Acompanhando
Formula 1,pude ver rivalidade intensas entre companheiros de equipe .Uma
delas,foi entre o brasileiro Nelson Piquet e o inglês Nigel Mansell. No
entanto,temos que analisar o contexto totalmente favorável que parecia dar
totais garantias de uma tranquila passagem de Nelson pela Williams.
O fato
leitor (a),é que Piquet errou ao menosprezar o leão quando assinalou com a
Williams para o campeonato mundial de 1986. No final de 1985,Piquet já era dono
de dois campeonatos mundiais e era uma estrela no automobilismo mundial.Já
Mansell,era um apenas um desconhecido piloto inglês,tendo vencido apenas dois
grandes prêmios na Formula 1,sendo tido por muitos com um “idiota veloz”.
Piquet
pensou que seria sopa no mel detonar o inglês,só que não foi.Ainda em
1985,Mansell começou a mostrar os resultados que lhe dariam prestigio no
futuro,derrotou o campeão mundial Keke Rosberg e venceu duas corridas com
estilo,garantindo seu lugar na Williams para o mundial seguinte.
Um sujeito
bem difícil de trabalhar,a cada erro cometido na pista,dava um jeito de culpar
fadas e duendes,que pareciam assombrar seu Formula 1.A questão,é que se por um
lado,Mansell não estava no mesmo nível de um Ayrton Senna,Nelson Piquet,Alain
Prost e um Michael Schumacher,ele era um piloto mais competitivo e habilidoso
do que Piquet imaginava.
Aos poucos
em 1986,Piquet começou a se dar conta de que Mansell não era exatamente o
idiota veloz que ele havia imaginado.Há de se ressaltar,que Piquet fez uma das
suas melhores temporadas em 1986,com dez pódios em dezesseis
corridas.Mas,entretanto,Mansell mostrava uma pilotagem agressiva e dominadora
na sua Williams,não havia como a Williams relegar Mansell á segundo piloto da
equipe. Frank Williams chegou a declarar na época:
"Se Mansell é mais rápido é impossível mandá-lo abrandar para deixar
passar Piquet. Não funcionou quando Jones e Reutemann foram designados como
primeiro e segundo pilotos em 1981. Por que razão deveria funcionar agora?
Desde o momento que asseguremos que Nelson faça todos os testes com os carros e
tenha prioridade de uso e escolha do carro reserva, ele não pode reclamar.".Alain
Prost fez um campeonato extremamente inteligente,e mesmo com um Mc Laren
inferior,conquistou o segundo campeonato consecutivo em 1986.
Piquet percebeu que teria
que rever sua estratégia para chegar ao tricampeonato mundial em 1987. Mansell
era um piloto muito veloz,mas,no entanto,não tinha o mesmo conhecimento técnico
que Piquet.
Ainda assim,havia um obstáculo,e
dos grandes,para Piquet conquistar o terceiro título mundial.Inegavelmente o inglês
era o cara mais rápido do circo,tudo ficou mais difícil após o terrível
acidente na curva Tamburello,a mesma que levou Ayrton Senna anos mais tarde.
Perdendo parte da sua
visão de profundidade, Nelson passou a correr mais como mecânico do que como
piloto,o brasileiro passou a utilizar toda a sua inteligência para fazer um
campeonato muito estudado e explorar com maestria os erros de Mansell.
Piquet passou a acumular
pódios enquanto Mansell,ou ganhava ou abandonava.Ainda em 1987,no Grande Premio
da Alemanha,a Williams estreou a suspensão ativa nos dois carros. Com toda a
sua inteligência,Piquet tirou o máximo proveito da suspensão ativa,enquanto
Mansell não se entendia bem com ela.Nos treinos para o Grande Premio do
Japão,Mansell sofreu um acidente na ânsia de superar o tempo de Piquet,sem
Mansell ter condições de correr,Nelson
conquistou o tricampeonato mundial com uma corrida de antecedência.Nos anos
seguintes,Mansell passou a acumular vitórias,entretanto,sofria com o senso de
humor acido de Piquet,que o chamava de “idiota veloz”.
Apesar da conquista do título
mundial em 1987,Piquet não saiu da briga com Mansell sem alguns
arranhões.Mas,sem dúvida,essa foi uma das rivalidade mais marcantes que eu vi
no automobilismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário