sábado, 25 de maio de 2019

A filosofia de jogo do Corinthians e as conquistas de títulos nesta década.


Até hoje leitor (a),muitos dos meus (minhas) amigos (amigas) ainda amarguram o rebaixamento do Corinthians para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro em Dezembro de 2007. O pesar dos alvinegros tem sua razão de ser: O clube era marcado por denuncias de irregularidades da parceria com a MSI.
Mas, entretanto, com a contratação do técnico Mano Menezes para a temporada de 2008,o clube começou a adotar uma filosofia de jogo baseada em uma consistência defensiva e RAM precisão nos contra ataques. Já nos primeiros meses em 2008,os primeiros resultados começaram a aparecer em campo.O time passava a levar poucos gols e era difícil de ser derrotado,no entanto,o sistema de jogo corintiano ainda precisava ser aperfeiçoado pois o time não conseguia ser preciso com a posse de bola no campo de ataque.
Mano Menezes pediu a contratação de atacantes de velocidade para aprimorar o sistema de jogo e desafogar seu time. Na época Dentinho e o argentino Herrera passaram a ser os jogadores de velocidade encarregados de desafogar o time. Os primeiros resultados apareceram na Copa do Brasil quando o alvinegro chegou as finais contra o Sport Recife.Entretanto,o atacante Carlinhos Bala estava iluminado e deu o troféu ao clube pernambucano.
No entanto, a filosofia de jogo do alvinegro ganhava mais consistência durante o ano de 2008.Com uma boa consistência defensiva e velocidade no campo de ataque,o Corinthians foi se tornando um time difícil de ser batido nos noventa minutos de jogo.Em 2009 veio Ronaldo para fortalecer o sistema de jogo montado por Mano Menezes.
Mesmo acima do peso, Ronaldo mostrou toda a genialidade que lhe consagrou no futebol Europeu. O time consistente em 2008 ganhou no fenômeno um diferencial em campo no primeiro semestre em 2009.Com um time extremamente consistente do meio para trás somado ao talento de Ronaldo,o Corinthians conquistou os troféus do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil no primeiro semestre.
Mano Menezes deixou o Corinthians para treinar a seleção brasileira e então entrou o trabalho da diretoria alvinegra encabeçada por Andrés Sanchez. Com a ideia de manter a mesma ideia de jogo,o clube trouxe o técnico Tite. Mesmo com a eliminação vexatória diante do Tolima,a diretoria não caiu no amadorismo habitual do futebol brasileiro e manteve Tite apostando na mesma ideia de jogo.
Mesmo não tendo mais a genialidade de Ronaldo em 2011,a filosofia de jogo do alvinegro foi sendo fortalecida.Em 2011 o clube conquistou o pentacampeonato brasileiro com um time consistente na defesa e preciso no campo de ataque.O alvinegro se mostrava bem treinado sendo um time difícil de sofrer gols e ser derrotado.A ideia de jogo do Corinthians chegou ao seu auge em 2012 com as conquistas da Copa Libertadores da América do Mundial Interclubes da Fifa.
Mesmo sem grandes estrelas no elenco,o time corintiano jogou em alto nível durante a Copa Libertadores e foi campeão invicto.A filosofia de jogo implantada em campo foi viabilizada pela inauguração da Arena Corinthians em 2014.Mantendo a mesma mentalidade de jogo o clube apostou em Fabio Carille em 2017,assim faturou o tricampeonato estadual em 2017,2018 e 2019 e o título brasileiro em 2017. A década vitoriosa do Corinthians confirma o fortalecimento de uma mesma filosofia de jogo ( e também uma mesma filosofia administrativa da diretoria) ,mesmo sem grandes estrelas no elenco,o clube já conta com a mesma ideia de jogo há pelo menos 11 anos e vem conquistando títulos desta forma neste período.
Como já falei aqui no blog, sou torcedor do São Paulo. Entretanto, o Corinthians mostrou nos últimos anos que organização administrativa  e ideia de jogo também levam a conquista de títulos nos gramados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário