Hoje é o aniversário de Nelson Piquet,um dos melhores pilotos que eu vi na Formula 1. Comecei a acompanhar a Formula 1 em 1983 e pude assistir dois dos três títulos de Piquet.Pesquisando sobre o que houve antes de 1983,Nelson como todo o piloto de bom calibre,não demorou á impressionar na Formula 1.No Grande Premio do Canadá em 1978,em um treino sob chuva,Piquet superou Niki Lauda e Jonh Watson,o que impressionou Bernie Ecclestone,o suficiente para pedir que ambos “pendurassem os capacetes”.
Nos 1980 Nelson começou a brilhar na Formula 1,foi vice campeão em 1980 e campeão mundial em 1981 e 1983.Em 1983,a Formula 1 assistiu ao melhor de Piquet :velocidade e talento constante aliados á um conhecimento apurado em mecânica em uma época aonde as quebras eram rotineiras na Formula 1. Nelson até então parecia ser o melhor piloto do grid:Mais veloz que Prost e Lauda,mais técnico que Keke Rosberg e mais consistente que René Arnoux. Entretanto,Prost mesmo sem ser tão veloz quanto Piquet,mostrava ter um talento nato para vencer, pois em 1985 com apenas cinco anos de carreira, já era um dos cinco maiores vencedores de corrida na Formula 1 com 21 vitórias.
Mesmo com as vacas magras da Brabhan em 1984 e 1985 Nelson continuava se destacando.Em 1984 fez nove poles no ano e conseguiu duas vitórias,uma delas o inesquecível triunfo no Grande Premio do Canadá.Em 1985 mostrando todo o seu conhecimento técnico no desenvolvimento dos pneus Pirelli.No final de 1985,Piquet assina com a Williams para a temporada seguinte.
Nelson contribuiu muito para o desenvolvimento dos carros, no entanto sofreu forte oposição do inglês Nigel Mansell em 1986. Cabe ressaltar que em 1986 Piquet fez um dos seus melhores campeonatos, pois subiu no pódio em 12 das 16 corridas no mundial e ainda fez a inesquecível ultrapassagem sobre Ayrton Senna no Grande Premio da Hungria. No entanto,eu tive a impressão de Piquet subestimou a habilidade de Mansell. Sim leitor,Mansell não tinha o conhecimento técnico de Piquet,mas era um excelente piloto,ainda que não estivesse no mesmo nível de Alain Prost,Ayrton Senna,Nelson Piquet,Michael Schumacher e Niki Lauda,pois demorou cinco anos para vencer seu primeiro grande premio na Formula 1 em 1985.
Em 1987 veio o acidente nos treinos para o Grande Premio de San Marino e perda da noção de profundidade.Piquet estava mais lento que Mansell e passou a correr mais como mecânico do que como piloto. Sim leitor (a),comparado a Piquet o conhecimento técnico de Mansell era nenhum e ele tinha dificuldades no acerto dos carros entender o funcionamento da suspensão ativa .Em 1987 o brasileiro tirou o máximo da suspensão ativa enquanto o inglês não se entendia bem com ela.Correndo mais como mecânico do que como piloto,Piquet conquistou o tricampeonato em 1987.
Em 1988, os carros da Lótus eram problemáticos,pois não tinha forças para lutar com a mesma intensidade da McLaren.O carro não reagia as modificações propostas e experimentadas por Piquet.Então, o diagnóstico do tricampeão foi a excessiva torção na parte traseira do chassi.Para piorar, Senna e Prost mostravam um talento nato para vencer e Piquet foi engolido por ambos no final da década. Em 1990, Piquet assina com a Benneton e desenvolve com maestria a parte técnica dos carros,no entanto,apesar do equilíbrio do carro o motor Cosworth, o motor V8 não mostra potencia para permitir que Piquet brigasse pelos primeiros lugares.Em 1991, Nelson encerrou sua carreira aos 39 anos de idade. Ayrton Senna e Alain Prost tinham indiscutivelmente o talento nato para vencer, mas, no entanto, Nelson fez o responsável por muitas das inovações técnicas durante sua carreira na Formula 1,algo que os números não mostram. Sem dúvida, apesar de não ter números expressivos, Piquet foi um dos gigantes da pista, sendo o primeiro brasileiro a conquistar três títulos mundiais na Formula 1.Nelson foi um dos pilotos mais completos que eu já vi,na mistura entre a habilidade natural e o refinamento técnico. O refinamento técnico que eu me refiro,é o fato de Piquet ser um piloto completo,na capacidade de entender completamente o carro,entender completamente a corrida e ser um profundo conhecedor dos processos das montadoras dos carros.Algo,que sem dúvida, que os números não mostram sobre o tricampeão.
Credito da Imagem :Wikipédia.
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