sábado, 31 de agosto de 2019

São Paulo fica no empate com os reservas do Grêmio no Morumbi.


O São Paulo empatou com os reservas do Grêmio por 0 a 0,hoje de manhã no Estádio Cícero Pompeu de Toledo,pelo Campeonato Brasileiro.O São Paulo,com o empate,perde a chance de encostar nos lideres do campeonato nacional.
O São Paulo até começou atacando mais no primeiro tempo,contudo,encontrou sérias dificuldades em abrir espaços na defesa gremista.O time de Renato Gaúcho estava com suas linhas bem posicionadas,e assim,dificultava as jogadas são paulinas,tanto pelo meio,quanto pelos lados do campo.
O time de Cuca era lento na transição entre defesa,meio campo e ataque,e assim era presa fácil para a boa marcação gremista.Assim,com o time do São Paulo,sem capacidade de criação de jogadas,restou apenas os chutes de fora da área.
No segundo tempo,os dois times se arriscaram mais no ataque,e o jogo ficou um pouco mais movimentado .Contudo,diante do calor muito forte das 11 da manhã,o time do São Paulo pareceu sentir mais o cansaço.Mas,entretanto,não demorou para o time do Grêmio também sentir os efeitos do calor .
Os dois treinadores até fizeram substituições para deixarem seus times mais agressivos,contudo,o placar permaneceu inalterado.Ainda houve tempo para Anthony ser expulso,e assim,desfalcar o São Paulo na próxima partida contra o Internacional no Estádio Beira Rio em Porto Alegre.

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

As sombras de Sebastian Vettel na Formula 1.

O alemão Sebastian Vettel é um dos pilotos com recordes precoces na Formula 1. De fato, Sebastian sempre foi um piloto extremamente talentoso desde seu começo na Formula 1
No dia 14 de Setembro de 2008,Vettel venceu de maneira muito surpreendente o Grande Premio da Itália,Sebastian largou na pole e venceu a corrida de ponta a ponta,com um minuto á frente dos rivais. Com esse triunfo,se tornou o piloto mais jovem a vencer um grande premio,com vinte e um anos,três meses e oito dias.O detalhe, é que a vitória foi conquistada a bordo do limitado carro da Toro Rosso.
Sim leitor (a): Sebastian começava a mostrar de maneira precoce, que de fato, tinha o talento dos grandes campeões do automobilismo mundial.  Em 2009, Sebastian consolidou seu talento correndo pela Red Bull,ao vencer quatro grandes prêmios e terminar o campeonato mundial como vice campeão.
Em 2010, Sebastian  se tornou até então o piloto mais jovem a conquistar o título mundial na Formula 1. Mas,entretanto,apesar do seu indiscutível talento,o jovem piloto alemão cometeu muitos erros,se mostrando bem menos evoluído que o bicampeão mundial Fernando Alonso.
Em 2011, Sebastian mostrou –se mais amadurecido,começando a evoluir também na parte técnica.Sim leitor (a): O jovem piloto alemão foi começando,aos poucos,a entender o carro,entender a corrida e a conhecer os processos nas fabricas dos carros.
Em 2011, Vettel conquistou o terceiro lugar no Grande Premio do Japão,o que foi o suficiente para que se tornasse aos 24 anos e 87 dias de idade,o mais jovem bicampeão da história da Formula 1.Em 2012,Vettel teve uma disputa muito mais dura com Fernando Alonso,ainda assim,se tornou o mais jovem tricampeão mundial da Formula 1.Em 2013,se tornava aos 26 anos de idade,o mais jovem tetracampeão mundial na história da Formula 1 aos 26 anos de idade.
Em 2015, Sebastian se transferiu para a Ferrari,e mostrou mais uma vez ter o talento dos grandes campeões da Formula 1,ao vencer três corridas com uma equipamento bem inferior ao da Mercedes.Com a vitória no Grande Premio de Singapura,Vettel chegou a 42 triunfos na carreira,superando o brasileiro Ayrton Senna.No entanto,se no mundial em 2016,a Ferrari não tinha carro para desafiar as Mercedes,em 2017,a escuderia italiana tinha um carro bem mais competitivo.Entretanto,Sebastian cometeu muitos erros,enquanto Hamilton estava melhor do que nunca,Vettel passou a sofrer muitas criticas por parte da imprensa italiana.Apesar de vencer cinco corridas,Sebastian foi vice campeão no mundial em 2017,e cometendo muitos erros. Em 2018,Hamilton estava no auge de sua forma,já Sebastian seguia cometendo os mesmos erros. Aliás,segundo uma matéria da ESPN,um funcionário da Ferrari disse o seguinte “Vettel é um grande piloto,mas não é Fernando Alonso”.Para piorar,Sebastian tem a dura concorrência do monagesco Charles Leclerc,um piloto bem diferenciado dos demais.
Sem dúvida, Sebastian tem uma carreira de muito respeito na Formula 1.Em 221 grandes prêmios,conquistou 52 vitórias,56 poles,115 pódios na carreira,2845 pontos e 04 títulos mundiais. Bom leitor (a): Não se pode questionar o talento de Vettel,se Sebastian não fosse um piloto extremamente talentoso,não teria enfileirado 04 títulos consecutivos aos 26 anos de idade. Eu o acho um piloto extramente  talentoso e muito bom tecnicamente ( na arte de entender o carro,entender a corrida e conhecer os processos nas montadoras), mas,talvez Vettel não tenha a força psicológica para se manter no topo,ao contrário de Fernando Alonso e Lewis Hamilton,por exemplo.. E hoje,o tetracampeão tem a dura concorrência do talento precoce do jovem Charles Leclerc,mas,entretanto,os torcedores  fanáticos torcedores ferraristas, querem a todo custo  sair do jejum de títulos, que já dura desde 2007.
Sebastian terá que ter uma força mental muito grande para suportar a pressão que sofre dentro da própria Ferrari, e terá que fazer isso  rapidamente,pois Charles Leclerc está evoluindo muito acima do esperado,o jovem piloto monagesco tem um talento dos mais elevados.Se não adquirir a força para se manter no topo,Sebastian corre o sério risco de ser relegado a segundo piloto em Maranello ,pois a Ferrari não costuma perdoar erros em sequencia.Sebastian terá que se reinventar rapidamente na sua meteórica carreira para se manter no topo do automobilismo mundial,pois a Formula 1 não costuma perdoar erros.

Imagem :Wikipédia.

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

O talento e o nível atual de Lewis Hamilton na Formula 1.


Acompanhando a Formula 1 há pouco mais de trinta anos,pude acompanhar campeões do automobilismo,como Ayrton Senna,Alain Prost,Michael Schumacher,Nelson Piquet e Fernando Alonso. Esses cinco campeões das pistas,eram totalmente completos na mistura entre o talento natural e o refinamento técnico.
Os cinco campeões das pistas, que eu citei logo acima acima,eram totalmente brilhantes,na arte de entender o carro,entender a corrida e conhecer profundamente os processos nas montadoras dos carros,e,exatamente por isso,foram os pilotos que foram no automobilismo mundial.
Desde sua estreia na Formula 1 em 2007, o britânico Lewis Hamilton mostrou um talento excepcional na Formula 1. O jovem Hamilton pilotava com autoridade, e desafiava de igual para o igual,o então bicampeão mundial Fernando Alonso na Mc Laren.Mas,entretanto,o jovem Hamilton também demonstrava a falta de um refinamento técnico.
Sim leitor (a),embora tivesse talento de sobra,o jovem Lewis cometia muitos erros,e isso acabou lhe custando o título mundial em 2007. Em 2008, o jovem Hamilton mostrava um talento natural indiscutível, porém,a falta de um refinamento técnico,o fazia cometer muitos erros,e consequentemente,sofrer muitas criticas.
Em 2008, Lewis quase jogou seu primeiro título mundial por água abaixo, devido aos seus próprios erros. Aos 23 anos, Hamilton se tornava o piloto mais jovem a alcançar o título mundial, mas ainda lhe faltava o devido amadurecimento na Formula 1.
Á partir de 2009, a Mc Laren já não teria o melhor equipamento, começaria então a adolescência de Lewis Hamilton na Formula 1.Entre 2009 a 2012,Hamilton venceu doze corridas,quando a Mc Laren estava bem atrás de Sebastian Vettel e da Red Bull.O britânico vivia com maestria a sua adolescência no automobilismo mundial,mostrando que poderia vencer sem ter o melhor equipamento.Mas,apesar do talento,ainda lhe faltava o refinamento técnico dos grandes campeões.
Entretanto, a partir de 2013,quando se transferiu para a Mercedes,Hamilton, aos poucos, começou a evoluir na parte técnica. Lewis, aos poucos,foi começando a entender o carro,entender a corrida e conhecer profundamente os processos das montadoras dos carros na equipe Mercedes..
Na pista,Hamilton também foi diminuindo cada vez mais os erros,e com isso,foi se tornando tecnicamente tão perfeito quanto os campeões das pistas que eu já havia visto.
Passando a somar o talento natural ao refinamento técnico, o britânico foi sendo um demolidor de recordes na Formula 1, Lewis já não cometia mais erros, e com isso,foi se tornando  tão completo quanto os campeões que eu já havia visto na Formula 1.
Hoje, Hamilton soma 241 prêmios, com 81vitórias, 144 pódios, 87 poles e 3241 pontos, além de estar caminhando firme para o seu sexto título mundial. Caro (a) leitor (a): Não se alcança o nível que Hamilton está hoje sem uma mistura entre a força mental e o talento do piloto. Lewis somou seu talento natural a uma excepcional evolução técnica, e por isso, está no nível em que está hoje. Muito provavelmente, Hamilton bater em breve o recorde de 91 vitórias, que ainda pertence ao alemão Michael Schumacher.
Como eu já disse em outras postagens, não costumo avaliar somente resultados, mas sim, o nível do piloto.E hoje,considerando o nível do piloto,Hamilton é tão perfeito quanto os campeões que eu já havia acompanhando na Formula 1 anteriormente.


Credito da Imagem :Wikipédia.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Nelson Piquet x Nigel Mansell.


Acompanhando Formula 1,pude ver rivalidade intensas entre companheiros de equipe .Uma delas,foi entre o brasileiro Nelson Piquet e o inglês Nigel Mansell. No entanto,temos que analisar o contexto totalmente favorável que parecia dar totais garantias de uma tranquila passagem de Nelson pela Williams.
O fato leitor (a),é que Piquet errou ao menosprezar o leão quando assinalou com a Williams para o campeonato mundial de 1986. No final de 1985,Piquet já era dono de dois campeonatos mundiais e era uma estrela no automobilismo mundial.Já Mansell,era um apenas um desconhecido piloto inglês,tendo vencido apenas dois grandes prêmios na Formula 1,sendo tido por muitos com um “idiota veloz”.
Piquet pensou que seria sopa no mel detonar o inglês,só que não foi.Ainda em 1985,Mansell começou a mostrar os resultados que lhe dariam prestigio no futuro,derrotou o campeão mundial Keke Rosberg e venceu duas corridas com estilo,garantindo seu lugar na Williams para o mundial seguinte.
Um sujeito bem difícil de trabalhar,a cada erro cometido na pista,dava um jeito de culpar fadas e duendes,que pareciam assombrar seu Formula 1.A questão,é que se por um lado,Mansell não estava no mesmo nível de um Ayrton Senna,Nelson Piquet,Alain Prost e um Michael Schumacher,ele era um piloto mais competitivo e habilidoso do que Piquet imaginava.
Aos poucos em 1986,Piquet começou a se dar conta de que Mansell não era exatamente o idiota veloz que ele havia imaginado.Há de se ressaltar,que Piquet fez uma das suas melhores temporadas em 1986,com dez pódios em dezesseis corridas.Mas,entretanto,Mansell mostrava uma pilotagem agressiva e dominadora na sua Williams,não havia como a Williams relegar Mansell á segundo piloto da equipe. Frank Williams chegou a declarar na época: "Se Mansell é mais rápido é impossível mandá-lo abrandar para deixar passar Piquet. Não funcionou quando Jones e Reutemann foram designados como primeiro e segundo pilotos em 1981. Por que razão deveria funcionar agora? Desde o momento que asseguremos que Nelson faça todos os testes com os carros e tenha prioridade de uso e escolha do carro reserva, ele não pode reclamar.".Alain Prost fez um campeonato extremamente inteligente,e mesmo com um Mc Laren inferior,conquistou o segundo campeonato consecutivo em 1986.
Piquet percebeu que teria que rever sua estratégia para chegar ao tricampeonato mundial em 1987. Mansell era um piloto muito veloz,mas,no entanto,não tinha o mesmo conhecimento técnico que Piquet.
Ainda assim,havia um obstáculo,e dos grandes,para Piquet conquistar o terceiro título mundial.Inegavelmente o inglês era o cara mais rápido do circo,tudo ficou mais difícil após o terrível acidente na curva Tamburello,a mesma que levou Ayrton Senna anos mais tarde.
Perdendo parte da sua visão de profundidade, Nelson passou a correr mais como mecânico do que como piloto,o brasileiro passou a utilizar toda a sua inteligência para fazer um campeonato muito estudado e explorar com maestria os erros de Mansell.
Piquet passou a acumular pódios enquanto Mansell,ou ganhava ou abandonava.Ainda em 1987,no Grande Premio da Alemanha,a Williams estreou a suspensão ativa nos dois carros. Com toda a sua inteligência,Piquet tirou o máximo proveito da suspensão ativa,enquanto Mansell não se entendia bem com ela.Nos treinos para o Grande Premio do Japão,Mansell sofreu um acidente na ânsia de superar o tempo de Piquet,sem Mansell  ter condições de correr,Nelson conquistou o tricampeonato mundial com uma corrida de antecedência.Nos anos seguintes,Mansell passou a acumular vitórias,entretanto,sofria com o senso de humor acido de Piquet,que o chamava de “idiota veloz”.
Apesar da conquista do título mundial em 1987,Piquet não saiu da briga com Mansell sem alguns arranhões.Mas,sem dúvida,essa foi uma das rivalidade mais marcantes que eu vi no automobilismo.



O dilema de Andrés Sanchez no Corinthians.


Certa vez,eu vi uma entrevista do Presidente do Corinthians Andrés Sanchez ao programa Grande Círculo,em determinando momento,ele foi questionado sobre o fato de clubes rivais pagarem salários de R$ 1 milhão por mês.
Questionado em relação a salários de R$ 1 milhão,Andrés respondeu secoEu posso pagar 1 milhão para o jogador, eu não quero pagar. O teto do Corinthians é o Fagner e o Cássio. Ninguém ganha mais do que eles.”. Bom caro (a) leitor (a): O Corinthians conquistou muitos títulos nessa década e ergueu a Arena Corinthians,exatamente durante a presidência de Andrés Sanchez.
Se nós levarmos em questão,o fato de o clube alvinegro ter a segunda maior torcida do Brasil,ter conquitado títulos nessa década,e também ter uma Arena totalmente moderna,talvez,quem sabe,realmente Sanchez tenha condição de pagar salários de R$ 1 milhão para o jogador.
Obviamente,é impossível pagar R$ 1 milhão por mês para onze jogadores,mas,entretanto,talvez com o clube ele que ele tenha em mãos hoje,Andrés Sanchez,de fato, até tenha condições de pagar um salário de R$ 1 millhão, para dois ou três jogadores no máximo,sem que isso lhe impacte finamceiramente.com o Corinthians.
Vendo a entrevista do mandatário corintiano durante o programa,senti que ele reluta em fazer uma contratação de impacto e pagar um R$ 1 milhão a 1 milhão por mês. Durante o meu curso de Jornalismo na FIAM entre Agosto de 2012 e Dezembro de 2016,eu li bastante nas bibliotecas da universidade,e também li um pouco sobre economia.
Talvez,Andrés Sanchez relute em pagar salários de 1 milhão para jogadores,por que se trata de um investimento muito complexo, e de altíssimo risco. Sim leitor (a): O futebol as vezes é incerto,e poucos jogadores conseguem uma carreira técnica de mais de dez anos se mantendo no auge .Ou seja : Andrés Sanchez poderia trazer um jogador por esse valor e ele não render no Corinthians o que rendia no seu clube de origem,um investimento tão complexo pode não dar retorno.
Um investimento desse tipo é algo muito complexo no mercado do futebol brasileiro.No futebol europeu, existe muito mais chance de você ter retorno financeiro pagando salário de U$$ 1 milhão e meio para o jogador do que aqui no Brasil.
Isso sem mencionar,que no futebol brasileiro,temos mais de vinte clubes com tradição estadual e nacional .Ou seja,não há quaisquer  garantias de um jogador que custe R$ 1 milhão lhe dará troféus na instante ao final do ano. Talvez,Andrés relute em pagar R$ 1 milhão,por temer que um investimento tão complexo não lhe de retorno. E como sabemos caro (a) leitor (a): Aquele ou aquela que está na presidência, leva sempre o ônus da responsabilidade, seja para o bem ou para o mau.
E temos o exemplo do Santos,que nessa década,ganhou cinco títulos paulistas,uma Copa Libertadores da América e uma Copa do Brasil,sem pagar salários de R$ 1 milhão e meio para atletas de futebol.Ou seja: O futebol brasileiro tem suas peculiaridades.
Talvez, seja por isso que Andrés Sanchez relute em pagar salários  R$ 1 milhão ou R$ 1 millhão e meio para o jogador. O investimento é muito complexo,e com o equilíbrio do futebol brasileiro,pode não dar retorno. Não custa lembrar,que em São Paulo e no Rio de Janeiro,temos quatro clubes com tradição nacional,corre-se o risco de não vencer sequer o campeonato estadual. A complexidade de tal investimento é realmente muito alta.


Credito da Imagem : Wikipédia.


segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Corinthians fica no empate com o Avaí


O Corinthians não fez uma partida de encher os olhos,e assim,ficou no empate com o Avaí em 1 a 1 em Florianópolis.Ambos os times tiveram jogadores expulsos,Michael Macedo para os paulistas,e Betão para os catarinenses.
Assim,o Corinthians soma 28 pontos ganhos e encosta no G4.Já o Avaí,fica com apenas sete pontos,na ultima colocação no campeonato nacional.O primeiro tempo foi extremamente fraco na parte técnica,os dois times não tinham qualquer capacidade de criação de jogadas,erravam muitos passes,e as finalizações não saiam com perigo aos dois goleiros.
Além disso,os dois times eram previsíveis demais e excessivamente lentos na transição do meio campo para o ataque.
O segundo tempo começou semelhante ao primeiro.No entanto,Michael Macedo deixou o Corinthians com um a menos aos 11 minutos. Assim,Fabio Carille fez mudanças no time corintiano,ao tirar Boselli e colocar Vagner Love,o ataque corintiano ficou mais veloz.No entanto,o Avaí abriu o placar aos 14 minutos com gol  de Richard Franco,o jogo ficou mais parelho,pois o time corintiano saiu mais para o jogo.
No entanto,o zagueiro Betão foi expulso aos 28 minutos,com melhor qualidade técnica e com igual número de jogadores em campo,o time corintiano cresceu no jogo,e assim,chegou ao gol de empate com Vagner Love aos 31 minutos.
O alvinegro paulista cresceu no jogo,mas pecou muito nas finalizações,assim como o time catarinense.Assim,a igualdade no placar persistiu até o apito final.

domingo, 25 de agosto de 2019

Santos abre vantagem,mas leva empate do Fortaleza na Vila Belmiro.


O Santos dava a impressão que iria golear o Fortaleza na Vila Belmiro ao abrir três gols de vantagem no primeiro tempo.Mas,entretanto,o Fortaleza encontrou uma reação histórica no segundo tempo,arrancando um heroico empate em 3 a 3 pelo Campeonato Brasileiro.
O Santos começou arrasador no primeiro tempo,ao estilo de Jorge Sampaoli,o alvinegro praiano marcava sob pressão no campo do Fortaleza e tocava a bola muito rapidamente.O time de Jorge Sampaoli controlava totalmente as ações nos primeiros 45 minutos,em dez minutos,já havia feito 2 a 0 no placar.No entanto, o time santista se mantinha no ataque,e assim,fez o terceiro gol com Eduardo Sasha,aparentando ter matado o jogo no primeiro tempo.
Já na etapa final,o Fortaleza se acertou em campo,o tricolor cearense se encontrou na marcação,passando a ter mais posse de bola. O jogo ficou mais parelho na etapa final,pois o Santos já não tinha mais tanta facilidade no ataque.
O jogo ficou muito emocionante com dois gols doFortaleza,aos 30 e 38 minutos do segundo tempo. O alvinegro praiano sentiu o golpe e o tricolor cearense cresceu no jogo. Assim, o Fortaleza foi premiado com gol de empate aos 45 minutos da etapa final.

Vasco vai bem taticamente e quebra sequencia do São Paulo.


O Vasco fez uma partida perfeita taticamente e venceu o São Paulo por 2 a 0,hoje a tarde no Estádio São Januário no Rio de Janeiro,pelo Campeonato Brasileiro.
O técnico Vanderlei Luxemburgo armou bem o time vascaíno,impedidno com que os jogadores mais criativos do time do São Paulo criassem jogadas de ataque,o time de Luxa permitiu apenas que os defensores do São Paulo ficassem com a posse de bola.
O Vasco começou com uma marcação pressão e saída de rápida para o campo de ataque,o cruz malitino marcava sob pressão os principais jogadores são paulinos,e saindo rápido para o campo de ataque.O time de Vanderlei Luxemburgo marcava sob pressão os jogadores mais criativos do time de Cuca,permitindo apenas que os zagueiros ficassem com a bola.
Para piorar,o tricolor ficou com um a menos,o que piorou a situação tricolor. No segundo tempo,Luxa colocou seu time no ataque,e assim,o time do São Paulo ficou encurralado no campo de defesa.Aos vinte minutos,Thales Lima abriu o placar para o Vasco.
O time cruz maltino manteve a postura de impedir a criação são paulina e colocar velocidade no contra ataque,assim,fez o segundo gol com Felipe Bastos. Com um a menos,o São Paulo já não tinha mais forças para tentar sequer diminuir o placar.

Zetti no nível de Rogério Ceni.


Eu considero que o ex-goleiro e atual treinador Rogério Ceni,foi realmente,um dos goleiros mais completos na parte técnica que eu já vi jogar.Sim leitor (a): Ceni foi um goleiro absolutamente completo nos fundamentos que eu avalio na posição,que são.saída do gol,posicionamento da barreira,reflexos embaixo das traves,posicionamento da defesa,posicionamento embaixo das traves e reposição de bola.
De fato, é injusto dizer que Ceni se destacou apenas pelas cobranças de falta e pênaltis, tecnicamente ele foi muito bom e um dos goleiros mais completos que eu já vi jogar,e por isso,conseguiu uma carreira longa e números impressionantes na sua carreira.
No entanto, sem comparar números, Zetti foi um goleiro tão completo quanto Ceni nesses seis fundamentos de um goleiro. Sim leitor (a): Zetti jogou em uma época em que não era comum o goleiro jogar com os pés ,e era obrigatório o goleiro ser bom apenas nos fundamentos técnicos da posição.Eu acho complicada a comparação entre os dois,pois os tempos no São Paulo eram bem diferentes.
Quando Zetti chegou ao São Paulo, o clube era um gigante a nível nacional, entretanto,não tinha força fora do país.Zetti foi um dos responsáveis por fazer o São Paulo ganhar o status internacional que tem hoje.
Desde que surgiu,Ceni sempre se  destacou pela qualidade técnica nos fundamentos da posição, ele claramente já mostrava ter além do potencial técnico,ter esse lado emblemático, que ajuda a cativar o torcedor.Também devemos dar a Ceni,o fato de ter inovado entre os goleiros brasileiros, jogando com os pés,além dos fundamentos técnicos da posição,Ceni mostrou um profissionalismo extremo,treinando cobranças de falta e pênalti a exaustão.
Rogério Ceni,além de ser muito bom nos fundamentos técnicos de goleiro,era extremamente emblemático para cativar o torcedor são paulino nas arquibancadas,e isso, sem duvida, fez com que ele ganhasse um lugar maior no coração da torcida são paulina.
Mas,entretanto,analisando os fundamentos técnicos de um goleiro,eu vejo Zetti no nível totalmente igual ao de Rogério Ceni.Veja bem leitor (a),não estou avaliando números,e sim, o nível do goleiro . E considerando esse aspecto,vejo Zetti no mesmo nível de Rogério Ceni.
Armelino Donizetti Quagliato (Zetti) 02 cropped.jpg

Credito da Imagem :Wikipédia.


sábado, 24 de agosto de 2019

O dilema do São Paulo.

Desde a conquista do tricampeonato brasileiro em 2006,2007 e 2008,o São Paulo tem vivido um angustiante jejum de troféus.De 2008 para cá,o tricolor paulista somente brigou pelo título nacional em 2009 e 2014.No mais,o clube do Morumbi viveu apenas como mero coadjuvante nos campeonatos que disputou,em duas oportunidades em 2013 e 2017,flertou com a zona de rebaixamento no campeonato nacional.
Á verdade, é que um clube que antes era modelo de administração, foi sendo superado pelos seus rivais paulistas. Com os efeitos da globalização no futebol, o São Paulo passou a sofrer muito com o assédio de clubes europeus sobre as revelações da base.Kaká saiu a preço de banana para o Milan em 2003,e David Neres saiu do São Paulo,com menos de dez partidas disputadas na equipe principal.
O clube que também era modelo de estrutura,também foi superado pelos rivais paulistas nesse quesito. Corinthians e Palmeiras,por exemplo,ergueram arenas extremamente modernas e aumentaram suas arrecadações.Aliás,segundo uma reportagem que eu vi no jornal a Gazeta do Povo,o São Paulo está bem atrás do Palmeiras em nível de receitas.
Segundo a reportagem do jornal,em 2018,o Palmeiras arrecadou R$ 654 milhões contra R$ 399 milhões do São Paulo. Ontem, fiz uma segunda visita ao clube,justiça seja feita,o estádio Cicero Pompeu de Toledo,de fato,estava bem mais  mais modernizado,se comparado a minha primeira visita ao clube em Dezembro de 2018.
Mas,contudo,quando o estádio Cícero Pompeu de Toledo foi planejado,o futebol era totalmente outro. Ao substituir o antigo Palestra Itália pelo atual Alliaz Parque,o Palmeiras mais que dobrou sua arrecadação.Para termos uma ideia,o Palmeiras deixou os demais grandes clubes de São Paulo para trás em termos de receita em 2018. O Palmeiras arrecadou R$ 654 milhões em receitas, o São Paulo vem bem atrás,com R$ 399 milhões,contra R$ 389 milhões do Corinthians e R$ 208 milhões do Santos,segundo a mesma reportagem do Jornal a Gazeta do Povo,em 17 de Julho de 2019.
Talvez a contratação de Daniel Alves,seja uma tentativa da diretoria são paulina em tentar minimizar essa distancia financeira, Daniel Alves é uma jogador de nível mundial,talvez isso seja uma tentativa da diretoria em aumentar a receita do clube por meio de ações de Marketing.
Á principio me parece loucura investir salário tão alto em um jogador veterano já com 36 anos. A questão, é que de fato, o São Paulo precisa urgentemente de troféus. Nos últimos anos, o clube só ganhou uma meia Copa Sul Americana em 2012, já são 14 anos sem levantar um troféu estadual.
Segundo o blog do jornalista Rodrigo Capelo no Globo Esporte,o São Paulo está estourado,tanto nas recitas quanto nas despesas. O jornalista destaca que o clube precisa vender pelo menos R$ 75 milhões em jogadores nos próximos meses para poder bancar os salários de Daniel Alves, Juanfran,Alexandre Pato,Hernanes etc... O jornalista também destaca, que, além disso, precisará reduzir a folha salarial com a saída de outros quatro ou cinco jogadores. E também fazer valer o projeto da imagem de Daniel Alves, para não fechar o ano no vermelho, segundo afirma o jornalista Rodrigo Capelo.
Ou seja: Os altos valores na contratação de Daniel Alves representam um investimento de auto risco. No entanto, o torcedor são paulino anseia há anos por um troféu, as gozações dos rivais e o sofrimento dos torcedores, estão sendo um verdadeiro martírio para a terceira maior torcida do país.
Mas, entretanto, o jornalista Rodrigo Capelo,também afirma no seu blog,que grosseiramente,faltam R$ 75 milhões para que o clube chegue a sua própria pressão orçamentária.E o jornalista foi bem direto e cruel  na sua analise: O clube precisa vender jogador para equilibrar as contas.Se não vender,fecha o ano no vermelho,segundo afirmou Capelo no seu blog no Globo Esporte.
Ou seja :Se o plano de marketing com a exploração da imagem de Daniel Alves não der certo,o clube corre risco de não ter retorno com o alto investimento na contratação do atleta e se desequilibrar financeiramente.Mas,no entanto,o nome e o prestigio de Daniel Alves,representam a esperança do torcedor são paulino em conseguir esse título tão sonhado há tantos anos pelos torcedores.
Apesar das incertezas do clube nos dias atuais,a história são paulina é gloriosa.Nos links,logo abaixo,você confere as conquistas do clube.Os links,logo abaixo,são as informações do blog do São Paulo e do site oficial do clube

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif


São Paulo Futebol Clube Credito da Imagem :Wikipédia.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Nelson Piquet x Ayrton Senna.


Nelson Piquet e Ayrton Senna,foram dos dois maiores gênios da história da Formula 1,e eu como torcedor,fui privilegiado privilegiado por ter tido os dois na pista ao mesmo tempo.Foram duelos e vitórias inesquecíveis,mas os dois tiveram uma rivalidade,que por vezes,passou dos limites,e eu como torcedor,bem no meio desse caldeirão.
Piquet já era bicampeão mundial quando Senna chegou a Formula 1 em 1984,logo de cara,já se percebia que ambos tinham personalidades bem diferentes,mas,no entanto,até que no começo os dois conseguiram manter uma relação mais respeitosa.
Contudo,ambos começaram a disputar posições na pista,e aí o tom das declarações ficou bem menos amistoso.Em 1986,ambos protagonizaram um campeonato inesquecível,ao lado de Nigel Mansell e Alain Pros.No Grande Premio da Hungria,Piquet e Senna tiveram uma batalha épica,a maior que eu já vi entre dois pilotos na Formula 1.No começo da corrida,Ayrton largou bem,mas Nelson tinha mais carro e foi logo pra cima.Ayrton reassumiu a ponta na parada nos boxes,mas Nelson não se deu por vencido,algumas voltas depois,Piquet encostou em Senna,tentou passar,e quase foi tudo por água abaixo.
Mas,contudo,Nelson estava possuído,e assim fez a maior ultrapassagem da história da Formula1. O clima entre ambos foi ficando cada vez mais tenso,as entrevistas dos dois,estavam cada vez mais provocativas. Ficava claro que a Formula 1 ficou pequena demais para dois gênios desse patamar.
Em 1988,a relação entre os dois atingiu o ponto mais baixo,com ataques a vida pessoal de cada um.Entretanto,somente o tempo tratou de botar água fria nessa fervura no começo dos anos 1990. No entanto,é claro que ajudou muito o fato de Nelson estar mais próximo do fim da carreira,e Ayrton estar no auge,o que sem dúvida,os deixou mais afastados das brigas na pista.Contudo,os dois diminuíram o tom,em algumas idas dos dois juntos ao pódio,Senna até aplaudiu Piquet.
Em 1992, Nélson teve o terrível acidente na Formula Indy,Ayrton lhe prestou solidariedade,e quando infelizmente,Ayrton partiu em 1994,Piquet ficou bastante abalado. (Alguns dizem,que no dia da partida de Senna,Piquet chorou.)
No entanto, varias vezes em me peguei pensando que quando ambos encerassem suas carreiras, Nelson e Ayrton, poderiam ter do lado de cá das pistas, uma relação bem mais cordial.Sim leitor (a),por que um respeitava muito o talento do outro,e eu como torcedor imaginava,que com o tempo,esse passado seria esquecido. Sim leitor (a),apesar da rivalidade,havia o respeito mutuo entre ambos

ayrton-senna-19

Credito da Imagem :Jornal Opção.


quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Os efeitos da globalização no futebol.


A globalização é a aproximação entre as nações existentes no mundo, seja no âmbito, econômico, cultural, social e político. No entanto, o principal sentido da globalização está na integração de mercado entre os países.
Eu comecei a acompanhar futebol na segunda metade da década de 1980,eu me lembro,que naquela época,os jogadores também saiam do futebol brasileiro para os grandes centros na Europa. Então, caro (a) leitor(a),não serei ingênuo de afirmar, que de certa forma. o futebol já não fosse um tanto globalizado naquela época.
Mas, entretanto, os nossos melhores jogadores somente saiam daqui quando já estavam consagrados no futebol brasileiro. O ex atacante Romário, se transferiu para o PSV Eindhoven, somente com 22 anos e 124 gols pelo Vasco da Gama, entre 1985 e 1988.O mesmo caso se aplica ao ex atacante Muller, que somente se transferiu para a Itália, depois de ter marcado 45 gols pelo São Paulo entre 1985 e 1988.
O ex-meia Raí,foi outro que se transferiu para o futebol europeu, somente após se consagrar no São Paulo com 111 gols marcados entre 1987 a 1993.No entanto, os efeitos da globalização no futebol mundial, começaram a aparecer gradativamente no final de 1995.O tribunal de Justiça da União Europeia deu razão ao atleta belga Jean Marc Bosman que moveu uma ação contra seu clube por ter sido impedido de se transferir para um clube Frances. A partir da decisão favorável ao belga naquele momento, as ligas do futebol europeu foram proibidas de limitar a quantidade da atletas estrangeiros por clube. Se eu não me engano, isso ainda existe no Brasil, aonde os clubes brasileiros podem colocar no máximo cinco estrangeiros. Os  direitos de transmissão passaram a ser negociados por valores mais altos no mundo inteiro. A Inglaterra, por exemplo, começou a se adaptar a isso e mudou totalmente seu campeonato nacional. As receitas dos clubes, obviamente, também aumentaram consideravelmente.
No entanto, aos poucos, a globalização também foi deixando o futebol brasileiro cada vez mais vulnerável em relação ao futebol europeu. Sem números de estrangeiros nas ligas europeias, os países mais ricos, tiveram seus grandes clubes com os cofres cada vez mais cheios para garimpar jovens talentos no mundo inteiro.
Á partir do ano 2000, a globalização chegava ao futebol brasileiro, com efeitos devastadores. Em 2003, por exemplo, Kaká saiu do São Paulo para o Milan á preço de banana. Após a conquista do pentacampeonato mundial em 2002, o futebol brasileiro não tinha mais chances de competir com o poder econômico do futebol europeu.
Os jovens atletas revelados no Brasil, saiam cada vez mais cedo(fenômeno que também aconteceu no futebol argentino, por exemplo).Sem ter um mecanismo de proteção, os clubes brasileiros ficaram de cócoras para os clubes da Europa. Então, com as receitas maiores, os dirigentes dos grandes clubes, passaram a fazer a loucura de pagar R$ 1 milhão a 1 milhão e meio de reais por mês para jogadores no Brasil, tentando assim segurar seus principais jogadores por mais tempo.
O que acontece, é que o auge da globalização, a cabeça dos jogadores brasileiros também mudou muito. Se antes, o sonho dos jovens atletas, era jogar no time titular de um grande clube no Brasil, agora o sonho dos jovens atletas das categorias de base, era jogar o mais rapidamente possível no futebol europeu. Os atletas passaram a pressionar seus clubes a abaixarem o valor das multas rescisórias como uma condição para assinarem as renovações de contratos. Sendo assim, somente restou ao futebol brasileiros repatriar jogadores em fim de carreira e sem mercado no futebol internacional, pois o futebol brasileiro não pode competir de igual para igual com poder financeiro do futebol europeu.
A globalização chegou pra ficar no futebol mundial, e o futebol brasileiro não é exceção, eu só espero ainda ter chance de ver a seleção brasileira voltar a vencer uma Copa do Mundo, mas com a globalização jogando a favor dos europeus, acho bem difícil.



segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Santos perde do Cruzeiro em estréia de Rogério Ceni no clube mineiro.


Na estreia de Rogério Ceni,o Cruzeiro encerrou um jejum de 11 jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro.Ontem a tarde no Mineirão em Belo Horizonte,o Cruzeiro foi melhor que o Santos e venceu por 2 a 0,deixando assim a zona de rebaixamento no campeonato nacional.
Logo no começo do jogo,o Santos teve Gustavo Henrique expulso após um carrinho por trás em atacante do Cruzeiro.A expulsão interferiu no estilo ofensivo do time de Jorge Sampaoli,que com um jogador a menos,tinha dificuldades em chegar ao ataque. O Cruzeiro soube se aproveitar da vantagem de ter um homem a mais em campo,e assim,encurralou o Santos no seu campo de defesa.Aos 43 minutos,Fred abriu o placar para os mineiros,que desceram para o primeiro tempo em vantagem.
No segundo tempo,o panorama do jogo continuou o mesmo,e logo a um minuto,Thiago Neves definiu o jogo para o Cruzeiro.Com dois gols de vantagem,a raposa apenas administrou a vantagem,já o Santos,com um jogador a menos,ficou sem o menor poder de reação até o apito final.

Daniel Alves marca na sua estréia e dá a vitória ao São Paulo.


Daniel Alves estreou com o pé direito e deu a vitória ao São Paulo,ontem a tarde contra o Ceará no estádio Cícero Pompeu de Toledo pelo Campeonato Brasileiro. Com a vitória magra por 1 a 0,o São Paulo mantém a quinta posição na tabela indo para 27 pontos no campeonato nacional,mas,no entanto,o tricolor paulista começa e encostar no pelotão da frente,uma vez que o líder Santos vem de duas derrotas consecutivas e está com 32 pontos ganhos.
O São Paulo até tentou tomar a iniciativa no primeiro tempo,contudo,o time comandado por Cuca,teve dificuldade para criar nos primeiros vinte a trinta minutos de jogo.Embora também não criasse nada,o Ceará fazia uma boa marcação com suas duas linhas,e assim,dificultava as ações ofensivas do São Paulo. Pelo lado são paulino,o goleiro Tiago Volpi mostrava segurança quando exigido.
Aos 41 minutos de jogo,Daniel Alves abriu o placar para o São Paulo,e assi, o tricolor terminou o primeiro tempo em vantagem. Já no segundo tempo,o São Paulo tinha posse de bola,contudo,o Ceará passou a sair mais em busca do gol de empate,no entanto,os dois goleiros mostravam segurança quando exigidos pelos ataques dos dois times. E assim, o São Paulo assegurou mais três pontos importantes no Campeonato Brasileiro.

domingo, 18 de agosto de 2019

Palmeiras mantém Oscilação e fica no empate em Porto Alegre.


Grêmio e Palmeiras ficaram no empate em 1 a 1 em Porto Alegre,ontem pelo Campeonato Brasileiro,em uma prévia do confronto pelas quartas de final da Copa Libertadores da América.
Os palmeirenses tiveram uma boa atuação defensiva e anularam os gremistas durante boa parte do jogo,mas,um, gol no final salvou os gaúchos da derrota.Com o empate em 1 a 1,o Palmeiras perde a segunda colocação para o Flamengo,que venceu o clássico contra o Vasco,e assim os cariocas ficam com o vice liderança por ter uma vitória a mais.
O Grêmio até tentou tomar a iniciativa do jogo no primeiro tempo,no entanto,o Palmeiras compactava bem suas duas linhas e anulava as investidas do ataque gremista. O atacante Dudu,que foi o único titular escalado por Luiz Felipe Scolari,jogava uma boa partida e ditava o ritmo do time palmeirense nos contragolpes.Tanto que o próprio Dudu abriu o placar para o Palmeiras aos 30 minutos de jogo.
O Grêmio tentou sair mais para o jogo,mas,entretanto,o Palmeiras fazia uma boa marcação e assim dificultou o ataque tricolor no primeiro tempo. No segundo tempo,Renato Gaúcho adiantou mais seu time,contudo,o alviverde apertou ainda mais a marcação e dificultava ainda mais o ataque do time gaúcho na etapa final.
O Palmeiras fazia uma boa marcação e ia assegurando três pontos importantes na tabela do Brasileirão.No entanto,o ex santista David Braz salvou os gremistas da derrota aos 42 minutos do segundo tempo,e assim deu números finais ao jogo.

Corinthians confirma boa fase e vence o Botafogo.


O Corinthians confirmou sua boa fase desde o retorno da Copa América e venceu o Botafogo por 2 a 0 na Arena Corinthians ontem a noite pelo Campeonato Brasileiro.No entanto,o alvinegro paulista não teve um jogo fácil,pois o Botafogo não se intimidou jogando fora de casa e tocou bem a bola no campo de ataque.
O Corinthians começou tomando a iniciativa nos dez primeiros minutos do primeiro tempo,mas,entretanto,o Botafogo equilibrou o jogo a partir dos dez minutos e passou a tocar bem a bola no meio campo.O jogo ficou parelho,pois os dois times buscavam o ataque,o Botafogo não se limitava a ficar na defesa e o jogo assim era bem equilibrado no primeiro tempo.Mas,entretanto,o argentino Mauro Boselli abriu o marcador para o Corinthians aos 42 minutos de jogo,e assim,o alvinegro paulista desceu em vantagem no primeiro tempo.
No segundo tempo,o Corinthians tentou definir o jogo,mas,no entanto,o Botafogo mantinha a mesma postura agressiva do primeiro tempo e tocava bem a bola no meio campo.Mas,entretanto,Everaldo fez o segundo gol corintiano aos 10 minutos da etapa final.O Corinthians tentou jogar nos contra ataques,enquanto o Botafogo se mandou para o ataque,mas,entretanto,o time de Fabio Carille soube compactar suas linhas e segurou mais três pontos importantes na tabela do Brasileirão.

sábado, 17 de agosto de 2019

O talento e a Inteligencia de Nelson Piquet.

