Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou um clube empresa que possui uma estrutura e equipes. Tradicionalmente os clubes esportivos possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as disputas dos campeonatos, participando de campeonatos com grande publicidade.
Os clubes possuem suas fontes de receitas, tais como bilheterias dos seus jogos e demais eventos, acordos com outras empresas, o que inclui propaganda e outras formas de patrocinio, vendas de uniformes oficiais, produtos licenciados do clube, mensalidades e contribuições de sócios (as) torcedores (as), que frequentam o clube e utilizam as suas instalações.
Clube empresa é um clube esportivo que ao invés de ser constituído juridicamente como uma associação civil sem fins lucrativos, é ao contrário, uma empresa criada com o objetivo de lucro a partir dos esportes. Clube empresa são comuns em muitos países da Europa . Contudo, é um fenômeno raro na América do Sul.
Ontem, no Portal Globo Esporte, eu vi uma noticia de que o Cruzeiro terá um investimento de R$ 400 milhões, que será realizado pelo ex atacante Ronaldo Nazário. De acordo com o Portal Globo Esporte, o ex atacante comprou 90 % das ações da SAF. Ainda segundo o Portal Globo Esporte, o ex jogador do clube confirmou o acerto junto ao presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues. Ainda de acordo com o Portal Globo Esporte, o fechamento do acordo foi realizado em São Paulo e comemorado pelo atacante, que se tornou proprietário do clube mineiro.
O Portal Globo Esporte informou que o investimento de Ronaldo será realizado por meio da empresa Tara Sports, de acordo com o comunicado da XP. O Portal Globo Esporte também informou que Ronaldo será acionista majoritário do Cruzeiro SAF, que foi constituída há duas semanas pelo clube. O Portal Globo Esporte afirmou na reportagem, que a compra do clube pelo ex atacante foi viabilizada por uma decisão realizada em assembleia pelo clube na ultima sexta feira.
Caro (a) leitor (a). Conforme você na minha postagem em 17 de Novembro, a pandemia acelerou o processo de mudança no futebol mundial. Os clubes empresas estão se tornando uma realidade global.
Os clubes de futebol no Brasil não estão alheios á essas mudanças globais no cenário pós Covid 19. Já temos casos de clubes de futebol no Brasil que se tornaram empresas, conforme eu abordei na postagem de 17 de Novembro.
Os clubes empresas chegaram com força no futebol mundial. E sendo assim. Os clubes de futebol no Brasil não serão exceção a esta regra. Eu não ficaria nada surpreso se o meu São Paulo se transformasse em clube empresa.
O meu tricolor fechou 2021 com uma divida de R$ 575,1 milhões. Talvez o clube empresa também chegue com força ao meu querido São Paulo. Mudanças são inevitáveis no mundo globalizado, o meu querido São Paulo, também não será exceção.
Agora leitor (a), Confira no link á seguir, na reportagem do site campeões do futebol, a história e as conquistas dos clubes de futebol no Brasil em ordem alfabética. https://www.campeoesdofutebol. com.br/hist_clubes.html
Imagem : Portal Globo Esporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário