutralizava o ataque do São Paulo.Nos últimos vinte minutos,o São Paulo se lançou com tudo no ataque,mas não conseguiu superar a marcação corintiana para chegar ao menos ao gol de empate e assim acumulou mais uma derrota na Arena Corinthians.

Palmeiras vence o Botafogo e segue na liderança do Campeonato Brasileiro.


O Palmeiras continua firme da liderança do Campeonato Brasileiro.O time alviverde venceu o Botafogo por 1 a 0 ontem á tarde no estádio Mané Garrincha em Brasília,com gol de pênalti de Gustavo Gómez.A penalidade foi marcada com o auxilio do VAR e gerou mais de seis minutos de paralisação e muita reclamação por parte dos jogadores alvinegros.
Com mais um triunfo,o time comandado por Luiz Felipe Scolari chega a 16 pontos e se isola na primeira colocação.Já o Botafogo fica com apenas nove pontos,provisoriamente na sétima colocação.Os dois clubes voltam a campo no próximo domingo (2) pelo Brasileirão: O Botafogo faz o clássico carioca contra o Vasco,enquanto o Palmeiras visita a Chapecoense.
O Palmeiras começou com a posse da bola no primeiro tempo,mas encontrou dificuldades para passar pela boa marcação do Botafogo,que posicionou duas linhas com cinco jogadores e impedia a criação de jogadas do time palmeirense. Por outro lado,O Botafogo tentava sair no contra ataque com toques curtos,mas entretanto,sofreu com a marcação alta do palmeiras e tinha dificuldades para sair no contra ataque.
No segundo tempo o jogo seguiu da mesma maneira. No entanto, o Palmeiras abriu o placar aos 16 minutos com pênalti marcado com o auxilio do VAR,na cobrança Gustavo Gómez abriu a contagem para o alviverde. Após sofrer o gol,o Botafogo tentou sair mais para o jogo,no entanto,o Palmeiras  impôs sua melhor qualidade técnica e teve mais chances de definir o duelo chegando com mais perigo.O Palmeiras mostra ter um elenco farto e com varias opções e segue favorito a conquista de mais um título nacional em 2019.

sábado, 25 de maio de 2019

A filosofia de jogo do Corinthians e as conquistas de títulos nesta década.


Até hoje leitor (a),muitos dos meus (minhas) amigos (amigas) ainda amarguram o rebaixamento do Corinthians para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro em Dezembro de 2007. O pesar dos alvinegros tem sua razão de ser: O clube era marcado por denuncias de irregularidades da parceria com a MSI.
Mas, entretanto, com a contratação do técnico Mano Menezes para a temporada de 2008,o clube começou a adotar uma filosofia de jogo baseada em uma consistência defensiva e RAM precisão nos contra ataques. Já nos primeiros meses em 2008,os primeiros resultados começaram a aparecer em campo.O time passava a levar poucos gols e era difícil de ser derrotado,no entanto,o sistema de jogo corintiano ainda precisava ser aperfeiçoado pois o time não conseguia ser preciso com a posse de bola no campo de ataque.
Mano Menezes pediu a contratação de atacantes de velocidade para aprimorar o sistema de jogo e desafogar seu time. Na época Dentinho e o argentino Herrera passaram a ser os jogadores de velocidade encarregados de desafogar o time. Os primeiros resultados apareceram na Copa do Brasil quando o alvinegro chegou as finais contra o Sport Recife.Entretanto,o atacante Carlinhos Bala estava iluminado e deu o troféu ao clube pernambucano.
No entanto, a filosofia de jogo do alvinegro ganhava mais consistência durante o ano de 2008.Com uma boa consistência defensiva e velocidade no campo de ataque,o Corinthians foi se tornando um time difícil de ser batido nos noventa minutos de jogo.Em 2009 veio Ronaldo para fortalecer o sistema de jogo montado por Mano Menezes.
Mesmo acima do peso, Ronaldo mostrou toda a genialidade que lhe consagrou no futebol Europeu. O time consistente em 2008 ganhou no fenômeno um diferencial em campo no primeiro semestre em 2009.Com um time extremamente consistente do meio para trás somado ao talento de Ronaldo,o Corinthians conquistou os troféus do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil no primeiro semestre.
Mano Menezes deixou o Corinthians para treinar a seleção brasileira e então entrou o trabalho da diretoria alvinegra encabeçada por Andrés Sanchez. Com a ideia de manter a mesma ideia de jogo,o clube trouxe o técnico Tite. Mesmo com a eliminação vexatória diante do Tolima,a diretoria não caiu no amadorismo habitual do futebol brasileiro e manteve Tite apostando na mesma ideia de jogo.
Mesmo não tendo mais a genialidade de Ronaldo em 2011,a filosofia de jogo do alvinegro foi sendo fortalecida.Em 2011 o clube conquistou o pentacampeonato brasileiro com um time consistente na defesa e preciso no campo de ataque.O alvinegro se mostrava bem treinado sendo um time difícil de sofrer gols e ser derrotado.A ideia de jogo do Corinthians chegou ao seu auge em 2012 com as conquistas da Copa Libertadores da América do Mundial Interclubes da Fifa.
Mesmo sem grandes estrelas no elenco,o time corintiano jogou em alto nível durante a Copa Libertadores e foi campeão invicto.A filosofia de jogo implantada em campo foi viabilizada pela inauguração da Arena Corinthians em 2014.Mantendo a mesma mentalidade de jogo o clube apostou em Fabio Carille em 2017,assim faturou o tricampeonato estadual em 2017,2018 e 2019 e o título brasileiro em 2017. A década vitoriosa do Corinthians confirma o fortalecimento de uma mesma filosofia de jogo ( e também uma mesma filosofia administrativa da diretoria) ,mesmo sem grandes estrelas no elenco,o clube já conta com a mesma ideia de jogo há pelo menos 11 anos e vem conquistando títulos desta forma neste período.
Como já falei aqui no blog, sou torcedor do São Paulo. Entretanto, o Corinthians mostrou nos últimos anos que organização administrativa  e ideia de jogo também levam a conquista de títulos nos gramados.

quarta-feira, 22 de maio de 2019

A questão sobre o jejum de títulos do São Paulo.


Bom eu acompanho futebol desde criança e me lembro de ser torcedor do São Paulo,nesse período pude ver o tricolor montar grandes times e ser chamado por muitos como um modelo administrativo a ser seguido.Nos últimos anos,infelizmente tive que me acostumar a seca de troféus vivida pelo clube,que ganhou apenas uma Copa Sul Americana com uma final jogada em meio tempo contra o Tigres.
Também nesse período de seca de títulos do São Paulo o futebol mudou muito e alguns clubes substituíram seus estádios por arenas. Sobre isso é complicado criticar a diretoria do clube,em dezembro do ano passado visitei o clube e conversei com alguns funcionários,que me disseram que o São Paulo prefere ter seu estádio á uma arena. Cada clube tem sua tradição.
No entanto, as ultimas diretorias tem adotado uma política de contenção de despesas.A meta tem sido reduzir gradativamente a divida do clube.Segundo uma reportagem do portal UOL,o clube prevê em 2019,uma receita de R$ 471 milhões e um despesa de R$ 470 milhões.O UOL também citou que em 2017,a balança apontou R$ 15 milhões positivos entre receitas e despesas.
Como torcedor eu gostaria de ver meu clube do coração voltar a levantar troféus. Entretanto, é preciso ter os pés no chão e manter o clube sustentável financeiramente. Eu como torcedor ficaria muito triste em ver meu clube chegar a situação do Vasco da Gama ou Fluminense, que assim como o São Paulo,são clubes de muita  tradição nacional.
Apesar da coleção de troféus, o São Paulo não tem a maior arrecadação do Estado de São Paulo e nem a maior arrecadação do país. Portanto, é preciso manter os pés no chão e manter o clube financeiramente sustentável. A política de tentar reduzir as dívidas do clube me parece a mais correta no momento. O orçamento do São Paulo hoje é menor que o de Corinthians e Palmeiras que tem nas suas arenas uma fonte de arrecadação.
De acordo com o blog do jornalista Mauro Cezar Pereira,o São Paulo tem uma divida menor que a de Corinthians e Palmeiras.No entanto,cabe ressaltar que apesar da seca de títulos nos últimos anos,a história são paulina é gloriosa.De acordo com os dados do site campeões do futebol,essas são as conquistas tricolores na história.Confira abaixo.
Principais conquistas.
Mundial de Clubes da Fifa : 2005
Copa Intercontinental  : 1992 1993.
Supercopa da Libertadores: 1993.
Recopa Sul Americana  :1992 1993.
Copa Sul Americana :2012 (Invicto).
Copa Conmebol :1994
Supercopa Conmebol ( Copa Master) :1996.
Copa Libertadores da América :1992,1993 2005.
Campeonato Brasileiro : 1977,1986,1991,2006,2007 e 2008.
Torneio Rio-São Paulo : 2001
Campeonato Paulista:1931,1943,1945,1946,1948,1949,1953,1957,1970,1971,1975,1980,1981,1985,1987,1989,1991,1992,1998,2000 e 2005.Venceu ainda o Supercampeonato Paulista em 2002.
Torneio Inicio do Paulista:1932,1940 e 1945.
Torneios Internacionais.
Florida Cup (E.U.A):2017.
Copa Eusébio: 2013.
Copa Constantino Cury,Brasil:2000.
Troféu Cidade de Pachuca:-Cunã Del Futebol Mexicano :1999.
Copa Los Angeles,Estados Unidos :1999.
Copa Euro América,Brasil :1999.
Copa Clubes Irmãos,Brasil :1997.
Copa Cerveja Cristal,Chile :1996.
Troféu Anchilie e Cesare Bortolotti,Itália :1995.
Taça Club Atlético San Lorenzo de Almagro,Argentina:1994.
Taça Cidade de Los Angeles,Estados Unidos:1993.
Copa Cidade de Santiago,Chile :1993.
Torneio Jalisco,México :1993.
Torneio Santiago de Compostela,Espanha :1993
Torneio Tereza Herreira,Espanha :1992.
Torneio Cidade de Barcelona, Espanha:1991,1992.
Torneio Quadrangular de León,Trofeo de La Amistad :1990.
Torneio da Amizade,Chile :1990.
Super Soccer Cup,Índia :1989,2007.
Torneio Quadrangular de Quadalajara,Copa Ciudad de Guadalajara,México:1989.
Taça KKT Gahara Cup,Japão :1989.
Troféu Stora 100 anos,Suécia:1988
Taça da Jamaica,Jamaica:1987.
Taça de Trinidad e Tobago,Trinidad e Tobago:1987.
Torneio de Verão-Série Internacional Sunshine:Tampa Bay EUA;1982.
Troféu Nabi Abi Chedid,São Paulo :1981.
Troféu José Alves Marques,São Paulo:1971.
Troféu Seleções de Readers Digest,São Paulo :1970.
Troféu Colombino,Espanha: 1969.
I Triangular de El Salvador,El Salvador:1964.
Torneio Quadrangular de Firenze,Itália: 1964.
Taça Club Nacional,Paraguai:1963.
Torneio Pentagonal de Guadalajara,México:1960.
Torneio Quadrangular de Cali,Colômbia :1960.
Torneio Deputado Mendonça de Falcão,Brasil:1960.
Torneio Sporting Club de Portugal,Brasil :1960.
I Copa São Paulo- Torneio Internacional do Morumbi,Brasil :1957.
Pequena Taça do Mundo,Venezuela :1963.
Pequena Taça do Mundo,Venezuela :1963.
Pequena Taça do Mundo-Série Internacional de Futebol Venezuela:1955.
Troféu Jarrito, México:1955.
Taça Coletividade Brasileira, Paraguai: 1945.
Taça Ministro das  Relações Interiores do Brasil,Brasil:1941.
Taças e Troféus Secundários.
Copa Toyota:1992 1993.
Copa Toyota Libertadores da América:2005.
Taça Recopa Japan Air Lines:1993,1994.
Taça Japan Airlines Recopa Final:1994.
Taça Prefeitura de São Paulo:1992.
Taça Instituto Nacional de Desportos,Venezuela:1955.
Taça Ministro da Educação,Venezuela:1955.
Taça Colonia Portuguesa, Venezuela: 1955.
Taça Federción Venezuelana de Fútbol,Venezuela :1955.
Torneios Nacionais.
Troféu Osmar Santos (I Turno do Campeonato Brasileiro)2006,2007.
Troféu João Saldanha (II Turno do Campeonato Brasileiro) 2006,2007,2008.
Copa dos Campeões Mundiais:1995 1996.
Torneio Rei Dadá,Minas Gerais:1995.
Taça Federação Paraense de Futebol:1993.
Taça Centro Esportivo de Ceres :1986.
Triangular Luiz Henrique Rosa,Santa Catarina:1985.
Taça Governador do Estado de São Paulo :1980.
Troféu Antonio Inácio da Silva:1979.
Torneio Governador Nunes Freire, Maranhão:1976.
Triangular de Maringá, Paraná:1976.
II Copa São Paulo-Taça Governador Laudo Natel:1976.
Taça Prefeito Hernano de Almeida: 1975.
Taça Independência do Brasil: 1971.
Taça Laudo Natel –Manaus Amazonas :1965.
Taça Sorveteria do Morumbi,Mato Grosso do Sul :1964.
Taça Cidade dos Passarinhos-Arapongas, Paraná: 1962.
Taça Presidentes Mandaguari, Paraná:1956.
Taça Forças Armadas Brasileiras: 1954.
Torneio Quadrangular de Uberaba,Minas Gerais:1954.
Taça Governador Régis Pacheco, Bahia: 1954.
Taça Cia Antártica Paulista, Bahia: 1954.
Taça Adelmar Costa Carvalho, Pernambuco: 1954.
Taça Cidade do Recife, Pernambuco: 1954.
Taça Cidade de São Paulo, Pernambuco: 1954.
Quadrangular-Rio-São Paulo taça Armando Arruda Pereira:1952.
Taça Renato Fernandes cambará,Paraná:1950.
Taça Corante Wilson,Paraná:1949.
Pentagonal-Rio-São Paulo – Taça R.Monteiro :1949.
Taça Governador Octavio mangabeira,Bahia :1947.
Taça Cid de Mattos Viana,Minas Gerais:1946.
Taça Amizade, Rio de Janeiro :1946.
III Olimpíada Tricolor:1944.
Taça General Eurico Gaspar Dutra :1943.
Taça Mesbla-Uberaba,Minas Gerais:1939.
Taça Hotel Avenida-Recife,Pernambuco:1937.
Taça São Paulo FCX Ypiranga,Bahia:1937.
Taça dos Campeões Estaduais Rio de Janeiro- São Paulo: 1931,1943,1946,1948,1953,1957,1975,1980,1985,1987.
Taças e Troféus Secundários.
Taça Federação Brasiliense de Futebol,FBF (Campeonato Brasileiro):2008.
Taça CBF Caixa Econômica Federal (Pentacampeonato Brasileiro):2007 (Entregue em 2011).
T de Empresários do São Paulo-Gesp (Campeonato Brasileiro):2006,2007.
Troféu Clube dos 13 (Campeonato Brasileiro):1991.
Troféu Futel (Torneio Rei Dadá) :1995.
Outras Conquistas.
Copa Rosso-Bleu,Itália :1951.
Taça Kobenhavn Bolkub,Dinamarca :1951
Taça Fussball Club Saarbucken,Sarre: 1951

domingo, 19 de maio de 2019

Corinthians é seguro na defesa e vence o Atlético Paranaense em Curitiba.


O Corinthians foi seguro na defesa e assim venceu o Atlético Paranaense em Curitiba neste domingo pela quinta rodada do Brasileirão.O Corinthians começou fazendo uma partida segura e sem cometer erros,poucas chances de gol foram criadas nos primeiros minutos,até que aos 14 minutos de jogo,Vagner Love abriu o placar para o Corinthians.
Estando atrás no placar,o Atlético saiu com tudo e até teve chances de empatar.No entanto,o alvinegro era seguro do meio para trás e segurou a vantagem nos primeiros 45 minutos.No segundo tempo o Atlético continuou no ataque eo Corinthians se defendia com excelência. O time da casa pressionava,mas entretanto,o alvinegro não cometia erros na marcação e segurava o resultado.
A consistência defensiva do Corinthians foi premiada com um gol de Pedrinho aos 41 minutos do segundo tempo.A partir do segundo gol,o alvinegro apenas administrou o resultado até o apito final.

São Paulo fica no empate com Bahia em Casa.


O São Paulo ficou no empate sem gols contra o Bahia na manhã de hoje no Estádio do Morumbi .O tricolor paulista pressionou muito o time baiano,mas tropeçou em casa em confronto valido pela quinta rodada do campeonato nacional.Os clubes voltam a se enfrentar na próxima quarta feira (22),novamente no Estádio do Morumbi,mas pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
No primeiro tempo,o São Paulo se manteve no ataque,mas no entanto não conseguia chegar ao gol.Quase sempre as jogadas dependiam da velocidade de Toró.Mas sem ter objetividade,o time comandado por Cuca tinha dificuldade em superar a marcação baiana.No segundo tempo,o São Paulo atacou ainda mais,mas sofria com a falta de capricho dos jogadores de frente.Para piorar ainda mais para o tricolor paulista.Toró,que era a válvula de escape do time paulista,foi expulso.Assim  o tricolor terminou no empate sem gols jogando em casa sendo vaiado por alguns torcedores.
O dado negativo foi lesão de Liziero que deixou o campo chorando e preocupa a comissão técnica.

sábado, 18 de maio de 2019

Palmeiras domina o jogo e goleia o Santos.


O Palmeiras goleou o Santos por 4 a 0 no clássico paulista disputado no Estádio do Pacaembu.O alviverde foi amplamente superior durante os 90 minutos e o resultado fez justiça ao que foi o jogo.
Já o Santos não repetiu o estilo agressivo que marca a filosofia de jogo do argentino Jorge Sampaoli,o peixe não repetiu as atuações anteriores e foi totalmente engolido pelo alviverde durante o clássico.Desde o começo do jogo o Palmeiras sempre foi superior e dominou o jogo,o time de Luiz Felipe Scolari dominou o jogo e abriu o placar logos aos seis minutos com Gustavo Gómez.
O Palmeiras continuou dominando amplamente o jogo e fez o segundo gol aos 18 minutos com Deyverson.O Santos estava apático e por pouco escapou de ser goleado ainda no primeiro tempo.O segundo tempo se manteve com superioridade do Palmeiras que fez o terceiro gol logo aos sete minutos com Raphael Veiga.Após o terceiro gol palmeirense,o Santos até tentou equilibrar um pouco o jogo,mas no entanto,Hyoran finalizou a goleada aos 42 minutos da etapa final. 
O Palmeiras vai mostrando força para brigar pelo segundo título consecutivo no Campeonato Brasileiro,tem um elenco forte e farto para disputar varias competições simultâneas.É um dos grande times do país na atualidade. 

terça-feira, 14 de maio de 2019

O equilíbrio no futebol brasileiro, eis a questão.

Certa vez, vi uma entrevista do presidente do Corinthians Andrés Sanchez no programa “Grande Circulo” do Sport TV. Em um determinado momento, ele foi questionado sobre a situação financeira do clube alvinegro. Ele justificou o fato de atletas Balbuena e Romero pedirem multas baixas quando chegarem propostas da seguinte maneira dizendo que é normal os atletas quererem sair do Corinthians para ganhar mais em outros clubes.
 O dirigente foi questionado sobre fato de clubes brasileiros pagarem salários de R$ 1 milhão por mês .Andrés foi taxativo “É inconsequente. Mas tem três times pagando” afirmou na entrevista.” É impossível .Eu posso pagar um milhão para o jogador, eu não quero pagar. O Teto do Corinthians é o Fagner e o Cássio. Ninguém ganha mais do que eles” completou o dirigente na entrevista . Bom leitor caro (a) leitor (a),não estou criticando dirigentes de clubes brasileiros que optam por pagar um salário de R$ 1 milhão por mês para determinados jogadores repatriados (embora eu tenha lá minhas duvidas se isso é viável no Brasil).
Bom leitor (a),acompanhando futebol e estudando dentro do que minha condição me permite, deu pra   perceber que o futebol brasileiro é composto por pelo menos mais de 20 clubes com tradições regionais no país. Esse diversos clubes com uma forte  tradição nos seus respectivos estados compões o campeonato brasileiro, que é considerado por muitos o campeonato nacional  mais disputado do mundo.
No futebol europeu existem apenas os campeonatos nacionais que tem apenas dois ou no máximo três clubes com força para serem campeões  nos seus países. Essa mesma estrutura de futebol também compõem o futebol dos demais países da América do Sul. Eu posso estar errado, mas baseado no meu raciocínio, eu concordo com o posicionamento do presidente do Corinthians.
Se eu fosse um presidente de clube no Brasil eu também não pagaria um salário de R$ 1 milhão por mês a jogador algum. Veja bem leitor (a),não estou entrando no mérito se isso é ou não viável no Brasil. No entanto, acompanhe meu raciocínio, o futebol brasileiro é composto por pelo menos mais de 20 clubes com muita tradição l nos seus respectivos estados. Já no futebol europeu, você tem no máximo campeonatos de dois ou três clubes tradicionais  no máximo.
Sendo assim, um Barcelona, um Real Madrid, uma Juventus ou Bayern de Munique tem totais garantias de ganhar campeonatos pagando salários acima de 1 milhão. No futebol brasileiro não há essa garantia. Sim leitor, pense bem. O campeonato brasileiro é composto por mais de 20 clubes com tradição regional nos seus estados. Sendo assim, o futebol brasileiro tende a ser mais equilibrado e mais cíclico entre períodos de vitórias e derrotas nos seus clubes do que no futebol europeu e nos demais países da América do Sul, aonde esse fenômeno cíclico entre vitórias  e derrotas entre os clubes  tende a ser bem menor.
Não custa lembrar que o Flamengo em 1995 fez investimentos milionários no ano do seu centenário e não conquistou troféu algum. Sendo assim caro (a) leitor (a),eu não vejo sentido em pagar um salário de R$ 1 milhão para um jogador no Brasil. Pois em um futebol tão equilibrado com vários clubes fortes em seus estados não há garantias de que  esse gasto vai se reverter em troféus .Eu posso até estar errado, mas acompanhando futebol desde criança e com minhas pesquisas no site campeões do futebol, eu cheguei á essa conclusão há alguns anos.
Portanto, eu concordo com o posicionamento de Andrés Sanchez, se eu fosse presidente do São Paulo (meu clube de coração),eu também não pagaria um milhão por mês a jogador algum. Ainda que o clube me permitisse ter condições de pagar. Pense bem leitor (a),somente no estado de São Paulo, existem outros três clubes com a mesma tradição regional que o São Paulo, no caso Corinthians, Palmeiras e Santos .Portanto, eu não teria garantias que eu iria ganhar tudo no ano com o São Paulo pagando um salário de R$ 1 milhão para dois ou três  jogadores e assim eu não vejo nenhum sentido em ter tal gasto. Um futebol brasileiro composto por vários clubes com tradição nos seus estados  não me dá essa garantia. Portanto, isso não me parece fazer sentido algum .Um cenário bem diferente com grandes clubes europeus como Juventus, Bayern de Munique, Barcelona e Real Madrid aonde os campeonatos nacionais na Europa são totalmente  concentrados em no máximo  dois ou três clubes a nível de brigar por títulos.


Imagem : Site Sports Value.



segunda-feira, 13 de maio de 2019

São Paulo vence Fortaleza em reencontro com Rogério Ceni.


O São Paulo venceu o Fortaleza por 1 a 0,na Arena Castelão,em Fortaleza,em jogo valido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.A partida marcou o primeiro encontro de Rogério Ceni com o tricolor paulista desde que o ex goleiro deixou o clube em Julho de 2017. Rogério foi o goleiro do São Paulo por 25 anos e três meses além de técnico da equipe profissional por oito meses. O treinador recebeu homenagens das duas torcidas,pois também virou ídolo no Fortaleza após os troféus do Campeonato Brasileiro da Série B em 2018 e do Campeonato Cearense em 2019.
Com a vitória, o São Paulo soma dez pontos na terceira colocação. Embora tenha o mesmo número de pontos que Palmeiras e Santos, que são primeiro e segundos colocados respectivamente, o tricolor paulista perde para os dois rivais no saldo de gols.
O São Paulo começou o jogo com Hudson,Tche Tche e Liziero para reforçar a proteção a zaga jogando fora de casa.Jogando com três volantes,o time comandado por Cuca foi bem defensivamente e conteve o ataque do Fortaleza que pressionou mais durante o primeiro tempo. O São Paulo fazia uma partida boa defensivamente, mas, entretanto, não tinha pode de criação de jogadas e não conseguia desafogar o time nos primeiros 45 minutos.
Ao perceber o problema, Cuca mexeu no time com a entra de Hernanes no lugar de Igor Vinicius.O time melhorou na criação de jogadas e também melhorou a marcação sobre Marcinho,melhor jogador do Fortaleza no primeiro tempo. O time são paulino ganhou poder ofensivo e começou a sair mais do campo de defesa, os 31 minutos do segundo tempo, Hernanes fez o gol da vitória tricolor. Depois do gol, o time são paulino segurou bem a bola e administrou o resultado até o apito final.

domingo, 12 de maio de 2019

Bruno Henrique decide e Palmeiras vence o Atlético Mineiro em Belo Horizonte.


O Palmeiras mostrou força jogando fora de casa e venceu o Atlético Mineiro por 2 a 0 em Belo Horizonte pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.O destaque alviverde foi Bruno Henrique que foi o autor dos dois gols da partida.
No primeiro tempo,o Palmeiras se mostrou forte na defesa e preciso nos contragolpes para criar chances de gol.O time de Luiz Felipe Scolari fazia uma boa marcação do meio para trás e dava poucas chances ao Atlético nos primeiros 45 minutos.Aos 43 minutos quando Bruno Henrique acertou um chute de fora da aera no ângulo esquerdo de Victor e assim terminou o primeiro tempo em vantagem.
No segundo tempo o time atleticano saiu mais,contudo,o Palmeiras era perfeito defensivamente e neutralizava as ações atleticanas na etapa final.Zé Roberto,Dudu e Bruno Henrique faziam ótima partida e levavam perigo a meta atleticana nos contra-ataques.Aos sete minutos Bruno Henrique fez o segundo gol após passe de Dudu.O Atético tentou sair mais para o jogo,no entanto,o Palmeiras era perfeito na defesa e preciso nos contragolpes.

Santos impõe sua qualidade técnica e goleia Vasco no Pacaembu.


O Vasco até tentou tocar a bola nos primeiros minutos de jogo,no entanto,o Santos impôs seu melhor futebol e goleou os cariocas por 3 a 0 no Estádio do Pacaembu pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Nos primeiros minutos de jogo,o Vasco até tentou trabalhar a bola sem se limitar a dar chutões,os cariocas tentaram mostrar equilíbrio,mas a fragilidade do time era visível. Aos 19 minutos,Diego Cristiano abriu o placar após falha de Sidão que tentou sair jogando com os pés.
Á partir daí,o time de Jorge Sampaoli tomou conta do jogo passando a tocar a bola rapidamente.O Vasco se perdeu em campo e aos 33 minutos Rodrygo fez o segundo gol santista.Mesmo sem força muito o Santos tocava a bola com velocidade e envolvia completamente o Vasco,assim terminou o primeiro tempo vencendo por 2 a 0.
No segundo tempo o Vasco até tentou sair um pouco mais,entretanto,o Santos dominava completamente as ações e envolvia os cariocas tocando a bola em velocidade.Aos 27 minutos Soteldo finalizou a goleada.O Santos mostra um futebol ofensivo e se candidata a brigar pelas primeiras colocações no Brasileirão.Já o Vasco terá que trabalhar muito com Vanderlei Luxemburgo para não ser rebaixado pela quarta vez na sua história.

Hamilton vence Grande Premio da Espanha e se aproxima de Schumacher.

O inglês Lewis Hamilton venceu o Grande Premio da Espanha e voltou a liderança do campeonato mundial pelo ponto extra por ter feito a volta mais rápida. Com o triunfo, Hamilton chegou a 76 vitórias na carreira e se aproxima cada vez mais do alemão Michael Schumacher, que é o recordista de vitórias na Formula 1 com 91 triunfos.O finlandês Valteri Bottas chegou em segundo e o também alemão Sebastian Vettel  completou o pódio em terceiro. Agora Hamilton tem 112 pontos contra 105 de Bottas no campeonato.
Logo na largada Hamilton foi arrojado e ultrapassou Bottas para assumir a liderança da corrida.O finlandês ainda teve que lutar contra a pressão de Vettel para manter a segunda posição. Hamilton foi abrindo vantagem na liderança fazendo voltas rápidas sem comter erros nas primeiras voltas.Lewis parou nos boxes na volta 28 e escolheu pneus médios,assim como Bottas.O panorama da corrida não mudou,mas no entanto,Bottas começou a andar mais rápido.
Outro destaque da corrida foi a disputa entre Sebastian Vettel e Charles Leclerc,o jovem piloto monagesco chegou a estar mais rápido na volta 12 e conseguiu a ultrapassagem após a ordem da Ferrari para Vettel lhe dar passagem.No entanto,após a para nos boxes,Vettel superou Leclerc na pista sem ordens de equipe. Na frente,Hamilton não cometeu erros e manteve a liderança mesmo após a entrada do carro de segurança,assim venceu a terceira corrida no ano.A Formula 1 volta daqui a duas semanas no Grande Premio de Mônaco nas ruas de Monte Carlo.

Em um jogo marcado pelo VAR,Corinthians fica no empate sem gols com Grêmio.


O Corinthians ficou no empate sem gols com o Grêmio  na Arena Corinthians em São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. A partida valida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro,ficou marcada pelo pênalti anulado ainda no primeiro tempo. A bola tocou na mão de Fagner após cruzamento de Everton,e a penalidade foi assinalada imediatamente .No entanto,um minuto depois,a decisão foi revista pelo arbitro após consulta ao VAR.
Com o placar, o Corinthians soma cinco pontos, e o Grêmio vai somente a dois e continua sem vencer no Brasileirão. O Corinthians até manteve a consistência defensiva no primeiro tempo e não cometeu erros nos primeiros 45 minutos,no entanto,não conseguiu criar jogadas e se impor como mandante.A única chance do time de Fabio Carille foi uma cabeçada de Boselli,defendida por Paulo Victor.
Por outro lado,o Grêmio teve mais posse de bola,no entanto,acabou sucumbindo a boa marcação do Corinthians,que desarmava com competência e dava poucas chances ao ataque gremista.A única chance do Grêmio no primeiro tempo foi em uma cobrança de falta em que Luan acertou a trave de Cássio. No segundo tempo,o jogo continuou sem muitas emoções.O Corinthians foi competente na defesa e impediu as investidas do Grêmio,e assim o jogo terminou em um empate sem gols.

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Relembrando título paulista de 1998 e as glórias do São Paulo.

Hoje fazem 21 anos da conquista do título paulista do São Paulo em 1998. Na primeira fase, doze equipes, divididas em dois grupos com seis clubes cada, disputaram partidas em turno e returno dentro de cada chave.Os quatro melhores  de cada grupo juntaram-se,na segunda fase,a Corinthians,Palmeiras,Santos e São Paulo,que estavam jogando o Torneio-Rio-São Paulo. Os doze clubes remanescentes foram novamente divididos em duas chaves com seis times cada,jogando partidas em turno e returno dentro de cada grupo.O dois melhores de cada grupo se classificaram para as semifinais ,disputadas em jogos de ida e volta.Os vencedores de cada semifinal se enfrentaram em duas finais,também em duas partidas.Os quatro clubes eliminados na primeira fase disputaram um quadrangular conhecido como “Torneio da Morte”.O ultimo  colocado desse grupo foi rebaixado á Séria A-2 em 1999.
O São Paulo entrou na segunda fase no Grupo 2,com Portuguesa,Santos,Matonense,Rio Branco e São José .No Grupo 1 tivemos Corinthians,Palmeiras,Guarani,Ituano,Mogi Mirim e União São João. No Grupo 1 o Corinthians se classificou como primeiro colocado na chave com 20 pontos seguido pelo Palmeiras que ficou em segundo com 19. No Grupo 2,o São Paulo terminou na liderança com 25 pontos seguido pela Portuguesa com 18 pontos.O tricolor se classificou  com uma campanha de oito vitórias,um empate e uma derrota.
Nas semifinais,o São Paulo se classificou para a final sem maiores problemas,vencendo ambos os jogos contra o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari,Alex,Zinho,Paulo Nunes e Oséas,pelos placares de 2 a 1 e 3 a 1. Já na outra semifinal, o Corinthians, com melhor campanha também jogava por dois resultados iguais.Após dois empates por 1 a 1 e 2 a 2 nas duas semifinais,o alvinegro passou as finais do estadual. No entanto,a partida da volta foi polemica,com dois pênaltis discutidos assinalados pelo argentino Javier Castrilli.O último ( e mais polemico dos pênaltis),saiu quase no fim da partida .O zagueiro César,da Portuguesa,afastou a bola com o peito,mas Castrilli argumentou que ele havia tocado intencionalmente com o braço,para desespero dos jogadores da Lusa,que cercaram o arbitro.Freddy Rincon converteu em seguida e decretou o empate em 2 a 2.Já os reportes entrevistaram o zagueiro lusitano que chorava copiosamente.
As finais foram disputas no Morumbi,com o São Paulo precisando de dois resultados iguais para ser campeão.O Corinthians de Vanderlei Luxemburgo,Marcelinho Carioca,Gamarra,Vampeta e Ríncon venceu a primeira partida por 2 a 1,adquirindo a vantagem de precisar apenas do empate na finalíssima. Já o São Paulo precisaria de uma vitória simples na decisão para levar a taça.
Na final no dia 10 de Maio,liderado por Raí,Rogério Ceni,Carlos Miguel e Denílson,o tricolor se impôs na grande final e venceu por 3 a 1 chegando a marca de 19 títulos paulistas na sua história contra 15 títulos do Santos,20 títulos do Palmeiras e 22 títulos do Corinthians que era o recordista até então.Hoje o tricolor luta para se reencontrar com a sua história,que aliás é gloriosa.De acordo com os  dados do site campeões do futebol,essas são as glorias tricolores em 89 anos e três meses de história. Confira abaixo.
Principais conquistas.
Mundial de Clubes da Fifa : 2005
Copa Intercontinental  : 1992 1993.
Supercopa da Libertadores: 1993.
Recopa Sul Americana  :1992 1993.
Copa Sul Americana :2012 (Invicto).
Copa Conmebol :1994
Supercopa Conmebol ( Copa Master) :1996.
Campeonato Brasileiro : 1977,1986,1991,2006,2007 e 2008.
Torneio Rio-São Paulo : 2001
Campeonato Paulista:1931,1943,1945,1946,1948,1949,1953,1957,1970,1971,1975,1980,1981,1985,1987,1989,1991,1992,1998,2000 e 2005.Venceu ainda o Supercampeonato Paulista em 2002.
Torneio Inicio do Paulista:1932,1940 e 1945.
Torneios Internacionais.
Florida Cup (E.U.A):2017.
Copa Eusébio: 2013.
Copa Constantino Cury,Brasil:2000.
Troféu Cidade de Pachuca:-Cunã Del Futebol Mexicano :1999.
Copa Los Angeles,Estados Unidos :1999.
Copa Euro América,Brasil :1999.
Copa Clubes Irmãos,Brasil :1997.
Copa Cerveja Cristal,Chile :1996.
Troféu Anchilie e Cesare Bortolotti,Itália :1995.
Taça Club Atlético San Lorenzo de Almagro,Argentina:1994.
Taça Cidade de Los Angeles,Estados Unidos:1993.
Copa Cidade de Santiago,Chile :1993.
Torneio Jalisco,México :1993.
Torneio Santiago de Compostela,Espanha :1993
Torneio Tereza Herreira,Espanha :1992.
Torneio Cidade de Barcelona,Espanha :1991,1992.
Torneio Quadrangular de León,Trofeo de La Amistad :1990.
Torneio da Amizade,Chile :1990.
Super Soccer Cup,Índia :1989,2007.
Torneio Quadrangular de Quadalajara,Copa Ciudad de Guadalajara,México:1989.
Taça KKT Gahara Cup,Japão :1989.
Troféu Stora 100 anos,Suécia:1988
Taça da Jamaica,Jamaica:1987.
Taça de Trinidad e Tobago,Trinidad e Tobago:1987.
Torneio de Verão-Série Internacional Sunshine:Tampa Bay EUA;1982.
Troféu Nabi Abi Chedid,São Paulo :1981.
Troféu José Alves Marques,São Paulo:1971.
Troféu Seleções de Readers Digest,São Paulo :1970.
Troféu Colombino,Espanha: 1969.
I Triangular de El Salvador,El Salvador:1964.
Torneio Quadrangular de Firenze,Itália: 1964.
Taça Club Nacional,Paraguai:1963.
Torneio Pentagonal de Guadalajara,México:1960.
Torneio Quadrangular de Cali,Colômbia :1960.
Torneio Deputado Mendonça de Falcão,Brasil:1960.
Torneio Sporting Club de Portugal,Brasil :1960.
I Copa São Paulo- Torneio Internacional do Morumbi,Brasil :1957.
Pequena Taça do Mundo,Venezuela :1963.
Pequena Taça do Mundo,Venezuela :1963.
Pequena Taça do Mundo-Série Internacional de Futebol Venezuela:1955.
Troféu Jarrito, México:1955.
Taça Coletividade Brasileira, Paraguai: 1945.
Taça Ministro das  Relações Interiores do Brasil,Brasil:1941.
Taças e Troféus Secundarios.
Copa Toyota:1992 1993.
Copa Toyota Libertadores da América:2005.
Taça Recopa Japan Air Lines:1993,1994.
Taça Japan Airlines Recopa Final:1994.
Taça Prefeitura de São Paulo:1992.
Taça Instituto Nacional de Desportos,Venezuela:1955.
Taça Ministro da Educação,Venezuela:1955.
Taça Colonia Portuguesa, Venezuela: 1955.
Taça Federción Venezuelana de Fútbol,Venezuela :1955.
Torneios Nacionais.
Troféu Osmar Santos (I Turno do Campeonato Brasileiro)2006,2007.
Troféu João Saldanha (II Turno do Campeonato Brasileiro) 2006,2007,2008.
Copa dos Campeões Mundiais:1995 1996.
Torneio Rei Dadá,Minas Gerais:1995.
Taça Federação Paraense de Futebol:1993.
Taça Centro Esportivo de Ceres :1986.
Triangular Luiz Henrique Rosa,Santa Catarina:1985.
Taça Governador do Estado de São Paulo :1980.
Troféu Antonio Inácio da Silva:1979.
Torneio Governador Nunes Freire, Maranhão:1976.
Triangular de Maringá, Paraná:1976.
II Copa São Paulo-Taça Governador Laudo Natel:1976.
Taça Prefeito Hernano de Almeida: 1975.
Taça Independência do Brasil: 1971.
Taça Laudo Natel –Manaus Amazonas :1965.
Taça Sorveteria do Morumbi,Mato Grosso do Sul :1964.
Taça Cidade dos Passarinhos-Arapongas, Paraná: 1962.
Taça Presidentes Mandaguari, Paraná:1956.
Taça Forças Armadas Brasileiras: 1954.
Torneio Quadrangular de Uberaba,Minas Gerais:1954.
Taça Governador Régis Pacheco, Bahia: 1954.
Taça Cia Antártica Paulista, Bahia: 1954.
Taça Adelmar Costa Carvalho, Pernambuco: 1954.
Taça Cidade do Recife, Pernambuco: 1954.
Taça Cidade de São Paulo, Pernambuco: 1954.
Quadrangular-Rio-São Paulo taça Armando Arruda Pereira:1952.
Taça Renato Fernandes cambará,Paraná:1950.
Taça Corante Wilson,Paraná:1949.
Pentagonal-Rio-São Paulo – Taça R.Monteiro :1949.
Taça Governador Octavio mangabeira,Bahia :1947.
Taça Cid de Mattos Viana,Minas Gerais:1946.
Taça Amizade, Rio de Janeiro :1946.
III Olimpíada Tricolor:1944.
Taça General Eurico Gaspar Dutra :1943.
Taça Mesbla-Uberaba,Minas Gerais:1939.
Taça Hotel Avenida-Recife,Pernambuco:1937.
Taça São Paulo FCX Ypiranga,Bahia:1937.
Taça dos Campeões Estaduais Rio de Janeiro- São Paulo: 1931,1943,1946,1948,1953,1957,1975,1980,1985,1987.
Taças e Troféus Secundários.
Taça Federação Brasiliense de Futebol,FBF (Campeonato Brasileiro):2008.
Taça CBF Caixa Econômica Federal (Pentacampeonato Brasileiro):2007 (Entregue em 2011).
Taça Governador do Estado de São Paulo,FPF (Campeonato Brasileiro):2006,2007.
Taça Grupo de Empresários do São Paulo-Gesp (Campeonato Brasileiro):2006,2007.
Troféu Clube dos 13 (Campeonato Brasileiro):1991.
Troféu Futel (Torneio Rei Dadá) :1995.
Outras Conquistas.
Copa Rosso-Bleu,Itália :1951.
Taça Kobenhavn Bolkub,Dinamarca :1951
Taça Fussball Club Saarbucken,Sarre: 1951