Hoje é o aniversário de Nelson Piquet,um dos melhores pilotos que eu vi na Formula 1. Comecei a acompanhar a Formula 1 em 1983 e pude assistir dois dos três títulos de Piquet.Pesquisando sobre o que houve antes de 1983,Nelson como todo o piloto de bom calibre,não demorou á impressionar na Formula 1.No Grande Premio do Canadá em 1978,em um treino sob chuva,Piquet superou Niki Lauda e Jonh Watson,o que impressionou Bernie Ecclestone,o suficiente para pedir que ambos “pendurassem os capacetes”.
Nos 1980 Nelson começou a brilhar na Formula 1,foi vice campeão em 1980 e campeão mundial em 1981 e 1983.Em 1983,a Formula 1 assistiu ao melhor de Piquet :velocidade e talento constante aliados á um conhecimento apurado em mecânica em uma época aonde as quebras eram rotineiras na Formula 1. Nelson até então parecia ser o melhor piloto do grid:Mais veloz que Prost e Lauda,mais técnico que Keke Rosberg e mais consistente que René Arnoux. Entretanto,Prost  mesmo sem ser tão veloz quanto Piquet,mostrava ter um talento nato para vencer, pois em 1985 com apenas cinco anos de carreira, já era um dos cinco maiores vencedores de corrida na Formula 1 com 21 vitórias.
Mesmo com as vacas magras da Brabhan em 1984 e 1985 Nelson continuava se destacando.Em 1984 fez nove poles no ano e conseguiu duas vitórias,uma delas o inesquecível triunfo no Grande Premio do Canadá.Em 1985 mostrando todo o seu conhecimento técnico no desenvolvimento dos pneus Pirelli.No final de 1985,Piquet assina com a Williams para a temporada seguinte.
Nelson contribuiu muito para o desenvolvimento dos carros, no entanto sofreu forte oposição do inglês Nigel Mansell em 1986. Cabe ressaltar que em 1986 Piquet fez um dos seus melhores campeonatos, pois subiu no pódio em 12 das 16 corridas no mundial e ainda fez a inesquecível ultrapassagem sobre Ayrton Senna no Grande Premio da Hungria. No entanto,eu tive a impressão de Piquet subestimou a habilidade de Mansell. Sim leitor,Mansell não tinha o conhecimento técnico de Piquet,mas era um excelente piloto,ainda que não estivesse no mesmo nível de Alain Prost,Ayrton Senna,Nelson Piquet,Michael Schumacher  e Niki Lauda,pois demorou cinco anos para vencer seu primeiro grande premio na Formula 1 em 1985.
Em 1987 veio o acidente nos treinos para o Grande Premio de San Marino e perda da noção de profundidade.Piquet estava mais lento que Mansell  e passou a correr mais como mecânico do que como piloto. Sim leitor (a),comparado a Piquet o conhecimento técnico de Mansell era nenhum e ele tinha dificuldades no acerto dos carros entender o funcionamento da suspensão ativa .Em 1987 o brasileiro tirou o máximo da suspensão ativa enquanto o inglês não se entendia bem com ela.Correndo mais como mecânico do que como piloto,Piquet conquistou o tricampeonato em 1987.
Em 1988, os carros da Lótus eram problemáticos,pois não tinha forças para lutar com a mesma intensidade da McLaren.O carro não reagia as modificações propostas e experimentadas por Piquet.Então, o diagnóstico do tricampeão foi a excessiva torção na parte traseira do chassi.Para piorar, Senna e Prost mostravam um talento nato para vencer e Piquet foi engolido por ambos no final da década. Em 1990, Piquet assina com a Benneton e desenvolve com maestria a parte técnica dos carros,no entanto,apesar do equilíbrio do carro o motor Cosworth, o motor  V8 não mostra potencia para permitir que Piquet brigasse pelos primeiros lugares.Em 1991, Nelson encerrou sua carreira aos 39 anos de idade. Ayrton Senna e Alain Prost tinham indiscutivelmente o talento nato para vencer, mas, no entanto, Nelson fez o responsável por muitas das inovações técnicas durante sua carreira na Formula 1,algo  que os números não mostram. Sem dúvida, apesar de não ter números expressivos, Piquet foi um dos gigantes da pista, sendo o primeiro brasileiro a conquistar três títulos mundiais na Formula 1.Nelson foi um dos pilotos mais completos que eu já vi,na mistura entre a habilidade natural e o refinamento técnico. O refinamento técnico que eu me refiro,é o fato de Piquet ser um piloto completo,na capacidade de entender completamente o carro,entender completamente a corrida e ser um profundo conhecedor dos processos das montadoras dos carros.Algo,que sem dúvida, que os números não mostram sobre o tricampeão.
Nelson Piquet Souto Maior.jpg
Credito da Imagem :Wikipédia.

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

O capitulo entre Michael Schumacher e Fernando Alonso.


O alemão Michael Schumacher e o espanhol Fernando Alonso foram dois dos maiores pilotos da história da Formula 1.Tanto Schumacher quanto Alonso foram dois dos pilotos mais completos que eu vi na Formula 1.Ambos são totalmente completos na mistura entre a habilidade e o refinamento técnico. Michael e Fernando foram totalmente completos na arte de entender profundamente o carro,entender completamente a corrida e conhecer profundamente todos os processos das montadoras dos carros.Além disso ambos foram pilotos diferenciados,para vencê-los você tinha que fazer a volta ou a corrida da sua vida.
No entanto,Schumacher soube se manter no topo durante todos os quinze anos da sua carreira na Formula 1 entre 1991 e 2006(Sim leitor (a): Ao retornar em 2010,Schumacher aos 41 anos já não era mais um piloto). Schumacher conseguiu um recorde histórico de 91 vitórias na Formula 1,que somente vai ser superado nos dias atuais pelo britânico Lewis Hamilton.Além disso,Schumacher também conquistou sete títulos mundiais,um recorde até hoje na Formula 1.
Mas,entretanto,eu vejo Alonso no mesmo nível de Schumacher em talento e refinamento técnico. Sim leitor (a): Alonso foi um piloto tão genial quanto Schumacher na mistura entre o talento natural e o refinamento técnico. Embora tenha conquistado apenas dois títulos mundiais,Alonso tinha potencial pra pelo menos mais dois títulos,se não tivesse tido as portas fechadas nas principais equipes da Formula 1.
Mesmo em uma gerações mais fortes da Formula 1,Alonso deu um show de pilotagem,mesmo com as limitações do carro da Ferrari nos vices campeonatos em 2010,2012 e 2013.O brasileiro Felipe Massa certa vez deu um depoimento que Alonso divide a equipe no meio. Vejam bem: Não estou avaliando resultado,mas sim o nível do piloto.E nesse aspecto, vejo Alonso no mesmo nível de Michael Schumacher e ambos mereceram nota dez pelos pilotos que foram na Formula 1.


segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Palmeiras empata com o Bahia em pênaltis assinalados pelo VAR.


O Palmeiras ficou no empate com o Bahia no Alliaz Parque ontem pelo Campeonato Brasileiro.A partida também ficou marcada pela utilização do arbitro de vídeo,pois os dois gols do Bahia foram marcados por Gilberto de pênalti,após o arbitro consultar o VAR,confirmando as penalidades para o time visitante.
Sob os olhares de sua desconfiada torcida,o Palmeiras começou bem o jogo no primeiro tempo,tocando a bem a bola o time palmeirense impôs seu ritmo e chegava bem ao campo de ataque. O destaque foi atacante Dudu,que vinha sendo muito criticado desde a eliminação para o Internacional na Copa do Brasil.
O atacante se movimentou bastante e foi a válvula de escape palmeirense nas ações ofensivas,tanto que aos 13 minutos,o Palmeiras abriu o placar com gol de Dudu. Mesmo após o gol,o Palmeiras se manteve no ataque e tocava a bola com boa velocidade.Mas,entretanto,perto do final do primeiro tempo,o volante Felipe Melo foi expulso após deixar o cotovelo em entrada no atacante Lucca.
Com um jogador a mais,o Bahia começou a chegar com mais perigo no ataque e chegou ao empate aos sete minutos com gol de Gilberto,em pênalti assinalado pelo VAR.Mas,entretanto,o Palmeiras não se bateu e voltou a passar a frente com gol de Dudu aos doze minutos.
Embora o Palmeiras levasse perigo nos contra ataques,o Bahia chegava com um certo perigo com um homem a mais em campo.E assim,chegou novamente ao gol de empate em mais um pênalti convertido por Gilberto,o detalhe é que o pênalti foi assinalado pelo VAR. Após o gol,o Palmeiras com um jogador a menos,não teve mais força para chegar ao gol da vitória.


Corinthians fica no empate sem gols em Porto Alegre.


O Corinthians empatou em 0 a 0 contra o Internacional em Porto Alegre pelo Campeonato Brasileiro.O jogo disputado no Estádio Beira Rio,ficou marcado pelo desempenho bem fraco dos dois ataques.
O primeiro tempo começou com um jogo tecnicamente fraco.Os dois times não tinham criatividade no meio campo,e assim,o jogo foi totalmente sonolento.O Corinthians foi bem na marcação,mas,entretanto,não conseguia contra atacar por falta de criatividade,assim como foi também o Internacional.O primeiro chute a gol foi somente aos 30 minutos de jogo.
No segundo tempo,Fabio Carille até tentou dar mais velocidade ao seu time.Mas mesmo com as entradas de Everaldo,Matheus Jesus e Ramiro nos lugares de Pedrinho,Sornoza e Clayson,o time corintiano não conseguia criar jogadas .O alvinegro,assim como o colorado,se posicionou mais na linha defensiva e o jogo continuou fraco tecnicamente,e assim, o empate sem gols persistiu até o apito final.

domingo, 11 de agosto de 2019

São Paulo quebra tabu em clássicos e vence o Santos no Morumbi.


O São Paulo venceu o Santos por 3 a 2 no Estádio Cícero Pompeu de Toledo,e enfim,voltou a vencer um clássico estadual.A ultima vitória são paulina em um clássico estadual,havia acontecido em Julho de 2018.
Com a vitória,o tricolor paulista volta a sonhar mais alto no Campeonato Brasileiro.Já o alvinegro praiano,vê o Flamengo encostar em seus calcanhares na briga pela liderança do Brasileirão.
No primeiro tempo,o jogo começou equilibrado,os dois times buscavam o ataque e o clássico foi bem emocionante nos primeiros 45 minutos.Mas,entretanto,os dois goleiros mostraram muita segurança quando foram exigidos. Quando o primeiro tempo caminhava para o empate sem gols,Eduardo Sasha abriu o marcador para o Santos aos 43 minutos do primeiro tempo,e assim,o Peixe terminou o primeiro tempo em vantagem.
Contudo,o técnico Cuca mudou a postura são paulina no segundo tempo e adiantou mais seu time. Com as entradas de Hernanes e Hudson,o tricolor passou a marcar pressão e sufocou o Santos no seu campo de defesa. Em apenas 11 minutos,o São Paulo virou o marcador com gols de Alexandre Pato e Reinaldo.
O alvinegro até tentou sair para tentar o empate,mas,no entanto,o tricolor paulista continuava aplicado na marcação e não dava espaços ao ataque santista.Aos 26 minutos,Alexandre Pato marcou mais um gol e praticamente definiu o clássico.
O São Paulo não dava espaços ao ataque do Santos,e ainda contra atacava com pergigo. Um gol contra de Raniel,ainda deu o segundo gol ao Santos,mas nada que comprometesse a boa atuação são paulina na etapa final.Ao apito final,o São Paulo enfim pode comemorar uma vitória em um clássico estadual após um ano.

domingo, 4 de agosto de 2019

Goleiro Cássio garante empate no debry em Itaquera.


O goleiro Cássio foi o grande responsável pelo empate no derby entre Corinthians e Palmeiras na Arena Corinthians agora a noite pelo Campeonato Brasileiro. O goleiro corintiano fez pelo menos três grandes defesas e evitou a vitória palmeirense no derby.
No primeiro tempo, o Corinthians começou postado em campo com duas linhas de quatro a cinco jogadores e tentava apostar nos contragolpes. No entanto, o Palmeiras começou no ataque, e nos primeiros minutos, o goleiro Cássio já havia feito duas defesas importantes.
Contudo, o alvinegro abriu o placar com gol  do zagueiro Manoel aos doze minutos de jogo.Após o gol,o Corinthians tomou conta do jogo e passou a tocar a bola com mais rapidez. Com a boa velocidade do meia Pedrinho,o time de Fabio Carille encontrava espaços na defesa palmeirense e assim foi tomando conta do jogo no primeiro tempo.
No segundo tempo, Felipe Melo empatou para o Palmeiras logos aos três minutos, após o gol, o alviverde passou a marcar melhor e a atacar com mais perigo adiantando mais suas linhas. No entanto,brilhou a qualidade do goleiro Cássio,que com pelo menos três grandes defesas evitou a virada palmeirense.
O Corinthians já não conseguia contra atacar com tanto perigo como no primeiro tempo, embora até tenha chutado de longa distancia. Mas, entretanto, o Palmeiras tocava bem a bola e levava mais perigo ao gol alvinegro. Mas, o goleiro Cássio mostrou qualidade e garantiu o empate no derby.

O sofrimento são paulino nessa década.


Desde que acompanho futebol, o São Paulo sempre foi um modelo administrativo. O tricolor paulista tinha uma administração equilibrada e arrojo nas contratações, além do fato de o estádio Cícero Pompeu de Toledo,ser durante muitos anos o maior estádio particular do mundo.
Claro que houveram vitórias e derrotas na minha vida de torcedor,o que aliás,é totalmente normal em futebol brasileiro tão equilibrado com vários clubes com tradição estadual e nacional que temos no futebol brasileiro.Mas,entretanto,mesmo quando não levantou a taça,eu me lembro de quase sempre ter visto o São Paulo no pelotão de cima nos campeonatos estaduais e nacionais.
Mas, desde a conquista do tricampeonato brasileiro em 2006,2007 e 2008, o tricolor começou a proporcionar um enorme sofrimento á sua torcida. Com exceção aos campeonatos brasileiros em 2009 e 2014,o São Paulo somente brigou na parte de baixo ou intermediária na tabela.
Nos campeonatos brasileiros de 2013 e 2017,ainda sofreu muito com a ameaça do rebaixamento,mas,entretanto,eu sempre tive comigo uma desconfiança de algo havia arrebentado finançeiramente o São Paulo.Se antes o clube era arrojado nas contratações,nessa década a diretoria passou a contratar jogadores já em fim de carreira,e com custos muito altos.
A torcida tricolor passou a sofrer com elencos limitados, e principalmente, por ver o tricolor paulista longe das primeiras colocações. Aliás,cabe ressaltar que o tricolor ainda não venceu um clássico estadual em 2019,embora tenha chego á final do Campeonato Paulista.
Minha desconfiança de algo havia arrebentado financeiramente o São Paulo,ganhou mais força com uma reportagem que eu vi no Portal UOL no dia 25 de Junho.Segundo o portal,pelo menos cinco atletas estavam com direitos de imagem atrasados. O UOL também afirmou na matéria,que normalmente o clube paga a cada três meses,mas,que,entretanto,já havia parcelas com atrasos entre um e dois meses.
Isso alimenta ainda mais minha desconfiança de alguma coisa perda financeira muito importante arrebentou o São Paulo,embora não tenha tido qualquer informação de funcionários quando visitei o memorial do clube em Dezembro do ano passado.
A verdade é que o clube com a terceira maior torcida do país proporcionou muito sofrimento os são paulinos nessa década, ainda assim, a torcida tricolor lotou o estádio Cícero Pompeu de Toledo na luta para que evitar o triste rebaixamento do São Paulo no Campeonato Brasileiro em 2017.Além disso,talvez o São Paulo possa realmente ter parado no tempo,Corinthians e Palmeiras ergueram suas respectivas Arenas e aumentaram muito suas arrecadações.
O clube tenta ganhar sobrevida com a contratação de Daniel Alves,no entanto,aos 36 anos,certamente não será mais aquele lateral direito que brilhou nos campos europeus.Ainda assim,poderá quem sabe dar um nível técnico maior ao time jogando no meio campo.
No entanto, sou obrigado a reconhecer que a diretoria de um passo importante ao manter o jovem Anthony, que foi sem dúvida, uma das grandes revelações do São Paulo nos últimos anos.
Mas, entretanto, apesar do jejum de títulos nos últimos anos,a história do tricolor paulista é das mais gloriosas. Nos links abaixo,você pode conferir as conquistas são paulinas ao longo da sua história.Os links logo abaixo,são informações do site oficial do clube,do blog do São Paulo e do site campeões do futebol.



Confira abaixo.








São Paulo Futebol Clube Credito das Imagens :Wikipédia.


Cinco anos sem o Doutor Osmar de Oliveira.


Osmar Pereira Soares de Oliveira,mais conhecido por “Doutor Osmar”,foi um médico,jornalista e também loucutor esportivo brasileiro.Foi comentarista esportivo nos programas Jogo Aberto e terceiro tempo.
Formado em medicina pela PUC SP de Sorocaba e em Jornalismo pela Faculdade Cásper Libero,Osmar de Oliveira era apaixonado pelo Corinthians,clube aonde trabalhou por alguns anos. Ele conseguiu ser um conhecedor de futebol e ao mesmo tempo apaixonado por um clube.
Além do fanatismo pelo Corinthians, Osmar era conhecido por ser um jornalista de opiniões contundentes sobre qualquer assunto. Apesar de ser torcedor do São Paulo,confesso a você leitor (a),que ainda sinto saudades do “Doutor Osmar” no jogo aberto da Band,sem dúvida ele tinha muito conteúdo em nível de jornalismo esportivo.
Osmar Pereira Soares de Oliveira faleceu em 11 de Julho de 2014,aonde por volta de 18 : 30 hs,sofreu um infarto e passou por uma cirurgia no Hospital São Luiz e veio a parir,além disso, o comentarista também lutava contra um tumor na próstata. O “Doutor Osmar” foi sem duvida um dos maiores comunicadores que eu já vi,e também um monstro no jornalismo esportivo,eu particularmente gostava de acompanha-lo na TV. E hoje cinco anos depois,o jornalismo esportivo ainda segue de luto.


Credito da imagem :Wikipédia


Hamilton supera Verstappen em corrida emocionante na Hungria.


O britânico Lewis Hamilton teve muita inteligência e arrojo para superar o holandês Max Verstappen e vencer o Grande Premio da Hungria de Fórmula 1 na manhã de hoje .Com a vitória,Hamilton chegou a marca de 81 triunfos na sua carreira,ficando á apenas dez vitórias de igualar as 91 vitórias do alemão Michael Schumacher,que ainda é o recordista de vitórias na Formula 1.
A briga entre Hamilton e Verstappen foi muito parelha e o jovem holandês teve muita perícia para se defender do pentacampeão mundial,que precisou insistir bastante para conseguir a ultrapassagem. A corrida foi emocionante desde a largada,Marx Verstappen largou bem na ponta e deixou a briga de posições para Lewis Hamilton e Valtteri Bottas,que largando em segundo e terceiros lugares respectivamente acabaram se tocando logo no começo da corrida.
Verstappen não cometia erros e tentava fazer voltas rápidas para abrir vantagem,no entanto,Hamilton voou na pista e se manteve no encalço do holandês nas primeiras voltas. Hamilton continuava veloz e foi se aproximando de Verstappen. Com os pneus mais inteiros,o britânico foi arrojado e foi com tudo para o ataque. Já Verstappen parou nos boxes para trocar pneus. O piloto da Red Bull voltou em, segundo com a estratégia de não parar mais até o final da corrida.
Já Lewis Hamilton demorou um pouco mais para parar e fez um pit stop demorado. Verstappen chegou a abrir vantegm,mas,entretanto,Hamilton fez voltas rápidas consecutivamente e foi diminuindo a diferença. Com Lewis voando na corrida,Marx mostrou habilidade para se defender do pentacampeão e manteve o primeiro lugar.
Mas,poucas voltas depois,a Mercedes chama Hamilton novamente para os boxes. O britânico voltou ainda mais veloz e se aproximou rapidamente de Verstappen,ao se aproximar novamente do holandês,o pentacampeão conseguiu a ultrapassagem no arrojo e assumiu a ponta. E assim,Hamilton seguiu firme para a vitória,com Marx Verstappen em segundo e o alemão Sebastian Vettel completando o pódio em terceiro.

Santos atropela o Goiás e se isola na liderança do campeonato brasileiro.


O Santos jogou um futebol envolvente e atropelou o Goiás hoje as 11 horas na Vila Belmiro pelo Campeonato Brasileiro,com a goleada por  6 a 1,o alvinegro praiano abriu cinco pontos de vantagem  para o Palmeiras na liderança do campeonato nacional.No entanto,o Palmeiras pode encurtar a vantagem praiana para apenas dois pontos,caso vença o clássico contra o Corinthians em Itaquera.
Desde o começo do jogo,o time de Jorge Sampaoli tocou bem a bola e sufocou o Goiás,jogando um futebol envolvente,o alvinegro fez 3 a 0 logo nos primeiros 36 minutos de jogo, com gols de Carlos Sánchez,Lucas Veríssimo e Gustavo Henrique.
Entretanto, o alvinegro praiano seguia pressionando e sufocava os goianos no campo defensivo,a verdade é que mesmo com a crise financeira do clube e as limitações do elenco,o argentino Jorge Sampaoli está fazendo o Santos jogar um futebol bonito de se ver.
No segundo tempo,o Santos continuou em cima e fez mais três gols antes dos 35 minutos da etapa final,com um gol de Sasha e mais dois de Soteldo. Enquanto a torcida santista gritava olé,o Goiás fez seu gol de honra com Kayke aos 45 minutos da etapa final. Sampaoli vem resgatando os tempos do futebol arte no Brasil,contrariando a crise financeira do clube praiano e as limitações técnicas do elenco,o treinado argentino vem surpreendendo com um futebol ofensivo e vistoso no ano de 2019. Além disso,aparentemente o Santos vem adquirindo mais regularidade.


quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Ayrton Senna x Alain Prost :


O brasileiro Ayrton Senna e o frances Alain Prost,foram dois dos maiores pilotos da história da Formula 1.Ambos foram os maiores recordistas da Formula 1 entre os anos 1980 a 1993.
Ayrton Senna e Alain Prost,foram dois dos pilotos mais completos que eu vi na categoria.Ambos eram totalmente completos na combinação entre a habilidade natural e o refinamento técnico.Como eu já disse em outras pastagens: O refinamento técnico na qual eu me refiro,é o fato de Senna e Prost serem completos,na arte de entender totalmente o carro,entender completamente a corrida e serem profundos conhecedores dos processos das montadoras dos carros.
Em treze anos de carreira,Alain Prost disputou 202 Grandes Prêmios,com 51 vitórias,33 poles,106 pódios,798,5 pontos e 04 títulos mundiais.Já Ayrton Senna em dez anos,disputou 161 corridas,com 41 vitórias,80 pódios,614 pontos,65 poles e 03 títulos mundiais. Ambos se tornaram recordistas de vitórias, por que reuniam uma combinação totalmente perfeita entre a habilidade natural e o refinamento técnico bem diferenciado.
Apesar da rivalidade intensa,um respeitava muito o talento do outro,no entanto,ambos se mantinham mentalmente psicologicamente fortes e jogavam o jogo como podiam naquele época. Sem duvida,Ayrton Senna e Lain Prost,foram dois campeões das pistas feitos do mesmo DNA,na mistura entre inteligência e talento,e por isso foram recorditas absolutos entre os anos 1980 e 1993 na Formula 1.
Sem dúvida,Alain foi tão completo quanto Ayrton,na combinação entre o talento natural e o refinamento técnico,No entanto,ainda vejo Ayrton um degrau acima.Sim leitor (a): Ayrton foi o único piloto que teve a força necessária para dedicar 100 % do seu tempo ao automobilismo.Certa vez vi um depoimento de um chefe de ambos,que a única diferença entre Ayrton Senna e Alain Prost,era que o dia de Ayrton tinha 25 horas e o Alain no máximo 17.
Durante um jantar,Senna lia a telemetria de cima a baixo,para ver aonde poderia superar Prost. No período de descanso entre uma corrida e outra,Ayrton dava uma volta a pé ou de Kart sozinho pela pista,decorando assim cada detalhe da pista. Ayrton conseguiu dedicar 100 a 110 % de seu tempo ao automobilismo, enquanto Alain conseguiu dedicar no máximo 80%. Essa combinação entre talento e esforço,ao meu ver ninguém teve como Ayrton,e por isso,embora ambos sejam feitos do mesmo DNA,vejo Ayrton um degrau acima.